Jump to content
Forum Cinema em Cena

Política/Eleições 2010


ltrhpsm
 Share

Recommended Posts

  • Members

A corrida presidencial já começou e também começam a surgir as disputas interestaduais para a próxima disputa política do ano que vem. Eu adoro essa fase, estou ansioso para que comece o bate-boca nas disputas eleitorais, saindo do Senado, haha. Sei que falta mais de um ano ainda, mas já vou abrir o tópico antes de fechar o ano, até para possibilitar outras coisas relacionadas à política que acabam sendo atreladas às próximas eleições.

 

 

 

O governador de São Paulo' date=' José Serra (PSDB-SP), lidera a preferência dos eleitores nas eleições presidenciais de 2010. O tucano aparece com 37% das intenções de voto, segundo pesquisa realizada pelo Datafolha, que será publicada na edição deste domingo do jornal "Folha de São Paulo".

 

 

 

No segundo lugar da lista aparecem tecnicamente empatados a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, com 16% dos votos, e o deputado federal Ciro Gomes (PSDB-CE), com 15%. A margem da pesquisa de erro é de 2% para mais ou para menos.

 

 

 

Segundo o levantamento, esta é a primeira vez que a ministra permanece estável entre uma e outra pesquisa.

 

 

 

A ex-senadora Heloísa Helena (PSOL) surge com 12% da preferência do eleitorado, segundo o Datafolha.

 

 

 

Já a senadora Marina Silva (PT-AC), que estuda a possibilidade de concorrer à sucessão presidencial em 2010, tem 3% das intenções de voto.

 

 

 

Brancos, nulos e nenhum dos candidatos têm porcentual de 12% e não sabe, de 7%.

 

 

 

A pesquisa Datafolha ouviu 4,1 mil eleitores, entre os dias 11 e 13 de agosto, em 171 municípios.

 

 

 

Outros cenários

 

 

 

Em um cenário com Serra, Dilma e Marina, o governador paulista segue na frente com 36%, seguido pela ministra da Casa Civil, com 17%, Ciro, com 14%, Heloísa Helena, com 12%, e Marina Silva, com 3%. Branco e nenhum chegam a 11% e não sabe, a 7%.

 

 

 

Já em um cenário com Aécio Neves (PSDB), governador de Minas Gerais, no lugar de Serra, Dilma e Ciro, o deputado federal assume a ponta. Ciro tem 23%, seguido por Dilma, com 19%, Heloísa Helena, com 17%, e Aécio, com 16%.

 

 

 

Um cenário com Aécio, Dilma e Marina, por sua vez, mostra Ciro Gomes na frente com 21%, Dilma, com 19%, Heloísa Helena, com 17%, Aécio, com 15%, e Marina Silva, com 3%. Em branco e nenhum são 16% e não sabe, 8%.

 

 

 

A diferença entre Dilma e Serra, que já esteve em 35 pontos porcentuais em março de 2008, quando a ministra largava com 3%, caiu de 22 para 21 pontos em relação à última pesquisa.

 

 

 

A menor diferença entre o tucano e Dilma, de acordo com a pesquisa, ocorre entre os eleitores das regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste.

 

 

 

Em compensação, no Estado de São Paulo, Serra leva ampla vantagem diante da petista. No Nordeste, para onde tem viajado muito nos últimos tempos, Serra tem 31% das intenções de voto ante 18% da ministra. Em São Paulo, por sua vez, o governador tem 51% e Dilma apenas 11%.

 

 

 

Marina e Ciro

 

 

 

O diretor-geral do Datafolha, Mauro Palino, considera que, ao menos no momento, Marina não ameaça os líderes em intenções de voto. "A senadora ainda não é reconhecida como potencial candidata. Ciro tem muito mais potencial do que ela no momento", analisou Paulino.

 

 

 

Ciro, por sua vez, assume a ponta nos dois cenários em que Serra não é testado, com 23% e 21%. O deputado já avisou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que pretende se candidatar ao Planalto, mas Lula chegou a sugerir várias vezes que ele se candidatasse como representante da base governista ao governo estadual paulista, numa tentativa de derrotar os tucanos.

