Jump to content
Forum Cinema em Cena

A Rede Social, de David Fincher


MacGruber
 Share

Recommended Posts

  • Members
O cara é "uma era" porque criou uma rede de fofocas inútil? Uau...


Não' date=' mas pq ele sintetizou uma geração em uma rede de fofocas.

Quem não fez parte de uma rede social que atire a primeira pedra.
[/quote']

 

eu não faço.

 

Engraçado que ZodíacoSevenClube da Luta e A Rede Social apresentam personagens parecidos. Cada um com sua "obsessão".

 

Zodíaco é foda.

 

 

 
Sall2010-12-04 18:52:42
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Não' date=' mas pq ele sintetizou uma geração em uma rede de fofocas.

 

 

 

Quem não fez parte de uma rede social que atire a primeira pedra.[/quote']

 

 

 

Ele não sintetizou uma geração. Não houve mudança significativa na vida da atual geração graças ao Facebook. Tudo que era feito antes, continua sendo feito agora. Só mudou o meio e as ferramentas.

 

 

 

O que esse rapaz fez foi abrir um site que é basicamente um fórum de discussão ao contrário, focando nos perfis de usuários e não nas discussões. E só.

 

 

 

Eu não uso redes sociais. Acho que posso atirar a primeira pedra.Nostromo2010-12-04 19:18:09

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Excelente filme de personagens. Seria muito fácil fazer um filme em que Zuckerberg é simplesmente um vilão, um gênio do mal que ferra com o nosso herói (afinal, nosso herói é brasileiro... e brasileiro só se fode). E, podem ter certeza... muita gente vai achar isso. Mas o que vemos são sujeitos de verdade com suas formas de ver o mundo e suas relações. Retrato de uma geração? Parece exagerado... mas vemos ali comportamentos comuns, muitas vezes valorizados da sociedade de hoje. A solidão conectada do protagonista assusta porque de certo modo é fácil nos vermos ali... aliás, excelente atuação do Eisenberg.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Excelente filme de personagens. Seria muito fácil fazer um filme em que Zuckerberg é simplesmente um vilão' date=' um gênio do mal que ferra com o nosso herói (afinal, nosso herói é brasileiro... e brasileiro só se fode). E, podem ter certeza... muita gente vai achar isso. Mas o que vemos são sujeitos de verdade com suas formas de ver o mundo e suas relações. Retrato de uma geração? Parece exagerado... mas vemos ali comportamentos comuns, muitas vezes valorizados da sociedade de hoje. A solidão conectada do protagonista assusta porque de certo modo é fácil nos vermos ali... aliás, excelente atuação do Eisenberg.

[/quote']

 

é, infelizmente... como eu disse acima07. Principalmente a turma que vê chifre em cabeça de cavalo em tudo.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Excelente filme de personagens. Seria muito fácil fazer

um filme em que Zuckerberg é simplesmente um vilão' date=' um gênio do mal que

ferra com o nosso herói (afinal, nosso herói é brasileiro... e

brasileiro só se fode). E, podem ter certeza... muita gente vai achar

isso. Mas o que vemos são sujeitos de verdade com suas formas de ver o

mundo e suas relações. Retrato de uma geração? Parece exagerado... mas

vemos ali comportamentos comuns, muitas vezes valorizados da sociedade

de hoje. A solidão conectada do protagonista assusta porque de certo

modo é fácil nos vermos ali... aliás, excelente atuação do Eisenberg.

[/quote']

 

Pimenta nos olhos dos outros é refresco.....ehehehe

 

queria ver se fosse contigo....se tu iria achar o comportamento do Zuckerberg comum...lol

 

muita gente vai achar que ele é o vilao.....por que nesse caso...ele foi mesmo....é tanto que me pareceu que no final ele tinha se arrependido.....

 

Tulkas2010-12-04 22:49:05

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O comportamento dele está longe de ser ético. Toda a raiva do Eduardo não é sem razão. O que não quer dizer que Zuckerberg seja um cara que queira ferrar com os outros por maldade... é apenas o seu jeito de ver as coisas. E sim... é possível encontrar várias pessoas que pensam como ele. É um dos perfis vencedores do mundo globalizado...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O comportamento dele está longe de ser ético. Toda a

raiva do Eduardo não é sem razão. O que não quer dizer que Zuckerberg

seja um cara que queira ferrar com os outros por maldade... é apenas o

seu jeito de ver as coisas. E sim... é possível encontrar várias pessoas

que pensam como ele. É um dos perfis vencedores do mundo globalizado...

