Jump to content
Forum Cinema em Cena

Polícia, Adjetivo (Corneliu Porumboiu)


Administrator
 Share

Recommended Posts

  • Members

5zpgtx.jpg

É o oposto da visão glamourizada que Hollywood tem sobre a profissão. Ao invés de tiroteios, explosões e afins, vemos o protagonista em longas tocaias à procura de provas para condenar um jovem suspeito de induzir seus colega a usar drogas – e relatando estas frustradas experiências em relatórios que não dizem absolutamente nada. Para arranjar informações, ele deve sobreviver a burocracia da qual é vítima, sendo forçado a andar de porta em porta a fim de pedir favores a colegas de ofício, como trabalhar em impressões digitais, pesquisar nomes, entre outras coisas.

Não é um filme fácil, claro, mas é intelectualmente recompensador. Cenas longas e extremamente cansativas são criadas no intuito de mostrar o quão fatigante é esta profissão – e dá-lhe vários e vários planos que mostram o protagonista apenas observando o casarão do suspeito. Trata-se de uma abordagem contemplativa que também ajuda a moldar um painel triste da situação atual da Romênia, cujos planos abertos que revelam muros pichados, ruas feias e mal iluminadas, prédios sujos e acabados dão o tom pessimista da obra, que só poupa o espectador em seus momentos de humor (geralmente oriundos da estupidez de seu colega de trabalho).

SPOILERS

 

Arrisco a dizer que todo o filme é uma preparação para os incríveis 20 minutos finais, que enfocam um debate entre Cristi, seu colega e o chefe da polícia que, acima de tudo, expõe o dilema que perturbava Cristi desde o início (e que também fora o fio condutor de Gone Baby Gone): o que consta na lei é de fato o melhor a ser seguido? Até que ponto a lei determina o que é benéfico para a sociedade? A impessoalidade com que ela fora redigida é importante na maioria dos casos, mas neste específico, pode arruinar uma vida (ou mais, dependendo de como isso pode afetar o Cristi).

 

E o final é maravilhoso, simplesmente por encerrar essa questão comprovando a "tese" que defende, mas, ao mesmo tempo, incitando discussões sobre o assunto.

 

FIM DE SPOILERS

 

Um must-see.
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

Vi semana passada. Segue a mesma tendência dos filmes romenos atuais, é quase um Dogma 95, mas sem manifesto.

Achei o final (o debate, pra ser mais específico) irreal, e bem destoante do resto. Tipo, WTF?!? Sei lá, o diretor se sabotou ali, mastigou e desenhou o que, como você disse, vinha sendo construído lentamente desde o início.

 

A boa notícia é que realmente esse aspecto suavemente contemplativo é recompensador. Gostei bastante das elucidativas interações do Cristian com sua mulher. 
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members

7/10

legal!

 

porra o filme realmente vale pelos 20 min finais, o filme podia ser mais fluido...fica muito arrastado obriga voce a participar do torturante rotina do policial...mas o final nao podia ser melhor!

 

quem se interessa pela area de letras gostará do filme ele é bem gramatical ;D

uhaushuhasuhs

vale a pena!

interessantissimo o filme ;)
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...