Jump to content
Forum Cinema em Cena

Quais os 10 Maiores Clubes do Brasil?


Tensor
 Share

Recommended Posts

  • Members

Não acho justo ser levado em consideração só os títulos.

Mas também não conheço uma forma de definir a grandeza dos clubes.

 

Eu, diria que os grandes são os fundadores do Clube dos 13:

 

Membros Fundadores

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 69
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Deixa esse autista viver no mundinho dele.

 

Sobre o lance Botafogo e Atlético MG, Bat, o negócio é o seguinte: a gente não tá dizendo que eles são os maiores clubes do Brasil. Só que eles tem uma história que é muito maior do que Coritiba, Atlético PR, Goiás, Sport ou Vitória conseguiram fazer na última década. Independentemente de títulos e/ou má fase nos últimos anos.

 

E mais uma coisa: quem colocou o Fluminense entre os dez e deixou Botafogo e Atlético MG de fora deveria ter vergonha. Um time que não teve a honra de voltar pra primeira divisão decentemente

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Barueri 12

 

Falando sério, o São Paulo se firmou nessa década como o maior clube do país, é aquele que tem mais títulos, tem a melhor estrutura, tem torcida (embora seja um pouco acomodada).

 

Abaixo do SP tenho dificuldade em ordenar os outros grandes: Grêmio, Inter, Palmeiras, Corinthians, Santos, Flamengo, Vasco e Cruzeiro.

 

Fechando o Top 10 coloco o Galo, sem dúvida.

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

Deixa esse autista viver no mundinho dele.

 

Sobre o lance Botafogo e Atlético MG' date=' Bat, o negócio é o seguinte: a gente não tá dizendo que eles são os maiores clubes do Brasil. Só que eles tem uma história que é muito maior do que Coritiba, Atlético PR, Goiás, Sport ou Vitória conseguiram fazer na última década. Independentemente de títulos e/ou má fase nos últimos anos.

 

E mais uma coisa: quem colocou o Fluminense entre os dez e deixou Botafogo e Atlético MG de fora deveria ter vergonha. Um time que não teve a honra de voltar pra primeira divisão decentemente

 

[/quote']

ah sim, mas é ali que discordo. é oq eu falei do se apequenar e etc. e é foda pra mim dizer isso, já que gosto muito do galo. muito mesmo. mas bah, não dá.

batgody2009-08-18 16:00:21

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Independentemente de títulos e/ou má fase nos últimos anos.

 

 

 

 

ah sim' date=' mas é ali que discordo. é oq eu falei do se apequenar e etc. e é foda pra mim dizer isso, já que gosto muito do galo. muito mesmo. mas bah, não dá.[/quote']

 

Eu não vou continuar batendo na mesma tecla. Continuo achando que você está colocando 10 anos recentes acima de toda a história do clube, que é muito maior que um Atlético Paranaense da vida. Mas beleza.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Dez times eu acho complicado, mas os maiores times do país são os 4 de Sp os 4 do Rio, os 2 de Minas e os 2 do RS.

 

Sim, são 12, mas juntando os critérios de títulos mais tradição/torcida não creio que possamos tirar algum deles da lista facilmente.

 

E o bolha é muito débil mental. Essa realidade paralela é engraçada.06

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sapo,

 

 

 

Primeiro vou responder de acordo com o contexto do tópico para não ser acusado de flooder. Minha lista tem a minha opinião das grandezas dos clubes, olhando de maneira muito corajosa para os fatos. Cadê a sua ridícula lista que vai colocar seu ridículo time na ponta?

 

 

 

 

 

Agora,

 

 

 

Eu prefiro ser débil mental e viver em uma realidade paralela do que ser um membro ilustre e exemplo da academia da Fantasilópolis, onde o clube de coração vê mundiais caírem de árvores, onde vê filmes como Transformes serem melhores do TDK (isso para mim é patético e inexplicável, mas para um Fantasilopiano é normal)... Prefiro viver em uma realidade paralela a viver em um mundo alegre e perfeito como a Fantasilópolis! 02.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Na boa, eu não vejo o Botafogo ou Fluminense muito diferente de um Guarani, São Caetano ou coisas do tipo, a diferença é que ele se mantem ao lado (ao lado) dos grandes com uma regularidade maior. O Botafogo não cai pra série B ou C regularmente como um Guarani, por exemplo, ele ano disputa o rebaixamento, ano disputa a sul americana, a libertadores, o título... mas apenas disputa, não ganha nada, permanece medíocre sempre. E não falo em questão de momento, se fosse como o Santos, que em algum momento da história tivesse feito algo diferenciado, como na década de 60 e por algum motivo deixou de vencer depois disso... Beleza, ele já criou o grandeza. Mas não, Fluminense, Botafogo e Atlético-MG, históricamente, estão muito atrás dos outros considerados grandes, eles podem em algum momento ter feito ótimos times, revelados ótimos jogadores, mas ficaram com seu único brasileirinho... Não tem como colocar eles ao lado de quem já conquistou uma história VITORIOSA (e isso eles não tem, apesar do ótimo momento do Grêmio ano passado, o campeão foi o São Paulo, ser segundo ou ter ótimos times não adianta nada).

