Jump to content
Forum Cinema em Cena

A Máquina


-felipe-
 Share

Recommended Posts

  • Members

maquina-poster01t.jpg

A Máquina: 10/10 (2006; Dir João Falcão)

FILMÃO !!! Superou todas as espectativas. Cinema Nacional evoluindo muito mesmo. O filme leva um pouco pro humor, por causa do sutaque nordestino exagerado (mesma linha de Alto da Compadecida e Lisbela). Fiquei pensando que o filme seria mais interessante se fosse feito num contexto mais sério, talves... não sei.

As analogias e referencias sobre a televisão (a máquina) são perfeitas. Ótimo trabalho do diretor. Também adorei a fotografia, que parece senário de teatro, uma coisa meio "Hoje é dia de Maria".

Enfim, um filme excelente !! Mereceu minha nota máxima.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 55
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

"A Máquina"; dir: João Falcão - 3/10

Insuportável.

Ah sim: achei até que "Lisbela e o Prisioneiro"' date=' que não acho grande coisa (mas acho melhor que "A Máquina"), trabalha muito mais a palavra e o diálogo como força motriz do que "A Máquina".

Eu simplesmente não sei qual é "o coração" de "A Máquina". Não encontrei nenhum. Parece que, pelo filme que vi, deveria ser "o amor", mas, sinceramente, consigo encontrar mais amor até no quadradinho "Uma Mente Brilhante".

[/quote']

O "Coração" do filme é a televisão. Tudo no filme faz analogia à tv, se é que você não percebeu!!!

Link to comment
Share on other sites

  • Members

"A Máquina"; dir: João Falcão - 3/10

Insuportável.

Ah sim: achei até que "Lisbela e o Prisioneiro"' date=' que não acho grande coisa (mas acho melhor que "A Máquina"), trabalha muito mais a palavra e o diálogo como força motriz do que "A Máquina".

Eu simplesmente não sei qual é "o coração" de "A Máquina". Não encontrei nenhum. Parece que, pelo filme que vi, deveria ser "o amor", mas, sinceramente, consigo encontrar mais amor até no quadradinho "Uma Mente Brilhante".

[/quote']

O "Coração" do filme é a televisão. Tudo no filme faz analogia à tv, se é que você não percebeu!!!

Seja amor ou TV, continua a mesma desgraça.

As constantes analogias televisivas pra mim não passam de estrutura. O "amor" continua alicerçando tudo ali, em teoria.

Serge Hall2006-9-2 19:55:5
Link to comment
Share on other sites

  • Members

"A Máquina"; dir: João Falcão - 3/10

Insuportável.

Ah sim: achei até que "Lisbela e o Prisioneiro"' date=' que não acho grande coisa (mas acho melhor que "A Máquina"), trabalha muito mais a palavra e o diálogo como força motriz do que "A Máquina".

Eu simplesmente não sei qual é "o coração" de "A Máquina". Não encontrei nenhum. Parece que, pelo filme que vi, deveria ser "o amor", mas, sinceramente, consigo encontrar mais amor até no quadradinho "Uma Mente Brilhante".

[/quote']

O "Coração" do filme é a televisão. Tudo no filme faz analogia à tv, se é que você não percebeu!!!

Seja amor ou TV, continua a mesma desgraça.

As constantes analogias televisivas pra mim não passam de estrutura. O "amor" continua alicerçando tudo ali, em teoria.

Bom, eu consegui ver o "algo além" e que pra muita gente passou desapercebido.

"A Máquina" por exemplo, tenho certeza que alguns infelizes pensaram que a tal máquina seria uma máquina do tempo ou aquela com setessentas laminas que mataria o personagem principal. Ou tem gente que vê o filme todo e nem sabe o porquê do nome do filme ser "A Máquina".

As referencias televisivas como eu disse anteriormente forão muito bem trabalhadas. Até naquela cena de merchandisign da Pepsi light twist, puts PERFEITO aquilo, adorei mesmo!!!

PS: O amor (que vc insiste em citar) é só um plano de fundo para o roteiro e suas referências.

Link to comment
Share on other sites

  • 4 months later...
  • Members

Eu acabei de assistir esse filme e pretendo rever.

 

Não sei ao certo o porque, mas eu não consegui entrar na historia do filme.

 

Achei ele bonitinho e tal, boas atuações e tal, o cenario interesante e tal. Mas eu não consegui amar o filme, quando ele acabo, eu num sei porque mas não me senti satisfeito com o que eu vi.

 

Do mesmo diretor eu ja tinha assistido ao "Fica Comigo Esta Noite" esse que eu esperava que seria uma porcaria, mas acabei me divertindo e gostando, porque nesse eu entrei no filme consegui me envolver com os personagens e tal.

 

E no filme "A Máquina" eu esperava muito tanto que estou para assistir esse filme faz muito tempo e só vi hoje.

 

Mas vou rever "A Máquina" porque eu não entendi o porque de não ter gostado tanto, pois eu achei agradavel de ver, uma historia legal, e tudo mais, mas eu não gostei muito do filme, e achei normal.

 

Vou rever em breve, eu ja revi muitos filmes que não tinham me agradado de primeira, e muitas vezes mudo um pouco de opinião, mas nunca mudo muito de ideia.

 

Mas por enquanto "A Máquina" é um filme regular para mim.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members

O filme é bacaninha, mas acabou parecido demais com Lisbela e o Auto. Quer dizer, aquele mesmo sotaque e a insistência pela poesia de cordel... Tá, poesia de cordel é característico do nordeste... E o filme é a adaptação de um livro... Mas pareceu demais com algo que eu já tinha visto antes.

 

Só que, gostei do ritmo do filme. Eu tenho o meu lado crítico, mas sendo só romântica, é muito bonitinho. E aquele lirismo todo acaba sendo um charme. ;)

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...