Jump to content
Forum Cinema em Cena

Oscar 2011: Indicados e Previsões


Nightcrawler
 Share

Recommended Posts

  • Members

 

Eu acho Black Swan um quase filme B... Ele tem uma vertente trash involuntária que chega a assustar... Mas em certos momentos' date=' o universo criado pelo Aronofsky é fabuloso. Para mim, um filme de altos e baixos. Longe de ser melhor que seu antecessor, The Wrestler. Quanto a Natalie, acho uma atuação brilhante. Michelle Williams também mereceria, mas como sabemos, não é hypada o suficiente para ganhar.

 

 

 

[/quote']

 

Não achei trash. Existem alguns momentos cômicos (e é impossível que sejam involuntários), como o do velho no metrô e a Mila dizendo "was I good?", mas é um filme propositalmente over, até combina com o tema balé. Me lembrou Repulsa ao Sexo, do Polanski.

 

Aronofsky procura saídas tão razas, batidas para falar da esquizofrênia que chegam a assustar. Momentos como das pinturinhas fazendo boooo... são sim, cômicos involuntários, dignos de filmes trash B de baixa qualidade... é pobre, lugar comum e clichê. 09

 

Ah, sim, esse das pinturas eu entendo. Mas eu gostei. Já estava envolvido com o filme, portanto, não me incomodou.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 2.6k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

 

Só uma pergunta: quem será lembrado?  Avatar ou The hurt locker?  Fica no ar...  Só uma nota: eu gostei bastante do filme da Bigelow' date=' não o estou desmerecendo, só achei exagero tanto Oscar (o de roteiro então...  o filme não tem roteiro, por Deus, será que só eu achei isso, tô louco?!).  Acho o Cameron incrível, mas o MELHOR FILME era Bastardos Inglórios.  Obra prima total.[/quote']

 

Avatar. Não pela qualidade do filme em si e sim pelo recorde de bilheteria e pelo "lançamento" de novas tecnologias.

 

Muitas vezes o filme pode ser lembrado, muito lembrado, por anos a fio... sem que isso esteja atrelado pura e simplesmente a sua qualidade. Caso de Avatar (daqui a alguns poucos anos, quando novas tecnologias chegarem e obviamente novos recorde$ de bilheteria surgirem, quem vai se lembrar de Wanna be Dança com Lobos+Pocahontas+O Último Samurai?)

 

Gosto muito de The Hurt Locker, mas infelizmente acho que ele será lembrado apenas como o filme que deu pela primeira vez um Oscar para uma diretorA.

 

 

 

 

Então vou acrescentar uma nota em favor de Guerra ao Terror, nesse contexto mesmo, em que o filme é lembrado por outra razão que não o seu valor como obra artística, estética ou como crônica de uma guerra insustentável, que esqueceu os seus motivos na medida em que foi se tornando mais instintiva do que racional.

 

A estatueta de Melhor Filme para Guerra ao Terror em cima de Avatar carregou um conteúdo próprio, maior do que o filme: o desejo muito forte da parte majoritária dos votantes, gente da indústria, de trazer a tona a questão dos filmes de baixo custo que, não obstante a sua relevância cultural e social, perdem espaço nos cinemas para outros que não fazem muito mais do que somente divulgar tecnologia e concentrar o mercado nas mãos de poucos.

 

Guerra ao Terror serviu como instrumento para contestar uma tendência que exclui, isto é, cujos benefícios atingem um círculo muito restrito de profissionais e passam longe de satisfazer a variedade de público. A questão é mais antiga que o filme, claro. Mas este acabou por agregar a ela a sua imagem, dali em diante. Tornou-se a sua grande referência.

 

Isso é muito maior do que uma mulher ganhar o Oscar por direção. (mas eu adorei!)

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

Para mim não é o cúmulo, é óbvio. Se você discorda ok.

 

Mas acho Black Swan bem pobrinho... ainda mais que ele escancara o filme todo logo no começo...Já sabia oq ia acontecer sempre... E isso, na minha opinião é cagada do roteiro. Fora as artimanhas de sustinho... nuh. Péssimo e bem precário, dignos de trash b sim. E conforme o tempo passa, o filme cai vertiginosamente no meu conceito, concordando com Thico.

 

Pega piranhas, ou bolha assassina, a coisa... tem tudo isso lá! 03

 

...

 

Quanto a Natalie, não disse isso, disse? Acho que usei o hype em outro contexto...