 

E ter colocado o Sport na frente de Atlético-Mg ou Botafogo pode ter sido exagero (nem acho), mas mesmo assim, não vejo uma grande diferença entre eles.

 

E o galo é o único time no Brasil tirando o Grêmio que eu gosto.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
1° - Corinthians (1° Campeão do Mundo' date=' maior campeão de torneios nacionais, oficiais, do Brasil, maior torcida do Brasil, maior audiência do mercado futebolístico brasileiro, maior campeão estadual do melhor estadual do Brasil, maior campeão regional do Brasil, maior campeão das categorias de base do futebol brasileiro...)


8° - São Paulo F.C (seis títulos brasileiros, três Libetadores e um mundial de clubes)

[/quote']

 

Eu nem vou discutir sobre os outros clubes, pq não vale a pena, e também não discuto tu não considerar outros mundiais. E também não vou discutir esse lance de torcidas, pq todos sabem que a do Flamengo é a maior... mas enfim, vamos discutir títulos apenas. Tu acha que o Corinthians é mais vencedor (quesito títulos) que o São Paulo?

 

Pq Mundial vcs tem (06), o São Paulo também (na verdade tem 3, mas deixa pra lá), então risca.

 

Libertadores o São Paulo tem 3, vocês 0.

 

Brasileiro o São Paulo tem 6, vocês 4.

 

Copa do Brasil vocês tem 3, o São Paulo 0.

 

Então riscando, fica algo assim:

 

São Paulo tem a mais: 3 Libertadores e 2 Brasileiros, contra 3 Copas do Brasil do Corinthians. tu acha que tuas duas copas do Brasil valem mais que 3 Libertadores e 2 Brasileiros?

 

Juro que fiquei curioso com a resposta.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Mas Tensor' date=' acho que um fator para se determinar a grandeza pode ser o lance desses times, em algum momento da história, já terem tido times que encantaram à todos. [/quote']

 

Humm, mas daí fica muito limitado a uma certa geração, título perpetua a façanha.

 

Eu nasci em 87, o Grêmio foi campeão da Libertadores e Mundial no inicio dessa década. Eu não vi como foi a conquista, mas podem me falar como eram os jogadores, quais as façanhas que eles realizaram em campo e etc, e se eu for resgatar isso, vou ver meu time lá, levantando a taça. Se eu pegar a história de algum desses outros, como Fluminense e Atlético-MG, vou ver as façanhas, o que realizavam em campo... e o final dessa história vai ser decepção ou um quase, pq não venceram (tirando estaduais, to falando em títulos de peso).

 

Por isso que não consigo colocar eles ao lado dos que realmente venceram algo.
Link to comment
Share on other sites

 

 

 

 

 

Eu acho que há algo aí que não deixa comparações entre São Caetano e Guarani com Botafogo, Atlético-MG e Fluminense.

 

A pergunta aqui não é quais times têm mais títulos no país, mas quais os maiores clubes do Brasil. Não há comparações entre os três últimos e os dois primeiros.

Falando pelo Atlético daqui, que tenho a oportunidade de ver desde criança, ao lado do Cruzeiro, que são os dois grandes times da capital: ambos tem uma torcida gigantesca (incomparável com esses times em ascensão), mobilizam milhares de pessoas, têm torcida em várias partes do país, tem um clássico de enorme rivalidade, sem dúvida entre os maiores do país ao lado de Fla x Flu, Corinthians x Palmeiras, Grêmio x Inter e tudo o mais.

Quanto ao Fluminense e Botafogo, meus avós paternos são cariocas, tive a oportunidade de ver espetáculos maravilhosos envolvendo os quatro grandes cariocas. O Flamengo tem maior torcida, mais títulos, mas os outros clubes também são fantásticos, tanto em matéria de torcida, de sua grandiosidade, arrastar multidões e disputar títulos.

