Jump to content
Forum Cinema em Cena

Oscar 2011: Indicados e Previsões


Nightcrawler
 Share

Recommended Posts

  • Replies 2.6k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Vou exemplificar minha ideia através de dois filmes.

 

Dúvida (Doubt)

Meryl Streep é a protagonista inquestionável, já que o filme gira em torno da sua suspeita (dúvida) em relação às ações do personagem de Philip Seymour Hoffman. Amy Adams vive uma espécie de assistente pessoal da Streep, com quem esta divide todas as suas impressões sobre a situação principal da trama. Viola Davis, no filme, também foi enquadrada como Atriz Coadjuvante. No entanto, a função de sua personagem é totalmente diferente da função da personagem de Adams. Enquanto a personagem de Adams serve de suporte para que a personagem da Streep se desenvolva no decorrer da trama, a personagem da Davis possui uma função específica em um determinado ponto da história, não aparecendo por mais que 10 minutos.

 

O Discurso do Rei (The King's Speech)

Colin Firth é o protagonista inquestionável, já que o filme gira em torno do conflito pessoal do rei com relação à sua dificuldade de expressão oral e à exigência da sua posição política. Geoffrey Rush vive o homem que o ajuda a superar seu problema; tem fundamental importância na trama, mas não é o centro dela. Coadjuvante, ok. Agora analisemos o personagem de Michael Gambon: pai do personagem de Firth, ele participa de 2 ou 3 cenas, e, sim, é relevante para intensificar o dilema do filho, mas acho um pouco ilógico ele ser enquadrado na mesma categoria que Rush.

 

Esta divisão (principal, coadjuvante, participação) beneficiaria muitos intérpretes - acredito que Viola Davis (performance incrível) ganharia facilmente um Oscar caso estivesse enquadrada na terceira lista. O grande problema é que definir a categorização dos atores é sempre um processo subjetivo e discutível.

 

É claro que, realisticamente, não espero que a Academia e os demais órgãos de premiação adotem isso.
Oberon2011-02-20 15:17:19
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Vou exemplificar minha ideia através de dois filmes.

 

Dúvida (Doubt)

Meryl Streep é a protagonista inquestionável' date=' já que o filme gira em torno da sua suspeita (dúvida) em relação às ações do personagem de Philip Seymour Hoffman. Amy Adams vive uma espécie de assistente pessoal da Streep, com quem esta divide todas as suas impressões sobre a situação principal da trama. Viola Davis, no filme, também foi enquadrada como Atriz Coadjuvante. No entanto, a função de sua personagem é totalmente diferente da função da personagem de Adams. Enquanto a personagem de Adams serve de suporte para que a personagem da Streep se desenvolva no decorrer da trama, a personagem da Davis possui uma função específica em um determinado ponto da história, não aparecendo por mais que 10 minutos.

 

O Discurso do Rei (The King's Speech)

Colin Firth é o protagonista inquestionável, já que o filme gira em torno do conflito pessoal do rei com relação à sua dificuldade de expressão oral e à exigência da sua posição política. Geoffrey Rush vive o homem que o ajuda a superar seu problema; tem fundamental importância na trama, mas não é o centro dela. Coadjuvante, ok. Agora analisemos o personagem de Michael Gambon: pai do personagem de Firth, ele participa de 2 ou 3 cenas, e, sim, é relevante para intensificar o dilema do filho, mas acho um pouco ilógico ele ser enquadrado na mesma categoria que Rush.

 

Esta divisão (principal, coadjuvante, participação) beneficiaria muitos intérpretes - acredito que Viola Davis (performance incrível) ganharia facilmente um Oscar caso estivesse enquadrada na terceira lista. O grande problema é que definir a categorização dos atores é sempre um processo subjetivo e discutível.

 

É claro que, realisticamente, não espero que a Academia e os demais órgãos de premiação adotem isso.
[/quote']

 

cara, entendi sua idéia desde o 1º post. Quando vc falou na tal criação de uma nova categoria de atuação por performance limitada ou participção especial, me veio à cabeça justamente a Viola Davis em Dúvida. E logo depois, imediatamente lembrei do Hal Halbrook em Na Natureza Selvagem...

 

Eu gosto da idéia. Poruqe essas performances "curtas e especiais" costumam ser marcantes e seria legal um Oscar pra isso. Mas essas participações (se for algo foda como nos exemplos que vc citou) terminam entrando em coadjuvantes.

 

Uma coisa que eu acho que o Oscar deveria colocar na premiação é o prêmio de Melhor Elenco.

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

Ela acabaria rivalizando com Melhor Filme...

 

Três mudanças deveriam ser feitas no Oscar:

 

- Fim da categoria animação (coisa mais supérfula, já que se pode indicar animações na categoria principal);

- Voltar para cinco indicados a categoria Melhor Filme (era muito mais emocionante);

- Aceitar filmes feitos primeiramente para televisão (a qualidade dos filmes é fantástica, e prejudicá-los devido a plataforma de exibição. O filme deveria estrear no cinema posteriormente).

