Jump to content
Forum Cinema em Cena

Pelé o rei do futebol brasileiro


xixaveron
 Share

Recommended Posts

  • Members

Edison Arantes do Nascimento , vulgo Pelé .

----------------------------Há 53 Anos,"nascia" o Rei Pelé

peleDM2006_468x8081.jpg

Sete de Setembro de 1956,uma data comum para o futebol brasileiro,não fosse o amistoso que o Santos faria com o Corinthians de Santo André,promovido pela prefeitura do ABC,durante as festividades de mais um ano da Independência do Brasil.
Foi nesse jogo, hà 53 anos,que Pelé marcou o primeiro dos 1.281 golos da sua carreira.Tudo começava ali. Pelé tinha 15 anos,10 meses e 14 dias,um garoto entre feras consagradas como Zito,Del Vecchio,Jair Rosa Pinto.

Pelé,claro,ainda não era o que acabou sendo-o melhor de todos-mas certamente já demonstrava algumas das qualidades que eternizaram o seu nome na historia do futebol brasileiro e mundial.

Naquele sete de Setembro de 1956 quando o Brasil era governado pelo presidente Juscelino Kubitschek,o Santos bateu o Corinthians por 7 a 1.
Pelé entrou no segundo tempo porque o técnico Lula resolveu testar o menino recém-chegado do juvenil.A sua equipa já vencia por 5 a 0.
Pelé entrou no lugar de Del Vecchio.Na primeira jogada,aumentou a contagem,por entre as pernas do guarda-redes Zaluar,com 30 anos.
Na lista dos "top ten" dos freueses do Rei,o Corinthians lidera absoluto,com 49 golos sofridos.A Portuguesa vem em segundo lugar,com 43,seguida pelo Juventus,42. Após o seu primeiro golo a historia encarregou-se de contar o resto.O guarda-redes Zaluar,que encerrou a carreira naquele mesmo dia por
não suportar as gozações de ter sofrido um golo apontado por "uma criança",tratou de capitalizar o ocorrido até o ultimo dia da sua vida-ele morreu aos 95 anos.Na lista dos guarda-redes vencidos pelo craque,Zaluar era apenas o numero 0001.


Em 1956,Pelé faria apenas dois golos.A sua carreira na Vila Belmiro decolaria mesmo na temporada seguinte,quando marcaria 73 vezes.E não demoraria para chegar á selecção.Em 1959,então com 18 anos,Pelé alcançaria a marca de 127 na temporada,em partidas pelo Santos,Brasil,Selecção Paulista e pela equipa das Forças Armadas.Génio.Foi após o Mundial de 1958 que o escritor e dramaturgo Nelson Rodrigues rendeu-se:"Pelé poderia virarse para Michelangelo,Homero ou Dante e cumprimentá-los,com intima efusão:como vão,colegas?"E tudo isso começou num 7 de Setembro.

A primeira reação do Rei,então com 15 anos,foi abraçar os companheiros,mas o que ele queria mesmo era conversar com o pai,Dondinho,seu maior incentivador.Quando marcou aquele golo,Pelé nem sonhava em ter a carreira que teve.Os titulos,os recordes,o mito.

Depois dessa estréia, Pelé,que já era considerado um prodígio nas categorias de base,acabou por conquistar uma vaga na equipa titular do Peixe.No ano seguinte, já era convocado pela primeira vez para a selecção brasileira.
xixaveron2009-08-29 00:59:42
Link to comment
Share on other sites

  • 2 years later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...