 

 

 

Realizado entre os dias 11 e 13 deste mês, o levantamento tem margem de erro de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.[/quote']

 

 

 

Não esperava por tamanha representação do Ciro Gomes, mas desconfio se ele realmente será capaz de complicar algo para o PT no primeiro turno. Por outro lado, se o Aécio realmente não começar a apoiar o Serra, o PSDB pode começar a perder a força, até porque a tendência de um possível segundo turno entre Serra e Dilma deveria levar os eleitores de HH, Marina (tão alardeada por Gabeira, mas sem qualquer força representativa, ainda mais indecisa) e Ciro ou ao voto nulo ou à ministra, na grande maioria.

 

 

 

-----

 

 

 

No Rio, fala-se em Cesar Maia, Garotinho, Lindbergh Farias e a reeleição do Cabral. Lindbergh parece disposto a concorrer, é novo, tem popularidade na zona da Baixada e traria finalmente à luta o PT-RJ de forma significativa. O PMDB certamente apoiará Cabral, que contará com os apoios de Eduardo Paes, mas o fato de o povo do interior reclamar da sua menor participação em relação a Garotinho (que pode ir para o PR, visto que não terá como se candidatar pelo PMDB), e as eleições municipais terem sido tão apertadas podem lhe complicar - e é nisso que tanto aposta Cesar Maia, que quer voltar, sabe-se lá como. Outra possibilidade é que a ala PSDB-DEM-PV-PPS traga Gabeira novamente (apesar de ele ter se cansado da disputa ano passado e, sinceramente, não sei se estaria pronto para outra agora) ou a derrotada no segundo turno em 2006, Denise Frossard. De qualquer forma, é algo assustador, a princípio, hehe.ltrhpsm2010-10-06 00:09:39

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members
Li num outro fórum de internet esses dias um cara falando que que votar no Serra é como envelhecer: ninguém gosta' date=' mas a outra opção é muito pior. Acho que é por aí. [/quote']

 

De fato. 06

Nunca voto nos candidatos do PSDB, mas dessa vez parece que não terá jeito.

 

Rapaz, eu fui dar uma pesquisada nos prováveis candidatos para o governo de SP... Alckmin, Marta, Maluf, Erundina, Paulinho da Força... 09

 

Vou votar na Soninha. 06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pensei que o Dook fosse mais de direita e apoiasse o Serra. O Chuchu ninguém merece mesmo, mesmo alguns psdbistas não o suportam, além de ter sido derrotada com facilidade pelo Lula no segundo turno de 2006.

 

 

 

De qualquer modo, hoje foi um dia interessante para o cenário político. Marina confirmou a saída do PT e a ida para o PV e a decisão pela absolvição total de Sarney no Senado fez com que significativa parte de petistas e aliados protestassem, até mesmo publicamente. O Lula pode ter se metido numa fria ao apoiar o Sarna, pois a indicação da Dilma já não foi tão bem digerida por alguns. E o PT sem Lula tem pouca representatividade para eleição presidencial (é a primeira vez que ele não será o concorrente do PT à presidência?), principalmente pela figura substituta, tendo em vista que ela não tem tanta identificação com os "trabalhadores do meu Brasil". Teria de ser feita uma enorme propaganda em cima dessa relação Lula-Dilma, fora os contornos a serem evitados durante a disputa eleitoral.

 

 

 

Desta forma, continuo achando que um apoio maciço do Aécio pode ser decisivo para o jogo político no segundo turno - e eu não quero que esse suporte ocorra, só para tornar ainda mais disputada a eleição, haha. O cenário do outro candidato ainda é incerto e isso me deixa satisfeito, gostaria muito de ver Dilma, Ciro, HH e Marina lutando: pombas, temos uma cacetada de partidos à toa e muy amigos, hehe. Fora a indecisão do PMDB no momento de apoiar, principalmente nos governos estaduais que detem. Será que se virem uma boa possibilidade de a Dilma perder, passarão a defender o outro lado da mesa? E aí, a luta pelo Sarney serviu para quê? As águas vão rolar...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Aércio >>>>>>> Serra

Marina >>>>>>>>>>>>>>>>> Dilma

 

PT e PSDB não estão sabendo escolher candidatos... Tão mais perdidos que "cachorro que caiu do caminhão da mudança".

