Jump to content
Forum Cinema em Cena

Política/Eleições 2010


ltrhpsm
 Share

Recommended Posts

  • Members

 

Bem' date=' eu disse que ia anular também no segundo turno, mas, diante da urna, mudei de idéia e decidi optar pela Dilma. Estou curioso para saber do que é capaz essa tal "gordinha autoritária". [/quote']

 

Também mudei meu voto nulo na última hora, a caminho do local de votação. Fiz a mesma escolha!

 

Em toda nossa história de republica é a primeira vez que teremos  continuação de um governo, isso em países do velho mundo não é novidade e aqui as pessoas tem uma aversão a isso. Não sabemos como será o governo da Dilma, nem se fosse o Serra saberíamos.

 

Mas torço por um bom governo da nossa primeira mulher Presidente.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

<FONT size=2 face="Verdana' date=' Arial, Helvetica, sans-serif">Com relação a sua opinião sobre a questão do voto obrigatório, Jack, é exatamente o que eu penso. A pior parcela de eleitores teria um peso maior.

 

<FONT size=2 face="Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif"> 

 

<FONT size=2 face="Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif">Sobre as questões dos estados independentes, eu vejo que as virtudes são indiscutíveis, mas eu fico pensando também nas questões que envolvem alguns Estados da União, como o coronelismo em alguns estados do Nordeste, além do que existem algumas obras necessárias que alguns estados não conseguiriam bancar por si só, pois comprometeriam muito o orçamento do Estado. Mas eu acho que é uma idéia que vale a pena ser discutida. Aliás, este ponto está considerado na tal da reforma política ou são apenas relacionadas ao partidarismo?
[/quote']

 

 

 

Mas a ideia é exatamente essa, expor os problemas de cada estado ao povo daquele estado. Em um primeiro momento, isso geraria perdas para a população, sim, mas o objetivo é fazer com que, a médio prazo, essa população assassine a carreira política desses entraves tipo o Sarney.

 

 

 

E, a meu ver, a independência dos estados está atrelada tanto à reforma política quanto à tributária, talvez ainda mais à esta. Cada estado deveria repassar uma parcela dos seus impostos à União (que continuaria tomando conta de muita coisa, não estou pregando o fim do governo federal), mas a parcela dos impostos que é do estado nem sai do estado, Brasília não vê nem a cor desse dinheiro.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
A igreja católica é engraçada. Abortar crianças não pode' date=' mas abusar sexulamente pode!

Só não sei o que é pior.

E a Ditadura foi sim uma ditabranda, DItadura de verdade tem guerra civil e a nossa não teve nada disso,
[/quote']

 

Que piada...

 

Já ouviu falar da guerrilha do Araguaia, dos grupos de extermínio de extrema direita e esquerda? Do atentado a bomba no show roda viva do Chico Buarque, e outras ações terroristas especialmente da direita radical e das incontáveis covas clandestinas das vítimas deste período?

 

Isto sem falar nas piores torturas dignas da idade média como colocar ratos dentro dos orifícios da vagina e anus sem falar de incontáveis desaparecidos e até hoje estes monstros de farda estão à solta sem punição. Se isto é brando então acho melhor rever seus conceitos.

 

Plutão Orco2010-11-02 16:13:44
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Agora as pessoas estão relativizando mortes, torturas, desaparecimento, golpes de Estado. A ditadura no Brasil não foi branda, comparada a qualquer outra ditadura do mundo de toda a história da humanidade. O que mais me deixa preocupado é essa postura que muitos tem de subestimar a ditadura brasileira com aquele pensamento "ah, não foi tão ruim assim". O que está sendo ensinado hoje nas escolas sobre este período da história? Muito me preocupa que as próximas gerações deixem de enxergar a ditadura como se deve. Se é pra relativizar vidas humanas, prefiro considerar que os militares promoveram o Holocausto da nossa democracia. A nossa ditadura foi cruel e imoral. Thiago Lucio2010-11-02 18:40:49
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Uma pessoa que viveu a ditadura tem muito mais medo de sair na rua hj do que naquela época, como foi dita aí em cima, na américa latina a nossa Ditadura foi uma brisa do mar em relação a dos nossos hermanos, como falei o povão estava mais interessado nas firulas do Pelé do que na politica, isso talvez demonstre que a situação era ruim, mas não tão ruim como alguns tentam lembrar.

 

Daqui há alguns anos teremos uma nova geração de politicos, a tendência é piorar, as pessoas de hj matam para enriquecer, as pessoas de amanhã ... não quero nem pensar.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Idiota é achar que um "mesmo" regime é igual para todos os países e não querer entender as diferenças. É do mal e pronto.

 

E vítimas qualquer regime faz, incluindo a democracia. Com o Tiririca eleito, eu fui vitimado, já que ele vai me representar.

 

E por favor, não venham com o "argumento" de que uma coisa não equivale à outra, pois isso sim é bem idiota, já que foi um exemplo apenas.