 

mas o Zuckerberg  ferrou o brasileiro...ali é um falha de carater dele......ele sabia justamente o que tava fazendo.....me pareceu que ele é fraco....maria vai com as outras.....facil de se influenciar....pelo menos naquele momento.....

 

e sim....existem mais pessoas que pensam como ele....passa pra tras os outros na primeira oportunidade......alguns se arrependem ....outros não.....e segue a vida....lol

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Visto. Gostei bastante. Eisenberg está impecável no papel. Só cuidado com as expectativas. Fui ao cinema achando que seria o filme a retratar uma era; na realidade' date=' o filme retrata um jovem.

[/quote']

 

E este jovem é uma era, mas normal a sua opinião, a geração Y tem dificuldades em aceitar o sucesso dos outros.

 

Oi?

 

Não... Ele representou MUITO, mas seria 'simplismo' demais essa situação. E quem é que tá com dificuldades em aceitar o sucesso de outros?

 

Aliás, que geração Y é essa? Os millenials? Conversa mole isso de 'resumir' uma geração a duas ou três características...

 

Voltando ao filme: a impressão que eu tinha é que o filme falaria mais do 'social' do que propriamente do criador da rede. Foram poucos os momentos no filme em que o usuário ganhou destaque (e nesse sentido, o trailer conseguiu me passar uma impressão ainda mais forte).

 

Ainda assim, o filme consegue se sair muito bem, pincelando aqui e ali falas que obviamente não se referem apenas aos programadores (como acontece na boate, quando Parker diz que 'aquele é nosso momento'.).

 

Mas é como eu disse logo atrás: o tema central do filme é a situação paradoxal de um rapaz que conseguiu atrair tanta atenção e chamar  tantos 'amigos' para seu invento, mas no final terminou sozinho.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
mas o Zuckerberg  ferrou o brasileiro...ali é um falha de carater dele......ele sabia justamente o que tava fazendo.....me pareceu que ele é fraco....maria vai com as outras.....facil de se influenciar....pelo menos naquele momento.....

e sim....existem mais pessoas que pensam como ele....passa pra tras os outros na primeira oportunidade......alguns se arrependem ....outros não.....e segue a vida....lol

 

Evidente que ele sabia o que estava fazendo. Só que pela cabecinha dele aquilo não era errado. Ele se sente mal mais pelo Parker ter tripudiado do Eduardo. Por outro lado ele via que o amigo não contribuia para empresa, tinha uma visão totalmente limitada do negócio, estava distante... ficava claro que o mais producente era excluí-lo. A maneira que ele e os outros sócios fizeram isso é que foi escrota e canalha... mas, repito, para o Zuckerberg aquilo não tinha nada de errado.
Link to comment
Share on other sites

 

 

 

 

Não li muitos comentários sobre o filme antes (muito embora saiba que a crítica o avaliou muito bem) porque fiz questão de conferí-lo pessoalmente.

 

Acho

que tenho uma opinião um pouco diferente do que o pessoal falou. Achei o

filme magnífico, para mim, DE LONGE, o melhor filme do ano até agora,

talvez só perca dentro da filmografia do Fincher para o sensacional

Fight Club.

Com spoilers, acho

 

 

The Social Network traduz em linguagem fílmica uma rede de conexão de informações rápidas e trôpegas como a evolução da internet. Você não consegue piscar diante das palavras sendo atiradas contra a tela o tempo todo.

 

O filme, brilhantemente introduz as atribuições de sua linguagem peculiar em uma conversa divertida e incrivelmente explicitadora do protagonista e suas relações sociais logo no início da trajetória. O que vemos depois por parte dele é uma expansão do caráter ambíguo e de sua sede de popularidade.

 

Diante disso e de sua interessantíssima capacidade de perceber o mundo jovem à sua volta (e de aspectos comuns entre seus amigos e si mesmo), sempre por detrás de um computador, Zuckerberg reproduz no pc as mazelas de atribuir valores gerais a particularidades que pensávamos ser próprias de nossas personalidades (normalmente atribuídas aos "losers"). A busca pela garota da faculdade ou do colégio, a procura de pessoas para se relacionar (muitas vezes a contraposição às frustrações do mundo real), o mural de atividades das quais queremos mostrar a todos que nos orgulhamos, etc. são bifurcações de uma rede poderosa como o facebook.

