Jump to content
Forum Cinema em Cena

Astronomia


-THX-1341325107
 Share

Recommended Posts

  • Members

 

Muitas perguntas surgem até de uma simples observação o céu: Como são e como as estrelas se formam, O que é a teoria do Big Bang, idade do universo, etc. Vamos discutir essas e outras coisas dessa ciência fascinante.

 

Um tema que vem ganhando destaque na mídia é de que o mundo acabará em 2012, mas o que a NASA tem a dizer sobre isso?

 

NASA desmente fim do mundo em 2012

 

Por meio de um relatório, a Agência Espacial Americana esclarece as dúvidas dos internautas e afirma: o mundo não acaba com o fim do calendário Maia.

 

O aviso foi dado depois que um site mantido pela NASA foi inundado de perguntas de internautas a respeito de um misterioso planeta chamado Nibiru e do fim do mundo programado para 21 de dezembro de 2012.

 

A página em questão se chama “Ask an Astrobiologist”, e é mantida por David Morrison como parte de seus trabalhos como Cientista Sênior do Instituto de Astrobiologia da NASA. Nela, o público pode perguntar o que quiser e, ultimamente, foram mais de mil e-mails voltados para as previsões apocalípticas.

 

Na internet os boatos mais recentes do apocalipse entrelaçam uma complexa trama de provas e evidências que levam a crer que o fim dos tempos será no dia 21 de dezembro de 2012 – ou, mais precisamente, o fim do calendário Maia.

 

A civilização pré-colombiana surgiu no México há mais de três mil anos, e é conhecida por suas habilidades astronômicas, incluindo a divisão do calendário em 365 dias e a previsão de eventos como eclipses.

 

A causa dessa destruição prevista nos atuais boatos espalhados na internet seria Nibiru, também chamado de Planeta X, um corpo celeste que teria sido descoberto pelos sumérios. O impacto com a Terra seria precisamente na data em que o calendário Maia termina (numa analogia ao “fim dos tempos”) – e o fato estaria sido mantido em segredo pelo governo.

 

O que parece ter alimentando mais ainda alguns boatos é o lançamento de um filme de Hollywood chamado de “2012”, que deve estrear nos Estados Unidos em novembro. Como parte da campanha de lançamento, a Columbia Pictures criou um site de uma suposta organização para a continuação da humanidade, que reúne evidências de que o mundo realmente acabará em três anos.
-THX-2010-01-21 15:20:49
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não sabia que a teoria de Nibiru tinha algo a ver com o Calendário Maia. Nibiru é um elemento presente na cosmologia suméria e seria um planeta ainda não detectado pelos astrônomos, com uma órbita muito excêntrica e risco de colisão com a Terra.

 

Li um livro sobre isso, O 12º Planeta, mas faz muito tempo.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bom...não acredito nessa história...mas a questão é: Se fosse verdade você acha mesmo que a NASA confirmaria?

Nesse caso não é questão da NASA confirmar' date=' mas argumentar sobre o suposto evento. E nem precisa ser da NASA para isso. Os Maias tinham um conhecimento bem avançado sobre astronomia, conseguiam prever eclipses e outros acontecimentos, mas o interessante é que oficialmente não há nenhum texto Maia sobre esse alinhamento que tanto falam. E mesmo se tivesse, porque um alinhamento poderia gerar impacto catastrófico no planeta? Outra coisa sobre o calendário Maia é que ele não diz que o mundo acabará em 2012, mas que o ciclo (maior) acabará para iniciar outro.

 

Não sabia que a teoria de Nibiru tinha algo a ver com o Calendário Maia. Nibiru é um elemento presente na cosmologia suméria e seria um planeta ainda não detectado pelos astrônomos, com uma órbita muito excêntrica e risco de colisão com a Terra.

Realmente Nibiru não tem nada a ver com o calendário Maia. A única relação é um suposto evento catastrófico no mesmo ano.

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Tetê, recomendo os programas da Discovery e da National Geographic.

 

Putz, hoje estavam falando do Sol e de que em alguns milhões de anos ele irá comprimir aumentando sua densidade. O calor da Terra irá aumentar mais de 5º e a média da temperatura será de 50º13

 

E não era tudo. Nesse tempo a Terra também estaria transformada. Uma nova pangéia. Disseram que a África cada ano já está mais próxima da Europa e que quando elas se chocarem vai criar uma cadeia de montanhas tão altas quanto o Everest.