 

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Qualquer pessoa com um pouco de conhecimento de História sabe disso. Agora' date=' vai fazer alguma diferença para quem foi vítima da nossa ditadura que no Uruguai a coisa foi muito mais pesada? É uma relativização idiota...[/quote']

 

Pois é. Os crimes praticados pela ditadura contemplam tanto o viés físico (mortes, torturas, desaparecimentos) como ideológico (democracia) e qualquer relativação, no final das contas, é descabida. A nossa jovem democracia não pode esquecer do seu passado, somos afortunados.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ditatura é ditadura sim, ponto. Não existe mais ditadura ou menos ditadura... ditadura do bem ou ditadura do mal. Diferenças existem, repito... qualquer pessoa com bom conhecimento de História sabe disso. É óbvio que o contexto do local e da época devem ser devidamente analisados. Agora, reduzir um regime a números, ranquear e sair em busca do "menos pior" é o que se não uma relativização idiota?

E sim... a democracia como temos hoje faz vítimas. O que fazer? Melhorá-la, criticar, discutir, denunciar o que está errado... e não ficar justificando que "podia ser pior"...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Ditatura é ditadura sim' date=' ponto. Não existe mais ditadura ou menos ditadura... ditadura do bem ou ditadura do mal. Diferenças existem, repito... qualquer pessoa com bom conhecimento de História sabe disso. É óbvio que o contexto do local e da época devem ser devidamente analisados. Agora, reduzir um regime a números, ranquear e sair em busca do "menos pior" é o que se não uma relativização idiota?

E sim... a democracia como temos hoje faz vítimas. O que fazer? Melhorá-la, criticar, discutir, denunciar o que está errado... e não ficar justificando que "podia ser pior"...
[/quote']

 

Perfeito.

 

Ditadura menos pior é igual a político menos pior, isso non ecxiste. Mesmo porque os números são mera representatividade, não dá para conseguir enumerar todo um fato, registrar todo um momento, principalmente um momento tão complexo e conturbado quanto a ditadura. Dizer que a nossa ditadura fora mais branda é como no inicio dos estudos históricos do Brasil dizia-se que os nossos donos de escravos eram mais bonzinhos que os outros, mera projeção de uma impressão criada por dados insuficiêntes. Quando se descobriu os quilombos e os movimentos de liberdade escrava, entre outros registros de abuso por parte dos escravistas, essa idéia quase ingênua que se tinha dos donos de escravo aqui do Brasil foi-se perdendo.

 

 A concepção de pior e melhor é projeção nossa, eu mesmo projeto na nossa ditadura uma amenização, mas não deixo de reconhecer que isso é muito de minha projeção. Os dados que temos faz-nos criar uma concepção de Ditadura Brasileira menor que a dos outros, existem ditaduras diferentes, como existem modelos de escravidão diferente, mas a sua natureza já é uma violação aos princípios de humanidade.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

<FONT size=2 face="Verdana' date=' Arial, Helvetica, sans-serif">Agora as pessoas estão relativizando mortes, torturas, desaparecimento, golpes de Estado. A ditadura no Brasil não foi branda, comparada a qualquer outra ditadura do mundo de toda a história da humanidade. O que mais me deixa preocupado é essa postura que muitos tem de subestimar a ditadura brasileira com aquele pensamento "ah, não foi tão ruim assim". O que está sendo ensinado hoje nas escolas sobre este período da história? Muito me preocupa que as próximas gerações deixem de enxergar a ditadura como se deve. Se é pra relativizar vidas humanas, prefiro considerar que os militares promoveram o Holocausto da nossa democracia. A nossa ditadura foi cruel e imoral. [/quote']

 

 

 

Foi cruel. O que não muda o fato de que, dentre as várias ditaduras que conhecemos, ela foi uma Ditabranda com PhD.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Dilma se elegeria sem contar com Norte e Nordeste














Dilma%20Rousseff%20%28PT%29%20interage%20com%20o%20público%20durante%20a%20coletiva%20após%20ser%20eleita.%20Foto:%20Marcello%20Casal%20Jr./Agência%20Brasil

Após vitória, Dilma discursou emocionada sobre o papel da mulher na democracia

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil













Eliano Jorge







Pessoas descontentes com a eleição da petista Dilma Rousseff
atribuíram aos eleitores da região Nordeste peso decisivo no resultado
do segundo turno, neste domingo (31). Porém, os nordestinos apenas
aumentaram a vantagem que a futura presidente obteve no resto do País.
Considerando apenas Norte, Centro-Oeste, Sul e Sudeste, ela somou
1.873.507 votos a mais do que o tucano José Serra.


E, antes que novos discursos discriminatórios - canalizados contra o
Nordeste na internet - se direcionem a outro alvo fácil, o Norte, vale
destacar que Dilma também ganharia a eleição sem o saldo positivo de
1.033.802 votos com que os nortistas lhe agraciaram.


