Jump to content
Forum Cinema em Cena

Sidney Lumet


Questão
 Share

Recommended Posts

  • Members

Diretor com grandes filmes no curriculo. Um cara que começa a carreira com um filme como DOZE HOMENS E UMA SENTENÇA merece respeito, na minha opinião.  No curriculo, Lumet ainda tem SERPICO e UM DIA DE CÃO, ambos com Al Pacino em grande performance. São tramas simples, mas o diretor tira o melhor de cada uma

 

 ATÉ OS DEUSES ERRAM com o Sean Connery, é um filme q achei bem interessante, por tambem trabalhar com poucos ambientes, e se resumir basicamente a dialogos, e mesmo assim ainda é um filme, e não uma peça de teatro filmada. ASSASSINATO NO EXPRESSO ORIENTE achei fraco, já não hava gostado do livro, e tambem não gostei do filme.

 

 Seus dois ultimos trabalhos foram SOB SUSPEITA, um filme de tribunal bem divertido, e ANTES QUE O DIABO SAIBA QUE VOCE ESTA MORTO, onde Lumet trabalha com a velha questão do ponto de vista.

 

 Esses foram os que eu ví. Mas Lumet tem uma filmografia gigante. O proximo dele q quero ver é REDE DE INTRIGAS. Mas é foda d achar, pois não foi lançado em DVD por aqui. Uma pena.

 

Valeu16 
Questão2010-12-04 21:23:40
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu o admiro fortemente. São filmes de narrativas intensas, com elencos geniais e condução impecável. A única exceção é Murder on the Orient Express, filme que atualmente encontra-se datado, cujo tom teatral é um dos piores já empregados em um filme.

 

Por outro lado, 12 Angry Men é obra-prima e Dog Day Afternoon e Before the Devil Knows You're Dead são excelentes.
Link to comment
Share on other sites

O melhor é Doze Homens e uma Sentença, que é genial. Mas também gosto muito de Um dia de Cão e de O veredito. Rede de Intrigas e Assassinato no Expresso do Oriente são legaizinhos, sendo o primeiro bem superestimado, com exceção das atuações. Antes que o diabo.... nem lembro direito, mas não gostei muito não.

O resto não vi.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Grande diretor...conseguiu um dos maiores milagres do universo...fez o Vin Diesel não estragar um filme e ter alguma atuação razoável, apesar do filme ser bem meia a boca a seu talento como diretor. Mas 12 Homens e Uma Sentença é OP..Um Dia de Cão, O Veredicto, Serpico e Rede de Intrigas tb. O recente Antes Que O Diabo Saiba Que Você Está Morto é excelente, um dos melhores filmes do ano passado.

Rob Gordon2009-11-17 00:19:12

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Grande diretor...conseguiu um dos maiores milagres do universo...fez o Vin Diesel não estragar um filme e ter alguma atuação razoável' date=' apesar do filme ser bem meia a boca a seu talento como diretor. Mas 12 Homens e Uma Sentença é OP..Um Dia de Cão, O Veredicto, Serpico e Rede de Intrigas tb. O recente Antes Que O Diabo Saiba Que Você Está Morto é excelente, um dos melhores filmes do ano passado. [/quote']

 

 

Aesar do Vin Diesel estar bem, o filme é meia boca e mostra a irregularidade da filmografia do Sidney Lumet. Mas quando ele acerta, é tiro e queda.

 

E já acertou muito mais do que se equivocou.
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members

 Visto SOMBRAS DA LEI

 

6305181969.01.LZZZZZZZ.jpg

 

 Neste filme, Lumet trata de varios de seus temas preferidos. O diretor aborda novamente o universo dos tribunais, visto em filmes  como o classicaço DOZE HOMENS E UMA SENTENÇA e SOB SUSPEITA, e o universo da corrupção policial, que o diretor já havia visitado em filmes como SERPICO e ATÉ OS DEUSES ERRAM.