Pessoalmente, por outro lado, eu não definiria jamais quais são os 10 maiores, não saberia por onde começar.

Não consigo comparar a alegria do torcedor baiano do Bahia e Vitória, com suas imensas torcidas e memoráveis disputas com um Corinthians odiado na mesma medida que amado, um Grêmio vitoriosíssimo, um Inter igualmente, e sua também grandiosa torcida. Acho que vai muito além disso. Vai de alma, de paixão, de estrutura, de tudo. E isso, os cinco parecem ter de sobra.

Se tiver, entretanto, que optar por algum, falaria o São Paulo, que consegue combinar todos os elementos. Os outros 9 não tenho idéia.

Mr. Scofield2009-08-18 19:21:47

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Na boa' date=' eu não vejo o Botafogo ou Fluminense muito diferente de um Guarani, São Caetano ou coisas do tipo, a diferença é que ele se mantem ao lado (ao lado) dos grandes com uma regularidade maior. O Botafogo não cai pra série B ou C regularmente como um Guarani, por exemplo, ele ano disputa o rebaixamento, ano disputa a sul americana, a libertadores, o título... mas apenas disputa, não ganha nada, permanece medíocre sempre. E não falo em questão de momento, se fosse como o Santos, que em algum momento da história tivesse feito algo diferenciado, como na década de 60 e por algum motivo deixou de vencer depois disso... Beleza, ele já criou o grandeza. Mas não, Fluminense, Botafogo e Atlético-MG, históricamente, estão muito atrás dos outros considerados grandes, eles podem em algum momento ter feito ótimos times, revelados ótimos jogadores, mas ficaram com seu único brasileirinho... Não tem como colocar eles ao lado de quem já conquistou uma história VITORIOSA (e isso eles não tem, apesar do ótimo momento do Grêmio ano passado, o campeão foi o São Paulo, ser segundo ou ter ótimos times não adianta nada).

 

E ter colocado o Sport na frente de Atlético-Mg ou Botafogo pode ter sido exagero (nem acho), mas mesmo assim, não vejo uma grande diferença entre eles.

 

E o galo é o único time no Brasil tirando o Grêmio que eu gosto.
[/quote']

 

Tensor, mas você só está dando importância aos títulos. Quer ver algo que deve ser levado em conta: jogadores cedidos à seleção brasileira.

 

Pode ser besteira, mas o Foguete e o Flu, mesmo ganhando poucos títulos de expressão já cansaram de ter seus jogadores convocados e isso, ao longo dos anos, engrandece sim um clube.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ok, então pegando todos esses exemplos que vocês colocaram, de paixão, de torcida de etc... O Grêmio, o Flamengo, o Corinthians o etc, são tão apaixonados como os torcedores do Manchester, Real, Milan... e tem uma história tão rica quanto. Então os times brasileiros são tão grandes quando esses europeus? Eu não acho, e não me envergonho de ser posto ao lado deles como uma espécie de David contra Golias. Aliás, eu não torço pro Grêmio pela grandeza, eu levo em consideração tudo isso que vocês falam, isso de alma, de paixão... são alguns dos motivos que fazem eu admirar muito o Atlético-MG, é uma das torcidas que mais respeito, que mais enche os olhos... Mas não pode ser colocado ao lado de um Flamengo, exemplo. Enfim, eu não consigo. O Grêmio, que eu considero enorme, que pra mim tem umas das 5 melhores torcidas do mundo, não pode ser posto ao lado de um Real Madrid, ou até de um Boca Juniors...

 

Enfim, eu levo em consideração isso que vocês falaram, até por isso reconsiderei colocar Flu, Atlético e Botafogo no mesmo saco de Sport e Guarani 06, mas se todos são tão apaixonados, tão cheio de riquesas... acho que o algo mais fica realmente nos títulos, e dessa forma não os coloco no nível de São Paulo, Palmeiras, Grêmio, Inter e etc.