 

FeCamargo2011-02-05 15:19:19

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O pessoal implica tanto com clichê.  Tadinho.  Qual o problema quando ele é bem ultilizado?  Que filme não tem um clichêzinho?  Sobre a questão que eu levantei de quem seria lembrado, acho que fui mal interpretado, mas não vou adiante no assunto, afinal o tópico é sobre Oscar 2011.  Só ressalto que meu favorito era Bastardos pra filme e pra direção o Cameron.  Sobre atuação hypada, eu entendi o Adami.  Cuidado pra quem falar mal do filme e da Natalie hein, o cisne da cara preta vai pegar.06  Brincadeira.  Eu acho que Portman, Williams e Bening (por Mother and child) estão no mesmo nível, qualquer uma seria uma excelente escolha, cada uma a seu modo, dentro do que seus personagens exigem.  Sorte da Natalie que Blue Valentine é pequeno demais e que eles cagaram pro filme do Garcia.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Só uma pergunta: quem será lembrado?  Avatar ou The hurt locker?  Fica no ar...  Só uma nota: eu gostei bastante do filme da Bigelow' date=' não o estou desmerecendo, só achei exagero tanto Oscar (o de roteiro então...  o filme não tem roteiro, por Deus, será que só eu achei isso, tô louco?!).  Acho o Cameron incrível, mas o MELHOR FILME era Bastardos Inglórios.  Obra prima total.[/quote']

 

Avatar. Não pela qualidade do filme em si e sim pelo recorde de bilheteria e pelo "lançamento" de novas tecnologias.

 

Muitas vezes o filme pode ser lembrado, muito lembrado, por anos a fio... sem que isso esteja atrelado pura e simplesmente a sua qualidade. Caso de Avatar (daqui a alguns poucos anos, quando novas tecnologias chegarem e obviamente novos recorde$ de bilheteria surgirem, quem vai se lembrar de Wanna be Dança com Lobos+Pocahontas+O Último Samurai?)

 

Gosto muito de The Hurt Locker, mas infelizmente acho que ele será lembrado apenas como o filme que deu pela primeira vez um Oscar para uma diretorA.

 

 



Então vou acrescentar uma nota em favor de Guerra ao Terror, nesse contexto mesmo, em que o filme é lembrado por outra razão que não o seu valor como obra artística, estética ou como crônica de uma guerra insustentável, que esqueceu os seus motivos na medida em que foi se tornando mais instintiva do que racional.

A estatueta de Melhor Filme para Guerra ao Terror em cima de Avatar carregou um conteúdo próprio, maior do que o filme: o desejo muito forte da parte majoritária dos votantes, gente da indústria, de trazer a tona a questão dos filmes de baixo custo que, não obstante a sua relevância cultural e social, perdem espaço nos cinemas para outros que não fazem muito mais do que somente divulgar tecnologia e concentrar o mercado nas mãos de poucos.

Guerra ao Terror serviu como instrumento para contestar uma tendência que exclui, isto é, cujos benefícios atingem um círculo muito restrito de profissionais e passam longe de satisfazer a variedade de público. A questão é mais antiga que o filme, claro. Mas este acabou por agregar a ela a sua imagem, dali em diante. Tornou-se a sua grande referência.

Isso é muito maior do que uma mulher ganhar o Oscar por direção.
(mas eu adorei!)

 

Pois é. Por isso mesmo coloquei o "infelizmente" ali sobre como eu acho que o filme vai ser mais comumente lembrado (principalmente por aqueles que torcem ferozmente o nariz contra ele...)

 

 
Sall2011-02-05 18:04:31
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Não sei porque' date=' Cisne Negro não consegue cair no meu conceito.

 

 

 

Não sei porque eu tive uma crise de dualidade nesses tempos e o filme me marcou por isso. [/quote']

 

O filme deu uma bela queda no meu conceito, mas fzr, a academia gosta de uma chorada e Portman faz a façanha de chorar o filme todo.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

127 HORAS - 8/10 - O diretor Danny Boyle parte para uma viagem insólita carregando em sua bagagem um senso estético apurado, uma fotografia evocativa, mas especialmente uma edição que faz com que "127 Horas" não perca o ritmo e consiga extrair emoção e intensidade seja dos momentos que dividimos com o aventureiro preso em uma fenda ou nas lembranças que vem durante seus devaneios. E a trilha sonora é um ingrediente acessório pra lá de bem-vindo no meio de toda essa angústia. E o resto é James Franco: ele entrega uma performance de alta qualidade, entrega-se de corpo e alma, não é um ator esperando por aquele pedaço de roteiro em que ele tem o seu grande momento de catarse dramática para ser usado no do Oscar, o cara simplesmente tá "curtindo" tudo aquilo. Boyle faz um pequeno milagre já que consegue fugir de alguns lugares comuns, caberia uma sessão dupla com "Na Natureza Selvagem" (superior a este aqui), especialmente pelo seu senso estético, mas que sabe explorar a angústia do personagem. Um filme curioso, mas que funciona principalmente pela sua condição especial e o apelo é este.