 

 Na trama, Sean Cassey(Andy Garcia) é um jovem promotor, que ganha o caso de sua carreira, ao ter a chance de acusar um poderoso traficante de drogas de Nova York de assassinato, pois o criminoso matou varios policiais em uma operação para prende-lo, encabeçada pelo pai de Sean, Liam(Ian Holm). O caso no entanto, pode levar a descoberta de um grande esquema de corrupção policial na policia de Nova York.

 

 SOMBRAS DA LEI é um trabalho menor de Lumet,mas ainda assim é um filme bem bom, dentro do drama policial, genero em q o diretor se especializou. Lumet sempre se destacou na direção de atores, e aqui não é diferente. Pessoalmente, não acho Andy Garcia um grande ator, apenas regular, mas ele é inegavelmente carismatico, e Lumet sabe utilizar isso ao ao ajudar Garcia a compor o idealista Sean Cassey, o classico jovem promotor idealista, que acha que pode mudar o mundo. Com uma participação pequena, mas significativa, Richard Dreyfuss dá vida a Vigoda, um advogado que enfrenta Sean nos tribunais. Percebemos um homem amargurado, cansado das implicações morais que sua profissão exige, que admira, mas por outro lado acha uma tremenda ingenuidade todo o idealismo do protagonista.

 

 Enfim, SOMBRAS DA LEI, não vai ficar na memoria de ninguem, mas cumpre oq se propõe.
Questão2010-12-04 21:24:24
Link to comment
Share on other sites

  • 10 months later...
  • Members

 

 Visto REDE DE INTRIGAS

 

network.jpg

 

 Na trama, Howard Beale (Peter Finch) é um ancora de uma emissora de TV, que após anos se dedicando ao trabalho, descobre que sera demitido devido ao baixo indice de audiencia. Graças a isso, Beale tem um surto nervoso diante das camêras. Surpreendentemente, as verdades ditas por Beale fazem a audiencia crescer a niveis incriveis.

 

A jovem e ambiciosa Diana Christensen (Faye Dunaway) vê o potencial de audiencia q Beale têm, e convence o diretor da emissora Frank Hackett(Robert Duvall) não só a manter Beale na emissora, mas tambem a investir num programa para ele. Esta decisão é acatada, mesmo contra a vontade de Max Schumacher(Willian Holden) um dos produtores e amigo pessoal de Beale.

 

 Mais um baita filme do Lumet. REDE DE INTRIGAS faz uma acida critica ao sistema televisivo movido pela audiencia, e ao seu passivo consumidor, e mesmo sendo um filme com mais de trinta anos, esta critica continua atual. Uma cena que mostra bem isto é a cena em que Beale convoca o povo a ir até a janela, e anunciar a sua furia. E não é com surpresa que Schumacher e sua familia começam a ouvir gritos do lado de fora, enquanto as pessoas vão colocando as cabeças para fora de suas janelas. Uma cena magnificamente filmada por Lumet, mas sem q sua direção soe exibicionista.

 

 Mas o ponto forte d Lumet sempre foi a direção de atores, e enste filme não é diferente. Peter Finch esta excelente como o histerico Howard Beale. Podemos sentir toda a loucura de Beale, e paradoxalmente, sentimos que ele parece ser o personagem mais esclarecido entre todos. Por sua vez, Faye Dunaway brilha como Diana, que surge como a propria personificação da televisão. Diana é quase um vacuo emocional, que não para de falar do trabalho nem enquanto transa, é uma mulher que vive e respira a televisão. E mesmo ela tomando atitudes terrivelmente anti éticas durante todo o filme, não consegui deixar d simpatizar com ela.

 

 Mesmo as participações pequenas são excelentes. Dois grandes exemplos são Beatrice Straigh, que vive a esposa de Max (Cinco minutos que lhe renderam o Oscar) e Ned Beatty, que vive Arthur Jensen, diretor de uma poderosa afiliada da rede de Tv em que se passaa historia, e que protagoniza com Finch uma cena quase surreal, em que Jensen discursa sobre a importancia do dinheiro no mundo.

 

 Enfim, um otimo filme sobre os acidos bastidores da televisão.