 

Uma trilha sonora absurdamente genial e envolvente, irradiando de uma geração ligada ao eletrônico, a mídia digital e o poder financeiro, ajuda a compor o ambiente ideal para a perpetuação da mensagem de sedução de valores tortuosos e instáveis (aliás, que sempre foram, mas o "pacote" muda com o tempo).

 

Ao contrário do pessoal também, acho que o filme passa longe de estudo de personagens. Ele não é deles, eles simplesmente pertencem à dinâmica da estória e parecem intensos em suas atitudes. Servem todos ao propósito de tornar mais real a construção psicológica da rede. Os destinos expostos na tela de forma "desleixada" em comparação com o restante da trama (de cuidado extremo) e o pouco se importar de dar um final excessivamente moralista ou não para o protagonista, enfatizam para mim que pouco importa o que aconteceu com eles, mas o que a rede representa no objetivo de evidenciar a revolução que a tecnologia vem promovendo nas vidas dos indivíduos espalhados no mundo todo.

 

 

Mr. Scofield2010-12-05 01:01:48

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Evidente que ele sabia o que estava fazendo. Só que pela cabecinha dele aquilo não era errado. Ele se sente mal mais pelo Parker ter tripudiado do Eduardo. Por outro lado ele via que o amigo não contribuia para empresa' date=' tinha uma visão totalmente limitada do negócio, estava distante... ficava claro que o mais producente era excluí-lo. A maneira que ele e os outros sócios fizeram isso é que foi escrota e canalha... mas, repito, para o Zuckerberg aquilo não tinha nada de errado.

[/quote']

 

Concordo que o Eduardo tinha uma visão mais limitada do negocio....mas não era empecilho suficiente para atrapalhar...o facebook iria dá certo de todo jeito....é tanto que o Eduardo assinou o contrato.....cara o Zuckerberg sabia que tava errado....se na cabeça dele achava que tava certo....talvez isso seja pra ficar com consciencia limpa...coloca na cabeça que ta certo....acredita nisso ......tipo aquele negocio....uma mentira contada mil vezes acaba se tornanado realidade....

 

de qualquer forma o Eduardo deve ter recebido uma bolada no acordo.....ja que o Zuckerberg sabia que ia perder de todo jeito....fez o acordo...

 

 

Tulkas2010-12-05 08:16:36

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Discordo do Luizz, achei que segue uma trilha já escolhida pelo Fincher em Zodiac.

 

Primeiro em relação a observação do personagem, que como o Graysmith, tenta organizar o bombardeio de informações do mundo. Com intenções diferentes, em contextos diversos e, claro, com tecnologias disponíveis bem díspares (não à toa, a busca do Mark é a que dá certo), mas ambos parecem escravos de um mesmo impulso - e Fincher claramente se identifica.

 

Do ponto de vista formal, a semelhança é mais clara ainda: novamente é usado o digital, o que estabelece um lado documental; e, novamente, Fincher se monitora. Já pensaram no homem filmando esse roteiro 10 anos atrás? A gente mergulharia em telas de computadores a cada 5 minutos, surgiriam pop-up ads na tela e as cenas seriam invadidas por frames de mensagem de erro. Hoje o cara fez um filme sossegado que apenas tenta emular no ritmo a velocidade da informação, mas até isso é feito de forma bem cool.
Estrôncio2010-12-05 10:16:14
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Discordo do Luizz' date=' achei que segue uma trilha já escolhida pelo Fincher em Zodiac.

 

Primeiro em relação a observação do personagem, que como o Graysmith, tenta organizar o bombardeio de informações do mundo. Com intenções diferentes, em contextos diversos e, claro, com tecnologias disponíveis bem díspares (não à toa, a busca do Mark é a que dá certo), mas ambos parecem escravos de um mesmo impulso - e Fincher claramente se identifica.

 

Do ponto de vista formal, a semelhança é mais clara ainda: novamente é usado o digital, o que estabelece um lado documental; e, novamente, Fincher se monitora. Já pensaram no homem filmando esse roteiro 10 anos atrás? A gente mergulharia em telas de computadores a cada 5 minutos, surgiriam pop-up ads na tela e as cenas seriam invadidas por frames de mensagem de erro. Hoje o cara fez um filme sossegado que apenas tenta emular no ritmo a velocidade da informação, mas até isso é feito de forma bem cool.
[/quote']

 

Ué, então o que o deixa similar a Zodíaco é o uso de câmera digital, o visual contido e o protagonista ser obcecado por alguma coisa?06

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Discordo do Luizz' date=' achei que segue uma trilha já escolhida pelo Fincher em Zodiac.

