Jump to content
Forum Cinema em Cena

Oscar 2011: Indicados e Previsões


Nightcrawler
 Share

Recommended Posts

  • Members

 

Lembram da minha antiga teoria de que um filme' date=' para ganhar melhor filme no Oscar, tem que ganhar o SAG, o PGA ou o DGA? Pois bem..The King's ganhou todos e acabou com a graça.

 

 

[/quote']

 

CORAÇÃO VALENTE perdeu os três. Realmente é o único caso. Eles não levaram sequer o Globo de Ouro. Mas levaram o WGA e lideraram as indicações.

 

A REDE SOCIAL perdeu os três, levou o Globo de Ouro e com certeza levará o WGA. Mesma situação.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 2.6k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Mas Coração Valente, que é a única exceção, também ganhou ator. Mas, sim, se Coração Valente pôde...A Rede Social também pode.

 

 

 

 

 

Essa dos Weinstein não me desce. Eles também fizeram campanha para outros filmes recentemente e os filmes fracassaram.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acho que não tem como ter surpresa no Oscar, como todos os sindicatos foram unânimes, a somatória dos votos (todos votam na Academia tb) declara o The King's Speech como vencedor em Melhor Filme.

 

Em direção e roteiro pode haver mudança, pois aí entra a massa dos votos dos atores no meio, e não temos como saber se eles concordam com as escolhas do DGA e do PGA.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Lembram da minha antiga teoria de que um filme' date=' para ganhar melhor filme no Oscar, tem que ganhar o SAG, o PGA ou o DGA? Pois bem..The King's ganhou todos e acabou com a graça.

 

 

 

[/quote']CORAÇÃO VALENTE perdeu os três. Realmente é o único caso. Eles não levaram sequer o Globo de Ouro. Mas levaram o WGA e lideraram as indicações.A REDE SOCIAL perdeu os três, levou o Globo de Ouro e com certeza levará o WGA. Mesma situação.

 

 

 

Mas sinceramente, não vejo que A Rede Social tenha o perfil da Academia. Embora depois que Crash venceu (não estou fazendo comparações) pode-se esperar tudo do Oscar.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Parece meio off-topic, mas na verdade não é. Este texto do Inácio Araújo diz muito sobre várias posturas e respostas constantes neste e em diversos tópicos, sobre a visão do outro em relação a um cinema que o "eu" não apreciou.

 

http://inacio-a.blogosfera.uol.com.br/2011/01/31/filmes-que-ninguem-compreende-6/

 

Recomendo a leitura que é bastante elucidativa. Mas recomendo mesmo!

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Essa arrancada repentina de O Discurso do Rei é algo quase que inédito ainda mais no que se refere à categoria Direção. Se não me engano, Hooper só tinha ganhado 1 prêmio da associação de críticos e agora ele vem e ganha o DGA numa baita zebra.

 

 

 

Em tempo: Qual foi a última vez que um diretor estreante ganhou o Oscar?Nightcrawler2011-01-31 15:41:36

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acho que o último diretor "estreante" a ganhar o Oscar foi Sam Mendes. Vale lembrar que, em duas das vezes em que os Weinstein levaram Melhor Filme, seus filmes perderam em Melhor Direção para diretores mais conhecidos (Steven Spielberg derrotou Shakespeare Apaixonado e Roman Polanski derrotou Chicago).

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

 

 

Crash - No Limite

Direção: Paul Haggis

 

Vai dizer que Trash - No Pinico, não condiz muito mas com aquela coisa bisonha que se vê na tela?

 

Tinha que ser do Paul Haggis, só esse morfético desgraçado pra criar um diálogo em que o negro malandro do Bronx reclama do tamanho da janela do ônibus, alegando que a mesma tem esse tamanho grande pra diminuir os pretos perante a sociedade.  14 Mente Hagginiana... 06

 

Eu lembro que a cada cinco minutos de  filme, algo acontecia que me fazia ter uma vontade incontrolável de bater a cabeça na parede. Somente Trashcious (aca Precious), conseguiu esse feito novamente. 06

 

...

