Jump to content
Forum Cinema em Cena

Melhor Clássico Disney


Engraxador!
 Share

QUal é o melhor clássico da Disney na sua opinião?  

67 members have voted

  1. 1. QUal é o melhor clássico da Disney na sua opinião?

    • A Bela e a Fera
      18
    • Aladdin
      15
    • Bambi
      10
    • Branca de Neve e os Sete Anões
      3
    • Cinderela
      1
    • Fantasia
      1
    • Mogli - O Menino Lobo
      3
    • Mulan
      2
    • O Rei Leão
      51
    • Peter Pan
      5
    • Pinóquio
      4
    • Outro. Qual?
      8


Recommended Posts

  • Members

Observando o álbum dos filmes Disney da minha irmã, pude observar que os clássicos das animações estão em 3 auges da história dela:

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

-O primeiro se encontra no começo dos longa-metragem de animação. Neles, Disney expressa fantasia e sonho. São extremamente moralistas, com músicas encantadoras, e são versões animadas de histórias infantis já conhecidas. Se inicia com branca de Neve, 1937, um conto de Grimm; e segue esse auge de clássicos até 1959, com A Bela Adormecida, uma história de Charles Perrault.

 

-O segundo auge foi na década de noventa, com os clássicos que marcaram muitos aqui. Os filmes já são mais modernos, engraçados e divertem todas as idades. Todos com músicas premiadas e marcantes. Se inicia com “A Bela e a Fera”, de 1991. Termina com “A Nova Onda do Imperador”, de 2000, que não é musical mas é dentre todos os filmes Disney o mais engraçado.

 

-O terceiro auge é a fase Disney/Pixar, mas tenho dúvidas se estamos mesmo num auge da Disney. A animação é excelente, sem músicas (com exceção de Toy Story, que a música tema é encantadora), os filmes são para todas as idades e extremamente moralistas.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 207
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Minha animação preferida de todos os tempos é O Rei Leão, então não tem como fugir disso. Meu voto vai pra ele. Por outro lado, a Disney tem muitos filmes bons, é legal ver essa lista, e mais legal ainda lembrar que tem muitos que não entraram nela, como Dumbo, que eu adoro.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

os que eu vi, em ordem de preferência:

 

01. O Rei Leão (Roger Allers/Rob Minkoff) - 9,0

02. A Bela e a Fera (Gary Trousdale/Kirk Wise) - 9,0

03. Branca de Neve e os Sete Anões (David Hand) - 8,0

04. Aladdin (Ron Clements/John Musker) - 8,0

05. Bambi (David Hand) - 8,0

06. Fantasia (James Algar/Samuel Armstrong/Ford Beebe) - 8,0

07. Mogli - O Menino Lobo (Wolfgang Reitherman) - 8,0

08. O Cão e a Raposa (Ted Berman/Richard Rich) - 6,0
Link to comment
Share on other sites

  • Members

O cão e a raposa entra na lista dos mais tristes filmes da Disney

1º - O corcunda de Notre Dame - Amo esse filme por ser trágico.

2º - Pocahontas - Outro filme sério e muito triste. Confesso que quase chorei no final (eu disse quase).

3º - Bambi - a morte da mãe dele diz tudo.

4º - O Rei Leão - Poxa, quem não se comoveu quando viu o cadáver de Mufasa?

5º - O cão e a raposa - Ok, está em 5º, mas também é muito triste ver os dois amigos se separarem e começarem a brigar depois.

 

A Disney também sabe fazer crianças e adultos chorarem04
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Poxa...ninguém fala do Pinochio. Tem muito tempo que não assisto, mas é muito bom. Aliás, de ingênuo e bobinho, Disney não tem nada. Pegue por exemplo Pinochio e verá como o Disney não segura a mão para narrar a história, com situações bem pesadas e trágicas. Os desenhos da Disney são carregados de emoções; elas estão diluídas. Quando tem partes "alegres", elas são felizes e coloridas mesmo, com direito a musiquinhas (o que muita gente critica), mas o resto esquece que o outro lado da moeda também é válido. Tanto  a tristeza como para o medo, ambos também têm a suas presenças bem definidas. Há vilões terríveis que fogem do simples personagem caricato (suas características são exarcebadas, mas são originais e possuem personalidades) e situações macabras (uma noite no monte calvo ou mesmo a Lenda de SleepHollow, que tem um final bem surpreendente), e mesmo brincadeira envolvendo o macabro (como a dança das caveiras). Quanto ao drama, não precisa nem falar, pois é chover no molhado...