 

FeCamargo2011-02-20 17:36:01

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Não acho que rivalizaria não... até porque um filme não vive apenas de um bom elenco. O filme pode ter um elenco maravilhoso, com excelentes performances e tal mas pode acabar pecando em outras coisas (fotografia e trilha sonora fracas, edição confusa, etc...) Ainda mais no Oscar, que privilegia tanto o lado técnico (mesmo com elenco inspirado, se O Discurso do Rei não fosse irrepreensível tecnicamente, não estaria aí com 12 indicações e hoje favorito ao prêmio principal).

 

Vejo Melhor Filme como um conjunto (apesar da força que um elenco poderoso tem).

 

Uma categoria de Elenco seria bacana porque talvez os "filmes de atores" (geralmente os filmes mais alternativos) poderiam ser mais lembrados na festa... e não somente as grandes produções.

 

Sobre a volta do top5, concordo.

Se eu fosse o responSável por decidir, acho que AINDA não terminaria com a categoria de animação.

 

 

 
Link to comment
Share on other sites

A Rede Social venceu o ACE. Sei não' date=' hein, eu mesmo não perdi as esperanças.[/quote']

 

Pois é, ainda acredito que tanto o Fincher como a edição vão vencer, o que tornaria a vitória de O discurso do rei meio estranha, mas de qualquer forma os precursores devem estar certos...

 

O filme do Hooper é legalzinho, mas assistindo o mesmo fiquei com impressão de estar vendo um filler, e não o potencial vencedor. Embora dê pra entender os vários motivos que o levam a ser o favorito.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acabei de ver 127 Horas e, peloamordedeus, como o Boyle é chato! Que montagem é aquela, que câmera torta é aquela (porque o nome só pode ser esse mesmo), que tela dividida doentia é aquela? James Franco é competente, gosto dele, mas indicado a melhor ator? Ryan Gosling? Oi?

 

Mas o mais bizarro na minha sessão foi ver uma dessas cenas que você acha que nunca vai ver. Quando uma cena mais forte acontece no filme, começo a ouvir gritos dos fundos do cinema (sempre me sento na frente), falando sei lá o quê do dente. Eu achando que o povo estava mandando o personagem cortar determinada coisa com o dente. Já ia levantar e xingar todo mundo, quando vejo o cinema todo rodeando um lugar, mais ou menos no meio da sala. Uma mulher começou a ter um troço, uma convulsão, sei lá, por conta dessa sequência. E ela passando mal e a cena acontecendo, gente correndo, ligando pra ambulância. Aí pararam o filme, chegou cadeira de rodas, a mulher parecia desmaiada, depois levantou e vomitou pra caramba, depois saiu da sala. Dois minutos depois, vemos o projecionista voltando o negativo. Eu grito "moço, já deu errado uma vez, não precisa voltar a cena porque não vai ser bonito". Pois bem, PASSARAM A CENA TODA DE NOVO! Mas, dessa vez, sem maiores danos.

 

A mulher parece estar bem (era uma jovem), mas achei muito surreal, pois não acreditava de verdade que isso acontecesse. Sério!

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Ah, perdão pelo post repetido, mas vai aqui o meu ranking atual das categorias principais, faltando somente três filmes pra fechar.

 

FILME

The Social Network

Winter's Bone

Toy Story 3

The Fighter

True Grit

The King's Speech

Black Swan

Inception

127 Hours

The Kids Are Allright

 

DIRETOR

David Fincher

David O. Russell

Joel Coen & Ethan Coen

Darren Aronofsky

Tom Hooper

 

 

ATOR (faltando Javier Bardem)

Colin Firth

Jeff Bridges

Jesse Eisenberg

James Franco

 

 

ATRIZ (faltando Nicole Kidman)

Michelle Williams

Jennifer Lawrence

Natalie Portman

Annette Bening

 

ATOR COADJUVANTE

John Hawkes

Geoffrey Rush

Christian Bale

Jeremy Renner

Mark Rufallo

 

ATRIZ COADJUVANTE (faltando Jacki Weaver)

Melissa Leo

Hailee Steinfeld

Amy Adams

Helena Bonham Carter

 

Em negrito os que merecem com louvor, na minha opinião, suas indicações. Não que os outros sejam más opções, mas acredito que algumas outras poderiam ser melhores. No caso da categoria de coadjuvante, nem sei se eu conseguiria melhores alternativas que Carter e Adams (ambas em atuações boas/corretas), mas, por exemplo, eu indicaria Blake Lively antes delas, sem dúvidas. Em ator, certamente indicaria o Gosling e, até mesmo, o Walhberg ao invés do Franco.

