Jump to content
Forum Cinema em Cena

Oscar 2011: Indicados e Previsões


Nightcrawler
 Share

Recommended Posts

  • Members
Bem que o filme da Sofia podia estar mais bem cotado nessas premiações' date=' pelo menos em roteiro que acho bem melhor do que o The kids are Al right por exemplo.Não entendo  pq a montagem do Scott Pilgim não esta parecendo nas listas de melhores do ano.Seria uma briga pesada com as de A Rede Social e A Origem.Acho as 3 montagens brilhantes.[/quote']

Quanto às montagens, como disse o Sall, o problema é que pelo menos quatro dos indicados faziam parte dos cinco indicados a melhor filme. Como agora são dez na categoria principal, é óbvio que os cinco de edição estarão lá e como Scott Pilgrim está longe de figurar no top 10...

 

Pois é. Mas se é na edição que o filme toma forma e ganha corpo, essa "padronização" tem lógica e faz certo sentido.

 

As trilhas de Como Treinar o Seu Dragão e O Escritor Fantasma fazem muito por seus respectivos filmes. A do Desplat, assim como o filme (que nem gosto tanto), está sendo esquecida. Os 5 nominados ainda não estão locks e com True Grit e Black Swan de fora, aumentam as chances do John Powell entrar. E também as de Randy Newman com Toy Story 3...

 

 
Sall2010-12-24 11:52:43
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 2.6k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Fiz uma análise de 22 premiações do circuito norte-americano, portanto, não considerei os “European Film Awards” e nem “British Independent Film Awards”. Abaixo encontra-se a relação do número de vitórias de cada filme em várias categorias. Dessa forma, é possível se ter uma visão de como está a corrida pelos Oscars até o momento. Perceberão que em determinadas categorias (direção, por exemplo) o somatório de vitórias ultrapassa 22, possivelmente, é porque houve algum empate, no qual mais de um vencedor foi considerado.

 

 

 

Filme (lembrando que em alguns casos, há prêmios que dividem a categoria em filmes de drama e filmes de comédia): A Rede Social – 16; Scott Pilgrim contra o Mundo – 2; O Inverno da Alma – 1; 127 Horas – 1; A Origem - 1

 

 

 

Direção: David Fincher (A Rede Social) – 16; Christopher Nolan (A Origem) – 3; Darren Aronofsky (Cisne Negro) – 3; Danny Boyle (127 Horas) – 2; Olivier Assayas (Carlos) – 1; Tom Hooper (O Discurso do Rei) – 1

 

 

 

Ator: Colin Firth (O Discurso de Rei) – 11; James Franco (127 Horas) – 5; Jesse Eisenberg (A Rede Social) – 5; Colin Farell (Ondine) – 1; Mark Wahlberg (O Vencedor) – 1; Michael Cera (Scott Pilgrim contra o Mundo) – 1; Robert Duvall (Get Low) – 1

 

 

 

Atriz: Natalie Portman (Cisne Negro) – 13; Jennifer Lawrence (O Inverno da Alma) – 4; Annette Bening (Minhas mães e meu pai) – 2; Leslie Manville (Another Year) – 2; Anne Hathaway (Amor e outras Drogras) – 1; Halle Berry (Frankie e Alice) – 1; Kim Hye-ja (Mother) – 1; Michelle Williams (Blue Valentine) – 1; Noomi Rapace (The Girl with the Dragon Tatoo) – 1

 

 

 

Ator coadjuvante: Christian Bale – 15; John Hawkes (O Inverno da Alma) – 2; Armie Hammer (A Rede Social) – 1; Geoffrey Rush (O Discurso do Rei) – 1; Mark Ruffalo (Minhas mães e meu pai) – 1; Michael Ealy (For Colored Girls) – 1; Niels Arestrup (O profeta) - 1

 

 

 

Atriz coadjuvante: Hailee Steinfeld (Bravura Indômita) – 6; Melissa Leo (O Vencedor) – 6; Jackie Weaver (Animal Kingdom) – 5; Amy Adams (O Vencedor) – 1; Helena Boham-Carter (O Discurso do Rei) – 1; Juliette Lewis (Conviction) - 1; Kimberly Elise (For Colored Girls) – 1; Mila Kunis (Cisne Negro) – 1

 

 

 

Roteiro (não fiz distinção entre roteiro adaptado e roteiro original): A Rede Social – 20; A Origem – 4; O Discurso do Rei – 4; Enterrado Vivo – 1; Cisne Negro – 1; Four Lions – 1; Minhas mães e meu pai – 1; Night catches us – 1

 

 

 

