Jump to content
Forum Cinema em Cena

Melhores Filmes da Década - 70 #2 - PRONTA!


Tensor
 Share

Recommended Posts

  • Members

01. O Poderoso Chefão (Francis Ford Coppola) - Obra-prima, um dos maiores de sempre, etc

02. Laranja Mecânica (Stanley Kubrick) - Obra-prima, apesar de (hoje) ser um pouco superestimado

03. Taxi Driver (Martin Scorsese) - Já gostei mais, mas ainda considero OP
04. Alien (Ridley Scott) - Tenho uma certa birra com esse (gosto bem mais da sequência), mas é um bom filme
05. Chinatown (Roman Polanski) - Obra-prima e talvez o melhor Polanski
06. Um Estranho no Ninho (Milos Forman) - Mediano

07. Apocalypse Now (Francis Ford Coppola) - Obra-prima, aliás, a década de 70 foi do Coppolão
08. Morte em Veneza (Luchino Visconti) - Obra-Prima, outro de meus favoritos

09. Star Wars IV (George Lucas) - gosto muito e tem toda aquela mística, mas não sei se chega ao ponto de OP
09. Contatos Imediatos do Terceiro Grau (Steven Spielberg) - Mediano
11. O Poderoso Chefão 2 (Francis Ford Coppola) - OP, tão bom quanto o primeiro
12. Carrie (Brian De Palma) - OP (apesar de, no momento, meu De Palma preferido da década de 70 ser Obsession)
13. Barry Lyndon (Stanley Kubrick) - Absurdo, se não for OP é quase isso

14. Manhattan (Woody Allen) - Bom e um dos poucos do Woody Allen que têm ESPAÇO
15. Anni Hall (Woody Allen) - Já gostei mais. Não que seja fraco, mas é muita verborragia e quase nada de mise en scene
16. Prelúdio Para Matar (Dario Argento) - OP, de chorar
17. A Primeira Noite de Tranquilidade - (Valerio Zurlini) - OP, obrigatório

18. Encurralado (Steven Spielberg)- Competente, mas um Spielba ainda embrionário
19. Operação França (William Friedkin) - Muito bom, mas nunca prum top 20
19. Superman (Richard Donner) - Cuecão de couro
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu acho que tem aquele grupo de filmes pelos quais todo mundo começa. Laranja Mecânica, O Poderoso Chefão, etc, e a maioria das pessoas simplesmente não continua cavando pra encontrar filmes como esse do Zurlini (que não é mais obscuro há algum tempo). Mas com uma infinidade de filmes e diretores e países e épocas e gêneros e etc, seria impossível haver um consenso como esse em relação a Laranja caso todo mundo tivesse visto tudo, porque conforme vai se assistindo coisas, você vai naturalmente fugindo do padrão pra individualizar o teu gosto. É assim que tu até pode achar Laranja o melhor filme do mundo no início, mas é difícil que isso continue a partir de que começa a se guiar mais por si próprio do que por que é dito e comentado em blogs e fóruns.

 

 

 

Se de hoje pra daqui a um ano todo mundo surtasse em baixar e assistir coisas, é óbvio que o top seria muito diferente porque um ia descobrir que gosta é de western spaghetti, outro de neo-realismo italiano, outro de policiais setentistas, etc.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Bah' date=' Laranja é hit sim, se bobiar o segundo maior Hit da história. Ok que na época não agradou tanto, mas hoje tanto críticos quanto apenas os que curtem cinema colocam entre os maiores de sempre.[/quote']

 

Não, o segundo maior hit da história é Titanic 06

Você tá englobando no conceito de hit a coisa da falação em torno do filme e tal, coisa que aconteceu de uns tempos pra cá. Laranja Mecânica só começou a crescer na época do home-video (meados dos anos 80), e hoje tem todo um status de cool e tal (inclusive, muita molecada só cita o filme em função do tal status), referências na cultura pop etc.

