Jump to content
Forum Cinema em Cena

A Fita Branca, de Michael Haneke.


Beckin
 Share

Recommended Posts

  • Members

Ai é que está a questão' date=' não é pra saber. Faça você as suas especulações [img']smileys/06.gif" align="absmiddle" alt="06" />

 

 

 

 

Aí que está uma importante questão em que nós que gostamos de cinema devemos pensar. Filme bom é aquele que não termina na tela. Que a sua história não se conclui dentro daquelas duas horas em que passamos no cinema. Filme bom é aquele que deixa uma margem para o espectador montar os significados, fazer a real edição final dentro da sua cabeça. Eu, particularmente, exijo isso de um filme para considerá-lo inovador, original. Aí que surge a riqueza da obra: são as diferentes interpretações que o cada um PODE ter já que o filme permite que isso aconteça.

 

Mas, tem um porém. Não é fácil de se fazer isso. Haneke é um pretensioso no melhor dos elogios porque cumpre o que pretende. Torço por sua pretensão a cada filme. Já vi todos seus filmes e isso realmente acontece.

 

Agora, o que tem de diretor que faz o que se diz "cinema autoral" e que na verdade são filmes mal construídos, cheios de lacunas na história, com personagens mal elaborados... Não é pouca coisa.

 

Haneke é o contrário. Aposto que todos lembram dos comportamentos dos personagens dos filmes dele que já viram.

 

Em A Fita Branca, para mim, o choque inicial foi ver um filme com uma estética totalmente diferente dos seus filmes anteriores. Começa daí. Suspense total em saber que é um filme do Haneke daquele jeito, acompanhar a história que deixa o tempo todo o espectador em dúvida do que realmente está acontecendo, num trabalho de direção extremamente rigoroso que segura a tensão constantemente. A cada cena que via me dava uma sensação de "essa cena é importante" e depois "ou não era?". Para no final eu concluir que tudo em A Fita Branca é importante. Do acidente com o cavalo ao fim. Porque está exatamente no sentimento de dúvida a maior riqueza do filme.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 75
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...