O Sudeste, idealizado pelos críticos de nordestinos e nortistas como
bastião do PSDB, deu à petista 1.630.614 eleitores a mais do que seu
adversário. Esta quantidade supera em 839.695 votos a soma das
vantagens que Serra teve no Sul, 656.485, e no Centro-Oeste, 134.434.


Embora o candidato tucano tenha acumulado 1.846.036 votos a mais do que
Dilma em São Paulo, ele perdeu no segundo e no terceiro maiores
colégios eleitorais do País, Minas Gerais e Rio de Janeiro,
respectivamente com saldo negativo de 1.797.831 e 1.710.186.


fonte: http://noticias.terra.com.br/eleicoes/2010/noticias/0,,OI4767396-EI15315,00-Dilma+se+elegeria+sem+contar+com+Norte+e+Nordeste.html




Link to comment
Share on other sites

  • Members

DILMA FOI REJEITADA PELA MAIORIA DO ELEITORADO

 

Sim, é

exatamente isso. Não se trata da "população" (impossível aferir tal

dado), mas sim do universo de ELEITORES. Apenas cerca de 41% dão

suporte à Presidente eleita. A conta é simplória e não é preciso

torturar número algum para que "confesse" determinada tese. Basta

demonstrar obviedades. Vamos lá:

1 - Voto Branco/Nulo

Exatamente

7.142.025 eleitores que pegaram documento com foto, foram até suas

cabines, enfrentaram fila, tudo para votar em branco ou nulo. É uma

opção política LEGÍTIMA e que inequivocamente denota RECUSA em endossar

qualquer um dos candidatos. Não deram suporte a Dilma nem a Serra. Ela

- a eleita, de quem se fala a essa altura - foi RECUSADA por esse grupo

que corresponde a 6,7% do eleitorado (são ELEITORES, pois não?).

2 - Ausentes

alguns fatores que dão subsídio a considerar a taxa de ausência um dado

político relevante: a) o voto é obrigatório e isso, a rigor, deveria

inibir tal índice (neste segundo turno, porém, foi de 21,50%); B) Lula

goza de alegados 83% de aprovação, com rejeição de apenas TRÊS PONTOS

PERCENTUAIS, o que chega a tirar sentido desses quase 22% de faltantes

(ou não são tão pontas-firmes quanto a aprovar/rejeitar); c) existe, e

não estou mesmo brincando, pessoas e movimentos que levam a sério a

idéia de não votar como uma OPÇÃO POLÍTICA (há texto sobre isso, se não

me engano, da lavra de Forastieri). Os eleitores ausentes, que não

apoiaram a eleição de Dilma, são exatos 29.197.152.

3 - Voto na Oposição

É

o único índice considerado para o cálculo da lei eleitoral e, nesse

sentido, José Serra obteve 43.711.388 votos. Sim, não sou nenhum maluco

e é óbvio que considero LEGÍTIMA a eleição de Dilma Rousseff. O que

discuto aqui é o valor POLÍTICO das demais opções eleitorais.

Porque votar branco ou nulo é uma OPÇÃO e não votar, em muitos casos, TAMBÉM é uma OPÇÃO.

Dilma,

eleita LEGITIMAMENTE (repito, para evitar acusações dessa gente de

sempre), teve 55.752.529 votos, num universo de eleitores cujo total é

de 135.804.433. Em suma: obteve 41,05% do TOTAL, incluindo-se os que

optaram por votar nulo e não foram votar.

Esses são TODOS os eleitores do Brasil.

Enfim...

Essa

análise - que NÃO É GOLPISTA - tem a ver com o capital político a

disposição de Dilma Rousseff em seu início de mandato, haja vista que

não houve VITÓRIA ACACHAPANTE, mas sim um "passou raspando", logo

depois de vacilo diante de um "já ganhou" não convertido no primeiro

turno.

Para além disso, a oposição conquistou importantes

vitórias em governos estaduais estratégicos (MG, SP, PR, SC, AL etc.) e

justamente o PSDB é o partido que "governa" o maior número de cidadãos

brasileiros (isso, para as eleições municipais de 2012 faz uma

diferença e tanto).

Dilma também nem começa seu governo já

enroscada em dois escândalos não resolvidos: Erenice e Amaury, nos

quais está implicada diretamente. É possível que ainda não haja uma

solução na ocasião de sua posse. Deverá gerenciar uma sanha por cargos

por parte do PMDB e partidos da base histórica que cresceram neste

pleito (p.ex.: PSB).

Espera-se da oposição que FINALMENTE faça

oposição. Há capital político para isso, Dilma não é um mito, não é

intocável e não pode ser tratada como fizeram com Lula. E há 59% do

eleitorado que, por qualquer motivo, não votou nela.

Que façam uma oposição de verdade.

 

 

 

Fonte: Imprensa Marrom

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...