Agora quanto a críticos, não é bem assim não, inclusive outro dia tava lendo um poll com críticos e diretores de todo o mundo (acho que era na sight and sound), Laranja nem tinha tantas citações assim (2001 e O Iluminado foram bem mais citados, por ex). Mainstays são coisas do tipo Cidadão Kane, Casablanca, Poderoso Chefão etc. 
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Eu acho que tem aquele grupo de filmes pelos quais todo mundo começa. Laranja Mecânica' date=' O Poderoso Chefão, etc, e a maioria das pessoas simplesmente não continua cavando pra encontrar filmes como esse do Zurlini (que não é mais obscuro há algum tempo). Mas com uma infinidade de filmes e diretores e países e épocas e gêneros e etc, seria impossível haver um consenso como esse em relação a Laranja caso todo mundo tivesse visto tudo, porque conforme vai se assistindo coisas, você vai naturalmente fugindo do padrão pra individualizar o teu gosto. É assim que tu até pode achar Laranja o melhor filme do mundo no início, mas é difícil que isso continue a partir de que começa a se guiar mais por si próprio do que por que é dito e comentado em blogs e fóruns.

Se de hoje pra daqui a um ano todo mundo surtasse em baixar e assistir coisas, é óbvio que o top seria muito diferente porque um ia descobrir que gosta é de western spaghetti, outro de neo-realismo italiano, outro de policiais setentistas, etc.[/quote']

 

Bem por aí. Na verdade o meu conceito sobre a coisa dos HITS gira mais ou menos em torno disso aí, bem como essa citação a Laranja cairia bem no meu último post. Porém, já vi que minha bateria tá arreando e meu cérebro tá com problemas pra formular frases 06, logo por hora vou parar por aqui no papo.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Lista legal, mas "Sonata de Outono" sair ("Gritos e Sussurros" nem entrar04) e "Superman" ficar é lamentável.

 

Pequenos Comentários

 

01. O Poderoso Chefão (Francis Ford Coppola) - Um dos maiores filmes de todos os tempos, se não for o maior!!!!
02. Laranja Mecânica (Stanley Kubrick) - Obra-Primaça!!
03. Taxi Driver (Martin Scorsese) - Go Travis! Maravilhoso! O Melhor Scorsese!
04. Alien (Ridley Scott) - Filme legal, tenso, interessante. E só! Não entrou na minha lista.
05. Chinatown (Roman Polanski) - Belo Filme!
06. Um Estranho no Ninho (Milos Forman) - Obra-Primaça!
07. Apocalypse Now (Francis Ford Coppola) - Obra-Primaça!
08. Morte em Veneza (Luchino Visconti) - Não vi ainda 04
09. Star Wars IV (George Lucas) - Filme legal, mas 9º?
09. Contatos Imediatos do Terceiro Grau (Steven Spielberg) - Prefiro "Tubarão".
11. O Poderoso Chefão 2 (Francis Ford Coppola) - Obra-Primaça!
12. Carrie (Brian De Palma) - Não é o melhor do De Palma, o que não significa muita coisa! Obra-Prima!
13. Barry Lyndon (Stanley Kubrick) - Idem ao comentário acima.
14. Manhattan (Woody Allen) - Muito Bom, mas "Annie Hall" é melhor
15. Anni Hall (Woody Allen) - Melhor comédia romântica de todos os tempos, melhor Woody Allen ever.
16. Prelúdio Para Matar (Dario Argento) - Bárbaro!
17. A Primeira Noite de Tranquilidade - (Valerio Zurlini) - Não conheço esse aqui não, vou assistir. 
18. Encurralado (Steven Spielberg) - E "Tubarão"?
19. Operação França (William Friedkin) - Prefiro "O Exorcista".
20. Superman (Richard Donner) - Sessão da Tarde... ops, Cinema em Casa
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Cornetando:

 

01. O Poderoso Chefão (Francis Ford Coppola) - Chefão de quem?

02.

Laranja Mecânica (Stanley Kubrick) - nunca vi.

03. Taxi

Driver (Martin Scorsese) - nunca vi.

04. Alien

(Ridley Scott) - Alien só ET.

05. Chinatown (Roman

Polanski) - Se fosse Americatown eu veria. Nenhum cinema oriental presta.

06. Um

Estranho no Ninho (Milos Forman) - muito longo, não vi.

07. Apocalypse

Now (Francis Ford Coppola) - Já vi Soldado Ryan, não reciso mais ver filmes de guerra.