 

 

(é a primeira vez que ele não será o concorrente do PT à presidência?)' date='

 

[/quote']

 

Sim. 1989 foi o primeiro ano que se teve eleições diretas para presidente depois do período da ditadura militar e desde lá o Lula vem se mantendo candidato do PT. 2010 vai ser o primeiro ano do PT sem Lula candidato.
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

Pau no Alckmin...

 

04/09/2009 - 09h58

Mônica Bergamo: Candidatura de Kassab ao governo cresce no PSDB

 

 

da Folha Online

Hoje%20na%20FolhaA certeza de que o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM) será candidato ao governo paulista cresceu no PSDB ligado ao ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) após a saída do tucano Andrea Matarazzo da prefeitura, informa a coluna de Mônica Bergamo, publicada nesta quinta-feira pela Folha (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal).

Segundo a coluna, Kassab contaria com a aliança do PMDB ligado ao ex-governador Orestes Quércia. Atualmente, o partido integra o governo com a vice-prefeita Alda Marco Antonio (PMDB).

"Agora posso falar e reclamar mais livremente", diz Andrea Matarazzo no Twitter
PSDB-SP lamenta saída de Andrea Matarazzo do governo Kassab
Leia a nota da Prefeitura de São Paulo sobre a saída de Andrea Matarazzo
Andrea Matarazzo deixa a Secretaria de Subprefeituras de SP

A coluna informa ainda que Kassab e Quércia só apoiam a pré-candidatura do secretário da Casa Civil, Aloysio Nunes Ferreira, para prejudicar uma possível candidatura de Alckmin.

Leia a coluna completa na Folha desta sexta-feira, que já está nas bancas.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...
  • Members

 

Achei de uma canalhice essa propaganda do PSDB reclamando do apagão. Nem querendo defender o governo atual' date=' mas eles falam como se no governo anterior (deles) não tivesse tido isso também e pelo que me lembro de maneira bem pior, já que teve até racionamento de energia. Conveniência wins.[/quote']

 

Na verdade estão se apoiando na velha máxima de que o povo brasileiro possui memória curta.

 

Sobre a candidatura presidencial, é engraçado porquê conversando com os meus amigos por aqui eu já citava a Dilma como possível candidata pelo PT há muito tempo, e nenhum deles acreditava nisso. Caso o PSDB vá de Aécio, vai ser muito difícil o PT se manter na presidência.

 

E aqui no Rio o negócio tá brabo. Ter que decidir entre Cesar Maia, Garotinho, Lindbergh e Cabral é dose para leão...

 

Link to comment
Share on other sites

  • 5 weeks later...
  • Members

Aécio desistiu e f**eu tudo: Serra vs Dilma, ano que vem.

 

Não importa quem ganha, nós perdemos. (AvP)

 

 

20h02 - 17/12/2009

Serra: “Não somos semeadores da discórdia e do ressentimento”

 

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), divulgou no início da noite de hoje (17.dez.2009) uma nota comentando a desistência de Aécio Neves de concorrer à Presidência da República. O tom é uma espécie de mão estendida na direção de Aécio, quase convidando o mineiro para a vaga de vice-presidente --numa chapa encabeçada por Serra.

O paulista diz fazer dele as palavras de Aécio sobre defender “um projeto nacional mais amplo, generoso e democrático o suficiente para abrigar diferentes correntes do pensamento nacional”. A nota é uma sucessão de elogios. Aliás, começa dizendo que Aécio "tem todas as condições para ser o candidato (...) a presidente, por seu preparo, sua experiência política, sua visão de Brasil  e seu desempenho como governador eleito e reeleito de Minas Gerais".

Serra usa uma expressão retórica para minimizar as interpretações de que haveria uma cizânia no PSDB, entre ele e Aécio: “Não somos semeadores da discórdia e do ressentimento. Nem estimuladores de disputas de brasileiros contra brasileiros, de classes contra classes, de moradores de uma região contra moradores de outra região. Trabalhamos, ambos, sempre, pela soma, não pela divisão. Somos brasileiros que apostam na  construção e não no conflito”.

Tudo registrado, Serra já está em campanha para ter Aécio ao seu lado como candidato a vice-presidente em 2010. Se vai dar certo, é outra história. Nos bastidores do PSDB, a leitura mais comum do cenário sucessório é que Aécio só aceitará a vaga de vice na eventualidade de a vitória estar quase assegurada (por exemplo, com Dilma Rousseff, PT, empacada perto de 20% e Serra nas alturas acima dos 35%). Em uma disputa apertada, o mineiro refugaria. Há mais de um ano ele vem dizendo: “Não posso ser vice numa chapa que vai perder”. Faz sentido.