 

Primeiro em relação a observação do personagem, que como o Graysmith, tenta organizar o bombardeio de informações do mundo. Com intenções diferentes, em contextos diversos e, claro, com tecnologias disponíveis bem díspares (não à toa, a busca do Mark é a que dá certo), mas ambos parecem escravos de um mesmo impulso - e Fincher claramente se identifica.

 

Do ponto de vista formal, a semelhança é mais clara ainda: novamente é usado o digital, o que estabelece um lado documental; e, novamente, Fincher se monitora. Já pensaram no homem filmando esse roteiro 10 anos atrás? A gente mergulharia em telas de computadores a cada 5 minutos, surgiriam pop-up ads na tela e as cenas seriam invadidas por frames de mensagem de erro. Hoje o cara fez um filme sossegado que apenas tenta emular no ritmo a velocidade da informação, mas até isso é feito de forma bem cool.
[/quote']

Ué, então o que o deixa similar a Zodíaco é o uso de câmera digital, o visual contido e o protagonista ser obcecado por alguma coisa?06

 

 

Mais do que similar, parecem 2 filmes à parte na filmografia dele.
Link to comment
Share on other sites

 

Acho que tenho uma opinião um pouco diferente do que o pessoal falou. Achei o filme magnífico, para mim, DE LONGE, o melhor filme do ano até agora, talvez só perca dentro da filmografia do Fincher para o sensacional Fight Club.

[/quote']

 

de Seven tb????!!!13 Ai ce ta forçando..

Sim, porque todos que tem uma opinião diferente de você estão forçando. 06

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Ao contrário do pessoal também, acho que o filme passa longe de estudo de personagens. Ele não é deles, eles simplesmente pertencem à dinâmica da estória e parecem intensos em suas atitudes. Servem todos ao propósito de tornar mais real a construção psicológica da rede. Os destinos expostos na tela de forma "desleixada" em comparação com o restante da trama (de cuidado extremo) e o pouco se importar de dar um final excessivamente moralista ou não para o protagonista, enfatizam para mim que pouco importa o que aconteceu com eles, mas o que a rede representa no objetivo de evidenciar a revolução que a tecnologia vem promovendo nas vidas dos indivíduos espalhados no mundo todo.
[/quote']

 

Eu penso o contrário. A rede, o Facebook... são o contexto, uma espécie de mcguffin para destacar o comportamento desse grupo de indivíduos. O filme parece mais se preocupar com quem são essas pessoas do que com o que elas fizeram. A tecnologia sendo o reflexo dessa geração, não o contrário.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Concordo que o Eduardo tinha uma visão mais limitada do negocio....mas não era empecilho suficiente para atrapalhar...o facebook iria dá certo de todo jeito....é tanto que o Eduardo assinou o contrato.....cara o Zuckerberg sabia que tava errado....se na cabeça dele achava que tava certo....talvez isso seja pra ficar com consciencia limpa...coloca na cabeça que ta certo....acredita nisso ......tipo aquele negocio....uma mentira contada mil vezes acaba se tornanado realidade....

de qualquer forma o Eduardo deve ter recebido uma bolada no acordo.....ja que o Zuckerberg sabia que ia perder de todo jeito....fez o acordo...

 

Não podemos confundir o nosso julgamento com o do Zuckerberg. Nas cenas de tribunal dá para ter uma boa ideia da maneira como ele pensa. Independente da maneira como agiu... ele criou e desenvolveu as ideias do site, portanto não haveria o que questionar que o Facebook é dele ("I'm the CEO... bitch!") e qualquer um que tente tirar louros disso é um babaca. Como ele mesmo fala para os gêmeos e o indiano... "Se vocês tivessem criado o Facebook... vocês tinham criado o Facebook".

 

O interessante do filme é isso: esse é o cara. Ele é o tipo de pessoa que é bem sucedida hoje. É diferente do primeiro Wall Street do Stone, lá os caras eram canalhas, sabiam e tinham orgulho disso. O Zuckerberg? Simplesmente não dá a mínima pra isso... 
Lucas2010-12-05 13:57:59
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

no caso dos gemeos ele ta certíssimo....não vi nada d+ no que ele fez....mas no do Eduardo não....ele que o procurou.....ele que quiz que ele fosse socio dele....