 

Thico2011-02-21 00:58:17

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu gostei do filme do Boyle, apesar dos artifícios covardes pra "escapar" da monotonia (Coca Cola?!? Scooby Doo???). E do Franco também (ainda acho que com a atuação dele em "Howl", a vaga se justifica).

 

 

 

Na minha sessão, a cena que causou mais rebuliço foi quando o Aron tenta pegar a faquinha com o pé, e do nada aparece uma formiga. Teve um imbecil que deu um gritinho muito histérico, a sala inteira começou a rir, haha...

 

 

 

Ranking:

 

 

 

Filme

 

1)Toy Story 3 (já pensou o filme ganha? A Academia ia se beneficiar mais do que imagina, IMO)

 

2)Bravura Indômita

 

3)Inverno da Alma

 

4)A Origem

 

5)127 Horas

 

6)O Vencedor

 

7)A Rede Social

 

8)Cisne Negro

 

9)O Discurso do Rei

 

10)Minhas Mães e Meu Pai

 

 

 

Ator

 

1)Jeff Bridges

 

2)Javier Bardem

 

3)James Franco

 

4)Colin Firth

 

5)Jesse Eisenberg

 

 

 

Atriz:

 

1)Natalie Portman

 

2)Jennifer Lawrence

 

3)Annette Bening

 

 

 

Ator Coadjuvante

 

1)John Hawkes

 

2)Geoffrey Rush

 

3)Christian Bale

 

4)Jeremy Renner

 

5)Mark Rufallo

 

 

 

Atriz Coadjuvante

 

1)Hailee Steinfeld

 

2)Amy Adams

 

3)Melissa Leo

 

4)Helena Bonham-Carter

 

 

 

 

 

Faltou o Andrew Garfield em Ator Coadjuvante, no lugar do Rufallo ou do Renner. Não me importaria se a Mila Kunis entrasse em atriz coadjuvante, mas não sei no lugar de quem, já que gostei da Amy Adams e da Bonham-Carter.

 

 

 

Vi "Incêndios" nesse fds também, é decente, mas bem longe do medalhão que eu sentia ser... O excesso de estilo tira muita força do filme (caso parecido com Cisne Negro e 127 Horas).

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu não gostei de 127 Horas, mas em geral achei a lista dos 10 mais competente que a do ano passado.

 

 

 

Meus preferidos seriam (faltam os irmãos Coen).

 

1. A Rede Social

 

2. Toy Story 3

 

3. Cisne Negro

 

4. O Discurso do Rei

 

5. Inverno da Alma

 

6. The Fighter

 

7. Inception

 

8. 127 Horas

 

9. The Kids are All Right

 

 

 

Lista dos Sonhos:

 

1. Cópia Fiel

 

2. Carlos

 

3. Material Blanc

 

4. Fish Tank

 

5. O Escritor Fantasma, Shutter Island, Madeo, Blue Valentine, Somewhere... 06.gifsaulomeri2011-02-21 14:45:52

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Apesar dos pesares, o Oscar pelo menos está bem mais emocionante este ano. Ainda não há certeza absoluta em praticamente nenhuma categoria (quem sabe nem Melhor Filme). Os candidatos estão bem diversificados e tem até filme independente.

Muita gente andou falando que este ano estava fraco pra filmes, mas, comparando os indicados à categoria principal deste ano e do ano passado, sou muito mais a lista atual. Os únicos que tinham potencial para se tornar clássicos eram Bastardos Inglórios e (talvez) Guerra ao Terror. Este ano temos Cisne Negro, A Origem, A Rede Social, Bravura Indômita, O Discurso do Rei (embora eu não goste muito) e até Toy Story 3 com um ótimo potencial. No ano anterior, tínhamos também algumas bombas como Um Homem Sério (me desculpem os irmãos Coen, mas ô filme chato) e Um Sonho Possível (um drama bem fraco, só indicado por causa da Bullock)

 

Acho que, no geral, só os filmes estrangeiros estão deixando a desejar, com exceção do dinamarquês Em Um Mundo Melhor, que é excelente.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Segue o vídeo atualizado daquela compilação de vencedores do Oscar de Mlehor Atriz. Esse vídeo ficou muito bom, porque o cara começa com a grande Meryl e usa a trilha sufocante de As Horas. Para um desavisado, parece um vídeo sobre o movimento feminista ou coisa do tipo.

 

 

 

Link: http://www.youtube.com/watch?v=osMwy5pD314

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acabo de ver 127 Horas e Bravura Indômita. Me surpreendi com o filme do Boyle e com o Franco. Com uma história que poderia dar num filme muito chato, o diretor conseguiu prender minha atenção o tempo todo. Eu gostei da maioria dos artíficios usados para ilustrar os pensamentos do protagonista, principalmente o "talk show" improvisado. E o Franco, ator que eu nunca engoli, está muito bem.

