Jump to content
Forum Cinema em Cena

Rock progressivo


silva
 Share

Recommended Posts

  • Members

Talvez seja apenas a minha empolgação ao voltar a mergulhar nesse estilo de música, mas o fato é que o rock progressivo merece ter um tópico.

 

 

 

Desde os medalhões (Yes, Floyd, Rush, ELP, King Crimson, Jethro Tull, Kraftwerk), passando pelos não tão conhecidos (Gentle Giant, Van Der Graaf Generator, Morse Code, Focus, Camel), passando pela maravilhosa cena italiana (Il Roviesco Della Medaglia, Le Orme, Premiata Forneria Marconi, Banco Del Mutuo Soccorso), a cena brasileira (O Terço, Bacamarte, Casa das Máquinas, Moto Perpétuo, Mutantes, Som Imaginário, O Som Nosso de Cada Dia), e finalmente pelos contemporâneos (Dream Theater, Porcupine Tree, Flower Kings). Só por essa lista já dá para ver que há muita coisa a se conhecer e comentar.

 

 

 

Sendo assim, comentem (depois eu faço uma listinha básica)!!!!   smileys/16.gif" align="middle" /> silva2010-01-13 17:33:55

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Na linha do Dream Theater eu gosto muito de Neal Morse,e do projeto Transatlantic.

Tb de Rush....Iron Butterfly.

Claro que tem uns que não são tão progressivos,mas ouço bastante, tipo Supertramp e Dire Straits.

Do Yes preciso conhecer muita coisa...até porque já vi muitos vídeos,mas sem ficar de olho nas diversas formações da banda e tb os trabalhos paralelos de seus músicos.

Gosto muito da voz de Jon Anderson. 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Supertramp...Taí uma banda que ainda não conheço muita coisa (na verdade quase nada).

 

 

 

Sobre o Yes: Além da voz do John Anderson, gosto muito do baixo do Chris Squire, especialmente na música que eu considero a quintessência do rock progressivo: Close to the Edge. Nos anos 70 a trajetória progressiva da banda foi magistral, até ela começar a incorporar influências mais pop nos anos 80 (como, aliás aconteceu com boa parte das bandas progressivas da época). E sobre os projetos paralelos, gosto muito do álbum solo do Chris Squire. Em compensação, os projetos solo do Rick Wakeman não me atraem de jeito nenhum (o que é considerado como heresia por muitos amigos meus... 06.gif).

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sobre o Discipline: esse álbum já é uma coisa completamente diferente, não há tantos ecos de progressivo nele (acho ele muito mais próximo do Talking Heads, por exemplo). Já o Red é progressivo até o talo. Até prefiro também o Red, mas o Discipline tá bem próximo dele... 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Agora tô ouvindo o Gentle Giant de 1970,achei que ia me decepcionar,porque antes ouvi no Youtube algo meio festivo deles,muito pop...talvez eu tenha escutado outra banda,pois essa é bem progressiva e esse disco de 1970 bem YES.

Outra banda que tb quero conhecer melhor é o Marillion,pois gosto da voz do Fish.

Agora que o Jon Anderson tá se recuperando (não sei qual é a doença dele),talvez o Yes excursione com o vocalista Benoit David.

 

"Em uma entrevista em 15/10/2009 à radio Planet Rock, Chris Squire confirmou Oliver Wakeman e Benoit David como membros oficiais da banda, entretanto não confirmou a saída forma de Anderson."


 
Link to comment
Share on other sites

  • 5 months later...
  • Members
camel' date=' barca do sol, banco del socorro mutuo.  tem muita coisa boa. nunca foi um estilo musical que agradou as radios, mesmo as nao comerciais, deve ser pelas musicas muito longasssssssssssssssssssssss. heheheheh [/quote']

Prog italiano é bem legal,Banco del...Premiata...
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members

camel' date=' barca do sol, banco del socorro mutuo.  tem muita coisa boa. nunca foi um estilo musical que agradou as radios, mesmo as nao comerciais, deve ser pelas musicas muito longasssssssssssssssssssssss. heheheheh [/quote']

 

Prog italiano é bem legal,Banco del...Premiata...

 

 

 

Prog Italiano é demais!!

 

 

 

E o mais curioso disso é a quantidade de bandas do estilo nos anos 70. É sério, beira ao infinito. Isso até justifica o fato de que a grande maioria delas não passou de 3 álbuns: é humanamente impossível acompanhar uma cena integralmente onde temos 20 álbuns do gênero a cada semana... 06.gif Mas têm um lado bom nisso: cada banda desconhecida que você "acha" é uma descoberta totalmente diferente.

 

 

 

Eu tô mergulhando fundo no gênero (praticamente só estou escutando isso), já tenho 5 Gb de álbuns da época, e nem cheguei perto de ter 1/3 do que está disponível na net...

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • 2 weeks later...
  • Members

 

 

 

 

 

 

 

 

silva

 

 

você esqueceu da maior banda de rock progressivo da America Latina a Sagrado Coração da Terra que fez as inesquecíveis "Pantanal" (tema de abertura da novela Pantanal) e "Raio e Trovão" (tema de abertura da novela A História de Ana Raio e Zé Trovão)

 

essas duas músicas são do disco "Farol da Liberdade" de 1991

 

aqui está a discografia da banda Sagrado Coração da Terra

 

discografia-sagrado.jpg

 

 

 

 

 

 

 

cinéfilo2010-09-07 20:06:38

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...