Jump to content
Forum Cinema em Cena

Os Melhores da Década - Planejamento


Tensor
 Share

Recommended Posts

  • Members

Então.. Pedi autorização pra moderação em realizar de novo os tops do fórum. Lembram? Eleger os seus 10 preferidos da década e no final, eu contabilizo tudo e temos uma lista padrão, que reflete mais ou menos os 10 filmes preferidos do pessoal desse fórum.

 

o motivo de eu retomar esse tópico é pra ver o quanto aqueles tops ainda refletem a opinião desse fórum (uns dois anos depois). Será que se eu reviver a brincadeira as listas continuariam iguais, ou pelo menos parecidas? Acho que não. Muitos usuarios novos, e ativos, se cadastraram, a própria pessoa deve ter mudado radicalmente suas preferências daquela época pra agora e etc... Acho que teriamos listas totalmente diferentes, e fora que no CeC top sempre foi um tema de sucesso, que a galera adora fazer.

 

Enfim, vamos brincar de novo?

 

Antes de abrir os tópicos, quero saber a opinião de vcs em como deve seguir a dinâmica dessa vez.

 

1. começamos por qual década? Na outra vez iniciamos na década de 70, e fomos aumentando, só depois decidimos incluir as décadas de 40, 50 e 60, voltando pra elas depois da vigente. O ideal seria definir agora quais vão participar pra seguirmos uma ordem boa.

 

 

2. Quais décadas? Notei que na outra vez a brincadeira começou a perder fôlego mais pro final, pouco interesse, poucas listas, e meio que acabou se perdendo o objetivo de fazer algo que reflita a opinião do fórum como todo, já que poucos é quem postaram. Então, na minha opinião, acho que devemos começar pela década de 60 e ignorar as de 50 e 40, que tiveram presente no outro. o que acham?

 

3. Da outra vez ficou definido que Kill Bill parte 1 e 2, e senhor dos anéis 1,2, e 3, seriam um único filme, assim como décalogo, concordam? eu continuo achando uma boa (e no caso de décalogo, se ele for separado, nem poderia entrar já que parece não ter tempo de duração o suficiente pra ser considerado um longa, mas não to bem certo).

 

4. 1 mês pro pessoal postar as listas, e depois eu contabilizo tudo. Isso pode ficar mudando conforme a necessidade, caso poucas listas sejam apresentadas e etc. Essa prazo também continua bom, né?

 

5. Se alguém quiser se voluntariar em me ajudar na matemática, eu agradeço. 08

 

por enquanto é isso, escrevam aí o que vcs acham e acrescentem algo que acharem relevantes.

 

e depois disso, bora montar suas listas. 16
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não custa relembrar como ficou.

Década vigente.

1º - Cidade dos Sonhos / Dir: David Lynch (ano: 2001) - 142 Pontos
2º - Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças / Dir: Michael Gondry (ano: 2004) - 106 Pontos
3º - O Senhor dos Anéis / Dir: Peter Jackson (ano: 2001, 2002 e 2003) - 103 Pontos
4º -  Kill Bill / Dir: Quentin Tarantino (ano: 2003 e 2004) - 89 Pontos
5º - Dogville / Dir: Lars Von Trier (ano: 2003) - 88 Pontos
6º - Antes do Pôr do Sol / Dir: Richard Linklater (2004) - 78 Pontos
7º - Closer / Dir: Mike Nichols (ano: 2004) - 68 Pontos
8º - Donnie Darko / Dir: Richard Kelly (ano: 2001) 67 Pontos
9º - Moulin Rouge / Baz Luhrmann (ano: 2001) 58 Pontos
10º - Amnésia / Christopher Nolan (ano: 2001) - 56 Pontos

Década de 90.

1º - Pulp Fiction / Dir: Quentin Tarantino (ano: 1994) - 191 Pontos
2º - A Lista de Schindler  / Dir: Steven Spielberg (ano: 1993) - 116 Pontos
3º - Magnólia / Dir: Paul Thomas Anderson (ano: 1999) - 104 Pontos
4º - Beleza Americana / Dir: Sam Mendes (ano: 1999) - 82 Pontos
5º - De Olhos Bem Fechados / Dir: Stanley Kubrick (ano: 1999) - 80 Pontos
6º - O Rei Leão / Dir: Roger Allers e Rob Minkoff (ano: 1994) - 68 Pontos
7º - Cães de Aluguel / Dir: Quentin Tarantino (ano: 1992) - 67 Pontos
8º - Matrix / Dir: Andy e Larry Wachowski (ano: 1999) - 61 Pontos
9º - Clube da Luta / Dir: David Fincher (ano: 1999) - 61 Pontos
10º - Forrest Gump / Dir: Robert Zemeckis (ano: 1994) 60 Pontos

Década de 80.