 

Enfim, sol crescendo, mas pangéia seria o caos. Só algumas poucas criaturas sobreviveriam e os dinos poderiam até voltar06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Gosto de Astronomia...tenho o programa Stellarium no meu micro. ( muito bom)

 

Sobre o que Renato comentou, daqui a alguns (muitos) milhões de anos o sol  ira se transformar em um anã branca, a terra será puxada por ele....

 

Nessa périodo a lua de saturno Titã receberá a mesma energia que a terra recebe hj, possibilitando a vida no planeta, essa lua tem uma densa atmosfera e gelo em estado solido.

 

Apenas Titã e Europa ( lua de jupiter) tem mais condições de abrigar vida do que marte.

 

Ethan Hunt2010-01-23 23:53:09

Link to comment
Share on other sites

  • Members

daqui a alguns (muitos) milhões de anos o sol  ira se transformar em um anã branca' date=' a terra será puxada por ele....

[/quote']

Não será daqui a milhões... Mas bilhões de anos. Toda estrela tem um tempo de vida, o Sol tem aproximadamente 10 bilhões de anos (5, aproximadamente, já foram..), esse é o tempo de fusão para consumir o estoque hidrogênio. A estrela precisa dessa fusão para não ser destruída pela força da gravidade. Quando o estoque acabar, bem antes de se transformar numa anã branca (que não puxará a terra..) ele se transformará numa gigante vermelha. Mas quando isso acontecer os planetas começarão a se afastar dele aos poucos. De qualquer forma ainda há debate nesse processo, de que a terra pode ser incinerada pelo sol, mas é bem antes dele se transformar numa anã branca.

Nessa périodo a lua de saturno Titã receberá a mesma energia que a terra recebe hj' date=' possibilitando a vida no planeta, essa lua tem uma densa atmosfera e gelo em estado solido.

[/quote']

Você está confundindo anã branca com gigante vermelha, o calor extra que Titã precisa seria possível quando o Sol estiver em sua fase final e virar uma gigante vermelha.
-THX-2010-01-24 01:09:14
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pela noticia que o Lesma postou,  essa data 2012, 2013 deve acontecer algo mesmo, pq além dessa profecia ou previsão, sei lá, cientistas dizem que a Terra vai parar.

Tem noção do que é isso? Daqui há apenas 2, 3 anos a Terra se dividirá em Noite e dia eternos... aff! 09 13
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Pela noticia que o Lesma postou,  essa data 2012, 2013 deve acontecer algo mesmo, pq além dessa profecia ou previsão, sei lá, cientistas dizem que a Terra vai parar.

Tem noção do que é isso? Daqui há apenas 2, 3 anos a Terra se dividirá em Noite e dia eternos... aff! 09 13
[/quote']

 

Nunca ouvi sobre isso, eu sei que colisões podem mudar o sentido de rotação do planeta, como Vênus que gira ao contrário. Se isso acontecer será o fim de todo o ecossistema da terra...

 

P.S. Olhe pelo lado bom...pode ser que aconteça como no filme Superman I, a terra para e ficamos presos no espaço tempo para sempre...até que ela decida girar novamente....05

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Tá, e o que isso tem de bom, herege?! think.gif13

 


A Terra está parando


A cada dia que passa' date=' alguém descobre mais uma evidência de que o mundo vai acabar. Dessa vez foi o geofísico Joseph Jankowski, que declarou, no Alaska, que a rotação do planeta está desacelerando rapidamente, e que ela vai parar daqui a três anos.

Segundo o cientista, a desaceleração vai tornar os dias e as noites cada vez mais longos até a parada total, e causará enchentes, terremotos e muita fome.

“É de longe o maior problema imediato da humanidade”, disse o pesquisador.

Os cientistas desconfiam há tempos que a rotação da Terra está ficando mais lenta. Estima-se que há três bilhões de anos, o dia durava 13 horas. Hoje, uma rotação completa em seu eixo leva 23 horas, 56 minutos e 4, 091 segundos.

As teorias mais antigas apontavam que os dias estavam ficando apenas 0,002 segundos mais longos a cada século. Mas agora, sistemas de medição mais sofisticados mostram um cenário muito mais dramático.