 

TOP OSCAR 2011

 

CISNE NEGRO - 10/10

A ORIGEM - 10/10

A REDE SOCIAL - 9.0/10

O DISCURSO DO REI - 8.5/10

127 HORAS - 8.0/10

O VENCEDOR - 8.0/10
Thiago Lucio2011-02-05 19:04:00
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Para mim não é o cúmulo' date=' é óbvio. Se você discorda ok.

Mas acho Black Swan bem pobrinho... ainda mais que ele escancara o filme todo logo no começo...Já sabia oq ia acontecer sempre... E isso, na minha opinião é cagada do roteiro. Fora as artimanhas de sustinho... nuh. Péssimo e bem precário, dignos de trash b sim. E conforme o tempo passa, o filme cai vertiginosamente no meu conceito, concordando com Thico.

Pega piranhas, ou bolha assassina, a coisa... tem tudo isso lá! 03

...

Quanto a Natalie, não disse isso, disse? Acho que usei o hype em outro contexto...
[/quote']

 

Realmente não concordo.

 

Se você sacou o que ia acontecer logo no começo do filme, parabéns pra você. Não estou dizendo que eu também não saquei, mas em nenhum momento a experiência não deixou de acontecer comigo. Sinceramente "artimanhas de sustinho" é a última coisa que levo em consideração ao pensar no filme.

 

E o fato de ter vários filmes que explorem as mesmas situações não o invalida. Desde o nascimento do cinema, existem vários filmes falando sobre as várias mesmas coisas de sempre.

 

Caso a Natalie ganhe o Oscar, ele estará em ótima mãos, independente de qualquer coisa.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Vi Blue Valentine. É um filme denso, cujo maior mérito é conseguir usar a subjetividade com excelência. Derek Cianfrance mostra-se um cineasta talentoso. Quanto às atuações, bem... Mais ou menos na linha de atuação de Jennifer Lawrence em Winter's Bone, Michelle Williams usa da sutileza para dar vida a esta complexa personagem, conseguindo entregar-se de corpo e alma de maneira totalmente orgânica. E não sei como a Academia pôde ignorar Ryan Gosling, numa performance sublime, forte e sensível ao mesmo tempo. Filme marcante. Oberon2011-02-05 23:11:58

Link to comment
Share on other sites

  • Members

MINHAS MÃES E MEU PAI - 5.5/10 - O que mais incomoda neste aqui nem é a sensação de que o filme foi moldado sob uma falsa aura de cinema independente, nem pelo fato de apostar em uma história de uma família pouco convencional, mas ao longo do filme existe uma contínua sensação de auto-sabotagem e isso se deve muito aos personagens apresentados. A narrativa aborda uma família formada por um casal de lésbicas, mas os personagens são rasos, superficiais e sustentados por estereótipos, o que invalida a tentativa e só potencializa o pré-conceito; se a intenção é fugir dos lugares comuns do gênero, muitas vezes os personagens parecem se comportar apenas para atender a necessidade imediata do roteiro, seja ela qual for, sendo que na maioria é para criar um conflito e ser mal desenvolvido. Enfim, roteiro e direção sofrem sérios problemas de identidade e personalidade. Ainda bem que existem nomes como Annette Bening e Julianne Moore no elenco, afinal de contas as duas em cena conseguem extrair o máximo possível de humanidade das figuras que interpretam em cena (especialmente a primeira que confere força, autenticidade e sensibilidade a uma personagem que o roteiro faz questão de tornar aborrecida). Mark Rufalo, coitado, pedidaço também em um estereótipo, mas que não tem muitas oportunidades de desenvolvimento e não vai muito além disso. Mia é uma grata surpresa (sou um dos poucos que tinha gostado dela já em "Alice") e o arco dramático da sua personagem é o mais crível e consistente enquanto Hutcherson surge apagado do início ao fim do filme.