1º - DE VOLTA PARA O FUTURO / DIR: ROBERT ZEMECKIS  (ANO: 1985) - 129 Pontos
2º - AMADEUS / DIR: MILOS FORMAN (ANO: 1984) - 108 Pontos
3º - E.T. / DIR: STEVEN SPIELBERG (ANO:1982) - 90 Pontos
4º - O ILUMINADO / DIR: STANLEY KUBRICK (ANO: 1980) - 88 Pontos
5º - CURTINDO A VIDA ADOIDADO / DIR: JOHN HUGHES (ANO: 1986) - 82 Pontos
5º - TOURO INDOMÁVEL / DIR: MARTIN SCORSESE (ANO: 1980) - 82 Pontos
7º - ERA UMA VEZ NA AMÉRICA / DIR: SERGIO LEONE (ANO: 1984) - 80 Pontos
8º - OS CAÇADORES DA ARCA PERDIDA / DIR: STEVEN SPIELBERG (ANO: 1981) - 71 Pontos
9º - BLADE RUNNER / DIR: RIDLEY SCOTT (ANO: 1982) - 57 Pontos
10º - DE VOLTA PARA O FUTURO 2 / DIR: ROBERT ZEMECKIS (ANO: 1989) - 54 PONTOS

Década de 70.

1º - Laranja Mecânica – A Clockwork Orange / Dir: Stanley Kubrick – 1971
2º - Taxi Driver – Idem / Dir: Martin Scorsese – 1976
3º - O Poderoso Chefão – The Godfather / Dir: Francis Ford Coppola – 1972
4º - O Poderoso Chefão 2 – The Godfather: Part II / Dir: Francis Ford Coppola – 1974
5º - Apocalypse Now – Idem / Dir: Francis Ford Coppola – 1979
6º - Um Estranho no Ninho – One Flew Over the Cuckoo's Nest / Dir: Milos Forman - 1975
7º - Barry Lyndon – Idem / Dir: Stanley Kubrick – 1975
8º - Stalker – Idem / Dir: Andrei Tarkovski - 1979
9º - Alien: O Oitavo Passageiro – Alien / Dir: Ridley Scott - 1979
10º - Noivo Neurótico, Noiva Nervosa – Annie Hall / Dir: Woody Allen - 1977

Década de 60.

1º - 2001 - Uma Odisséia no Espaço / Dir: Stanley Kubrick (ano: 1968) - 163 pontos
2º - Era Uma Vez no Oeste / Dir: Sergio Leone (ano: 1969) – 141 pontos
3º - Psicose / Dir: Alfred Hithcock (ano: 1960) – 92 pontos
4º - Três Homens em Conflito / Dir: Sergio Leone (ano: 1966) – 84 pontos
5º - Doutor Fantástico / Dir: Stanley Kubrick (ano: 1964) – 69 pontos
6º - Lawrence da Arábia / Dir: Devid Lean (ano: 1962) – 58 pontos
7º - Os Pássaros / Dir: Alfred Hithcock (ano: 1963) – 53 pontos
8º - O Bebê de Rosemary / Dir: Roman Polanski (ano: 1968) 53 pontos
9º - O Anjo Exterminador / Dir: Luis Buñuel (ano: 1962) – 45 pontos
10º - A Primeira Noite de Um Homem / Dir: Mike Nichols (ano: 1967) – 39 pontos

Década de 50.


1º - Um Corpo Que Cai / Dir: Alfred Hitchcock (ano: 1958) - 107 pontos
2º - Crepúsculo dos Deuses / Dir: Billy Wilder (ano: 1950) - 91 pontos
3º - Doze Homens e Uma Sentença / Dir: Sidney Lumet (ano: 1957) - 71 pontos
4º - Janela Indiscreta / Dir: Alfred Hitchcock (ano: 1954) - 66 pontos
5º - Rastros de Ódio / Dir: John Ford (ano: 1956) - 60 pontos
6º - O Sétimo Selo / Dir: Ingmar Bergman (ano: 1956) - 57 pontos
7º - A Marca da Maldade / Dir: Orson Welles (ano: 1958) - 53 pontos
8º - Os Incompreendidos / Dir: François Truffaut (ano: 1959) - 48 pontos
9º - Os Sete Samurais / Dir: Akira Kurosawa (ano: 1954) - 46 pontos
10º - A Malvada / Dir: Joseph L. Mankiewicz (ano: 1950) - 43 pontos

Década de 40.

