Administrators Big One Posted October 21, 2010 Administrators Report Share Posted October 21, 2010 Roger Ebert deu 4 estrelas... Hereafter (PG-13) Why we need an afterlife, real or not Clint Eastwood's "Hereafter" considers the idea of an afterlife with tenderness, beauty and a gentle tact. I was surprised to find it enthralling. I don't believe in woo-woo, but then neither, I suspect, does Eastwood. This is a film about the afterlife that carefully avoids committing itself on such a possibility. The closest it comes is the idea of consciousness after apparent death. This is plausible. Many near-death survivors report the same memories, of the white light, the waiting figures and a feeling of peace. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members CACO/CAMPOS Posted October 28, 2010 Members Report Share Posted October 28, 2010 16/10/2010 Em Hereafter, o além é muito chato > A primeira pergunta que me ocorreu assim que os créditos de Hereafter/Além da Vida começaram a rolar na tela, ao final do filme, foi: como é possível que dois realizadores deste nível – o roteirista Peter Morgan, o diretor Clint Eastwood- tenham conseguido fazer um filme tão chato? O tema é fascinante, intrigante, emocionante: como as vidas de três pessoas tocadas por experiências de perda e morte podem se entrelaçar num plano que, na realidade, transcende tudo isso. Morgan é o brilhante autor dos roteiros de A Rainha e Frost/Nixon, claramente capaz de controlar uma narrativa e criar nuances em seus personagens. E Clint é…. Clint (e eu ainda não me conformo com a esnobada que Gran Torino recebeu. Creio que a história vai corrigir isso…) E no entanto… Hereafter/Além da Vida (que está em cartaz em algumas telas neste fim de semana, expandindo seu circuito sexta que vem; no Brasil, dia 7 de janeiro) começa maravilhosamente bem, recriando com perfeição e intensidade o tsunami que arrasou o Sudeste Asiático em 2004. É ali que a jornalista Marie (Cecile de France) tem seu encontro “além da vida”, momento decisivo que vai levá-la a uma jornada de autoconhecimento. A segunda história que a dobradinha Morgan/Eastwood nos apresenta já vem com menos embalo : em Londres, dois gêmeos (vividos adoravelmente por gêmeos de verdade, George e Frankie McLaren) são separados em circunstâncias trágicas (e, como Morgan não consegue resistir a um fato histórico, os atentados ao metrô de Londres, em 2005, são incorporados à narrativa mais adiante). Por fim, conhecemos o médium menos carismático da história da parapsicologia: George (Matt Damon), um sensitivo de extraordinários poderes que abandonou esse tipo de trabalho porque, como ele diz à guisa de explicação, “viver em contato com a morte não é vida.”. George, como interpretado por Damon sob a orientação de Eastwood, é um enigma, mas não dos bons. Seus poderes de contato com o além, quando praticados, não parecem perturbá-lo ou sequer emocioná-lo. É mais fácil acompanhar sua paixão por Charles Dickens do que entender o que deveria ser o coração da história: por que ele se sente tão perturbado/assombrado/desencantado com o seu dom de entrar em contato com os que se foram deste mundo. Esse tom gelado e monótono impera durante todo o filme, depois que as águas do tsunami recuam. Abordar a possibilidade de vida depois da morte, no cinema, é escolha que pode ir pelo viés do terror, do suspense, do drama e até do romance e da comédia. Mas é algo sempre impactante, que exige e merece nossa atenção. O além de Morgan/ Eastwood não tem emoção alguma. Fiquei intrigada quando Morgan disse que a inspiração para seu roteiro veio da perda súbita de um amigo e a sensação de vazio que sua morte deixou. É material forte, emocionalmente rico, perfeito para um mergulho profundo. Teria Morgan tentado não se envolver mais com a dor da perda? Ou ele é do tipo de escritor que só consegue se expressar através e a partir de fatos reais? No final – que aliás, é uma das coisas mais forçadas e previsíveis que já vi no filme de um diretor respeitado – uma única pessoa no cinema aplaudiu. Muita gente se virou para ver quem era a alma penada. “Deve ser da família”, o jornalista ao meu lado comentou. por Ana Maria Bahiana às 23:20 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Administrator Posted October 28, 2010 Members Report Share Posted October 28, 2010 Roger Ebert deu 4 estrelas... Hereafter (PG-13) Why we need an afterlife' date=' real or not [/quote'] Acho que faz mais de duas décadas que Ebert deu menos de 3 estrelas para algum filme do Eastwood! Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Jack Ryan Posted December 26, 2011 Members Report Share Posted December 26, 2011 Mais um belíssimo filme do Clintão. Totalmente a vontade, ele começa com uma cena de ação de primeira linha, passa pelo drama familiar, tragédia, romance, e tudo flui naturalmente. Cenas como a do teste cego de temperos valem um filme por si só e provam que Eastwood sabe tratar sentimentos e sensações com sutileza, mas não com menos intensidade por isso. Não é tão bom quanto Gran Torino (que, por sua vez, é um dos melhores filmes dos últimos anos), mas é certamente uma grande obra de arte. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members bs11ns Posted December 26, 2011 Members Report Share Posted December 26, 2011 Gosto muito desse aqui. Sobretudo pela cena do Matt com o menino quase no fim do filme. É de destruir teu coração em centenas de milhares de pedaços. Só o Clint pra fazer isso! Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Jack Ryan Posted December 26, 2011 Members Report Share Posted December 26, 2011 Gosto muito desse aqui. Sobretudo pela cena do Matt com o menino quase no fim do filme. É de destruir teu coração em centenas de milhares de pedaços. Só o Clint pra fazer isso! Bem vindo de volta, bs! Essa cena é muito intensa mesmo. A leitura dele com a Melanie (e, na sequência, ela na escada) tb. Senti falta da personagem dela posteriormente; a estória não precisava, mas eu queria ver mais dela. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.