Jump to content
Forum Cinema em Cena

Oscar 2011: Indicados e Previsões


Nightcrawler
 Share

Recommended Posts

  • Replies 2.6k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Final de semana super e imensamente decisivo. Temos dois super prêmios: o PGA e o SAG de elenco.

 

 

 

Lembrando a minha tese que para ganhar o Oscar de melhor filme você tem que, ao menos, vencer o PGA, o DGA ou o SAG.

 

 

 

E como a maioria acredita que o DGA vai pro A Rede Social, os seus concorrentes (leia-se: King's Speech e The Fighter) que tratem de ganhar um dos prêmios desse final de semana.

 

 

 

Minha aposta?

 

PGA: A rede social

 

SAG: O discurso do rei.

 

 

 

-----------------------------------------------------

 

 

 

Em tempo vi Atração Perigosa e que filminho incoso. Não tem tensão, não tem violência, os personagens são artificiais, a trama não interessa e Ben Afleck está pior do que nunca como ator. E quantos CLICHÊS!! Acho que estão todos os possíveis do gênero!!

 

 

 

Se esse filminho for considerado pelo Oscar como um dos 10 melhores do ano..MEU DEUS!

 

 

 

Aí esta a m* de indicar dez filmes. Vai entrar cada porcaria...Sync2011-01-22 03:45:22

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acho que o SAG de elenco vai pra The Fighter.  Sobre os filmes estrangeiros, acho que entram: ÁFRICA DO SUL, CANADÁ, DINAMARCA, JAPÃO e SUÉCIA.  O filme da GRÉCIA seria um runn-up.  Só uma observação, o Brasil pode figurar entre os indicados a documentário, já que Lixo Extraordinário está entre os finalistas.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu assisti Conviction. Como sempre Swank está excelente nesse papel que prima pela sutileza. Vai ser bem aceitável se ela for indicada ao Oscar, e vai calar a boca de muita gente que fala que ela só se da bem em papeis masculinizados.

 

 

 

Mas com certeza é quase nula a possibilidade dela sair vitoriosa novamente.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Assisti The Town e Mother And Child...

 

Achei The Town até interessante. Gostei do Roteiro e o Affleck dirigindo até que não foi ruim. Mas se entrar na lista dos 10 será um enorme exagero.

 

Agora o que dizer de Mother And Child? O que é a Bening nesse filme? Que roteiro bom, que atuações maravilhosas...estou encantado com esse filme...

 

Amanhã assistir True Grit e The Fighter....

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

13  Surpreso com o resultado do PGA, esse dava muita pinta de que premiaria A rede social.  Será que ganha o SAG de elenco?  Ou dão mesmo pra The fighter e embola totalmente a disputa?   Agora ficou realmente interessante e como eu já havia dito antes, pode haver o efeito Shakespeare apaixonado (The King's Speech ganha) ou Menina de Ouro (The Fighter ganha) nesse Oscar.  Acho que a Academia pode nos reservar muito mais surpresas do que imaginamos.

Pra quem não sabe, cerimônia:

 

DGA-29/01

SAG-30/01

WGA-05/02
guidon2011-01-23 16:11:50
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Há quem diga que a vitória do TKS no PGA se deve ao fato de a votação ser escalonada (primeiro colocado, segundo,terceiro...), assim como no Oscar, mas aí ela dispensa qualquer tipo de análise mais profunda e vira puro achismo. Vamos analisar mais racionalmente:

(Vou tirar da minha análise aqueles anos em que um filme só vence o DGA e o PGA, pq aí não tem graça).

 



2007-Pequena Miss Sunshine: levou o SAG e PGA
         Os Infiltrados: levou o DGA, o BFCA e o ACE


Esse é um cenário que pode se repetir esse ano, com o mesmo filme levando o SAG e o PGA, enquando outro leva o DGA e o BFCA. Mas pq Os Infiltrados ganhou de Pequena Miss Sunshine no Oscar? Duas razões: Os Infiltrados levou o DGA, que vale mais que o PGA, e ganhou também o ACE (sindicato dos montadores). Mas esse ano o A Rede Social não deve levar o ACE, logo, não terá essa carta na manga que Os Infiltrados tinha. E Os Infiltrados tinha Scorsese e tinha uma altíssima bilheteria.

 



2006-Brokeback Mountain: levou o DGA, o PGA, o BFCA, o GG, o BAFTA e liderou as indicações
     Crash - No limite: levou o SAG, o WGA e o ACE

 

Esse ano esculhamba com tudo pq a vitória de Crash se deu porque Brokeback Moutain era sobre cowboys gays. Mas, analisando tecnicamente, veja que a vitória no ACE pesou NOVAMENTE. Crash também levou o SAG de elenco, e muitos creditam a isso a sua vitória no Oscar. Será?