 

Bravura Indômita é uma rara história convencional na filmografia dos Coen, mas continua mostrando grandes cenas, belos planos, maravilhosa fotografia, roteiro excelente, ótimo elenco, enfim, os Coen. Jeff Bridges e Hailee Steinfeld (mais protagonista impossível) merecem suas indicações sem dúvidas, mas continuo preferindo os preferidos Firth e Leo.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acho que esse é um filme praticamente como todos dos Coen até Bravura Indômita. Ou você coloca ele no topo da lista ou no final. Eu, particularmente, preferi o final. Hahaha talvez eu tenha exagerado chamando de bomba.

Esqueci de falar da Preciosa também. Num sei se algum dia vou ver tanto sofrimento na tela de novo. E parece que vai ter o 2. =/
Link to comment
Share on other sites

O Franco tá bem no filme do Boyle, mas honestamente não sei nem se o indicaria. Dos atores mais jovens, prefiro  a atuação do Jesse Eisenberg em A Rede Social ou do Gosling em Blue Valentine, pra citar um esnobado.

 

Queria ter gostado mais de 127 Horas, considerando que sou um dos poucos que ainda aguardam com anseio projetos do Boyle, já que curto normalmente os filmes dele. Não rolou muito dessa vez...

 

Falta o dos Coen ainda, mas o pior disparado dos que assisti continua sendo Minhas mães e meu pai. Os que mais gostei até agora foram A Rede social, Cisne Negro e Toy Story 3 acho.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acho a cena do talk show o melhor momento do filme do Boyle e da interpretação do James Franco. Mas no geral, acho um saco. Fora os momentos constrangedores (Gatorade, anyone?).

 

Minha lista dos sonhos também teria Copie Conforme, O Escritor Fantasma e Carlos, além do Manoel de Oliveira. Pena que o Oscar não é uma lista de sonhos (mas concordo que é melhor que a do ano passado).

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Carlos não podia ser indicado porque foi feito pra TV e O Escritor Fantasma foi menosprezado por causa da polêmica do Polanski.

 

Não entendi porque Cópia Fiel não foi indicado pelo menos a Melhor Filme Estrangeiro nem no Globo de Ouro nem no Oscar. É melhor do que Fora da Lei ou Dente Canino.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu digo lista dos sonhos só pra citar, mas sei bem que certas coisas são impensáveis em se tratando de Oscar.

 

 

 

E Cópia Fiel estréia agora em março nos EUA, ou seja, se tornaria elegível a proxima edição.

 

 

 

Falando em Manoel de Oliveira, ele fará um filme com a Fernanda Montenegro.saulomeri2011-02-22 09:15:45

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Dos 10 principais só me falta ver "Minhas mães e meu pai". Vi Inverno da alma, Bravura indômita e 127 horas estes dias.

 

 

 

Gostei bastante de Inverno da alma, aquele clima de angústia presente a projeção toda, com excelentes atuações, e um final que, bem, não é um final e deixa aquele gostinho amargo na boca. Pontos para o elenco de drogados que me deram muita raiva em vários momentos e pela Lawrence que mostra perfeitamente como é viver naquela angústia toda.

 

 

 

Bravura Indômita é mais interessante, gostei do trio principal em cena, a jovem Steinfeld segura momentos que muitos atores falhariam e torna-se o centro do filme. Bridges está bem também e as partes técnicas do filme são quase impecáveis. Além do mais, a cavalgada no final é um show à parte!

 

 

 

Já 127 Horas chega a ser estranho. Primeiro que gostei bastante do Franco em cena, principalmente porque o filme é ele. Não tem lugar para mais ninguém no filme. Como disseram não acho que seja para concorrer como um dos 5 melhores atores do ano passado, mas enfim. O filme em si é legal, mas longe de se destacar. Tem falhas técnicas bem gritantes e chega a irritar em alguns momentos devido a enrolação do roteiro que parece dar voltas e não levar a lugar nenhum. Os delírios do personagem foram legais, mas tem uns que ficam tão mal posicionados seriam melhores terem ficado de lado.

 

VagnerSgt2011-02-22 13:14:13

Link to comment
Share on other sites

  • Members

TOP OSCAR

 

CISNE NEGRO - 10/10

A ORIGEM - 10/10

TOY STORY 3 - 9.5/10

 A REDE SOCIAL - 9/10

 

O VENCEDOR - 8/10

127 HORAS - 8/10

O DISCURSO DO REI - 8.0/10

INVERNO DA ALMA - 7/10

BRAVURA INDÔMITA - 6.5/10

MINHAS MÃES E MEU PAI - 5.5/10

 

Eu apenas indicaria como melhor filme do ano os 4 primeiros...
Thiago Lucio2011-02-22 20:27:07
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...