O que muita gente vê é somente aquele esquema típico dos desenhos da Disney, que muitas produtoras tantam imitar, mas não passam da mediocridade por não saber trabalhar o conteúdo.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Os usuários q votam no Rei Leão com certeza nunca assistiram Bambi ou Branca de Neve e os sete anões...

 

Mas convenhamos que o Rei Leão é uns que tem um maior peso dramático no enredo. Se os personagens fossem humanos, seria uma tragédia grega legítima.

E não só isso, ainda tem ótimos dubladores (em inglês), personagens marcantes e canções memoráveis.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Os usuários q votam no Rei Leão com certeza nunca assistiram Bambi ou Branca de Neve e os sete anões...

 

O Rei Leão é um filme que encanta, pelas músicas, personagens, o drama, a comédia e o heroísmo no meio dos dois.

 

Branca de Neve é um filme de enredo infantil demais, muito utópico, além de ultrapassado. Mas a parte técnica é excelente. Adriana Caselotti (que dublou o original), Dalva de Oliveira e Carlos Galhardo (A Branca de Neve e o Príncipe na versão brasileira) tem vozes inesquecíveis. As composições, que expressam alegria e romance, ficarão para a história. Sem falar nos cenários detalhistas e sonhadores, que pra mim nunca haverá igual.*

 

Bambi já se destaca pelo seu formato simples e trágico. Como em todos os filmes da Disney, se o enfoque principal é trágico, um outro enfoque, mais divertido, é posto para amenizar e distrair o público infantil. Por isso todos gostam de Timão e Pumba. Mas no caso de Bambi, os trechos divertidos são simplistas demais, e se ocultam no drama.

 

*Agora estou com vontade de Assistir a Branca de Neve, só pra admirar as músicas e as paisagens.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Dos Clássicos Disney eu tenho :

 

Bambi (2 DVD's) - 1942
Alice no País das Maravilhas - 1951
Bernardo e Bianca - 1977
O Rei Leão (2 DVD's) - 1994
Tarzan (2 DVD's) - 1999

 

TODOS EXCELENTES ! 1010101010

 

Muito em breve estarei pegando Aladdin e O Corcunda de Notre Dame !

 

Cada mês estarei pegando dois Clássicos Disney ! 10
Link to comment
Share on other sites

  • Members

agpra pelo amor de deus' date=' quem tiver amor as suas vidas , nao assista sequencia de bambi nao por caridade, ou melhor! nao assista bambi![/quote']

Quase todas as sequências são tentativas toscas de retomar os clássicos. Mas ao invés de retomara beleza dos clássicos, estraga-os.

 

-Cinderela 2 - Avacalhou o 1, numa história de barbie.

-A pequena sereia 2 - puro clichê do primeiro. E já estão prevendo o 3

-O corcunda de Notre Dame 2 - nunca assisti, mas parece idiota

-Atlantis 2 - idem

-Aladim 2, ou O retorno de Jafar - Legalzinho, mas não tem o mesmo brilho do original

-Aladim e os 40 ladrões - Idem

-O Rei Leão 2 - Muito bom.

O Simba se torna preconceituoso e a sua filha se torna a levada da breca

-Toy Story2 - Desse eu gostei. Ficou até melhor que o primeiro. E já estão fazendo o terceiro.

-Mogli 2 - Estragou o 1

-Bambi2 - Horrível

-Pocahontas 2 - filminho de barbie

-Mulan 2 - filminho de barbie

 

Acho que são só esses.

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Os usuários q votam no Rei Leão com certeza nunca assistiram Bambi ou Branca de Neve e os sete anões...

 

O Rei Leão é um filme que encanta' date=' pelas músicas, personagens, o drama, a comédia e o heroísmo no meio dos dois.

 

Branca de Neve é um filme de enredo infantil demais, muito utópico, além de ultrapassado. Mas a parte técnica é excelente. Adriana Caselotti (que dublou o original), Dalva de Oliveira e Carlos Galhardo (A Branca de Neve e o Príncipe na versão brasileira) tem vozes inesquecíveis. As composições, que expressam alegria e romance, ficarão para a história. Sem falar nos cenários detalhistas e sonhadores, que pra mim nunca haverá igual.*

 

Bambi já se destaca pelo seu formato simples e trágico. Como em todos os filmes da Disney, se o enfoque principal é trágico, um outro enfoque, mais divertido, é posto para amenizar e distrair o público infantil. Por isso todos gostam de Timão e Pumba. Mas no caso de Bambi, os trechos divertidos são simplistas demais, e se ocultam no drama.