Filme de animação: Toy Story 3 – 16; Como treinar seu dragão – 2; O mágico – 1

 

 

 

Efeitos visuais: A Origem – 2; Alice no País das Maravilhas – 1; O Homem-de-ferro 2 – 1

 

 

 

Som: Incontrolável – 1

 

 

 

Fotografia: A Origem – 8; Cisne Negro – 5; Bravura Indômita – 3; 127 Horas – 1

 

 

 

Edição: Todos os filmes têm apenas 1 prêmio: Cisne Negro; A Origem; A Rede Social; Scott Pilgrim contra o Mundo; Sentimento de culpa;

 

 

 

Direção de arte: A Origem – 4; A Ilha do Medo – 2; Alice no País das Maravilhas – 1; Cisne Negro – 1

 

 

 

Figurino: Alice no País da Maravilhas – 1

 

 

 

Trilha Sonora: A Origem – 4; A Rede Social – 4; Cisne Negro – 2 (a trilha é inelegível ao Oscar); Tron – 1

 

 

 

Canção: "We are sex bom-omb" de Scott Pilgrim contra o Mundo - 1 (no entanto a canção não é elegível ao Oscar); "You haven't seen the last of me" (Burlesque) - 1; "I see the lights" de Enrolados - 1Tássio2010-12-25 14:15:53

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Mother and Child visto.  Gostei bastante.  Seria um bom candidato a elenco.  Watts está ótima, assim como Jackson, Washington, Merkson e o restante.  Porém o filme é mesmo da Bening.  A virada da personagem é maravilhosa e ela transita com um talento e desenvoltura impressionantes.  Trabalho excepcional, se ela tivesse entrado nas listas por esse filme eu diria que não ia ter essa parada de injustiça caso ganhe o Oscar.  Dentro de suas determinadas personagens, ela está tão incrível quanto Portman, salientando as diferenças de personagens.  Filme muito bom.01
Link to comment
Share on other sites

  • Members

"O Discurso do Rei" e a irresistível afeição de Hollywood pelos britânicos

Los Angeles, EUA - "A Rede Social", que trata da criação do Facebook, é para muitos o filme favorito na corrida pelo Oscar, mas Hollywood, indústria que nunca escondeu seu afeto pelos britânicos, já indica um provável duelo com "O Discurso do Rei", um retrato do monarca George VI.

As associações de críticos dos Estados Unidos falaram primeiro. Para elas, "A Rede Social", dirigido por David Fincher e com Jesse Eisenberg, Andrew Garfield e Justin Timberlake no elenco, era uma obra de referência, "o filme do ano, que também define brilhantemente a década", nas palavras de Peter Travers, crítico da revista "Rolling Stone".

Depois chegou o Globo de Ouro, a antessala do Oscar, e aí o favoritismo pendeu para "O Discurso do Rei", de Tom Hooper, com Colin Firth, Helena Bonham Carter e Geoffrey Rush como protagonistas.

O filme, que narra a peculiar relação entre o rei George 6º (Firth) e o logopedista (profissional que trata de distúrbios da fala, Rush) que o ajudou a superar a gagueira para se transformar no líder que o Reino Unido precisava às vésperas da Segunda Guerra Mundial, foi indicado para sete prêmios, contra seis do rival "A Rede Social".

A queda-de-braço entre a modernidade e a História era selada.

"Parece que temos como companhia filmes que tratam de temas contemporâneos vibrantes", disse Rush à revista "The Hollywood Reporter", em alusão à obra sobre o Facebook e às demais produções que concorrem a melhor filme: "Cisne Negro", de Darren Aronofsky; "O Vencedor", de David O. Russell, e "A Origem", de Christopher Nolan.

"O Vencedor" se igualou a "O Discurso do Rei" no número de indicações aos prêmios do Sindicato de Atores dos EUA.

"Esta indicação em particular significa mais para mim do que a do Globo de Ouro, porque vem de gente que quero que me aprove: outros atores", afirmou Helena Bonham Carter.

Não há dúvida de que os membros da Academia de Hollywood sentem uma particular atração pelos britânicos, como pode ser demonstrado pelas estatuetas entregues nos últimos cinco anos a Daniel Day-Lewis ("Sangue Negro"), Kate Winslet ("O Leitor"), Helen Mirren ("A Rainha"), Tilda Swinton ("Conduta de Risco"), Rachel Weisz ("O Jardineiro Fiel") e Danny Boyle ("Quem Quer Ser um Milionário?").

Este último conseguiu em 2008 oito estatuetas, o que fez com que o então primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, qualificasse a cerimônia como uma "grande noite" para o Reino Unido.