 

 


2005-Sideways: levou o BFCA, o WGA, e o SAG
         O Aviador: levou o PGA, o ACE, o GG, o BAFTA e liderou as indicações 

         Menina de Ouro: levou o DGA

Aqui é prova irrefutável da força do DGA. O Aviador levou vários prêmios, inclusive o ACE e o PGA, conquistou os britânicos no BAFTA e ainda liderou as indicções. Mas nada disso foi páreo para o DGA que foi para Menina de Ouro. Os produtores de A Rede Social estão certamente jogando suas esperanças nesse ano, afinal, ganhando apenas o DGA é possível levar o Oscar.

 

 

2002-Moulin Rouge: levou o PGA
     Falcão negro em perigo: levou o ACE
     Gosford Park: levou o SAG
     A sociedade do Anel: levou o BAFTA e liderou as indicações
     Uma mente brilhante: levou o DGA, o BFCA, o WGA e o GG

Ano de divisão, o que pode se repetir esse ano novamente (TSN levando DGA, TKS levando PGA, FIGHTER levando SAG e ORIGEM levando ACE). Nova prova da força do DGA, e os prêmios de Uma mente brilhante podem ser perfeitamente os mesmos de A rede social. Moulin Rouge levou o PGA, mas sequer teve seu diretor indicado no Oscar. Ou seja, o PGA não é tudo isso.

 


2001-O tigre e o dragão: levou o DGA
     Traffic: levou o WGA, levou o SAG
     Gladiador: levou o BFCA, o PGA, o ACE, o GG, o BAFTA e liderou as indicações

Atenção para esse ano!!! Afinal, o vencedor do Oscar não foi aquele que levou o DGA. A pergunta é: se você não levar o DGA, você precisa ter o que para ganhar o Oscar? Veja que Gladiador ganhou o ACE, e ele foi novamente decisivo. TKS vai reservar suas esperanças nesse ano aqui, por que veja que Gladiador agradou na Inglaterra e levou o PGA. Em contrapartida, Gladiador tinha uma bilheteria muito grande, o que TKS não tem, Gladiador venceu alguns vários prêmios técnicos, que TKS não deve levar esse ano.

 

 


1999-Soldado Ryan: levou o DGA, o BFCA, o PGA, o ACE e o GG
     Shakespeare apaixonado: levou o WGA, o SAG, o BAFTA e liderou as indicações.

Atenção para esse novamente!! Esse Oscar é outro que esculhamba com tudo, pq Ryan levou vários prêmios importantes, mas acabou perdendo o Oscar inexplicavalmente. Por que Ryan perdeu o Oscar para Shakespeare Apaixonado? Aqui o SAG de elenco foi novamente decisivo e o fato de ter sido bastante querido pelos britânicos, claro. Mas Shakespeare levou vários prêmios técnicos, então me pergunto: TKS também levará? Se TKS chegar no Oscar levando Figurino, Trilha, Direção de Arte...vai ser batata...ele leva o prêmio de filme, com o Fincher levando diretor. Ainda mais se o SAG for pra ele.

 

--------------------------------------------------------------------------------

 

Não sei pq cargas dágua eu achei que o SAG era hoje.  E ninguém me corrigiu??06
Sync2011-01-23 18:16:45
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bacana a sua análise Sync.  Só lembrando que levaram o WGA: Little Miss Sunshine e The Departed, Brokeback Mountain e Gosford Park.

Acho que o cenário que se desenha pra melhor filme pode ser o mesmo de 1999 e pra melhor atriz o mesmo de 2002, só que na categoria de ator, onde o Crowe ganhou tudo mas perdeu o Oscar pro Denzel.  Isso na possibilidade remota da Portman perder pra Bening, o que necessariamente dependeria muito da indicação da Swank.  E nos últimos dias The Kids... cresceu muito.  Ele já tinha sido indicado ao SAG de elenco, atriz e ator coadjuvante; ao WGA, ao PGA, ao ACE e a vitória em melhor atriz e filme no Golden Globe deram um up na campanha do filme. 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Sync, vc deu uma olhada em Coração Valente?

Acho que esse filme perdeu quase todos os sindicatos mas levou o Oscar.

 

A essa altura do campeonato, acho que se A Rede Social não levar o Oscar será zebra. Não tanto quanto Crash, mas será.