“No verão de 2011, um dia vai durar 38,6 horas”, disse Jankowski. Segundo seus cálculos, o mundo vai parar no dia 16 de Janeiro de 2013. Isso é, se não tiver acabado dia 21 de Dezembro de 2012, como preveem profecias e filmes ruins.

Com o fim da rotação, teremos um dia permanente num lado do planeta, e uma noite eterna no outro. “Os azarados que acabarem no lado escuro da Terra estarão num mundo cinzento e gelado. Todas as plantas morrerão em semanas, e a fome será inigualável”.

Mas quem acabar no lado ensolarado também não terá sorte. As placas continentais vão se mexer, e terremotos e tsunamis de proporções catastróficas matarão bilhões. O ciclo de vida de animais e plantas também será totalmente afetado pelo dia incessante, criando uma bola de neve de descontrole do ecosistema.

A maioria dos cientistas diz que não há motivos para pânico até que o fenômeno seja estudado com profundidade, mas Jankowski avisa: os governos deviam começar a pensar em como reagir diante dessa catástrofe inevitável o quanto antes.
[/quote']
Link to comment
Share on other sites

  • Members


Só sei que existe vida lá fora em meio aquele terreno vazio todo que chamamos de universo...

Talvez existam bactérias ou vírus na lua de Júpiter' date=' Europa. Essa lua será explorada pela NASA, acho que daqui uns 6 anos. Mas vida inteligente deve ter sim, entre tantas galáxias.... Nossas ondas de rádio e tv estão viajando na velocidade da luz no espaço. Há mais ou menos uns 50 anos-luz, se tiver vida inteligente nesse raio, eles estão captando essas primeiras transmissões. Com essa evidência e se tiverem tecnologia mais avançada para chegar até aqui antes de nossa extinção, poderiam vir até aqui e fazer contato.

 

2012, 2013 deve acontecer algo mesmo, pq além dessa profecia ou previsão, sei lá, cientistas dizem que a Terra vai parar.

 

Tem noção do que é isso? Daqui há apenas 2, 3 anos a Terra se dividirá em Noite e dia eternos... aff! 09 13

Não seriam noites e dias eternos, mas um dia duraria um ano.

 


Não tem como a terra parar. Se a terra parar as pessoas serão lançadas imediatamente no espaço.

Isso não aconteceria porque um evento desse não alteraria a gravidade na terra.
-THX-2010-01-24 21:18:01
Link to comment
Share on other sites

  • Members

A vida imitando a ficção... aff!

No filme "2012"  mostra  a contagem regressivas e desastres naturais e  em "The Road"  um mundo cinza, sem sol, sem pássaros, animais, as árvores mortas e escassez de comida a ponto das pessoas se canibalizarem!

 

Tipo, verão do ano que vem supostamente j´pa teremos o dia de 38 horas 13

 

E diante disso tudo "A maioria dos cientistas diz que não há motivos para pânico ..." think.gif
MariaShy2010-01-24 21:34:06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

vamos esperar até o ano que vem...

Em tempo, um dia com 38 horas seria muito mais produtivo06

 

Acabou de passar no Fantástico como surgiram os oceanos na Terra... que coisa linda.

Não sabia, mas grande parte da água do planeta veio do espaço....
Renato2010-01-24 21:57:58
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Talvez existam bactérias ou vírus na lua de Júpiter' date=' Europa. Essa lua será explorada pela NASA, acho que daqui uns 6 anos. Mas vida inteligente deve ter sim, entre tantas galáxias....[/quote']

uma coisa eu não entendo...Europa existe água congelada, tornando pouco provavél a vida...mas em Io ( satelite vizinho) acontecem erupções vulcânicas costantemente...

 

Se for assim no interior de Europa deve ter um núcleo quente suficiente para aquecer água e no mínimo formar pequenos seres.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

uma coisa eu não entendo...Europa existe água congelada' date=' tornando pouco provavél a vida...mas em Io ( satelite vizinho) acontecem erupções vulcânicas costantemente...

