Jump to content
Forum Cinema em Cena

Clássicos que não me servem


Dook
 Share

Recommended Posts

  • Members

 

Vocês estão fugindo do sentido do tópico' date=' os "clássicos que não gostamos" estão dando lugar aos "conceitos que não concordamos"... daqui a pouco vira outro tópico.

[/quote']

 

Qualquer discussão que derive do tema do tópico e sirva pra debater cinema é válida, na minha opinião. Aconteceu de chegar a isso, então vamos aproveitar.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Cara, meu preferido dessa época é In a Lonely Place. Não é de detetives, e tal, mas pra mim se enquadra no período.

 

 

 

Edit: vejo que me expressei mal. O Falcão Maltês é sim um exemplo de

film noir, tem todas as características ali, e tal. O que eu queria

dizer é que não é o que eu coloco como o melhor exemplar.Jack Ryan2009-09-30 12:12:29

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O engraçado sobre o noir é que ele não é exatamente uma coisa tãããão bem definida, né? Porque depois surge, por exemplo, os neo-noir. E a linha que os separa (e o que englobam) é meio doida. Às vezes eu acho meio louco colocá-los no mesmo balaio, ao mesmo tempo em que penso que essas nomenclaturas são um bocado descartáveis. É estranho.

 

Mas eu curto a maior parte dos noir que assisti. Alguns deles de um jeito meio inexplicável, tal como música, sabem? Simplesmente me envolvem de tal modo que é a coisa mais legal do mundo. Mas esse que o Jack citou - No silêncio da noite - é um dos melhores filmes que já vi na vida, independentemente do gênero.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Chinatown já é o que chamam de neo-noir.

Até porque, como o próprio nome sugere, noir que é noir tem que ser preto (e branco).

 

E pra mim, ele não é melhor do que nenhum dos dois supracitados.

 

EDIT : não tinha visto o post do Gago quando postei, mas enfim : também não gosto desse lance dos rótulos, e pra mim noir nem chega a ser um gênero, mas um grupo de filmes, mais notadamente das décadas de 40 e 50, marcados pela fotografia escura, etc.
Schonfelder2009-09-30 12:53:25
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não sou de encher o saco com rótulos também, mas no caso acho legal ter o noir genuíno e o neo-noir como coisas bem distintas. Pra organização e porque o segundo fica especialmente interessante quando posto ao lado - não sobre - o primeiro.

 

Apesar de ser muito difícil de colocar qualquer um acima desses que vocês citaram (dá pra varar o gênero só assistindo obra-prima, pqp), meu favorito é No Silêncio da Noite, que é o filme mais cruel desse mundo. Mas por coincidência andei pegando vários pra ver nos próximos dias (não vi tanta coisa também), talvez dê pra abrir um tópico, fazer uns tops, etc, all that crap.

 

E acho o neo-noir francês tão foda quanto. Os caras conseguem entregar uma releitura diferente e surpreendente e absolutamente única a cada filme. Incluindo esse aí do avatar, que é só o maior de todos (entre franceses, americanos e qualquer outra coisa)
Link to comment
Share on other sites

  • Members

O caso do noir é o mesmo que do giallo, todo mundo tem cuidado ao definir. Eu falo "genero" por falar, seria um sub-genero/"estilo"/conjunto de filmes reunidos pela soma de uma serie de elementos especificos (um crime, uma femme fatale, fotorafia em p&b, essas coisas), mas pra mim fica bem mais pro lado subjetivo (e acho que é assim mesmo, cada um classifica como entende, mantendo aquela 'lista oficial' so como referencia mesmo). Nao ignoro esses "pre-requisitos pra tal filme ser considerado um film noir", mas tambem nao respeito demais.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Quando li' date=' pensei. Que diabos vampiros adolescentes tem a ver com filme noir...06

[/quote']

 

06

 

Puta que me pariu, nem me dei conta que isso causaria confusão. Desconsidero solenemente a existência do filme Crepúsculo, hehehe.

 

E pra esclarecer, no outro post era Crepúsculo dos Deuses. 06

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Na verdade eu nunca tinha parado pra pensar a respeito. Mas eu também considero melhor que o original.

 

E isso é bem raro de acontecer mesmo. Principalmente nos dias de hoje. Outros dois títulos nacionais que são diferentes do original e que eu acho muito legais são das antigas também: Cupido é moleque teimoso e Este mundo é um hospício. O primeiro é, pra mim, inegavelmente melhor que The awful truth, já o segundo eu entendo quem prefira o verdeiro.

 

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...