Nos últimos anos, também conseguiram indicações ao Oscar como melhor filme as produções britânicas (ou com financiamento britânico) "Educação", "O Leitor", "A Rainha" e "Assassinato em Gosford Park", além do êxito fulgurante de "Shakespeare Apaixonado" na edição de 1999, com sete prêmios da Academia de Hollywood.

As incógnitas serão desfeitas quando forem anunciados os vencedores do Oscar no dia 27 de janeiro, e se comprovará então se a fascinação dos acadêmicos americanos pela monarquia anglo-saxônica continua vigente.

Em 1999, "Elizabeth" recebeu sete indicações, enquanto Charles Laughton ganhou o Oscar por seu trabalho em "Os Amores de Henrique VIII", e Kenneth Brannagh e Nigel Howthorne conseguiram candidaturas por seus retratos em "Henrique V" e "As Loucuras do Rei George", respectivamente.

Entre as apostas, Colin Firth já é favorito para o Oscar de melhor ator por "O Discurso do Rei". Algumas tradições se mantêm em pleno século 21.

 http://cinema.uol.com.br/ultnot/efe/2010/12/26/o-discurso-do-rei-e-a-irresistivel-afeicao-de-hollywood-pelos-britanicos.jhtm

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Eu assisti ontem Tron, no IMAX 3D. Achei um ótimo filme, muito fiel ao primeiro. Uma grande homenagem. Olivia Wilde é uma graça e tem um carisma tão grande, devia fazer mais cinema. Bridges está ótimo, assim como o Sheen. Agora o mocinho principal, que canastra... Nuh!

 

Esse filme merece prêmios em tudo que é categoria técnica, inclusive Arte e Figurino, que são sensacionais. A trilha do duo Daft Punk é alucinante e primorosa!

 

FeCamargo2010-12-27 10:49:48

Link to comment
Share on other sites

Online film critics society awards nominees

 

Best Picture
Black Swan
Inception
The Social Network
True Grit
Winter's Bone

Best Director
Darren Aronofsky, Black Swan
Danny Boyle, 127 Hours
Joel Coen & Ethan Coen, True Grit
David Fincher, The Social Network
Christopher Nolan, Inception

Best Lead Actor
Jeff Bridges, True Grit
Jesse Eisenberg, The Social Network
Colin Firth, The King's Speech
James Franco, 127 Hours
Ryan Gosling, Blue Valentine
Edgar Ramírez, Carlos

Best Lead Actress
Annette Bening, The Kids Are All Right
Kim Hye-ja, Mother
Nicole Kidman, Rabbit Hole
Jennifer Lawrence, Winter's Bone
Natalie Portman, Black Swan

Best Supporting Actor
Christian Bale, The Fighter
Andrew Garfield, The Social Network
John Hawkes, Winter's Bone
Mark Ruffalo, The Kids are All Right
Geoffrey Rush, The King's Speech

Best Supporting Actress
Amy Adams, The Fighter
Mila Kunis, Black Swan
Melissa Leo, The Fighter
Hailee Steinfeld, True Grit
Jacki Weaver, Animal Kingdom

Best Original Screenplay
Mark Heyman, Andres Heinz & John McLaughlin, Black Swan
Noah Baumbach, Greenberg
Christopher Nolan, Inception
Lisa Cholodenko & Stuart Blumberg, The Kids Are All Right
David Seidler, The King's Speech

Best Adapted Screenplay
Danny Boyle & Simon Beaufoy, 127 Hours
Michael Bacall & Edgar Wright, Scott Pilgrim vs. the World
Aaron Sorkin, The Social Network
Joel Coen & Ethan Coen, True Grit
Debra Granik & Anne Rosellini, Winter's Bone

Best Cinematography
Anthony Dod Mantle & Enrique Chediak, 127 Hours
Matthew Libatique, Black Swan
Wally Pfister, Inception
Robert Richardson, Shutter Island
Roger Deakins, True Grit

Best Editing
Jon Harris, 127 Hours
Andrew Weisblum, Black Swan
Lee Smith, Inception
Jonathan Amos & Paul Machliss, Scott Pilgrim vs. the World
Kirk Baxter & Angus Wall, The Social Network

Best Animated Feature
Despicable Me
How to Train Your Dragon
The Illusionist
Tangled
Toy Story 3

Best Film Not in the English Language
Carlos
Dogtooth
The Girl With The Dragon Tattoo
Mother
A Prophet

Best Documentary
Catfish
Exit Through the Gift Shop
Inside Job
Restrepo
Waiting for "Superman"

------

 

Off-topic; notícia de fofoca envolvendo uma das indicadas desse ano. Natalie Portman vai ser a nova Milf do pedaço, anunciou hoje que tá gravida, do coreógrafo que conheceu nos sets de Cisne Negro.

