Jump to content
Forum Cinema em Cena

Melhores Filmes da Década - 90 #2 - PRONTA!


Tensor
 Share

Recommended Posts

  • Members

 

 

1- Sexto Sentido; O (The Sixth Sense, M. Night Shyamalan, 1999)

2- Ed Wood (Ed Wood, Tim Burton, 1994)

3- Sonho de Liberdade; Um (The Shawshank Redemption, Frank Darabont, 1994)

4- Possuídos (Fallen, Gregory Hoblit, 1998)

5- Pulp Fiction - Tempo de Violência (Pulp Fiction, Quentin Tarantino, 1994)

6- Pagamento Final; O (Carlito's Way, Brian De Palma, 1993)

7- Se7en - O Sete Crimes Capitais (Se7en, David Fincher, 1995)

8- Grande Lebowski; O (The Big Lebowski, Joel Coen, 1998)

9- Imperdoáveis; Os (Unforgiven, Clint Eastwood, 1992)

10- Festa de Família (Festen, Thomas Vinterberg, 1998)

11- Fim de Caso (The End of the Affair, Neil Jordan, 1999)

12- Pontes de Madison; As (The Bridges of Madison County, Clint Eastwood, 1995)

13- Cães de Aluguel (Reservoir Dogs, Quentin Tarantino, 1992)

14- Edward Mãos de Tesoura (Edward Scissorhands, Tim Burton, 1990)

15- Mundo de Andy; O (Man on the Moon, Milos Forman, 1999)

16- Magnólia (Magnolia, Paul Thomas Anderson, 1999)

17- Povo Contra Larry Flynt; O (The People vs. Larry Flynt, Milos Forman, 1996)

18- Jurassic Park - O Parque dos Dinossauros (Jurassic Park, Steven Spielberg, 1993)

19- Cova Rasa (Shallow Grave, Danny Boyle, 1994)

20- Barton Fink - Delírios de Hollywood (Barton Fink, Joel Coen, 1991)fapreve2009-11-24 11:50:19

Link to comment
Share on other sites

  • Members

01. Se7en – Os Sete Crimes Capitais (David Fincher)
02. Pulp Fiction – Tempo de Violência (Quentin Tarantino)
03. Jurassic Park (Steven Spielberg)
04. O Exterminador do Futuro 2 – o Julgamento Final (James Cameron)
05. 007 Contra Goldeneye (Martin Campbell)
06. O Vingador do Futuro (Paul Verhoeven)
07. Três Reis (David O. Russell)
08. A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (Tim Burton)
09. O Rei Leão (Roger Allers e Rob Minkoff)<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

10. De Volta Para o Futuro Parte III (Robert Zemeckis)

11. Pânico (Wes Craven)

12. Matrix (Andy e Larry Wachowski)

13. Clube da Luta (David Fincher)
14. O Grande Lebowski (Joel Coen)
15. O Informante (Michael Mann)

16. Debi & Lóide – Dois Idiotas em Apuros (Peter e Bobby Farrelly)

17. Melhor é Impossível (James L. Brooks)

18. Vamos Nessa (Doug Liman)
19. O Talentoso Ripley (Anthony Minghella)
20. Dança com Lobos (Kevin Costner)

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sem querer bancar o mala mas já vestindo a carapuça, vamos lá : eu sou contra publicação de listas assim, de cara, faltando um mês pro prazo. Não que esteja pedindo proibição, mas acho que acaba virando uma coisa "vou botar os que eu gosto, e ficar torcendo pra eles", como se fosse um time de futebol ou sei lá o que.

Pode até ser que seja isso aí mesmo e eu que esteja errado, mas a minha idéia sobre a brincadeira é justamente a de agregação - adoraria, nesse espaço de tempo, conhecer um filme (ou mais) que eu me identifique a ponto de incluir numa lista de "favoritos". Da mesma forma, acharia massa que alguém curtisse um filme que eu indicasse e assim sucessivamente.

Enfim, acho que a história toda seria muito mais construtiva, divertida, se a galera fosse ao longo desse tempo jogando na roda e comentando filmes (claro que evitando as obviedades), coisa que pra mim, na real, é o que interessa disso aqui. Mas sei lá, pode ser que eu esteja esperando demais né. 09

Anyway, sempre que der vou passar aqui e fazer uma panfletagem pra algum que eu venha a me lembrar/assistir, mesmo que no fim das contas ele não venha a fazer parte da minha lista.