 

PS: Bem interessante o texto do Inácio. Leiam.

 

FeCamargo2011-01-31 18:07:47

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu não vi ainda o filme do Tom Hooper e, como disse, gosto do filme anterior dele e gosto de algumas cenas do Colin Firth que eu vi, portanto não tenho motivos para duvidas que The King's Speech seja um bom filme. Mas eu realmente acho The Social Network um filme excepcional, não necessariamente paradigmático, mas bastante relevante em construção narrativa, no encadeamento prático dos acontecimentos reais, nas interpratações e, principalmente, em seu papel diante do mundo retratado e compreensão do mesmo. Não acho justo com o filme chamá-lo de "filme oitentista" ou "filme de nerds" pois me parece raso e excessivamente condenscendente com a idéia de que não é bom por ser pretensamente frio ou qualquer coisa do tipo.

 

De todo modo, deixando de lado meu gosto favorável ao filme, não vi a maioria dos indicados, portanto fica difícil atestar que ele seja realmente meu favorito. E mesmo com essas surpreendentes vitórias de The King's Speech, me parece leviano achar que The Social Network está descartado assim, tão facilmente. Matematicamente falando, faz sentido; mas realmente não procede pensar que o filme não é, ainda, forte para levar várias categorias. Sim, mais que dois Oscars, penso eu.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pessoal, get real. A rede social não tomou um gole duro. Ele PERDEU o Oscar. Acabou. Não tem mais jeito. Se ele ganhar o Oscar eu nunca mais posto aqui! Seria contra todos os prognósticos.

 

 

 

Não sei quem perguntou aí do trio dos sindicatos em anos posteriores. Vou tentar reproduzir a minha tabela que tenho no Excel aqui:

 

 

 

OSCAR - DGA - PGA - SAG (que passou ter prêmios só em 96)

 

 

 

????????????????- O discurso do rei - O discurso do rei - O discurso do rei

 

 

 

2010-Guerra ao Teror - Guerra ao terror - Guerra ao terror - Bastardos Inglórios

 

 

 

2009-Milionário        - Milionário - Milionário - Milionário

 

 

 

2008-Onde os fracos - Onde os fracos - Onde os fracos - Onde os fracos

 

 

 

2007-Os Infiltrados   - Os Infiltrados - Miss Sunshine - Miss Sunshine

 

 

 

2006-Crash            - Brokeback Mountain - Brokeback Mountain - Crash

 

 

 

2005-Menina de Ouro - Menina de Ouro - Aviador - Sideways

 

 

 

2004-O Retorno do Rei- O Retorno do Rei - O Retorno do Rei - O Retorno do Rei

 

 

 

2003-Chicago           - Chicago - Chicago - Chicago

 

 

 

2002-Mente Brilhante - Mente Brilhante - Moulin Rouge - Gosford Park

 

 

 

2001-Gladiador        - O Tigre e o Dragão - Gladiador - Traffic

 

 

 

2000-Beleza Americana- Beleza Americana - Beleza Americana - Beleza Americana

 

 

 

1999-Shakespeare     - Soldado Ryan - Soldado Ryan - Shakespeare

 

 

 

1998-Titanic              - Titanic - Titanic - Ou tudo ou nada

 

 

 

1997-Paciente Inglês - Paciente Inglês - Paciente Inglês - A gaiola das loucas

 

 

 

1996-Coração Valente - Apollo 13 - Apollo 13 - Apollo 13

 

 

 

1995-Forrest Gump    - Forrest Gump - Forrest Gump

 

 

 

1994-Schindler          - A lista de Schindler - A lista de Schindler

 

 

 

1993-Os imperdoáveis - Os imperdoáveis - Traídos pelo desejo

 

 

 

1992-Inocentes        - Inocentes - Inocentes

 

 

 

1991-Dança com lobos - Dança com lobos - Dança com lobos

 

 

 

1990-Miss Daisy        - Nascido em 4 de julho - Miss Daisy

 

 

 

     Sync2011-01-31 18:30:33

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não estou afirmando que ele deverá ganhar o prêmio, mas lembro que muita gente aqui já pagou uma lingua boa por conta de comentários como esse seu, Sync (talvez até você mesmo, que curte essas frases de efeito). Fica anotado na minha agenda, pois CASO aconteça, eu hei de cobrar sua promessa!

