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Forum Cinema em Cena

O cinema brasileiro na aquisição de nossa cultura


Liv A.
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Será que não' date=' pantalaimon?

 

Vejamos exemplos...em Caramuru, A Invenção do Brasil, temos uma bem humorada visão de nossa história e vemos o choque entre culturas, portuguesa e indígena, além do uso do português sendo empregado em outras variações.

 

Em Boleiros, vemos um pouco da história do nosso futebol ser contada, além da demonstração de paixão nacional pelo esporte.

 

Em Cinema, Aspirinas e Urubus também presenciamos o choque entre culturas, do sertanejo pobre com o alemão, e a visão que o brasileiro e o estrangeiro têm do Brasil. Mesmo sendo um filme de época, esta visão não mudou muito.

 

E estamos falando aqui de cultura não como demonstrações artísticas, mas como padrões de comportamento coletivo.

 

Quem assistiu a esses filmes? O que acham destas observações?

 

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Isso trata de diversidade de temas, mas quando se fala em identificação com o público a coisa cai por terra pos aqui, ainda, a quantidade de pessoas que vão ao cinema, ou até assistem a filmes é limitadíssima, então, não tem como haver uma identificação com as narrativas. Já o público que consegue ver os filmes não se identifica com os temas retratados. Quase não existem produções de filmes que causem debate nacional e consigam romper a barreira da sala de cinema e dos cinéfilos para outras áreas; "Tropa de Elite", acho, foi o último a causar tal comoção, e a partir daí muitos avaliaram se aquela realidade assistida condizia com a vivida por cada um, ou não. Se existe alguma coisa realmente em fase quase inexistente, acho, no cinema brasileiro, é essa questão de o público conseguir se enxergar na tela.

pantalaimon2009-09-15 09:29:55
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Não é tão simples assim. Na verdade, isso é muito relativo. Vc fala de cultura a nivel d comportamento humano, certo? Como eu disse, a visões e visões. Os realizadores têm diferentes visões sobre região tal, por exemplo.

 

 Quanto ao "choque cultural", não vejo essa força toda não. Um estrangeiro vê CINEMAS, ASPIRINAS E URUBUS por exemplo. Oq ele vai ver? Um Road Movie sobre a inusitada amizade de um alemão e um nordestino. Ok, esse é o mote principal do filme. O jeito como o nordestino vive, certo, isso é deixado bem claro. Mas oq ele vai ver, q nós não vamos?

 

 Pegamos MEU TIO MATOU UM CARA,existem detalhes alí q são nossos, mas temos q levar em conta um detalhe importantissimo, a globalização. A globalização enfraqueceu o choque cultural. A não ser q o estrangeiro em questão esteja realmente interessado em aprender algo sobre a cultura, ele não vai ver nada muito especial. 

 

 
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Não é questão de identificação, e na verdade nem de choque, mas claro que quando um estrangeiro se depara com uma cultura diferente primeiro vem o choque, depois a empatia, é esse o x da questão: empatia.

 

Um estrangeiro que está aprendendo português, assiste "Caramuru" e vê neste filme várias expressões que não encontra nos livros que denotam certos tipos de comportamentos que não condizem com o seu, há aí um choque num primeiro momento, depois, ao ver o uso daquelas expressões explícitas nas imagens, cria-se uma empatia e uma facilidade maior na aprendizagem, tanto da língua, como um pouco da cultura brasileira também, seja positiva ou negativamente.

 

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Gente, o que eu quero pesquisar é se esta abordagem de cultura se adapta bem ao ensino do léxico do português para estrangeiros, pois as imagens do cinema colocam o aprendiz em contato direto com a carga cultural presente no léxico, através do qual os aprendizes vão acessar informações e valores básicos comuns do ponto de vista cultural entre os interlocutores (no caso, os personagens). O cinema é um material motivador que facilita a aquisição do ponto de vista cultural de forma mais realística, considerando-se a atividade linguística mas também cultural que no cinema são tratados com espontaneidade pelos falantes nativos.

 

O cinema sempre explora de maneira crítica e/ou humorística a maneira de ser do brasileiro, mostrando características como hospitalidade, alegria, otimismo, mas também corrupção, tráfico de influência, impontualidade...a linguagem cinematográfica também mostra expressões típicas da língua como dar um jeitinho, tapar o sol com a peneira, cair do cavalo...que são tb carregadas de carga cultural e de difícil decodificação para um estrangeiro, mas são elementos altamente motivadores na aula.

 

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Ninguém vai compreender a cultura de um país apenas vendo filmes. O cinema não tem compromisso nenhum com a realidade. Porém, na maioria dos países, quem determina a produção cinematográfica é o público. Os estúdios apenas atendem a certas demandas criadas pela população. Nesses caso os filmes serviriam, em média, como um espelho momentâneo de determinada sociedade. No Brasil, entretanto, essa lógica não vale porque nossa produção é subsidiada pelo estado. Nossos filmes não são um espelho da nossa sociedade, eles representam apenas a ideologia dos burocratas do ministério da cultura.

 

 

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Mas não quero que um aprendiz compreenda a nossa cultura APENAS nos filmes, mas é uma ferramenta importante, assim como músicas, literatura...tudo isso ajuda muito na sala de aula.

 

E um filme não precisa mostrar realidades para mostrar a cultura, ela está sempre intrínseca, mesmo nas produções mais comerciais, cada filme mostra uma faceta da cultura popular, por menor que seja.

 

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E um filme não precisa mostrar realidades para mostrar a cultura' date=' ela está sempre intrínseca, mesmo nas produções mais comerciais, cada filme mostra uma faceta da cultura popular, por menor que seja.

 

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Não necessariamente, mas acho que isso que você falou é verdade na maioria das vezes. Só que você parece ter perdido a parte importante do meu post. Nenhum gringo vai compreender, mesmo que minimamente, o processo histórico por trás da formação da identidade de uma nação vendo um filme. Filmes são apenas um retrato instantâneo da sociedade e refletem a mentalidade do povo em dado momento.

 

O problema é que isso que eu falei só é válido desde que haja liberdade. E liberdade na produção cinematográfica brasileira é algo que provavelmente nunca houve. Nas décadas de 60,70 e 80 o problema era a censura dos milicos e depois da retomada o problema passou a ser as leis de incentivo. As leis de incentivo rompem a lógica de mercado e dão a burocratas o poder de decidir o que vai ou não ser produzido. O resultado disso é que nosso filmes perdem o caráter de retrato instantâneo da sociedade que eu mencionei.

 

 

 

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Que nossa produção cinematográfica está presa aos incentivos fiscais do governo e isso é péssimo eu concordo, mas daí que por conta disso os filmes não retratam nossa cultura eu discordo.

E é isso mesmo, é claro que um estrangeiro não vai conseguir compreender o processo histórico que levou à este ou aquele costume, mas este retrato instantâneo (que vejo nos nossos filmes sim) facilita bastante quando é visto em imagens, não apenas nos livros didáticos.

 

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Sim,sim um estrangeiro que queira aprender português vai aprender alguma coisa vendo os filme e também vai pegar aspectos da nossa cultura que estão nos filmes, muitos dos quais a gente mal percebe porque estamos inseridos nessa cultura. Acho até que esse segundo aspecto é mais forte para um estrangeiro do que as expressões e gírias do português.

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