Jump to content
Forum Cinema em Cena

Oscar 2011: Indicados e Previsões


Nightcrawler
 Share

Recommended Posts

  • Replies 2.6k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

 

Como aqui está mais movimentado, vou postar:

 

Começaram a sair informações das filmagens de God Of Carnage. O Polanski deu uma entrevista em Paris que me deixou completamente embasbacado!! Para quem leu a peça, sabe! ELE VAI SER FIEL A FALTA DE ELIPSE!!! O filme terá a duração exata da peça e será em tempo real!! Ou seja, falamos em algo aproximado: duas horas de filme.

 

GÊNIO!!!! 16

 

PS: sorry pelo post seguido.

 

FeCamargo2011-02-09 11:59:37

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Polanski=Genio. 16.gif

 

 

 

E Felipe, The Fighter é um bom filme, acho justa a menção dele nestes prêmios e tudo. Inclusive o David O. Russell tem uma elegancia na concepcão visual do longa que é admirável. O problema é que o roteiro muitas vezes acaba caindo em certos lugares comuns típicos de filme de boxe (e me fez lembrar aquela bomba do Ron Howard). O que me incomodou mesmo são estes premios todo pro Christian Bale, enquanto que Geoffrey Rush destrói tudo no seu filme.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Essa concepção visual é importante. Em The King's Speech, por exemplo, a decupagem do filme é muito desigual... Ele começa de forma interessante, valorizando o microfone com enquadramentos bem bonitos, mas depois descamba para alguns perspectivas bizarras... Não há uma harmonia ou linguagem na decupagem.

 

Espero que o Russel tenha mais sucesso nesse campo.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Eu acho o Rush bem melhor que o Bale (e é uma questão de razão mesmo). Já John Hawkes é melhor que os dois.

 

True Grit visto e agora só falta 127 Horas para finalizar a lista de Melhor Filme deste ano que é bem melhor que a do ano passado, apesar de ter tido The Hurt Locker e Bastardos Inglórios.

The Social Network (9.0)

Winter's Bone (8.5)

Toy Story 3 (8.5)

True Grit (8.0)

The Fighter (7.5)

The King's Speech (6.5)

Black Swan (6.0)

Inception (6.0)

The Kids Are Allright (3.0)

 

Vou escrever um texto agora sobre o filme e depois coloco o link aqui.

 

Thico2011-02-09 18:54:29

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acabo de ver O Vencedor e Cisne Negro. O Vencedor é ótimo, escapa bem dos clichês do gênero, mas não completamente (a luta final que o diga), já que o boxe vem em segundo plano e as relações interessantes e complexas entre os personagens tomam conta do filme. O elenco está excelente, destaque para Melissa Leo e Amy Adams. Mark Wahlberg está bem, mas ainda acho ele bem limitado. Christian Bale está muito bem, merece a indicação, mas achei exagero dizerem que ele rouba o filme. Geoffrey Rush está bem superior em O Discurso do Rei, sem dúvidas.

 

Cisne Negro é fantástico, um belo filme. Num mergulho na mente perturbada da protagonista, o filme fascina mostrando a batalha dela contra ela mesma, buscando perfeição a qualquer custo. Um clima tenso em meio a sutileza do balé. Natalie Portman está arrasadora do começo ao fim e adorei também a atuação da Barbara Hershey, esnobada nas premiações. Mila Kunis superestimada, não faz nada de mais.

 

Então, acho que fica assim:

 

Toy Story 3

Cisne Negro

O Discurso do Rei

A Rede Social

A Origem

O Vencedor

Minhas Mães e Meu Pai

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Esse negócio de clichê da luta final eu não entendo. Tem a luta que vale o título. Numa obra de ficção ou ele perdeia ou ganharia, sendo ambos os finais clichês. Mas, o filme é baseado em uma história real e o cara foi campeão.

 

Então, o que não seria clichê?06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Também não saco esse lance da luta ser clichê. Assim, não é um filme centrado no boxe, mas o boxe é parte bastante importante da história que derivou o filme. Ou seja, negar uma luta assim seria negar a própria realidade da coisa. E, pra mim, há sim uma subverção na construção dela, um dos maiores méritos do O.Russell. SPOILER? Ele filma a luta toda como se fosse a imagem captada pelo canal que está transmitindo o evento e, mesmo assim, ele consegue decupar a cena para que ela mostre como os personagens secundários reagiam ao desenrolar, de modo a enfatizar a importância da relação entre Micky e Dicky, tudo isso sem parecer artificial. Eu acho isso notável e, sinceramente, nunca vi antes num "filme de boxe".