 

guilbj2011-01-23 21:27:46

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Surpreendente a vitória de O Discurso do Rei, dada a enorme liderança de A Rede Social na temporada de premiações dos críticos. Porém, agora são os prêmios que verdadeiramente importam para o Oscar, já que boa parte de seus votantes são os membros dos sindicatos.

 

 

 

O Sync fez um bom apinhado de informações e a minha conclusão é a seguinte: há uma chance sensível de vitória de O Discurso do Rei ainda. Em primeiro lugar, porque o filme teria um Oscar de ator e mais Oscar técnicos (além de poder liderar as indicações). Em segundo, porque levou o PGA e tem o voto dos britânicos; além de ser mais conservador que o de Fincher. Em terceiro, porque A Rede venceu o Globo e o Oscar tem ido na maré contrária insistentemente. E, finalmente, porque o Sync está torcendo por A Rede.

 

 

 

Porém, ainda vejo essa opção distante. O filme não tem qualquer chance na categoria edição, aparentemente, e esta tem sido a categoria decisiva no Oscar. Além disso, a categoria de roteiro tem se mostrado importante e não sei o quanto A Origem também pode atrapalhá-lo neste quesito. Assim sendo, só tirarei A Rede Social da liderança das apostas se o filme vencer o SAG. Vitória nesses dois é difícil de barrar. Para deixar a disputa em aberto, é preciso que A Rede vença apenas o DGA e o WGA e O Discurso leve o WGA, com outro(s) filme(s) levando o ACE (A Origem) e o SAG (O Vencedor).

 

 

 

Possível cenário:

 

 

 

A Rede Social: Globo de Ouro, WGA e DGA.

 

A Origem: WGA e ACE.

 

O Discurso do Rei: PGA, BAFTA e liderança de indicações.

 

O Vencedor: SAG.ltrhpsm2011-01-23 23:27:51

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu tenho uma tabela gigantesca com as edições anteriores do Oscar e com os prêmios de cada temporada, por isso sei todos esses dados aí. Não é tudo de cabeça não. 06.gif   

 

 

 

Coração Valente, como foi citado, também levou o Oscar sem vencer o DGA. Mas Coração Valente venceu o WGA, o ACE (to começando a achar que ele é que desequilibra hein) e liderou as indicações.

 

 

 

-------------------------------------------------

 

 

 

Acabei de ver Inverno da Alma (Winter's Bone) e achei interessante. É uma história simples, porém sensível, humana, triste e amarga. O ritmo é lento, tudo vai acontecendo ao seu tempo, bem no ritmo interiorano dos Estados Unidos mesmo.

 

 

 

Lawrence, de fato, faz MUITO bem o papel. Ótima atuação. Será que vai virar boa atriz?

 

 

 

Atualizando o meu ranking de preferência dos filmes do Oscar desse ano:

 

 

 

1. Toy Story 3 *****

 

2. A rede social *****

 

3. Cisne Negro *****

 

4. A origem ****

 

5. 127 horas ****

 

6. Minhas mães e meu pai ****

 

7. Inverno da alma ***

 

8. Atração perigosa ***

 

 

 

Próximo a ser visto será Reencontrando a felicidade (Rabbit Hole). Sync2011-01-24 01:22:11

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Alguém já levou o Oscar sem vencer direção, roteiro nem edição no Oscar? É nisso que o pessoal tem de pensar antes de começar a lançar O Discurso do Rei como favorito. Definitivamente, o único caso similar é de Shakespeare Apaixonado e, como eu digo, O Discurso terá de vencer o SAG para igualá-lo na corrida. Ou o WGA, virando favorito em roteiro, para poder aprontar uma surpresa. Quanto aos filmes oscarizáveis:

 

 

 

01. Toy Story 3 - 10.0

 

02. A Rede Social - 9.5

 

03. A Origem - 8.5

 

04. Atração Perigosa - 6.0ltrhpsm2011-01-24 01:33:57

Link to comment
Share on other sites

  • Members

01.Toy Store 3 - 10,0

02. A Origem - 9,5

03. Cisne Negro - 9,5

04. O Vencedor - 9

05. A Rede Social - 9

06. 127 horas - 8,5

07. Inverno da Alma - 8,5

08. Bravura Indomita - 8

09. Minhas mães e meu pai - 8

10. Atração Perigosa - 7,5

 

Só falta pra mim assistir O Discurso do Rei e Reencontrando a felicidade

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Calma Skellington. 06.gif A Rede Social levou um golpe esse final de semana, mas ele ainda é o front-runner para mim e seguindo a lógica ele vencerá o Oscar. Mas esse ano parece que será uma corrida apertada, como não foi nos últimos 3 anos.