 

e depois enganar o cara pra tirar ele da jogada....isso foi coisa de gente canalha.....

 

é como a menina no final do filme fala.....vc não é um babaca....só ta se esforçando pra ser um

 

 

Tulkas2010-12-05 14:08:45

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Concordo com o Estrôncio, Zodiac e The Social Network têm aspectos similares. Aliás, desde Zodiac o Fincher segue um novo estilo, onde ele abandona decisões estilísticas arriscadas para embarcar num estilo bem simples e direto.

 

E concordo com o Scofa: não é um filme objetivamente de personagens. É um filme principalmente de roteiro, onde as ações dos personagens guiam a história. 

 

Enfim: que filme!!! Direção segura e precisa do Fincher, história que vai te conquistando aos poucos, ótima edição, elenco afiado e etc. Bem capaz de ser o melhor filme do ano, pra mim ao lado de A Serious Man e The Ghost Writer.

 

E quem diria que o Trent Reznor faria alguma coisa boa. Trilha sonora sensacional.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Não' date=' mas pq ele sintetizou uma geração em uma rede de fofocas.

 

 

 

Quem não fez parte de uma rede social que atire a primeira pedra.[/quote']

 

 

 

Ele não sintetizou uma geração. Não houve mudança significativa na vida da atual geração graças ao Facebook. Tudo que era feito antes, continua sendo feito agora. Só mudou o meio e as ferramentas.

 

 

 

O que esse rapaz fez foi abrir um site que é basicamente um fórum de discussão ao contrário, focando nos perfis de usuários e não nas discussões. E só.

 

 

 

Eu não uso redes sociais. Acho que posso atirar a primeira pedra.

 

Este fórum não é uma espécie de rede social?06

 

Quantos namoros acabaram com o facebook? quantas garotas usaram o facebook pra sacanear um cara e vice-versa? e se vc tem um irmão adolescente preste atenão no que ele faz, joga Xbox Live, usa o note aberto no facebook, orkut e twitter, vive no celular enviando sms e e-mail e tem uma tremenda dificuldade de conversar pessoalmente, eis o fruto da geração Y, a geração Z.

 

A diferença da fofoca da escadaria e do facebook é que pelo face a mensagem é passada muito mais rápida e isso mudou muita coisa nas gerações futuras.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

no caso dos gemeos ele ta certíssimo....não vi nada d+ no que ele fez....mas no do Eduardo não....ele que o procurou.....ele que quiz que ele fosse socio dele....

 

e depois enganar o cara pra tirar ele da jogada....isso foi coisa de gente canalha.....

 

é como a menina no final do filme fala.....vc não é um babaca....só ta se esforçando pra ser um

 

 

 

Lembre-se que foi os contatos do e-mail do Brasileirinho que Mark conseguiu transmitir o sua batalha para todos e o mais importante, o algoritmo que fez o protótipo de facebook funcionar foi elaborado pelo Eduardo que escreveu no vidro da janela, mark parecia ser um asno em matemátia.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
A diferença da fofoca da escadaria e do facebook é que pelo face a mensagem é passada muito mais rápida e isso mudou muita coisa nas gerações futuras.

 

 

 

Acho que isso que você falou resume tudo. Os dramas são os mesmos. As fofocas são as mesmas. Os namoros ainda começam e terminam pelos mesmos motivos. As agressões ainda acontecem pelos mesmos motivos... "Ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais". Apenas trocamos mensagens mais rápido.

 

 

 

Só que para mim, pelo que eu vejo, isso não é a grande diferença dessa geração. Os padrões de comportamento e mentalidade que definem essa geração são outros e se devem a outros fatores, na minha opinião.

 

 

 

Nostromo2010-12-05 23:47:35

Link to comment
Share on other sites

  • Members
A diferença da fofoca da escadaria e do facebook é que pelo face a mensagem é passada muito mais rápida e isso mudou muita coisa nas gerações futuras.


Acho que isso que você falou resume tudo. Os dramas são os mesmos. As fofocas são as mesmas. Os namoros ainda começam terminam pelos mesmos motivos. As agressões ainda acontecem pelos mesmos motivos... "Ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais". Apenas trocamos mensagens mais rápido.

Só que para mim' date=' pelo que eu vejo, isso não é a grande diferença dessa geração. Os padrões de comportamento e mentalidade que definem essa geração são outros e se devem a outros fatores, na minha opinião.

[/quote']

 

concordo.
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...