 

Bom, isso definitivamente não atrapalhou a Zeta Jones e a Rachel Weiz 06.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

------

 

Off-topic; notícia de fofoca envolvendo uma das indicadas desse ano. Natalie Portman vai ser a nova Milf do pedaço' date=' anunciou hoje que tá gravida, do coreógrafo que conheceu nos sets de Cisne Negro.

 

Bom, isso definitivamente não atrapalhou a Zeta Jones e a Rachel Weiz 06.
[/quote']

 

e Cate Blanchett... rs

 

Por falar nela, vi o trailer de Hanna. Acho que pode ser um bom thriller. E apesar do Joe Wright ter uma filmografia curta, acho que ele é um diretor bem interessante. Como adoro a Blanchett e acho a Saoirse uma ótima atriz, estou bem esperançoso.

 

Para quem ainda não viu o trailer:

http://www.imdb.com/video/imdb/vi3969948441/

Leleo2010-12-27 23:27:49

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Comigo a carreira do Wright tem mais erros que acertos. Na verdade, acerto só tem um, Orgulho e Preconceito (que é um grande acerto, diga-se de passagem). Atonement e O Solista poderiam nem existir que tava de bom tamanho. O trailer desse Hanna me pareceu...estranho. Só não sei em que sentido da palavra essa estranheza caberá.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Comigo a carreira do Wright tem mais erros que acertos. Na verdade' date=' acerto só tem um, Orgulho e Preconceito (que é um grande acerto, diga-se de passagem). Atonement e O Solista poderiam nem existir que tava de bom tamanho. O trailer desse Hanna me pareceu...estranho. Só não sei em que sentido da palavra essa estranheza caberá.

[/quote']

 

Não vi The Soloist, mas, como vc, gosto do trabalho dele em Orgulho e Preconceito. Em Atonement, ele está irregular mas acredito que o filme tem momentos brilhantes, como os 15 minutos iniciais. Acho que ele é um diretor com um grande potencial, percebo um preciosismo, mas também um grande domínio técnico. Mas a filmografia dele é ainda muito curta. Só torço para que Hanna não seja uma bomba, nãó gostaria de ver a Blanchett repetir os erros  de Indiana Jones e Robin Hood.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Orgulho e Preconceito dá certo porque de algum modo surgiu a fluidez em meio a todo aquele virtuosismo dele. E ele me parece isso mesmo, um cineasta com tendências virtuosas mas, como a maior parte destes, acaba quebrando a cara. Virtuosismo estético, em muitos casos, é razão pra cineasta que quer mostrar que sabe filmar, que entende todos as possibilidades de uma câmera e dos outros artifícios narrativos técnicos, ficar se lambendo em imagem, mas quando muitas vezes tem pouco a mostrar. Pelos exemplos posteriores a Orgulho e Preconceito, o Joe Wright parece um desses e vem cada vez mais pecando pelo excesso. Mas quem sabe um dia ele fique mais maduro e siga um caminho inverso, de menos afetação, como andam seguindo David Fincher e, num patamar abaixo, Darren Aronofsky...

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Eu assisti ontem Tron' date=' no IMAX 3D. Achei um ótimo filme, muito fiel ao primeiro. Uma grande homenagem. Olivia Wilde é uma graça e tem um carisma tão grande, devia fazer mais cinema. Bridges está ótimo, assim como o Sheen. Agora o mocinho principal, que canastra... Nuh!

Esse filme merece prêmios em tudo que é categoria técnica, inclusive Arte e Figurino, que são sensacionais. A trilha do duo Daft Punk é alucinante e primorosa!
[/quote']

Ele acabou de filmar On the Road como Dean Moriarty...09

 

É verdade que o Cillian Murphy tem uma rápida aparição no filme e que o Michael Sheen tá igualzinho o David Bowie ??

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Comigo a carreira do Wright tem mais erros que acertos. Na verdade' date=' acerto só tem um, Orgulho e Preconceito (que é um grande acerto, diga-se de passagem). Atonement e O Solista poderiam nem existir que tava de bom tamanho. O trailer desse Hanna me pareceu...estranho. Só não sei em que sentido da palavra essa estranheza caberá.

[/quote']

 

Tive exatamente essa sensação. O trailer as vezes prenuncia uma bomba, em outros momentos algo interessante... Oh dúvida.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Eu assisti ontem Tron' date=' no IMAX 3D. Achei um ótimo filme, muito fiel ao primeiro. Uma grande homenagem. Olivia Wilde é uma graça e tem um carisma tão grande, devia fazer mais cinema. Bridges está ótimo, assim como o Sheen. Agora o mocinho principal, que canastra... Nuh!