 

E quanto a ceder jogadores pra seleção, pode até sim dar algum status a mais pro clube, mas não consigo dar muita importância pra isso não. Ok quem dê, mas como nunca me interessei por seleção acho totalmente de menos. 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Na boa' date=' eu não vejo o Botafogo ou Fluminense muito diferente de um Guarani, São Caetano ou coisas do tipo, a diferença é que ele se mantem ao lado (ao lado) dos grandes com uma regularidade maior. O Botafogo não cai pra série B ou C regularmente como um Guarani, por exemplo, ele ano disputa o rebaixamento, ano disputa a sul americana, a libertadores, o título... mas apenas disputa, não ganha nada, permanece medíocre sempre. E não falo em questão de momento, se fosse como o Santos, que em algum momento da história tivesse feito algo diferenciado, como na década de 60 e por algum motivo deixou de vencer depois disso... Beleza, ele já criou o grandeza. Mas não, Fluminense, Botafogo e Atlético-MG, históricamente, estão muito atrás dos outros considerados grandes, eles podem em algum momento ter feito ótimos times, revelados ótimos jogadores, mas ficaram com seu único brasileirinho... Não tem como colocar eles ao lado de quem já conquistou uma história VITORIOSA (e isso eles não tem, apesar do ótimo momento do Grêmio ano passado, o campeão foi o São Paulo, ser segundo ou ter ótimos times não adianta nada).

 

E ter colocado o Sport na frente de Atlético-Mg ou Botafogo pode ter sido exagero (nem acho), mas mesmo assim, não vejo uma grande diferença entre eles.

 

E o galo é o único time no Brasil tirando o Grêmio que eu gosto.
[/quote']

 

Tensor, mas você só está dando importância aos títulos. Quer ver algo que deve ser levado em conta: jogadores cedidos à seleção brasileira.

 

Pode ser besteira, mas o Foguete e o Flu, mesmo ganhando poucos títulos de expressão já cansaram de ter seus jogadores convocados e isso, ao longo dos anos, engrandece sim um clube.

 

Bem lembrado.

 

O Botafogo cedeu quase metade do potencial técnico das seleções de 58 e 62. Imagina, Nilton Santos, Didi, Garrincha, Zagalo e Amarildo (os 2 últimos pelo Fogão só em 62) ganharam essas Copas, desceram do avião e vestiram a camisa do Botafogo pra disputar os campeonatos da época. Muito foda isso, acaba entrando no DNA do clube. Claro que viver só disso não dá, por isso eu deixo o Botafogo e o Flu fora dos 10, mas não dá pra comparar com Sport, Guarani e outros menos cotados por aí. Ao menos não por enquanto...

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu acho que no Brasil não tem muito como fugir disso que o Kako comentou, afinal como não considerar os maiores clubes do Brasil se não os 4 de SP, os 4 do Rio, os 2 de MG e os 2 dos RS???

 

Se fosse colocar em ordem, não por quantidade de títulos, mas diria que pelo "conjunto da obra"... seria algo assim...

 

1. Flamengo (1 Mundial, 1 Libertadores, 1 mercosul, 4 ou 5 campeonatos brasileiros (sei lá o que falar do de 87) e 2 Copa do Brasil)

 

2. Santos (2 mundiais, 2 Libertadores, 2 campeonatos brasileiros)

 

3. São Paulo (3 mundiais, 3 Libertadores, 2 recopa e 6 campeonatos brasileiros)

 

4. Corinthians (1 mundial, 4 Brasileiros e 3 Copa do Brasil)

 

5. Palmeiras (1 Libertadores, 1 Copa Mercosul, 4 Brasileiros e 1 Copa do Brasil)

 

6. Vasco (1 Libertadores, 1 Mercosul e 4 Brasileiros)

 

7. Internacional (1 Mundial, 1 Libertadores, 1 Recopa, 1 Copa Sul Americana, 3 Brasileiros e 1 Copa do Brasil)

 

8. Grêmio (1 mundial, 2 Libertadores, 1 recopa, 2 campeonatos brasileiros e 4 Copa do Brasil)

 

9. Atlético Mineiro


10. Cruzeiro (2 Libertadores, 1 Recopa, 1 Campeonato Brasileiro e 4 Copas do Brasil)

 

(11. Botafogo / 12. Fluminense)
Thiago Lucio2009-08-18 21:10:13
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Tensor, sua visão do futebol, para os fins dessa discussão, é capitalista demais: só serve aquilo que produziu, que deu resultado efetivo. O que fica nos quase não presta. Fica um tiquito marxista aí, rapaz! Haha.

 

Sério, tenho que dizer que concordo com basicamente tudo o que o Travis disse até agora. Parabéns pelo seu posts, estão ótimos!

 

E há um outro detalhe que muitos estão deixando de lado: o futebol nacional não nasceu em 1971, com a criação do Cameponato Brasileiro. Tudo bem que ele é um belo parâmetro (provavelmente o melhor mesmo), mas há muita história antes disso. Muita.

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...