Jump to content
Forum Cinema em Cena

Polícia e Segurança Privada x Comunidade Civil


Administrator
 Share

Recommended Posts

  • Members

Ocorreu, na semana que passou, um incidente envolvendo um estudante e um segurança dentro do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará:

 

 

 

 

 

Briga entre aluno e segurança na UFC

 

Publicado: 10-10-2009 | Autor: Eliomar de Lima

 

 

 

“Na noite de ontem, uma briga entre um segurança da Universidade Federal do Ceará (UFC) e um aluno do curso de Arquitetura acabou na Superintendência da Polícia Federal (PF).

 

De acordo com testemunhas, o estudante Rodrigo Rodrigues teria discutido – e em seguida, lutado – com um dos seguranças do Campus. O aluno foi dominado e continuou sendo agredido, mesmo depois de caído. Após serem apartados, o segurança teria ligado para outros vigilantes, que o acompanharam até onde 'RR' estaria sentado, agredindo-o outra vez. Algemaram-no e disseram que o levariam até a Polícia Federal.

 

No campus, alunos reuniram-se com o vice-reitor Henry de Holanda Campos, enquanto outros seguiram o carro dos seguranças para garantir que eles fossem de fato à polícia. O POVO falou com o vice-reitor, que “vai abrir um inquérito para apurar o fato“. Mas já adiantou que caso o ocorrido tenha sido como as testemunhas relataram, trataria-se de “uma violência arbitrária, sem autorização da universidade“.

 

 

 

fonte: http://blog.opovo.com.br/blogdoeliomar/briga-entre-aluno-e-seguranca-na-ufc

 

 

 

 

 

O fato gerou uma grande repercussão na comunidade universitária sobre a segurança dentro das universidades federais. Discussão tal, acabou-se por se estender, também, sobre a relação polícia x civis na cidade.

 

 

 

Se pesquisarem pela internet, verão alguns comentários sobre o aluno em questão estar sob efeito de drogas, sendo este o argumento usado por aqueles que defendem a posição dos seguranças.

 

 

 

Porém, a grande maioria condena a atitude dos seguranças, como um dos professores do curso de Arquitetura e Urbanismo, no comentário abaixo postado no blog do jornal O Povo:

 

 

 

 

 

José Sales, em 10-10-2009 as 17:49 Said:

 

 

 

Caro Prof. Henry Campos/ Reitor em exercício da UFC,

 

 

 

O que houve foi uma agressão do segurança e do corpo de seguranças ao aluno da Arquitetura Rodrigo Rodrigues'. Há algum tempo,os seguranças do periodo nortuno do Curso de Arquitetura vem intimidando e fazendo ameaças a várias pessoas:alunos, funcionários e concessionários que atuam no Campus. Isto é notório e do conhecimento de todos e não foi esta a primeira vez, só que o desfecho foi grave. Entendemos que que não cabe a segurança patrimonial das instalações dos vários campi da UFC ditar normas comportamentais aos alunos ou a quem quer que seja. Existe a autonomia da Universidade e o status especial do território da Universidade, além da tradição, que sempre nos foi muito prezada de liberdade de expressão e comportamento. Nem nos tempos negros do Governo Militar isto não se sucedia, quando a polícia politica foi por diversas vezes impedida de atuar em nossos campi, notadamente do Benfica. Três dias depois da homenagem ao ex – aluno Bergson Gurjão, no Anfiteatro do Benfica, uma coisa desta não pode acontecer no recinto do próprio Campus, no Curso de Arquitetura e Urbanismo. Cordialmente.Professor José Sales/ Do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFC.

 

 

 

 

 

Durante essa semana, muito se falou sobre a postura da polícia na cidade refletir no comportamento dos próprios seguranças particulares.

 

 

 

Então, trouxe para o fórum essa questão a fim de levantar uma discussão sobre os limites da atuação da polícia e da segurança privada para com os civis.

 

Polícia/Segurança = Medo? Ou eles têm mesmo é que reprimir?Veras2009-10-18 19:45:44

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Quanto a essa questão só digo uma coisa (e que acaba servindo também para várias atitudes policias aqui no Rio, especialmente nas favelas): Uma boa política de segurança nunca funcionará adequadamente pelo medo. Mas infelizmente é justamente essa prática que está sendo perpetuada como a ideal, e boa parte da população comprando essa idéia.

 

Não estou dizendo que a polícia não deve repreender os bandidos, mas não se deve aplicá-la em excesso, e não deve ser essa a única ação para garantir a segurança da população.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Mas infelizmente é justamente essa prática que está sendo perpetuada como a ideal' date=' e boa parte da população comprando essa idéia.

 

[/quote']

 

Mas será que boa parte da população só compra essa ideia porque as coisas chegaram aonde chegaram?

 

Sim, mas não vai ser dessa maneira que as coisas serão resolvidas...

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Quanto a essa questão só digo uma coisa (e que acaba servindo também para várias atitudes policias aqui no Rio' date=' especialmente nas favelas): Uma boa política de segurança nunca funcionará adequadamente pelo medo. Mas infelizmente é justamente essa prática que está sendo perpetuada como a ideal, e boa parte da população comprando essa idéia.

Não estou dizendo que a polícia não deve repreender os bandidos, mas não se deve aplicá-la em excesso, e não deve ser essa a única ação para garantir a segurança da população.
[/quote'] A coisa chegou num ponto que é dificil distinguir quem é policial e quem é bandido. Um mata o um pq o um mata o outro e quem não tem nada com isso morre tb e um e todo mundo ganha mal e estão despreparados. Dai policia faz conchavo com traficante pra ganhar por fora. Bandido faz bico de vigilante em empresas particulares e toma atitudes dignas de bandidos. É a má administração generalizada! Infelizmente.

Outro dia eu estava no ponto do onibus as oito horas da noite e tinha um grupo de adolescente quietos, aparentemente cansados e vindo da escola. Passou um carro da policia os policiais armados mandaram os garotos irem pra um canto abriram as mochilas deles eu vim embora e eles ficaram lá. Se a policia faz isso a quem se deve denunciar??? Gostaria muito de saber.
flower2009-10-18 20:27:55
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sobre o caso do tópico, antes de tudo:

 

 

 

A empresa é contratada para fazer a segurança dos alunos. Ele só deveria agir contra um aluno, se este estivesse ameaçando a segurança de outros alunos. No caso, o segurança deveria acionar a PF, que é a polícia que legalmente pode agir no campus. Só.

 

 

 

 

 

Sobre a questão da polícia em geral:

 

 

 

(Agora eu vou falar uma coisa muito "caso búzios mode on")

 

 

 

Quem já passou por uma situação em que era inocente, mas foi duramente "repreendido" já percebeu que a diferença entre o mocinho e o bandido é uma polícia. Polícia quando vem com gosto, transforma qualquer um no pior elemento da sociedade.

 

 

 

Mas quem já sofreu violência por parte de bandidos... quer mais é que a polícia coloque todo mundo no paredão e fuzile mesmo.

 

 

 

É um sentimento conflitante esse. Querer que a violência se aplique a todos, menos a você, é ridículo. Não sei nem o que pensar.

 

 

 

I have doubts. I have such doubts.

 

 

 

doubt01.png

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...