Jump to content
Forum Cinema em Cena

Analisando DVDs e BDs


Dook
 Share

Recommended Posts

  • Members

Tópico para postarmos análises de nossos DVDs e BDs informando qualidade de imagem, som, goodies e outras cositchas mais... Caps dos filmes cujos discos estiverem sob análise são bem vindos.

Começo com um review feito há alguns meses:

Sexta-Feira 13 - Parte III 3D (1982) 

 

sextafeira1333d01es3.jpg

 

Menu estático, somente no idioma inglês. Reflexo da pressa da Paramount lançar o DVD aqui duas semanas antes que nos EUA? Talvez...

 

Som 5.1 bem decente. Aliás, dá arrepio na espinha ouvir um filme antigo do Jason em som digital surround. Aqueles que tiverem Home Theater se esbaldem... é ki-ki-ki ma-ma-ma em todas as caixas acústicas...

 

Já o som mono é aquele que conhecemos tão bem e que continua bem poderoso, dentro da sua limitação, claro.

 

Existe a possibilidade de ver o filme em 2D e em 3D. Em ambos, o áudio disponível é o 5.1 bem como o original mono. Puristas não vão ter do que reclamar.

 

 

 

VERSÃO 2D:

 

Bom, aqui entra uma controvérsia. Sempre achei a imagem do DVD anterior uma das melhores que já vi no formato, que dirá para os padrões da série (mesmo em DVD). É um filme antigo, barato e não dá pra esperar uma imagem como a que vemos em filmes mais recentes.

 

Dito isto, o novo transfer 2D para este filme me deu sensações mistas... Excesso de granulação (que não sei se é do negativo original) realça a impressão de filme feito com parcos recursos (o que é positivo, dá uma impressão de trabalho cru, meio experimental), porém ao mesmo tempo a "desbotagem" na fotografia deixou o filme com cara de velho mesmo, embora a nitidez seja bem boa... Peguei uns screencaps da versão anterior e desta versão para vocês verem. O do topo é do DVD anterior e o de baixo do DVD novo:

 

sextafeira1332d01kw8.jpg

 

sextafeira1333d02bb8.jpg

 

 

sextafeira1332d02vm8.jpg

 

sextafeira1333d03xu4.jpg

 

 

 

sextafeira1332d03pv3.jpg

 

sextafeira1333d04dr2.jpg

 

 

sextafeira1332d04xx3.jpg

 

sextafeira1333d05at2.jpg

 

 

 

sextafeira1332d05mw0.jpg

 

sextafeira1333d09vm8.jpg

 

 

sextafeira1332d06de3.jpg

 

sextafeira1333d10wn7.jpg

 

 

 

sextafeira1332d07pl1.jpg

 

sextafeira1333d11lt5.jpg

 

 

sextafeira1332d08ov8.jpg

 

sextafeira1333d12zq9.jpg

 

 

VERSÃO 3D:

 

 

Aqui a coisa fica bem interessante. Razão de ser deste novo lançamento, a versão 3D é prato cheio pra quem curte o Jason, i.e., nós!!

 

Mas dito isto, comecei a experiência (mas não terminei pq vi só 20 minutos de filme) com uma ponta de decepção... A fantástica abertura do filme, que sempre achei ter sido feita em 3D não é 3D...

 

Porém, quando os créditos terminam, a surpresa!!!!!!

 

Basta dizer que o filme INTEIRO é em 3D, não somente algumas partes. Isso me surpreendeu. Até coisas mínimas, sutis, como o andar de algum personagem, o deslocamento de uma câmera, dão um efeito completamente diferente.

 

É uma experiência totalmente nova, vai ser possível redescobrir Sexta-Feira 13 - Parte 3 agora com o efeito 3D. Se isso vai tornar o filme melhor, não sei. Mas que será divertido revê-lo com essa nova perspectiva, como se fosse a primeira vez que o estivesse saboreando, já valeu a compra...

 

Alguns screencaps da versão 3D:

 

sextafeira1333d06ns9.jpg

 

sextafeira1333d07zz0.jpg

 

sextafeira1333d13ux9.jpg

 

sextafeira1333d08vh6.jpg
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Muito boa esta ideia de tópico - não sei se já havia outro similar -, venho inclusive, através deste, parabenizar o Freak pelo site do Blu-Ray Brasil comentando a qualidade de áudio/vídeo dos BDs tanto em relação a DVD quanto aos importados. Ainda pretendo começar a entender melhor dos termos técnicos para poder compreender melhor as análises e, aí sim, tentar postar algo aproveitável.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

ahh eu vi esse em 3D' date=' mas eu achei horrivel...nunca tinha visto um filme 3D, nao sei se eu que nao vi direito, mas eu achei muito ruim[/quote']

 

Realmente' date=' Thathy, não funcionou muito esta versão 3D. Andei procurando na internet e muita gente disse que conseguiu um efeito melhor em telas menores, como no PC. Fiz o teste e ralmente ficou melhor, mesmo assim, não muito grande coisa.[/quote']

 

Discordo de ambos...