TOP OSCAR 2011

 

CISNE NEGRO - 10/10

A ORIGEM - 10/10

 

A REDE SOCIAL - 9.0/10

O DISCURSO DO REI - 8.5/10

127 HORAS - 8.0/10

O VENCEDOR - 8.0/10

 

MINHAS MÃES E MEU PAI - 5.5/10
Thiago Lucio2011-02-06 00:33:22
Link to comment
Share on other sites

  • Members

O Vencedor

 

 

 

Cativante ao extremo. A cada minuto melhora.

 

 

 

1) Cisne Negro - 10

 

2) A Rede Social -10

 

3) Bravura Indômita - 9,5

 

4) Inverno da Alma - 9,5

 

5) Toy Story 3 - 9,5

 

6) O Vencedor - 9,5

 

7) A Origem - 9,5

 

8) O Discurso do Rei - 9,0

 

9) 127 Horas- 9,0

 

 

 

Só falta um.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Estou profundamente tocado e bastante impressionado com Winter's Bone, outra surpresa espetacular dessa época de premiações. O filme Debra Granik é magnífico, uma pequena obra-prima sobre esse conflito insolúvel sobre um mundo que não existe mais, um tempo impossível, um passado que só possibilita uma necessidade alucinante de buscar um futuro mínimo. E para isso, é necessário olhar para este passado, para todas as feridas, os erros e a herança das gerações, da sociedade, da terra. Que filme maravilhoso!

 

Jennifer Lawrence e John Hawkes merecem cada milímetro do Oscar que não irão receber (ainda prefiro Michelle Williams, mas Lawrence é excepcional também). E Debra Granik poderia ter ficado com uma vaga na direção, de todos aqueles que não são David Fincher (mesmo que O.Russell faça um ótimo trabalho).

 

Maravilhado mesmo!!!

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Top Melhor Filme (faltando True Grit e 127 Horas):

 

The Social Network (9.0)

Winter's Bone (8.5)

Toy Story 3 (8.5)

The Fighter (7.5)

The King's Speech (6.5)

Black Swan (6.0)

Inception (6.0)

The Kids Are Allright (3.0)

 

 

Top Melhor Atriz (faltando Nicole Kidman)

 

Michelle Williams, Blue Valentine

Jennifer Lawrence, Winter's Bone

Natalie Portman, Black Swan

Annette Bening, The Kids Are Allright

 

 

Top Melhor Ator Coadjuvante

 

John Hawkes, Winter's Bone

Geoffrey Rush, The King's Speech

Christian Bale, The Fighter

Jeremy Renner, The Town

Mark Ruffalo, The Kids Are Allright

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Para mim não é o cúmulo' date=' é óbvio. Se você discorda ok.

 

Mas acho Black Swan bem pobrinho... ainda mais que ele escancara o filme todo logo no começo...Já sabia oq ia acontecer sempre... E isso, na minha opinião é cagada do roteiro. Fora as artimanhas de sustinho... nuh. Péssimo e bem precário, dignos de trash b sim. E conforme o tempo passa, o filme cai vertiginosamente no meu conceito, concordando com Thico.

 

Pega piranhas, ou bolha assassina, a coisa... tem tudo isso lá! 03

 

...

 

Quanto a Natalie, não disse isso, disse? Acho que usei o hype em outro contexto...

[/quote']

 

Realmente não concordo.

 

Se você sacou o que ia acontecer logo no começo do filme, parabéns pra você. Não estou dizendo que eu também não saquei, mas em nenhum momento a experiência não deixou de acontecer comigo. Sinceramente "artimanhas de sustinho" é a última coisa que levo em consideração ao pensar no filme.

 

E o fato de ter vários filmes que explorem as mesmas situações não o invalida. Desde o nascimento do cinema, existem vários filmes falando sobre as várias mesmas coisas de sempre.

 

Caso a Natalie ganhe o Oscar, ele estará em ótima mãos, independente de qualquer coisa.

 

Imagine então em True Grit em que a protagonista adulta narra o filme (sic!)...

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Estou profundamente tocado e bastante impressionado com Winter's Bone' date=' outra surpresa espetacular dessa época de premiações. O filme Debra Granik é magnífico, uma pequena obra-prima sobre esse conflito insolúvel sobre um mundo que não existe mais, um tempo impossível, um passado que só possibilita uma necessidade alucinante de buscar um futuro mínimo. E para isso, é necessário olhar para este passado, para todas as feridas, os erros e a herança das gerações, da sociedade, da terra. Que filme maravilhoso!

Jennifer Lawrence e John Hawkes merecem cada milímetro do Oscar que não irão receber (ainda prefiro Michelle Williams, mas Lawrence é excepcional também). E Debra Granik poderia ter ficado com uma vaga na direção, de todos aqueles que não são David Fincher (mesmo que O.Russell faça um ótimo trabalho).