08. Morte em

Veneza (Luchino Visconti) - pppfffff...

09. Star Wars IV

(George Lucas) - Ok, bacana.

09. Contatos Imediatos do Terceiro

Grau (Steven Spielberg) - Spielberg merece sempre estar em todas as listas e tops.

11. O Poderoso

Chefão 2 (Francis Ford Coppola) - Tem o dois? Puta mierda.

12. Carrie

(Brian De Palma) - Ok, bacana.

13. Barry

Lyndon (Stanley Kubrick) - nunca vi.

14. Manhattan (Woody

Allen) - nunca vi porque é prolixo.

15. Anni Hall (Woody Allen) - nunca vi porque é verborrágico.

16. Prelúdio Para Matar (Dario Argento) - Excelente.

17.

A Primeira Noite de Tranquilidade - (Valerio Zurlini) - nunca vi.

18. Encurralado (Steven Spielberg) - Spielberg merece sempre estar em todas as listas e tops.

19.

Operação França (William Friedkin) - nunca vi porque franceses são fedidos.

19. Superman (Richard Donner) - O melhor filme desse top disparado. A única e verdadeira Opera Prima dos filmes de super heróis.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

Eu acho que tem aquele grupo de filmes pelos quais todo mundo começa. Laranja Mecânica' date=' O Poderoso Chefão, etc, e a maioria das pessoas simplesmente não continua cavando pra encontrar filmes como esse do Zurlini (que não é mais obscuro há algum tempo). Mas com uma infinidade de filmes e diretores e países e épocas e gêneros e etc, seria impossível haver um consenso como esse em relação a Laranja caso todo mundo tivesse visto tudo, porque conforme vai se assistindo coisas, você vai naturalmente fugindo do padrão pra individualizar o teu gosto. É assim que tu até pode achar Laranja o melhor filme do mundo no início, mas é difícil que isso continue a partir de que começa a se guiar mais por si próprio do que por que é dito e comentado em blogs e fóruns.

 

 

 

Se de hoje pra daqui a um ano todo mundo surtasse em baixar e assistir coisas, é óbvio que o top seria muito diferente porque um ia descobrir que gosta é de western spaghetti, outro de neo-realismo italiano, outro de policiais setentistas, etc.[/quote']

 

Hehe, eu concordo com tudo que tu disse, mas já vi filme pra caralho e Laranja segue sendo um dos melhores que já vi. E se guiar pelo que aparece em blogs e fóruns é tosco demais. Se guiar no sentido de procurar filmes citados pra ver tudo bem. Se guiar no sentido de adaptar seu gosto já é foda. E sinceramente, acho que a maioria dos participantes dessa "eleição" não fazem isso.

 

 

Perucatorta2010-03-05 21:28:36

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Schon véio...06

 

Mas se guiar no sentido de obter dicas é válido. O Lynch que eu vi (e foi o primeiro), eu só vi porque todo mundo aqui e em outros lugares diziam que era bom. Nunca tive aqueeeeeela vontade de ver um Lynch. Vi e achei uma bosta (ou não tão bom), não fiquei fazendo média. Tive que ouvir 70 pessoas me chamando de burro mas se somarmos elas aos 70 milhões que já me acham burro, é quase nada...06

 

Perucatorta2010-03-05 21:54:21

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O Schon é foda, ele nunca ouviu falar em Zurlini, daí ele descobre um filme chamado A Primeira Noite de Tranquilidade dirigido por ele, e imediatamente pensa: "" Hehehe, zoando.

 

Eu acho que fica meio impossível ir por ti, geralmente tu fica curioso com alguma opinião alheia e confere. Daí no gostar ou não que tu tem que usar 100% da tua individualidade. Mas eu não saberia como procurar filmes se não fosse me guiando por comentários de quem eu confio nesse sentido.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Bah, acho que tu não entendeu nada do que eu disse, mas enfim.

Quando o Foras fala "por ti", ele fala de uma questão de identificação, não de "não ouvir mais o que dizem". Isso é impossível, tu sempre vai descobrir algo com a opinião alheia - mesmo que seja via internet ou lendo uma revista ou livro etc - sempre será o ponto de vista de outro. A partir de então, você vai absorver de acordo com a tua vivência e etc., mas por outro lado, existe também a questão da adaptação (no caso de algo totalmente alheio ao seu conhecimento) e nesse caso a opinião alheia também pode ser interessante.