 

A primeira coisa que precisa ser observada é que se trata de um filme de quase 30 anos, feito em 3D anáglifo, ou seja, totalmente diferente do 3D atual obtido com a tecnologia Real-D que é digital. Assim, o filme NUNCA terá a mesma profundidade que um UP, por exemplo ou Avatar.

 

A segunda coisa que precisa ser observada é que esse 3D do DVD não vai rolar em TVs convencionais de tubo. Fiz um teste numa TV de 29" ligado com vídeo componente. Existe os efeitos e tal, mas nem se comparam com o que vi na minha LCD de 32". Testei no monitor do PC (15" LCD) e a profundidade é a mesma, reservadas aí as diferenças de tamanho entre uma tela e outra.

 

Certamente as pessoas que disseram que conseguiram um efeito melhor em telas menores ou possuem TVs convencionais em casa ou não conseguiram configurar direito a TV e a iluminação do ambiente (não vai rolar efeito 3D com a luz da sala acesa)

 

Alguns amigos que tb nunca tinham visto um filme em 3D antes ficaram impressionados com o que viram.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Calvin,

 

Na minha TV LCD 42" ficou uma droga. Foi o que a Thathy falou, a imagem ficava toda desfocada, os efeitos não funcionavam muito bem e ainda dava tontura e mal estar. No monitor do PC (LCD 22"), ficou menos pior, alguns efeitos funcionavam (como a "punk" morta e empalada no celeiro), mas deu pouca diferença pois ficava muito desfocado.

 

Estou esperando ansioso o lançamento da nova TV em 3D, mas até lá me contentava com o pouco que tinha disponível, como "Viagem Ao Centro Da Terra 3D", e "Dia Dos Namorados Macabro 3D". Embora o efeito em casa com os óculos verde/rosa não chega nem perto do Real D 3D dos cinemas, era bem satisfatório, principalmente o "Viagem".

 

Mas como muita gente reclamou da experiência não ser a mesma do cinema (que deveria ser óbvio que não seria), as distribuidoras decidiram não lançar mais este 3D antigo e aguardar pela nova tecnologia. Um exemplo recente disto é o "Monstros E Alienígenas" da DreamWorks, que sairá só em 2D. Mas até o ano que vem, devem sair os primeiros títulos em 3D compátiveis com a nova TV, como você citou "Avatar", "Tá Chovendo Hambúrger", "Premonição 4", e o re-lançamento de "A Era Do Gelo 3" e "Monstros E Alienígenas".
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sexta-Feira 13 (1980)<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" /><?:NAMESPACE PREFIX = O />

 

5 anos depois de aterrisar pela primeira vez aqui em DVD, o filme que deu Jason ao mundo volta em edição dupla, com som 5.1 e extras interessantes. Mas o que poderia ser um motivo de comemoração para os fãs para mim está virando tormento...

 

O SOM

 

O filme tem mix original em mono. É velho, feito com pouca grana e é só. Por isso o mix 5.1 deste DVD impressiona. Não sei como os caras conseguiram, mas o som neste DVD é uma daquelas coisas que faz valer a espera pelo relançamento de filmes mono em edições com som multicanal. O surround não decepciona e como 1/3 do filme se passa debaixo de chuva, a sensação de que a sala está sendo inundada é constante. Claro, não se compara a filmes recentes, mas estamos falando de um filme de 29 anos que, até o último ano, todo mundo que o viu, o fez com som MONO (que é bem bom, diga-se de passagem).

 

Fora isso, vem com áudio em português com a dublagem clássica da Globo. Quem pôde conferir o filme nas madrugadas de Corujão, Campeões de Bilheteria e afins (como eu), vai se deliciar de nostalgia.

 

Mancada aqui só pela falta da trilha original mono, presente na edição americana e nas edições especiais das seqüências II e III já lançadas aqui.

 

Nem vou citar a faixa de comentários com o diretor Sean Cunningham e membros da equipe, sem legendas, como é de praxe da Warner.

 

EXTRAS

 

Para um filme desse porte, achincalhado por muitos, o making of presente na versão de 2003 já tava bom que chega. Mas aqui os caras não só trouxeram de volta o doc de 2003 como acrescentaram algumas coisas bacanas, mas nada muito espetacular. Destaque para o doc com o diretor Cunningham onde ele mostra o casarão que comprou com a grana que ganhou com o sucesso do filme. Além disto, a única coisa a ser apreciada com mais interesse é o doc onde o mestre Tom Savini explica a mágica por trás de alguns efeitos de maquiagem do filme.