 

Esse filme merece prêmios em tudo que é categoria técnica, inclusive Arte e Figurino, que são sensacionais. A trilha do duo Daft Punk é alucinante e primorosa!

[/quote']

Ele acabou de filmar On the Road como Dean Moriarty...09

 

É verdade que o Cillian Murphy tem uma rápida aparição no filme e que o Michael Sheen tá igualzinho o David Bowie ??

 

 

 

O Murphy tem duas falas e o Sheen lembra sim, mas está ótimo.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Assisti Tron agora pouco...achei o roteiro fraco porém bem melhor que o primeiro. Achei a direção de arte, efeitos visuais e trilha sonora magníficos. Espero que a academia não esnobe esse filme nessas categorias técnicas.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Certamente Carlos é inelegível, porque concorre ao Globo de Ouro nas categorias de TV.  Acho que vai ser uma surpresa como tem ocorrido ultimamente: A vida dos outros ganhar de Fauno (aqui com toda justiça, o filme é mesmo melhor), A Partida ganhar de Valsa com Bashir, O segredo de seus olhos ganhar de A fita branca e O Profeta...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acho que o guidon tem razão e Carlos não deve ser elegível. Mas se fosse, seria difícil haver competição para ele, pois o filme do Olivier Assayas é algo muito impressionante! Dentre as produções de 2010, está em segundo lugar na minha atual lista de melhores, atrás somente de Copie Conforme.

 

Sobre os filmes que cada país selecionou para tentar uma vaga, olhando meio superficialmente para a lista, alguns nomes parecem mais fortes:

 

Bal, do Semih Kaplanoglu

Biutiful, do Alejandro Gonzales Iñarritu

Carancho, do Pablo Trapero

Des Homme et Des Dieux, do Xavier Beauvoir

Uncle Boomee Who Can Recall His Past Lives, do Apichatpong Weerasethakul

 

Claro que um filme do Apichatpong nunca que vai ser acessível pro povo da Academia, mas como virou modo indicar o campeão de Cannes (e o segundo lugar, no caso o filme francês), pode até acontecer...

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acho Carlos tão distante do gosto da Academia...  Não acredito na indicação de Biutiful nem do argentino.  O vencedor de Cannes acho que não entra nem a pau.  Talvez a disputa seja entre o canadense e o francês.  And Oscar goes to...  Israel.06  Verdade, acho que vai ser um samba de afro-descendente desajuizado....  Ah, pra mim, Lula entra.  O filme tem cara de Oscar gente, não adianta negar.  É ruim?  (mediano, não chega a ser a bomba que se fala) mas quantas porcarias entram pra competição?  A exceção foi esse ano, com todos sendo muito bons.  O que foi a lista de 2008?  O ano em que meu pais saíram de férias era melhor que qualquer um dos indicados, e nem acho o filme nada demais.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Desculpem o post repeat, mas eu realmente estou torcendo pra que esqueçam Bening na lista final.  Sei que é quase impossível, mas tenho uma remota esperança.  Que indiquem Williams e na última vaga deixem Swank, Berry e Hathaway se estapearem pra pegar, mas meu sonho seria ver a minha linda e talentosa musa Paltrow entrar.  Pelo menos tenho esperança de vê-la interpretando uma das belas canções de Country Strong ao vivo.

 

Em tempo: Toy Story 3 tem os melhores e mais criativos FYCs da História.  Nunca vi nada parecido.  G-E-N-I-A-L. 1010101010
guidon2010-12-28 21:00:20
Link to comment
Share on other sites

  • Members

quero que a Bening vença o Oscar por um papel mais marcante que "The Kids Are Alright". Torci tanto na época de American Beauty (o que foi ela nessa filme?) e esse ano na torcida pra ela nem indicada ser rs rs...

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Desculpem o post repeat' date=' mas eu realmente estou torcendo pra que esqueçam Bening na lista final.  Sei que é quase impossível, mas tenho uma remota esperança.  Que indiquem Williams e na última vaga deixem Swank, Berry e Hathaway se estapearem pra pegar, mas meu sonho seria ver a minha linda e talentosa musa Paltrow entrar.  Pelo menos tenho esperança de vê-la interpretando uma das belas canções de Country Strong ao vivo.

 

Em tempo: Toy Story 3 tem os melhores e mais criativos FYCs da História.  Nunca vi nada parecido.  G-E-N-I-A-L. 1010101010
[/quote']

 

 

Onde acho esses FYCs? Procurei naquele tópico e não vi nada 04

 

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...