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Vou pela questão matemática mesmo. A somatória do SAG, DGA e PGA concentra a maioria votante, portanto, The King's Speech leva Melhor Filme.

 

Eu ainda acho que a grande chance de The Social Network é Direção. Os votos dos atores, escritores e produtores (que não sabemos) é que vão decidir a categoria Melhor Direção.

 

Desses prêmios dos sindicatos, o que me surpreendeu realmente doi o Director's Guild. Não achava mesmo que o Hooper levaria. São diretores votando... Só o começo de True Grit já dá um banho no trabalho correto do Hooper, mas enfim... Por isso que eu digo, rola muita coisa nos bastidores. Não só propostas e acordos, mas inveja, brigas pessoais, etc. Duvido muito que o Scott Rudin vote em um filme produzido pelo Harvey Weinstein, por exemplo. Essas brigas acontecem também no sindicato de diretores. Para mim, muita gente ali não deve aguentar mais ver os Coen fazendo um filme foda atrás do outro... 06

 

FeCamargo2011-01-31 18:40:48

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pessoal, como nós sabemos, com a inclusão de mais 5 filmes na categoria de Melhor Filme ano passado, o sistema de votação para escolher o vencedor também mudou. Antes os membros escolhiam o melhor dos 5 indicados e, ao final, vencia o filme que obtivesse o maior número de votos. Agora, os membros têm que enumerar os 10 filmes indicados por sua ordem de preferência. Esse novo sistema deve prejudicar, por exemplo, Cisne Negro, filme que muitos membros devem colocar na última posição. Claro, no sistema anterior o filme também não teria chances de vitória. O novo sistema cai como uma luva para a vitória de O Discurso do Rei, visto que, mesmo aqueles que não o indicarem como o filme número 1, devem colocá-lo nas melhores posições. Creio que a ordem dos filmes deve ser próxima a isso:
1 - O Discurso do Rei
2 - A Rede Social
3 - O Vencedor
4 - Bravura Indômita
5 - Cisne Negro
6 - A Origem
7 - Toy Story 3
8 - 127 Horas
9 - Minhas Mães e Meu Pai
10 - Inverno da Alma

 

Qual a ordem que vocês apostariam?
Nelson Gadelha2011-01-31 18:37:54
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pode cobrar Thico. Sei que vc gosta do filme. Eu também gosto. Torço por ele! Acho ele superior ao Discurso do Rei. Acho que A Rede Social é o filme do ano. O Oscar, creio eu, anda para trás premiando O discurso do Rei (que é um bom filme, claro).

 

 

 

Anos de unânimidade nos guilds:

 

 

 

2009-Milionário        - Milionário - Milionário - Milionário

 

 

 

2008-Onde os fracos - Onde os fracos - Onde os fracos - Onde os fracos

 

 

 

2004-O Retorno do Rei- O Retorno do Rei - O Retorno do Rei - O Retorno do Rei

 

 

 

2003-Chicago           - Chicago - Chicago - Chicago

 

 

 

2000-Beleza Americana- Beleza Americana - Beleza Americana - Beleza Americana

 

 

 

1996-Coração Valente - Apollo 13 - Apollo 13 - Apollo 13

 

 

 

Em 1996 foi o única vez que um filme ganhou todos os guilds importantes e perdeu o Oscar. Mas, Coração Valente levou o ACE. Logo, se A Rede Social quer se prender nesse resquício de esperança ele terá que levar pelo menos o ACE.

 

 

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...