 

IMAGEM

 

Aqui a coisa fede e muito... Pra começar, a versão de 2003 tinha uma boa qualidade de imagem, considerando a idade do filme, o interesse do distribuidor em obter um transfer impactante e, também, em relação aos DVDs das seqüências lançados pela Paramount anos antes (melhores em imagem do que o original).

 

Dito isto, o transfer novo desta edição 2009 teria que ser melhor em todos os aspectos, até em razão da evidência deste filme por causa do dispensável remake lançado no começo do ano. Nada mais longe da verdade. Embora a imagem esteja mais desbotada, seguindo o padrão dos relançamentos da série, escancarando que o filme foi fotografado mesmo em 1980 (o que é, de certa forma positivo) e melhor tonalidade das cores, gerando um aumento aparente na nitidez da imagem, o transfer peca por aumentar a iluminação em ambientes fechados que, originalmente, tinham pouca ou nenhuma luz. O terceiro ato se desenvolve quase que totalmente dentro de um chalé sem luz, iluminado por lampiões espalhados pelo local, mas aqui vira um show de holofotes, sufocando o clima de apreensão e terror que poderia gerar.

 

Mas tudo isso seria passável não fosse o maior atentado que vi a Warner cometer, fora as mutilações dos filmes Harry Potter e cia. Quando surge o nome do filme na tela, vi que havia um problema sério. Conforme se assiste, verifica-se alguns pontos onde o enquadramento passa longe do que era o original (ou pelo menos a edição de 2003). Ou seja, o que originalmente era uma janela 1,85:1 aqui parece 1,66:1 ou menos ainda, já que os 4 pontos da tela sofreram perdas que, embora não sejam tão significativas no geral, quase pularam pra fora da minha TV LCD. É como se tivessem aplicado um pequeno zoom na janela original, como mostram as imagens abaixo (os caps de cima são da versão 2003 e os debaixo, da versão 2009):

 

fr13200309.jpg

 

fr13200904.jpg

 

 

fr13200306.jpg

 

fr13200907.jpg

 

 

fr13200301.jpg 

 

 

fr13200901.jpg 

 

fr13200311.jpg

 

fr13200903.jpg

 

 

fr13200302.jpg

 

fr13200908.jpg

 

 

Aqui uma demonstração do corte sofrido entre a versão 2003 e a versão 2009:

 

fr13mutilao.jpg 

 

Eu queria ter colocado mais caps, mas a net aqui hoje está mais lerda que tartaruga. De qualquer forma, já dá pra ter uma idéia do estrago.

 

Eu não sei se a edição americana lançada pela Paramount ano passado sofre do mesmo problema ou mesmo o Blu-Ray lançado pouco depois. Fato é que a Warner já tinha acertado em 2003 trazendo um transfer extremamente eficiente e agora pisou feio na bola. Penso que se não conhecesse o filme quadro a quadro, possivelmente nem teria reparado o problema.

 

Vale lembrar que algo similar ocorreu com a Universal <?:namespace prefix = st1 ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:smarttags" /><?:NAMESPACE PREFIX = ST1 />em De Volta para o Futuro II e III em 2002, provocando um recall nos discos. Será que o mesmo vai se repetir com a Warner anos depois?? Quem viver, verá...

 

A essa altura, resta-me manter a versão de 2003 que até agora cumpriu muito bem o dever de casa... 

Dr. Calvin2009-10-16 12:46:09
Link to comment
Share on other sites

  • Members

eu tbm vi em tv de LCD 32''....

mas eu achei ruim' date=' me deu dor de cabeça, imagem toda embaçada...se 3D é assim eu não gostei heheuheuhe
[/quote']

 

Calvin' date='

 

Na minha TV LCD 42" ficou uma droga. Foi o que a Thathy falou, a imagem ficava toda desfocada, os efeitos não funcionavam muito bem e ainda dava tontura e mal estar. No monitor do PC (LCD 22"), ficou menos pior, alguns efeitos funcionavam (como a "punk" morta e empalada no celeiro), mas deu pouca diferença pois ficava muito desfocado.

 

Estou esperando ansioso o lançamento da nova TV em 3D, mas até lá me contentava com o pouco que tinha disponível, como "Viagem Ao Centro Da Terra 3D", e "Dia Dos Namorados Macabro 3D". Embora o efeito em casa com os óculos verde/rosa não chega nem perto do Real D 3D dos cinemas, era bem satisfatório, principalmente o "Viagem".