 

 

 

Não tinha nada para fazer nesse Domingo e resolvi fazer uma verdadeira coisa de maluco. Peguei os últimos 11 anos e fui vendo o que cada filme ganhou previamente para finalmente levar o Oscar. Estou tentando dar um peso para cada premiação (tipo o DGA valendo 5, o PGA valendo 1, o SAG valendo 3 e assim por diante), de forma que explique os últimos vencedores.

 

 

 

É muita falta do que fazer. 06.gif Mas a gente começa perceber coisas interessantes.

 

 

 

Quando eu terminar o meu "estudo" eu posto a minha conclusão aqui.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Vi A Rede Social semana passada. O melhor filme do Fincher, não tenho dúvida. Entre forma e conteúdo - ambos exercidos rigorosamente pelo diretor, indissociáveis -, arrisco que o êxito dessa obra se deve um pouco mais ao primeiro extrato; mais exatamente à demonstração dada por Fincher de que um artista, de um modo geral, alinhava a matéria do seu trabalho lançando mão dos recursos (narrativos, visuais ou sonoros) que entende corresponderem a ela e, para não comprometer o resultado, se despoja de qualquer outro recurso pessoal e vicioso, qualquer excesso  que distraia o público da experiência que deseja que vivencie.

 

Assim se alcança um resultado cristalino, inteiro e harmonioso. Uma experiência imersiva.

 

O filme tem um monte de outras qualidades. Mas acho importante enaltecer esse caráter de obra que não denuncia o autor porque, ultimamente, em muitos casos, vejo diretores sérios e talentosos, até com mais senso de arte do que o Fincher, que andam aí metendo os pés pelas mãos por não saberem se colocar em segundo plano enquanto concebem seus filmes, expedindo coisas ocas e sem gosto. Paul Thomas Anderson, Christopher Nolan, Darren Aronofsky...

 

Enfim, independente dos demais que disputarem o Oscar com A Rede Social, vou ficar muito contente se este ganhar. Filme e Diretor.

 

A propósito, muito feliz o texto do Thico (endereçado poucas páginas atrás) que traça semelhanças entre A Rede Social e Cidadão Kane - em si um tratado sobre o formalismo no cinema -, no contexto dos personagens.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

É amanhã negada.

 

 

 

To ansioso por essas indicações. Fazia tempo que o Oscar não me interessava tanto assim, talvez seja pelo fato de ter visto quase todos os filmes ou por ter o meu filme ainda com chances.

 

 

 

Não sei se dá tempo ainda, mas o Awards Daily faz um negócio interessante chamado "No Guts, No Glory", em que se aposta em ZEBRAS malucas.

 

 

 

Aqui são as minhas:

 

 

 

1. Javier Bardem em ATOR

 

2. Hailee Steinfeld em ATRIZ

 

3. Julianne Moore em ATRIZ (ou COAD)

 

4. Naomi Rapace em ATRIZ

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Eu sempre me diverti com a transmissão dos indicados ao Oscar. É tão solene... e é a última esperança que a gente tem de ver o filme ou ator por quem estamos torcendo serem lembrados.

 

Não acompanharei, mas ia amar ver zebras, o que torna tudo bem mais divertido. Idéias malucas ficam passando na minha cabeça: e se indicarem a atriz de Mother? Shutter Island melhor filme? DiCaprio? Scorcese? Michelle Williams e Gosling? Sophia Coppolla? Bem... seria ótimo!

 

Não esqueço qdo indicaram a menina de Encantadora de Baleias, foi um choque, eu estava acompanhando... muito hilário. Ninguém sabia quem era.

 

Tomara que o Oscar seja mais ousado esse ano.

 

Leleo2011-01-24 19:18:22

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Assisti The Fighter e True Grit:

 

The Fighter: Gostei do modo que o roteiro leva o filme pelo lado do drama familiar,

diferenciando-se da maioria de filmes clichês sobre lutadores.

 

True Grit: Um filme com poucas cenas de ação que foca na construção dos personagens

e no relacionamento entre o trio principal. O resultado a meu ver foi

muito bom.

 

Minha oridem até agora pros que assisti:

 

1 Inception

2 The Social Network

3 Black Swan

4 True Grit

5 The Fighter

6 Get Low

7 The Kids Are All Right

8 Rabbit Hole

9 The Ghost Writer

10 The Town

11 Inverno da Alma

12 127 Hours

 

 

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...