 

Valeu16
Questão2010-12-05 01:41:54
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acho ele um dos maiores dos estados unidos, extremamente subestimado. 12 angry men e Dog day afternoon, com o uso das lentes, controle atmosférico, estudo do suspense e enfim, é cinema puro, em níveis de intensidade que poucos conseguem. E Rede de intrigas, cês já viram esse filme?

 

http://www.youtube.com/watch?v=90ELleCQvew

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 Tambem acho o Lumet extremamente subestimado. Esses três q o TROY ATWOOD citou são cinema da melhor qualidade.

 

 TOP LUMET

 

1) DOZE HOMENS E UMA SENTENÇA

 

2) REDE DE INTRIGAS

 

3) UM DIA DE CÃO

 

4) ANTES QUE O DIABO SAIBA QUE VOCÊ ESTA MORTO

 

5) SÉRPICO

 

6) SOMBRAS DA LEI

 

7) ATÉ OS DEUSES ERRAM

 

8) SOB SUSPEITA

 

9) ASSASSINATO NO EXPRESSO ORIENTE

 

 Todos bons filmes, com exceção de ASSASSINATO NO EXPRESSO ORIENTE, que achei ben ruinzinho.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Gostei muito de "Antes que o Diabo Saiba que Você está Morto". O Phillip Seymour Hoffman está bem, como sempre, mas me impressionou o papel do Ethan Hawke. Não que tenha sido sensacional, mas foi uma boa caracterização: jeito inconstante, nervoso, imaturo emocionalmente. Sem falar na Marisa Tomei, mais linda do que nunca.

 

E "Rede de Intrigas" é bem escrito e interpretado. Todo mundo ficou grande naquele filme. Gosto de ver as cenas com a Faye Dunaway. A personagem dela sempre é vista como bitch, mas é uma mulher sobrevivendo em meio a um negócio onde os homens ditavam as regras.

 

"O Peso de um Passado" é outro filme querido. Interpretações emocionantes do elenco. E a história tem um tom meio amargo.

 

Aliás, ele é um exímio diretor de atores, né?
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Gosto muito da câmera do Lumet. Ele parece não conduzir o filme, sua câmera aparenta apenas estar estar lá, como parte do cenário. Bem subliminar. Talvez seja por isso que eu sempre me pegue imerso nos seus filmes, sejam eles clássicos como Rede de Intrigas e Doze Homens ou filmes menores como Sombras da Lei e Sob Suspeita. Lumet é definitivamente um dos meus favoritos.

 

Meu Top:

 

* Até os Deuses Erram

* O Príncipe da Cidade

* Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto

* Um Dia de Cão

* Rede de Intrigas

* Doze Homens e Uma Sentença

* Sérpico

* Armadilha Mortal

* Equus

* Sombras da Lei

* Q & A - Sem Lei, Sem Justiça

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 Nossa KAZUMA KIRYU' date=' seu favorito é mesmo ATÉ OS DEUSES ERRAM? Isso é realmente bem raro. Pq a preferencia por este filme?
[/quote']

 

Eu gosto de filmes subestimados, que ficam meio esquecidos nas filmografias de grandes diretores. Considero Até os Deuses Erram este tipo de filme, aquele que você assiste sem saber nada sobre ele, sem "hype" nenhum, que te pega de surpresa e Até os Deuses Erram me acertou em cheio. A direção fenomenal de Lumet aliada à uma construção de personagem brilhante do Connery fazem de Até os Deuses Erram uma obra-prima. Na minha opinião, é claro.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 Eu tambem gosto de ATÉ OS DEUSES ERRAM, pois era um filme que tinha tudo pra ficar "teatral"  Afinal, é uma historia montada em cima de três ou quatro longuissimos dialogos pelo que me lembro, e mesmo assim  não ficou, muito pelo contrario, é cinema puro.

 

 E Lumet fez oq muitos excelentes diretores não conseguiram. Apagou todo e qualquer trejeito de James Bond que Sean Connery poderia ter. Mas a direção de atores sempre foi o forte do Lumet mesmo. 
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...