 

*Agora estou com vontade de Assistir a Branca de Neve, só pra admirar as músicas e as paisagens.
[/quote']

 

Qualquer outra animação da Disney, desde A Branca de Neve até a era Pixar, incluindo Fantasia (apesar de aí já ser outra coisa), não se compara nem de longe às três OPs da primeira metade de 90.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu tenho esses:

 

Dumbo

Bambi (duplo)

Cinderela

Alice no País das Maravilhas

Aladdin (duplo)

O Rei Leão (duplo)

Mulan (duplo)

Tarzan

Toy Story - Edição Especial

Toy Story 2 - Edição Especial

Vida de Inseto

Monstros S.A. (duplo)

Procurando Nemo (duplo)

Os Incríveis (duplo)

 

Os próximos serão A Pequena Sereia, Peter Pan e Carros. Só aguardando cair o preço.01
Dante2007-02-15 14:05:26
Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...
  • Members

Estou revendo alguns clássicos Dinsey para confirmar a superioridade de O Rei Leão e montar um top digno, além de reler meus conceitos sobre os filmes em questão, aproveitando, assim para gravá-los num DVD-R. Segue o top atual:

 

1. O Rei Leão (10)

2. Alice no País das Maravilhas (9)

3. A Bela e a Fera (8)

4. Robin Hood (7)

5. Hércules (7)

 

Comentei o segundo e o quarto. Segue:

 

Alice no País das Maravilhas - Dir.: Diversos

 

Façam-me o favor de dizer a Sir Lewis Carrol que competir desse jeito é injustiça. Muita injustiça. Alice no País das Maravilhas foi um dos primeiros desenhos animados da Disney, no começo da década de 50, e seguia a tendência de ter roteiros, baseados em livres infantis, adaptados por um vasto número de mentes e mãos. Até mesmo para dirigir o filme, três nomes participaram: Clyde Geronimi, Wilfred Jackson e Hamilton Luske. É inegável que o talento dos traços dos desenhos da Disney funcionam ainda melhor neste filme, que carece de um efeito "loucura pura", sendo, portanto, o resultado final - um dos meus filmes favoritos de toda a Disney, talvez num top 5, estou revendo todos os desenhos ultimamente a fim de passá-los de VHS para DVDs - só se faz presente quando o sonho inventivo de Carrol passa pelas mãos dos desenhistas da Disney, que acabam por tornar tudo mais claro (ou seria bizarro?). Inclusive, é esta questão de várias personagens e situações bizarras, que até hoje me acompanham, e fazem jus ao nome de País das Maravilhas. Entretanto, eu ainda tenho implicância com um ponto principal, que acontece aqui e em O Mágico de Oz (eu sou incapaz de dizer qual de seus livros veio primeiro, assim não posso apontar um outro como cópia descarada do antecessor, até porque, tirando este plot-point, os filmes rumam por objetivos totalmente diferentes): tudo não passar de um sonho. Aborrece-me o fato de os autores, aparentemente, temerem ousar um pouco mais - ou investir na questão surreal, escondendo-se atrás do fator "imaginação de criança". Se mais incisivos os filmes mostrassem-se, obteriam um resultado magnífico, porque trataria de maneira menos lógica, o que não é errado, pois há implícitas (em O Mágico, mais expostas que aqui) realidades em seus contos. Tirando isto, todo o resto do filme encanta-me: é verdade que tem alguns clichês típicos de filmes da Disney, contudo nada conseguiu se igualar a Alice no âmbito de maluquices em seus caminhos percorridos. Muitas personagens misteriosas e complexas, com algumas histórias que, mesmo depois de várias vezes rever, não soam muito claras. A minha parte favorita é a da Lebre e a do Chapeleiro Maluco, sensacional em humor e sarcasmo ("mais chá, mais chá", "ei, mas eu nem tomei chá ainda") e a personagem mais impressitive é a lagarta ("quem és tu?"). Um dia, será possível de eu tentar traçar paralelos de cada um dos sres existencias no país das maravilhas com a vida real, mas estou com pressa (e preguiça) para o fazer.