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

REENCONTRANDO A FELICIDADE - 7/10 - As atuações são maiores do que o filme que é basicamente um drama convencional sendo realizado de maneira eficiente. E neste ponto a atuação de Nicole Kidman recebe destaque, especialmente pois boa parte do sofrimento da personagem é interiorizado e ela sabe ser sutil, delicada e elegante para demonstrar através de gestos, especialmente do olhar, o que a personagem está buscando sufocar. E, consequentemente, nos momentos em que estes conflitos são aflorados, Kidman demonstra que o botox não foi capaz de enrijecer as suas qualidades artísticas. Aaron Eckhart é um parceiro de cena bastante voluntarioso, acompanha o nível da Kidman, conferindo integridade e força ao personagem. São dois trabalhos de atuação bem especiais, sendo que vale a pena compartilhar a presença dos dois em cena. O jovem ator que interpreta um personagem relevante na narrativa é bem fraquinho e honestamente o filme perde um pouco do seu impacto, pois o apelo dos laços dele com o casal principal recebe um tratamento muito frio já que o potencial deste contexto acaba sendo desperdiçado. Mas, no geral, é um drama honesto, convincente e eficiente.

 

TOP OSCAR ATRIZES - Gostei do trabalho de todas as atrizes indicadas, logo vejo méritos nos cinco trabalhos, mas se fosse classificá-los, seria assim:

 

1) Natalie Portman, Cisne Negro - indiscutivelmente a melhor

 

2) Annette Bening, Minhas Mães e Meu Pai - fiquei na dúvida, mas só o fato dela ter conferido qualidade e credibilidade a uma personagem estereotipada em um filme fraco só faz com que o seu trabalho seja ainda melhor

 

3) Nicole Kidman - Nicole voltando a ser Nicole

 

4) Michelle Williams - Consegue carregar a sua performance com extremam sensibilidade e intensidade seja pela vertante romântica ou melancólica

 

5) Jennifer Lawrence - Uma gratíssima surpresa já que constrói uma personagem com força e garra, sem deixar de se mostrar fragil e vulnerável, carrega o filme com louvor. 
Thiago Lucio2011-02-09 22:03:18
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Após ver e assimilar "Cisne Negro" e "O Vencedor", ficou assim:

 

 

 

01. A REDE SOCIAL - 10

 

02. TOY STORY 3 - 10

 

03. CISNE NEGRO - 9

 

04. A ORIGEM - 8

 

05. O VENCEDOR - 7

 

 

 

O filme do Russel não funcionou comigo. Adoro atuações "afetadas", da qual vocês tanto reclamam, e estava de muito bom gosto com o Christian Bale, porém foi outro aspecto não tão bom assim do filme. Destaque inteiramente positivo apenas para Melissa Leo. E, enfim, achei Amy Adams um pouco bonita num filme; quanto à interpretação, digamos que preferi suas atuações em "Junebug", "Encantada" e "Dúvida" e não adoro nenhuma delas...

 

 

 

Diretor: Fincher > Aronofsky > O. Russel

 

Ator coadjuvante: Bale > Renner

 

Atriz coadjuvante: Leo > Adams

 

 

 

P.S.: vi "Maldito Futebol Clube", do Hooper, e também ficou na linha do razoável. Gosto bastante das interpretações do Michael Sheen, mas ele parece carregar os mesmos maneirismos para seus personagens (só vi este, "A Rainha" e "Frost/Nixon" que me lembre). Broadbent continua como eterno coadjuvante de luxo, e Timothy Spall é o grande nome da obra. Como "filme sobre futebol", foi bastante interessante.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
1 Cisne Negro
2 Toy Story 3
3 A Origem
4 127 Horas
5 Bravura Indômita

Já baixei o vencedor.
Tentei assistir esse filme na tela minúscula do meu MP4 mas não consegui ler a legenda

 

isso é que é gostar de filmes  hahah

 

tela de MP4 ou celular não rola. No máximo um trailer ou um vídeo de alguns minutos.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

O Ebert normalmente acerta a maioria. Mesmo assim, acho 6 Oscars para O Discurso do rei muito mais do que merecia. Continuo torcendo por uma vitória de A Rede Social ou Bravura Indômita, mas com menos entusiasmo agora. Mesmo assim, ainda está melhor que ano passado, em que torcia por qualquer um menos Guerra ao Terror (nem Um homem sério, pelo amor de Deus), sem qualquer chance. Este ano, ainda existe uma pontinha de esperança.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Me parece um filme sobre uma obsessão e sobre humildade.

 

 

 

Sim, por isso coloquei "filme sobre futebol", isto é, não é um filme sobre o futebol, mas me agradou justamente por trazer a história do esporte, e ainda mais uma história que mostra a dedicação aos times pequenos dando certo (meu sonho aqui no Rio, hehe).

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Assisti ao The King's Speech. Acho que será a primeira vez na história em que um telefilme ganha o prêmio principal do Oscar. É um filme tão xarope e tão desesperado em se estabelecer como um feel good movie que chega ao cumulo da cafonice de incluir um letreiro no final dizendo "Lionel e Bertie viraram amigos para sempre". Kill me now.

 

Mas o elenco é bom mesmo, embora obviamente existam melhores (inclusive entre os próprios indicados).

 

Quanto a disputa Rush X Bale, eles praticamente se equiparam. Mas os dois não chegam aos pés do John Hawkes.

 

Lumière2011-02-11 16:20:05

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...