1º - Casablanca / Dir: Michael Curtiz (1942) - 91 pts
2º - A Felicidade Não se Compra / Dir: Frank Capra (1946) - 77 pts
3º - O Grande Ditador / Dir: Charles Chaplin (1940) - 73 pts
4º - Cidadão Kane / Dir: Orson Welles (1941) - 70 pts
5º - As Vinhas da Ira / Dir: John Ford (1940) - 57 pts
6º - O Falcão Maltês / Dir: John Huston (1941) - 56 pts
7º - O Tesouro de Sierra Madre / Dir: John Huston (1948) - 45 pts
8º - O Terceiro Homem / Dir: Carol Reed (1949) - 41 pts
9º - Ladrões de Bicicleta / Dir: Vittorio de Sica (1948) - 35 pts
10º - Pacto de Sangue / Dir: Billy Wilder (1944) - 33 pts 

...............................................................................................

 

Surpreendente o primeiro lugar da atual, né? Acho que com as novas listas a tendência é mais surpresas desse tipo.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sugiro que comece pela década atual. Depois, vamos voltando no tempo. Na hora em que o fôlego diminuir, e todo mundo concordar, a gente pára. O bom dessa estratégia é que começa a todo vapor, com o máximo de pessoas possível participando.

 

Mas há um outra opção muito boa. É estabelecermos o vértice no passado, por meio de um consenso, e partirmos escada acima, de modo que quando chegar na década vigente ela já esteja encerrada, fechando a brincadeira no limite, com tudo redondinho.

 

E, se depender de mim, Kill bill e Decálogo continuam valendo como um candidato só. Não gosto de encará-los de maneira segmentada.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

pensei que tinha 4 posts me esperando aqui, mas era quase tudo do carica.  kong_chorando.gif

 

sobre senhor dos anéis, vou defender pq acho que deve ser considerado um: 1º os filmes foram feitos praticamente no mesmo período, ininterruptamente (? kong_chorando.gif). Ele apenas conta uma história enorme em partes para conseguir mostrar com detalhes o que aquela história exige. e fora que dividi-lo só o enfraqueceria em questão da ranking, o que acho desnecessario pra quem gosta dos filmes (isso nem me atinge, pq nem a pau o colocaria na minha, mas enfraqueceria no sentido de pontos pra quem colocar um a um). O que eu acho diferente de um star wars, onde há um período longo que os separa, ou seja, pega o diretor em outro "espirito", e fora que a história nem se sabe se já estava inicialmente pronta e etc.

 

Kill Bill mesma coisa que senhor dos anéis, só que aí mais escandaloso até.

 

E gostei da sugestão do carica em começar com a atual pra já atrair o pessoal de vez. Vou aguardar mais comentários.
Tensor2009-09-15 20:20:00
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Aguardar comentários.emorike

 

Também acho que não se deve separar SDA-etc, que se deve começar pela vigente e seguir até onde tiver fólego (quem sabe estabelecer um nº mínimo de listas pra que faça sentido o conceito de "representar a opinião do fórum") e, para começar E terminar com grande nº de usuários, que se feche com um top 10 de todos os tempos (embora eu não tenha nem idéia se vá funcionar matematicamente falando, mas etc, palpite)
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Aguardar comentários.emorike

 

Também acho que não se deve separar SDA-etc' date=' que se deve começar pela vigente e seguir até onde tiver fólego (quem sabe estabelecer um nº mínimo de listas pra que faça sentido o conceito de "representar a opinião do fórum") e, para começar E terminar com grande nº de usuários, que se feche com um top 10 de todos os tempos (embora eu não tenha nem idéia se vá funcionar matematicamente falando, mas etc, palpite)
[/quote']

 

Boa, acho que 15 ta bom, né?

 

daí tu contabiliza tudo isso, ta bonitinho? emorike06

 

quanto a isso sei lá, esperar o pessoal opinar  também. outra saída seria fazer o top dos tops, com os 10 melhores filmes que apareceram nas listas. vamos ver o que acham.

 
Tensor2009-09-15 20:57:32
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Finalmente algo interessante nesse fórum 01

 

Eu mudei pouco desde o último top (foi 2 anos atrás??) mas mesmo assim quero participar de novo...

 

Sobre as sugestões, concordo que devemos começar pela década atual e acho que não devemos separar as triologias, quadrilogias, etc, citadas.

 

Fulgora2009-09-15 23:55:35

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Também entro mais ou menos com o que o povo tá dizendo aí - leia-se começando com a década vigente, etc.

Não sei se matematicamente isso iria ficar muito complexo, mas talvez a coisa ficasse mais democratizada se cada um apresentasse um top 20, e no final ficassem os 10 que mais pontuaram entre todos. É demais isso ?