Eis a íntegra da nota de Serra:

“O governador Aécio Neves tem todas as condições para ser o candidato do nosso partido a presidente, por seu preparo, sua experiência política, sua visão de Brasil  e seu desempenho como governador eleito e reeleito de Minas Gerais.  É um homem que soma e que, ao mesmo tempo, sabe conduzir com firmeza as políticas públicas.  Não é por menos que seu governo é tão bem avaliado e que a imensa maioria dos mineiros o considera credenciado para ocupar a função mais alta da República”.

“Não me surpreendem a grandeza e desprendimento que ele demonstra neste momento. Os termos em que ele se manifestou confirmam a afinidade de valores e as preocupações que inspiram nossa caminhada política. Faço minhas suas palavras:

“ ‘Defendemos um projeto nacional mais amplo, generoso e democrático o suficiente para abrigar diferentes correntes do pensamento nacional. E, assim, oferecer ao país uma proposta reformadora e transformadora da realidade que, inclusive, supere e ultrapasse o antagonismo entre o 'nós e eles', que tanto atraso tem legado ao País’.”

“Não somos semeadores da discórdia e do ressentimento. Nem estimuladores de disputas de brasileiros contra brasileiros, de classes contra classes, de moradores de uma região contra moradores de outra região. Trabalhamos, ambos, sempre, pela soma, não pela divisão. Somos brasileiros que apostam na  construção e não no conflito”.

“Quero reafirmar o sentimento expresso pelo presidente do PSDB, senador Sergio Guerra, no sentido da união e da convergência que nos move, de valores e ideais”.

“Temos o sonho de um País melhor, unido e progressista, com oportunidades iguais para todos. E é nesse sentido que  vamos continuar trabalhando.  Juntos”. 

José Serra

[/quote']
Link to comment
Share on other sites

  • Administrators

A antecipação da saída do Aécio foi super benéfica para o partido, acaba com a indefinição e mostra união. O texto que o Serra colocou na sua carta foi perfeito.

 

“Não

somos semeadores da discórdia e do ressentimento. Nem estimuladores de

disputas de brasileiros contra brasileiros, de classes contra classes,

de moradores de uma região contra moradores de outra região.

Trabalhamos, ambos, sempre, pela soma, não pela divisão. Somos

brasileiros que apostam na  construção e não no conflito”.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Administrators

 

Saiu a nova pesquisa do Datafolha e o resultado não poderia ser mais animador para o Serra mesmo com parte da imprensa tratando a saída do Aécio como ruim(!?) para Serra..e veja o destaque da Folha eh..."Dilma dminui diferença". Qdo na verdade a campanha dela está demorando pa decolar, mesmo com Lula a levando de tira colo á todos os eventos.

 

O resultado é que sem Ciro, ele venceria no primeiro turno.

 

No 2° turno bate Dilma por 49% a 35%.

 

 

Folha publica hoje a pesquisa Datafolha. Naquele que pode ser considerado o principal cenário, SEM CIRO GOMES, os números são estes:

CENÁRIO SEM CIRO

Serra (PSDB)

40%

Dilma (PT)

26%

Marina (PV)

11%

Branco/nulo

11%

Não sabe

11%

Fato: Neste cenário, Serra venceria no primeiro turno. Caso Ciro Gomes esteja na lista, os números são os seguintes:

CENÁRIO COM CIRO

Serra (PSDB)

37%

Dilma (PT)

23%

Ciro (PSB)

13%

Marina (PV)

8%

Branco/nulo

9%

Não sabe

10%

O

Datafolha, finalmente, traz uma simulação de segundo turno, coisa que

não vinha fazendo — nem ele nem os demais institutos. O resultado é

este:

CENÁRIO UM

Serra (PSDB)

49%

Dilma (PT)

34%

CENÁRIO DOIS

Serra (PSDB)

51%

Ciro (PSB)

28%

 

20/12/2009 - 08h16

Serra vence Dilma e Ciro no segundo turno, diz Datafolha

0935478.gif

Big One2009-12-20 14:00:29

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...