 

Se for assim no interior de Europa deve ter um núcleo quente suficiente para aquecer água e no mínimo formar pequenos seres.
[/quote']

É provável que em Europa tenha oceano morno no interior, já que forças como maré gravitacional de Júpiter que também atuam em Io, pode manter o núcleo quente. Pode ter seres se alimentando de enxofre e calor.
-THX-2010-01-26 01:05:46
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Chance de encontrar extraterrestres é maior do que nunca, diz astrônomo britânico

 

As chances de se descobrir vida fora da Terra são maiores do que nunca, segundo afirma Martin Rees, o principal astrônomo britânico e presidente da Royal Society, a academia de ciências da Grã-Bretanha.

 

A Royal Society organiza a partir desta segunda-feira em Londres uma conferência com pesquisadores de várias partes do mundo para discutir as perspectivas de se encontrar formas de vida extraterrestres.

 

Segundo Rees, que em 1995 foi agraciado com o título de Astrônomo Real, uma descoberta como essa poderia representar um momento de mudança para a humanidade, alterando nossa visão de nós mesmos e de nosso lugar no cosmos.

 

Cientistas de todo mundo vêm analisando sinais do espaço em busca de emissões de ondas sonoras feitas por seres inteligentes fora da Terra, mas tudo o que conseguiram captar até hoje foi estática.

 

Avanços
Para Rees, porém, o avanço tecnológico torna maior do que nunca a possibilidade de que essa busca se mostre frutífera.


“A tecnologia avançou tanto que pela primeira vez nós podemos realmente ter a esperança realista de detectar planetas não maiores do que a Terra orbitando outras estrelas”, diz Rees.

 

“Poderemos saber se eles têm continentes e oceanos, descobrir que tipo de atmosfera têm. Apesar de ser um longo passo para sermos capaz de descobrir sobre qualquer forma de vida nesses planetas, é um progresso tremendo ser capaz de ter algum tipo de imagem de outro planeta, semelhante à Terra, orbitando outra estrela”, observa.

 

Segundo ele, o envio ao espaço de telescópios capazes de detectar planetas semelhantes à Terra no entorno de estrelas distantes agora torna possível concentrar mais os esforços de busca.

 

“Se encontrássemos vida, mesmo a forma mais simples de vida, em outros lugares, isso seria claramente uma das maiores descobertas do século 21”, diz Rees.

 

“Desconfio que pode haver vida e inteligência lá fora em formas que não podemos imaginar. E poderia, claro, haver formas de inteligência aquém da capacidade humana, mais avançada do que somos avançados em relação a um chimpanzé”, afirma.

 

 

***

 

 

A descoberta de Gliese 581 c numa zona de habitabilidade na constelação de Libra, precisamente orbitando a estrela Gliese 581, já foi um grande avanço. Já que há grandes chances de ter água líquida por lá. Mas mesmo assim ainda há alguns fatores para permitir o desenvolvimento de vida (pelo menos como conhecemos..), com uma gravidade que não seja muito pequena e um efeito estufa que não seja muito elevado.
-THX-2010-01-26 15:12:02
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

Europeus descobrem buraco negro em distância recorde

27/01 -

15:03

-

EFE

 

 

EFE%20-%20v1

< ="" ="text/" :space="preserve">montaFerramentasMateria('Top') ;

<> div.coluna_principal ul.opcoes li{display: inline !important;}

 

BERLIM

- Astrônomos do Observatório Europeu do Hemisfério Sul (ESO)

descobriram um buraco negro na galáxia NGC 300, a uma distância recorde

de 6 milhões de anos luz do nosso sistema solar.

 

 

Da

central da ESO, em Garching (Alemanha), um porta-voz destacou hoje que

o novo buraco negro tem 15 vezes a massa de nosso Sol e absorve matéria

de uma estrela que o acompanha e que, em um tempo previsível, explodirá

como uma supernova para se tornar também um buraco negro.

 

O sol

que acompanha atualmente o novo buraco negro tem cerca de 20 vezes a

massa de nosso sol e está expulsando sua camada exterior para o espaço.

 

Os

buracos negros como o descoberto pela ESO surgem após a explosão de uma

supernova, estrelas gigantes que culminam em sua própria combustão e

que acabam se comprimindo com uma gravidade tão elevada que chegam a

absorver a luz.

true

 

 

++++++++++

 

Que belezinha, hein? Um buraco negro sugindo do lado do outro... será que eles se comem?06

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...