 

Só discordo de excluir as décadas de 50 e 40, que têm tamanha quantidade de filmes bons quanto as posteriores. Quem não quiser votar nessas, é só se abster, não ?

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Hum, então preferem não separar? beleza. daí nesse caso o decálogo não vai poder participar, ok? Ta, senhor dos anéis vale separado.

 

Até Kill Bill optam pra fazer da mesma forma? (se sim, isso vai ser complicado pra mim). o importante agora é difnir isso pra abrir o tópico: kill bill e senhor dos anéis tem que separar, ou apenas senhor dos anéis? eu voto em apenas senhor dos anéis, não consigo mesmo ver kill bill de outra forma que não um unico filme.

 

Então começamos pela década atual e vamos descendo. E quanto as outras, 40 e 50, depende do fôlego do pessoal, se atingirem um número minimo de 15 listas.

 
Tensor2009-09-16 09:53:16
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Por que Decálogo não vai poder participar se for não for separado? Porque tem 10 horas de duração? Não entendi' date=' Tê.[/quote']

 

não, não, carica, o que eu quis dizer é que ele não poderia participar apenas se fosse dividido. Acho que o mais legal seria fazer tops apenas com longas, né? Daí não to bem certo, mas acho que Décalogo separado tem uns 40 minutos, o que o tornaria um média, ou to enganado? se tiver mais que isso ignore, me confundi mesmo.

 

e faço coro ao apelo do carica. Se o diretor fez mais de um filme que vcs achem conveniente listar, não se privem.
Tensor2009-09-16 11:25:37
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Já que é assim, sim. É que tinha ficado confuso, daí entendi o completo oposto. De todo modo, você confundiu mesmo: cada episódio de Decálogo tem aproximadamente 1 hora de duração.

 

Mas você colocou na mesa uma questão importante. Serão aceitos apenas longas? Não sei se algum curta entraria nos meus elecionados, mas como ainda não coloquei a cabeça pra funcionar, não sei. Provável que não. Vamos ver o que restante do pessoal pensa a respeito disso.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

ah ta, então se vcs preferirem podem separar o décalogo.

 

Na verdade vou pedir pra que vcs quotem esses 3 filmes e votem conforme suas preferências, se quiserem argumentar, ótimo

 

Kill Bill - 1 filme

Senhor dos Anéis - 1 filme

Décalogo - 1 filme

 

 

E por mim só longas concorreriam, mas ta posto em discussão.

 

 

E isso que o Fulgora falou é muito importante. É top 10 em ORDEM de preferência. Vou pedir também pra que escrevam o filme com o título traduzido pra facilitar na hora de contabilizar a coisa (se quiserem podem colocar o original do lado), mas isso eu falo quando abrir o tópico, que vai ser agora.

 

Ah, e vamos continuar a discussão aqui, usamos o outro tópico apenas para montar listas, falar delas e vender seu peixe.
Tensor2009-09-16 11:57:37
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Kill bill, Decálogo e O senhor dos anéis, por mim, entram valendo como um filme só.

 

E De volta para o futuro? Fica divido em décadas diferentes, daí alguns juntam os dois primeiros num só, quando o assunto são os 80's. Sou totalmente contra. Pra mim, entra separado em três filmes mesmo.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bá, voltei pro fórum bem na hora, hehehe. Minhas opiniões seguem.

 

- Acho que os filmes devem ser considerados com a separação utilizada no lançamento. Isso o "achômetro", o filme foi lançado dividido, é considerado dividido, e pronto. Em questão de listas e tops, sou a favor de critérios que sejam absolutos.

 

- Bá, não poderia concordar mais com o que apontou o Carioca. O critério do "um por diretor" não tem mérito estatístico e prejudica o espírito da eleição. Se for questão de postar uma lista assim, é melhor não postar, pq deturpa o resultado.

 

- Gostei tb da sugestão do Schonfelder de que as listas tenham 20 nomes. Com isso, seria menos provável haver empates. Mas, pra não restringir muito a participação, deveríamos considerar listas com dez ou mais indicados, até um limite de 20. A pontução seria, obviamente, fixa. O primeiro filme da lista receberia, por exemplo, 20 pontos, tendo a lista dez , quinze ou vinte indicados.

 

- Até já foi aberto o tópico pra década atual, mas só pra constar, acho legal começar pelo presente e ir voltando até onde houver interesse público. E seria legal o pessoal usar isso como motivação pra ir vendo filmes mais antigos, dá tempo de ver bastantes coisas.

 

Tê, eu posso te ajudar com a contagem, pra mim é tranquilo.

 

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...