 

A propósito, acho um tanto tosco aqueles papos de "GOSTO É GOSTO" que volta e meia um solta. "Gosto" não é algo que tá impresso no dna... A gente nasce uma tabula rasa e vai crescendo aos poucos, e quanto mais experiência, mais o tal do "gosto" vai se apurando. Quem é que nunca passou por aquilo de "não gostava disso há um tempo atrás" (nem só em cinema, falo de tudo), ou de preconceitos que caem por terra, etc etc.

É isso, minha capacidade de síntese tá meio prejudicada hoje, hehe, mas só pra sacanear o Tensor, o meu primeiro Zurlini nem foi esse, mas sim A Moça com a Valise. E depois ainda veio Mulheres no Front den

 

 

 

Schonfelder2010-03-05 22:42:39

Link to comment
Share on other sites

  • 6 years later...
  • Members

Revendo minha lista dos anos 70.

 

01. Laranja Mecânica (Stanley Kubrick, 1971)

02. Frenesi (Alfred Hitchcock, 1972)
03. O Poderoso Chefão (Francis Ford Coppola, 1972)
04. Alien – O Oitavo Passageiro (Ridley Scott, 1979)
05. Taxi Driver (Martin Scorsese, 1976)
06. Star Wars Episódio IV – Uma Nova Esperança (George Lucas, 1977)
07. Halloween – A Noite do Terror (John Carpenter, 1978)
08. Contatos Imediatos de Terceiro Grau (Steven Spielberg, 1977)
09. Perseguidor Implacável (Don Siegel, 1971)
10. Um Estranho no Ninho (Milos Forman, 1975)
11. Loucuras de Verão (George Lucas, 1973)
12. Superman - O Filme (Richard Donner, 1978)
13. Mad Max (George Miller, 1979)
14. Despertar dos Mortos (George A. Romero, 1978)
15. Apocalypse Now! (Francis Ford Coppola, 1979)
16. Tubarão (Steven Spielberg, 1975)
17. Caminhos Perigosos (Martin Scorsese, 1973)
18. Magnum 44 (Ted Post, 1973)
19. Vale Tudo (George Roy Hill, 1977)
20. E a Festa Acabou (B.W.L. Norton, 1979)

 

Não mudaria muita coisa. Basicamente, mudaria algumas ordens aí, e incluiria uns italianos na parada. Pelo menos, Premonição do Fulci e O Pássaro de Plumas de Cristal do Argento e claro, Banho de Sangue do Bava.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 years later...
  • Members

Top atualizado. (legenda: = mesma posição, + subiu posição, - desceu posição, 'novo' filme que entrou agora na lista)

 

01. Laranja Mecânica (Stanley Kubrick, 1971) =

02. Alien – O Oitavo Passageiro (Ridley Scott, 1979) +

03. Frenesi (Alfred Hitchcock, 1972) -

04. O Poderoso Chefão (Francis Ford Coppola, 1972) -

05. Halloween – A Noite do Terror (John Carpenter, 1978) +

06. Taxi Driver (Martin Scorsese, 1976) -

07. Perseguidor Implacável (Don Siegel, 1971) +

08. Contatos Imediatos de Terceiro Grau (Steven Spielberg, 1977) =

09. Superman - O Filme (Richard Donner, 1978) +

10. Star Wars Episódio IV – Uma Nova Esperança (George Lucas, 1977) -

11. Loucuras de Verão (George Lucas, 1973) =

12. Banho de Sangue (Mario Bava, 1971) novo

13. Apocalypse Now! (Francis Ford Coppola, 1979) +

14. Despertar dos Mortos (George A. Romero, 1978) =

15. Mad Max (George Miller, 1979) -

16. O Pássaro das Plumas de Cristal (Dario Argento, 1970) novo

17. Um Estranho no Ninho (Milos Forman, 1975) -

18. Magnum 44 (Ted Post, 1973) =

19. Premonição (Lucio Fulci, 1977) novo

20. Vale Tudo (George Roy Hill, 1977) -

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...