 

Começando pelo que acabei de rever, o maravilhoso Irma Vep, um filme que, pensando em termos de metalinguagem, talvez só fique atrás de Body Double, 8 1/2 e Sunset Blvd (mas aí também é sacanagem né). Aliás, prefiro nem usar o termo metalinguagem, e ficar com o "cinema sobre o cinema" - e é exatamente isso que caracteriza Irma Vep, um filme sobre as embreagens que fazem um filme andar (ou, nesse caso, empacar). É uma delícia ver o Assayas tirando um sarro do cinema Francês, mas ao mesmo tempo prestando uma homenagem a tudo aquilo que ele (e a gente) ama. E quando a Maggie Cheung (cuja câmera segue com uma proximidade que lembra o que os Dardenne vieram a fazer mais pra frente), enquanto consola o diretor, cuja única idéia pro filme era sua imagem (fetiche que, bem ou mal, é usado pelo próprio Assayas - olha a metalinguagem aí !) fala "that's desire - and i think it's okay, because that's what we make movies with", cara, é lindo, é de uma sutileza incrível, que faz o filme parecer uma caixinha de música (até mesmo pelo seu tamanho e pretensão) que nos ensina algumas lições sobre o cinema - não só dos que tão atrás das câmeras, mas também sobre quem tá de frente pra projeção. Tudo de uma forma levinha, leviana até, mas que acerta do início ao fim. Bacana demais.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

01) Se7en – Os Sete Crimes Capitais (David Fincher, 1995)

02) Magnolia (PTA, 1999)

03) Pulp Fiction – Tempo de Violência (Quentin Tarantino, 1994)

04) O Pagamento Final (Brian DePalma, 1993)

05) O Resgate do Soldado Ryan (Steven Spielberg, 1998)

06) Os Imperdoáveis (Clint Eastwood, 1992)

07) O Silêncio dos Inocente (Jonathan Demme, 1991)

08) O Cabo do Medo (Martin Scorsese, 1991)

09) Enquanto Você Dormia (Jon Turteltaub, 1995)

10) Violência Gratuita (Michael Haneke, 1997)

11) O Exterminador do Futuro 2 (James Cameron, 1991)

12) Fargo (Joel Coen, 1996)

13) Matrix (Andy Wachowski, Larry Wachowski, 1999)

14) Pânico (Wes Craven, 1996)

15) A Balada do Pistoleiro (Robert Rodriguez, 1995)

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

  1. A LISTA DE SCHINDLER (Spielberg, 1993)
  2. O SEXTO SENTIDO (Shyamalan, 1999)
  3. UM SONHO DE LIBERDADE (Darabont, 1994)
  4. O SILÊNCIO DOS INOCENTES (Demme, 1991)
  5. O INFORMANTE (Mann, 1999)
  6. O PIANO (Campion, 1993)
  7. O REI LEÃO (Minkoff e Allers, 1994)
  8. BELEZA AMERICANA (Mendes, 1999)
  9. PULP FICTION - TEMPO DE VIOLÊNCIA (Tarantino, 1994)

  10. OS IMORAIS (Frears, 1990)
  11. A BELA E A FERA (Trousdale e Wise, 1991)
  12. O SHOW DE TRUMAN - O SHOW DA VIDA (Weir, 1998)
  13. A ESTRADA PERDIDA (Lynch, 1997)
  14. LANTERNAS VERMELHAS (Yimou, 1990)
  15. MAGNÓLIA (P.T. Anderson, 1999)

  16. PÂNICO (Craven, 1996)
  17. EM NOME DO PAI (Sheridan, 1993)
  18. FORREST GUMP - O CONTADOR DE HISTÓRIAS (Zemeckis, 1994)
  19. ED WOOD (Burton, 1994)
  20. O EXTERMINADOR DO FUTURO II - O JULGAMENTO FINAL (Cameron, 1991)

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Coloquei minha lista preliminar lá, mas, lógico, pode estar sujeita a alterações, porque neste mês pretendo ver filmes considerados obras-primas dos anos 90, como "O Sexto Sentido", "Beleza Americana", "Os Bons Companheiros", "O Paciente Inglês" e "Um Sonho de Liberdade".

 

Curioso: pelo jeito só eu e o Cremildo assistimos a "O Piano". Esta é uma obra-prima indiscutível.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Tenho que admitir: exagerei. Eu' date=' que critiquei os jornalistas de cinema no "Cineclube em Cena", acabei me deixando influenciar por eles. Apesar de já estar escrito, retiro o que disse. Mas, para mim, "O Piano" é obra-prima. Indiscutível mesmo é "Pulp Fiction".[/quote']

 

haha. e não aprendeu... eu ia dizer que não gosto de Pulp Fiction, mas é indiscutível tbm. 06

 

mas é o grande favorito ao primeiro posto da década já que é bastante aclamado.

batgody2009-10-21 15:23:52

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Se alguma coisa no cinema (ou no mundo) fosse indiscutível' date=' o que diabos a gente estaria fazendo num fórum de discussão ? 17

E não entendi por que o rapaz concluiu que só ele e o cremildão viram o filme da Jane Campion. Bola de cristal ?
[/quote']

 

Como eu já disse, eu exagerei na dose, muitos de vocês já devem ter visto o filme, só é uma questão do gosto de cada um incluí-lo no top 20 ou não.

 

Mas agora repito: retirei o que escrevi anteriormente. Certo?
formula60442009-10-21 16:20:39
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu achei O Piano bem do chatinho, não me passou absolutamente nada. Assim como As Horas.