 

Mas como muita gente reclamou da experiência não ser a mesma do cinema (que deveria ser óbvio que não seria), as distribuidoras decidiram não lançar mais este 3D antigo e aguardar pela nova tecnologia. Um exemplo recente disto é o "Monstros E Alienígenas" da DreamWorks, que sairá só em 2D. Mas até o ano que vem, devem sair os primeiros títulos em 3D compátiveis com a nova TV, como você citou "Avatar", "Tá Chovendo Hambúrger", "Premonição 4", e o re-lançamento de "A Era Do Gelo 3" e "Monstros E Alienígenas".
[/quote']

 

Mas o 3D anáglifo é meio desfocado no geral e dá dor de cabeça... Por isso que a tecnologia foi abandonada, assim que saiu nos anos 50 e voltando por um breve momento nos anos 80 para sumir de vez. Justamente pq a profundidade promovida pelo sistema não compensava as enxaquecas do público ao término da sessão...

 

E até onde me consta, os DVDs e BDs lançados hoje em 3D o são com a tecnologia antiga, já que os discos ainda não comportam o Real-D bem como as TVs existentes no mercado. Portanto, se vc assistir Dia dos Namorados 3D em DVD hoje, verá em 3D anáglifo
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Vale lembrar que algo similar ocorreu com a Universal <?:namespace prefix = st1 ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:smarttags" /><?:NAMESPACE PREFIX = ST1 />em De Volta para o Futuro II e III em 2002' date=' provocando um recall nos discos. Será que o mesmo vai se repetir com a Warner anos depois?? Quem viver, verá...

 

A essa altura, resta-me manter a versão de 2003 que até agora cumpriu muito bem o dever de casa... [/quote']

 

Recall da Warner?

Agora sim estamos falando de fantasia.

 

O jeito é seguir o seu conselho e ficar com a edição de 2003.

 

E esta versão de 2009?

PRATELEIRA NELA !!!
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

A Noite dos Mortos Vivos (George A. Romero) – NBO Editora

 

A maioria conhece o filmaço do Romero. Poucos devem conhecer esta edição em DVD bastante curiosa... Primeiro porque ela traz o filme em versão colorizada digitalmente e a versão original em p&b como extra. Som Dolby 5.1 e também DTS!!

 

night01.jpg

 

night06.jpg

 

 

 

Já andei vendo por aí outra edição em DVD, não lembro por qual distribuidora, mas está sem extras e só tem a versão original.

 

A imagem é aquilo que podemos esperar de um filme com 40 anos e lançado por essas editoras pequenas. Fullscreen (é o aspecto original), não é uma maravilha, mas bate feio em tantos outros lançamentos “de banca” que se tem por aí. A versão colorizada vale pela curiosidade, mas a verdade é que em muitos momentos, o advento da cor neste filme é extremamente intrusivo. Há cenas francamente artificiais. Disponível som digital 5.1 Dolby e DTS que nada têm de especial, uma vez que o som foi apenas distribuído entre os canais, sem um trabalho mais adequado (que demandaria mais $$$ e seria jogado no preço do produto final, tornando inviável sua comercialização). Isto gera apenas alguns momentos surround.

 

A versão em p&b é outra história. Embora não tenha a nitidez e a definição adequadas para qualquer lançamento em DVD, no contexto em que foi lançado, não faz feio. É o filme que todos conhecemos e adoramos. Também em fullscreen e som original mono, por incrível que pareça, mais eficiente no geral do que o som multicanal. <?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Extras apenas a biografia do Romero e um artigo meio boboca intitulado “Separados pela Morte” em que os personagens do filme são comparados com algumas celebridades, algumas mortas-mortas, outras mortas-vivas... Sem graça. Menus animados completam o pacote. Pela bagatela de R$ 12,99 <?:namespace prefix = st1 ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:smarttags" />em qualquer Americanas, é um senhor DVD. Vem com luva.  

 

 

night02c.jpg

 

 

night07.jpg

 

 

 

 

night03.jpg

 

 

night08.jpg

 

 

night04.jpg

 

night09.jpg

night05.jpg

Dr. Calvin2009-10-30 10:55:44
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ainda sobre Sexta-Feira 13, a novela não terminou. Os yankees detectaram o mesmo problema no Blu-Ray lançado nos EUA no início do ano...

 

f13blu_compl.jpg

 

 

E continua a controvérsia... Erro ou readaptação do aspect ratio? A coisa começou a pegar no site HorrorDVDs.com:

 

 

E depois foi para o site oficial da franquia:

 

 

 

Estou quase mandando um e-mail para a Videolar pedindo satisfação...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Putz, sei lá. 06 Juro que eu pensei que todo mundo aqui já soubesse disso. Fiquei revoltado quando soube. Esperei tanto por esse fime em HD pra fazerem essa cagada quando lançam.

 

O pior é que 99% das pessoas não vai perceber, só quem viu esse filme bilhões de vezes como eu é que iria se incomodar com isso.

 

Enquanto isso sou obrigado a fazer upscale do velho DVD pra quando der vontade de assistir esse filme.

 
Link to comment
Share on other sites

  • 5 months later...
  • 3 months later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...