 

Robin Hood - Dir.: Wolfgang Reitherman

 

Continuando com as trasnferências de meus vídeos para DVDs, encontrei o Robin Hood, de 1973, da Disney. Lembrava-me, pouco, de que adorava o filme - especialmente, pela sua música inicial. Acontece que, infelizmente, assim como ocorreu a Hércules, o filme caiu muito no meu conceito (passado todo o aprendizado básico da história cinematográfica), mal do qual não sofreram os demais A Bela e a Fera, O Rei Leão e Alice no País das Maravilhas. Como musical, o filme ainda encanta, inclusive porque era obrigatório nos tempos áureos da Disney, e é esta versão apresentada aqui, introduzida por um galo repentista em tempos medievais da Inglaterra, quando o príncipe João - irmão de Ricardo "Coração-de-Leão" - assume o trono após a partida do irmão para uma cruzada, incitada aparentemente por João. Um cobrador de impostos nato, leva o povo à falência, à medida em que tem o constante hábito de chupar o dedão quando alguém toca no assunto "mãe".  Eis o diferencial primordial de Robin Hood, a vilania assumidamente brega, troçando de tal (e a segunda melhor cena do filme é, sem dúvidas, o canto a João). Ao invés de buscar trazer ódio ao rei e seus comparsas, o roteiro opta por sentimentalizar o lado bom do povo de Nottingham - e a melhor cena culmina na triste canção, com os animais na prisão local, e o frei sendo arrastado para lá; além de ter uma mini-transcrição da Bíblia, na doação da única moeda de uma ratinha para a caixa dos pobres na Igreja. São estas, basicamente, as coisas boas em Robin Hood. Somente. Porque o filme acaba afundando em algumas problemáticas existenciais: para começar, o filme tenta retratar o período mevieval inglês, mas restringe tudo a um povoado, esquecendo-se dos demais lugares de coletas de impostos. Quanto aos clichês infantis, eu nunca os reclamo, exceto quando pessimamente empregados (é o caso do love affair das raposas e a pata gorducha). Contudo, o principal ponto prejudicial é a personagem-título: Robin Hood é um herói menos simpático do que tantos outros e acaba deixando-se ficar à sombra diante de todos os demais integrantes, sejam eles os seus rivais ou companheiros. Não quero dizer com isto, que é obrigatoriedade que a personagem assuma 100% das atitudes de um desenho animado. Porém, ela deve saber "guiar' os demais e jamais deixar à mostra falhas possam comprometê-la, ou seja em Robin Hood: sua única "qualidade" é montar disfarces para enganar os principais adversários (o lobo e o leão), contanto que muitos outros reconheçam-no, aí incluso a cobra e o urubu. Mais uma tática que, a meu ver, foi empregada impropriamente é o aparecimento do Rei Ricardo, nos segundos finais do filme (sua personagem seria muito mais respeitada e valorizada sem a ridícula piada que ninguém entende). Contudo, Robin Hood, não posso negar, tem um fator nostálgico e o dom musical da Disney, ainda que dublado. Apenas regular.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Avancei a pesquisa p/ todos os filmes da Disney q vi (que não tiveram participação da Pixar):

 

 

 

1-A bela e a fera OP

 

2-O Castelo Animado 5/5

 

3-Branca de Neve e os sete anões 5/5

 

4-Irmão urso 5/5

 

5-Mullan 4,75/5

 

6-O Rei Leão 4,5/5

 

7-A Pequena Sereia 4,25/5

 

8-101 dálmatas 4/5

 

9-A dama e o vagabundo 4/5

 

10-A espada era a lei 3,75/5

 

11-Selvagem 3,75/5

 

12-Lilo & Stitch 3,5/5

 

13-A nova onda do imperador 3,5/5

 

14-Hércules 3,5/5

 

15-Mogli - o menino lobo 3,5/5

 

16-Alladdin 3,5/5

 

17-Dinossauro 3,25/5

 

18-Leitão - o filme 3,25/5

 

19-Tigrão - o filme 3,25/5

 

20-A nova onda do Kronk 3,25/5

 

21-Tarzan 3,25/5

 

22-Peter Pan 3/5

 

22-Os vilões da Disney 3/5

 

23-Bambi 2,5/5

 

24-O Galinho Chicken Little 2,5/5

 

25-Atlantis - o reino perdido 2,25/5

 

26-Aristogatas 2/5

 

27-Mogli - o menino lobo 2 2,25/5

 

28-Peter Pan - De volta à Terra do Nunca 2,25/5

 

29-Mullan 2 2/5

 

30-O rei leão 3 - Hakuna Matata 2/5

 

31-A dama e o vagabundo 2 - As aventuras de Banzé 2/5

 

32-Nem que a vaca tussa 1,75/5

 

 

 

Infelizmente ainda não tive a chance de ver "Cinderela", "Pinóquio" ou "Fantasia" (q me parece muito bom).

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...