 

 

 

Quanto a fazer as listas, Schonfelder, eu, pelo menos, gosto de adiantar o serviço, não vejo como "escalar o time e ficar torcendo para ganhar", pelo contrário, acompanho algumas listas de maneira geral e procuro coisas que fogem ao óbvio - detalhe: muitas vezes não vi 80% do óbvio (ex.: década atual não vi Oldboy, LavourArcaica, Bastardos etc), mas como são tão comentados, pretendo assistir no dia em que realmente me interessar (e aí camos naquela questão de motivação para filme, filme obrigatório) - do padrão dos usuários cujas opiniões mais considero. Aliás, gostei bastante da lista do Fapreve, pretendo ver o tal Possuídos, sobre o qual nunca antes tinha visto comentário ou menção por aqui.

 

 

 

Voltando ao ponto original do tópico anterior: eu faço a lista e posso comentar e alterar conforme a lembrança, nada impede isso. Pelo contrário, prefiro escrever antes a fim de evitar esquecimentos e, aí sim, poder editar conforme (re)leio outras listas. De qualquer forma, acho que seriam bons comentários gerais sobre as listas de outrem, vez por outro, bem como sobre a definitiva, de forma além do "ok etc" que também não me atrai tanto a atenção.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Sem querer bancar o mala mas já vestindo a carapuça' date=' vamos lá : eu sou contra publicação de listas assim, de cara, faltando um mês pro prazo. Não que esteja pedindo proibição, mas acho que acaba virando uma coisa "vou botar os que eu gosto, e ficar torcendo pra eles", como se fosse um time de futebol ou sei lá o que.
Pode até ser que seja isso aí mesmo e eu que esteja errado, mas a minha idéia sobre a brincadeira é justamente a de agregação - adoraria, nesse espaço de tempo, conhecer um filme (ou mais) que eu me identifique a ponto de incluir numa lista de "favoritos". Da mesma forma, acharia massa que alguém curtisse um filme que eu indicasse e assim sucessivamente.
Enfim, acho que a história toda seria muito mais construtiva, divertida, se a galera fosse ao longo desse tempo jogando na roda e comentando filmes (claro que evitando as obviedades), coisa que pra mim, na real, é o que interessa disso aqui. Mas sei lá, pode ser que eu esteja esperando demais né. 09
Anyway, sempre que der vou passar aqui e fazer uma panfletagem pra algum que eu venha a me lembrar/assistir, mesmo que no fim das contas ele não venha a fazer parte da minha lista.


[/quote']

 

 

que isso cara. hahah.

 

sei lá hein, eu vou falar por mim. tem filmes na minha lista que é impossível sair em um mês: pulp fiction, dazed and confused, blackout e etc. alguns ali com certeza vão estar na defintiva, então já tracei um rascunho do que vai ser o resultado final. com ela prontinha, 1 ao 20, eu posso ter uma idéia visual até melhor do caminho seguido até se tornar defintivia: será que gosto tanto de toy story pra deixar entre os 20, será que realmente prefiro dazed à pulp, e etc. com ela dessa forma eu posso vizualisar melhor o que superestimei, o que subestimei e tudo mais. me ajuda mesmo. e como adoro fazer listas, é um negócio bom demais. não vejo isso aí que tu falou não, velho.

 

e discutir os filmes seria bom sim, mas tem que ser espontaneo, não colocar como regra. se surgir algo interessante, se discute.

 

ah, e eu vou tentar seguir recomendações sim, da lista passada por exemplo, que não vi o novo mundo e amor à flor da pele, já estão em estado de prioridade. uma das coisas boas do tópico é isso.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

O Piano seria interessante justamente por quebrar um pouco do padrão que há no fórum, do cinema movido a testosterona. A lista da década atual - que ficou boa, não me entendam mal - é um retrato perfeito disso.

Esse filme pode perfeitamente entrar na minha lista. Quando eu pensar nela.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

sei lá hein' date=' eu vou falar por mim. tem filmes na minha lista que é impossível sair em um mês: pulp fiction, dazed and confused, blackout e etc. alguns ali com certeza vão estar na defintiva, então já tracei um rascunho do que vai ser o resultado final. com ela prontinha, 1 ao 20, eu posso ter uma idéia visual até melhor do caminho seguido até se tornar defintivia: será que gosto tanto de toy story pra deixar entre os 20, será que realmente prefiro dazed à pulp, e etc. com ela dessa forma eu posso vizualisar melhor o que superestimei, o que subestimei e tudo mais. me ajuda mesmo. e como adoro fazer listas, é um negócio bom demais. não vejo isso aí que tu falou não, velho.

 

e discutir os filmes seria bom sim, mas tem que ser espontaneo, não colocar como regra. se surgir algo interessante, se discute.[/quote']

 

Tu me entendeu mal, eu não quis dizer que certos filmes vão sair (óbvio que tenho os meus favoritos), mas sim que algum pode entrar - ou não ? Ou mesmo que não entre em lista, mas que tu possa curtir etc.

E óbvio que a discussão tem que ser espontânea, eu tava apenas pensando alto. O fato é que eu sinto falta desse tipo de coisa por aqui, na real.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...