Maravilhado mesmo!!!
[/quote']

 

Até a vaga dos irmãos Coen por True Grit?

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

INVERNO DA ALMA - 7/10 - Trata-se de um filme que se sustenta muito mais através dos seus personagens do que propriamente pela narrativa em si que em alguns momentos torna-se repetitiva e genérica. Neste ponto, vale destacar Ree Dolly interpretada com garra e graça pela jovem e promissora Jennifer Lawrence que simplesmente carrega o filme nas costas. O filme é dela. Outro que merece destaque é John Hawkes na pele do tio de Dolly que toma a frente das ações em determinados momentos e que possui uma presença de cena marcante e uma atuação equilibrada e contundente (ele é a cara do Paulo Miklos, diga-se de passagem). E o que torna o filme interessante é justamente o leque de personagens exóticos, extravagantes e misteriosos que surgem ao longo do filme, como se fizessem parte de um filme "noir-country".

 

TOP OSCAR

 

CISNE NEGRO - 10/10

A ORIGEM - 10/10

 

A REDE SOCIAL - 9/10

O DISCURSO DO REI - 8.5/10

127 HORAS - 8/10

O VENCEDOR - 8/10

 

INVERNO DA ALMA - 7/10

 

MINHAS MÃES E MEU PAI - 5.5/10
Thiago Lucio2011-02-06 11:53:49
Link to comment
Share on other sites

  • Members

BRAVURA INDÔMITA - 6.5/10 - Dessa vez os irmãos Coen não conseguiram ir muito longe, pelo contrário. Por mais qualificado que seja o trabalho técnico dos irmãos (ele realizam um western clássico, elegante, sóbrio, moralmente americano) e por mais adequado que seja o trabalho de fotografia (tanto nas sequências noturnas como aquelas que ilustram um ambiente mais árido ou bucólico), a narrativa funciona apenas em seu primeiro ato. A partir do momento em que a premissa se estabelece, o desenvolvimento é lento e burocrático, uma verdadeira "barrigada", os personagens não são tão atraentes ao ponto de manter o interesse, logo o caminho até o 3º ato é torturante. Há algumas recompensas no ato final, mas muito aquém de um filme comandado pelos Coen. Bridges encarna um tipo durão de sotaque carregado, somente isso. Damon encarna um tipo orgulhoso e de sotaque carregado, somente isso. Josh Brolin não tem tempo pra nada. Logo, o grande destaque pela performance inspirada da jovem Hailee Steinfeld, especialmente pela personalidade madura da personagem, mas ela a defende com segurança.

 

TOP OSCAR

 

CISNE NEGRO - 10/10

A ORIGEM - 10/10

 

A REDE SOCIAL - 9/10

O DISCURSO DO REI - 8.5/10

127 HORAS - 8/10

O VENCEDOR - 8/10

 

INVERNO DA ALMA - 7/10

BRAVURA INDÔMITA - 6.5/10

 

MINHAS MÃES E MEU PAI - 5.5/10
Thiago Lucio2011-02-06 14:25:47
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Para mim não é o cúmulo' date=' é óbvio. Se você discorda ok.

Mas acho Black Swan bem pobrinho... ainda mais que ele escancara o filme todo logo no começo...Já sabia oq ia acontecer sempre... E isso, na minha opinião é cagada do roteiro. Fora as artimanhas de sustinho... nuh. Péssimo e bem precário, dignos de trash b sim. E conforme o tempo passa, o filme cai vertiginosamente no meu conceito, concordando com Thico.

Pega piranhas, ou bolha assassina, a coisa... tem tudo isso lá! 03

...

Quanto a Natalie, não disse isso, disse? Acho que usei o hype em outro contexto...
[/quote']

 

Realmente não concordo.

 

Se você sacou o que ia acontecer logo no começo do filme, parabéns pra você. Não estou dizendo que eu também não saquei, mas em nenhum momento a experiência não deixou de acontecer comigo. Sinceramente "artimanhas de sustinho" é a última coisa que levo em consideração ao pensar no filme.

 

E o fato de ter vários filmes que explorem as mesmas situações não o invalida. Desde o nascimento do cinema, existem vários filmes falando sobre as várias mesmas coisas de sempre.

 

Caso a Natalie ganhe o Oscar, ele estará em ótima mãos, independente de qualquer coisa.

 

Sim, perfeito Thiago, concordo totalmente. É a onda dos forçados agora falar mal de Cisne Negro, paciência.
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...