Jump to content
Forum Cinema em Cena

Astronomia


-THX-1341325107
 Share

Recommended Posts

  • Members

 

Esses plasmas são assustadores. Explosão de raios gama mesmo a longa distância, 200 anos-luz por exemplo, seria devastador. Em poucos segundos o plasma chega a emitir mais energia que o Sol durante toda existência (10 bilhões de anos)! Provavelmente é a explosão mais poderosa e luminosa do Universo (só perde para Big Bang). O interessante é que estimam que cerca de 1000 explosões dessa ocorram no universo, e como estão associadas a buracos negros, significa que no mínimo 1000 buracos negros se formam no universo por dia.
-THX-2010-04-20 20:29:19
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Asteroide passará bem perto da Terra

iphoto_1270743525719-1-0jpg.jpg

Um pequeno asteróide' date=' descoberto recentemente, passará bem perto da Terra nesta quinta-feira, pouco depois das 20h (horário de Brasília), aproximando-se a 359.000 km, mas sem representar perigo, segundo o Laboratório de Jato-propulsão (JLP, na sigla em inglês) da Nasa, a agência especial dos EUA. Esta distância representa nove décimos da que separa a Terra da Lua, comparou o JPL. [Foto:Stan Honda/AFP']


O asteróide mede cerca de 22 metros de comprimento e foi observado pelo telescópio do laboratório "Catalina Sky Survey", perto de Tucson, Arizona (sudoeste dos EUA), que tem como missão descobrir cometas e outros objetos que evoluem próximo da Terra.


"Passagens de objetos ao largo de nosso planeta a uma distância inferior à que existe entre a Terra e a Lua acontecem várias vezes por ano", destaca Don Yeomans, cientista do JPL de Pasadena, na Califórnia (oeste).


A Nasa detecta e acompanha asteróides e cometas que passam perto da Terra com telescópios em terra e em órbita, como o Hubble.


O programa de observação de objetos que passam perto de nosso planeta, chamados de "Spaceguard", descobre-os e avalia suas dimensões e trajetória, para determinar se representam um perigo potencial.


Em janeiro passado, um pequeno asteróide passou ainda mais perto de nosso planeta, a 130.000 km.

A vida imita arte mesmo!

Isso me lembrou dois filmes "Armagedon" e "Impacto Profundo".

O primeiro uma visão meio romanceada disso de uma meteorito estar na rota de colisão com a Terra e o segundo bem mais realista, chegou a me dar frio na barriga!

 

Daí que tenho medo desses calculos aí, se forem tão precisos qto a nossa metereologia... afff!

 

Sei lá se é vero, mas dizem que Jupiter, pelo seu tamanho nos protege como uma parede.
Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...
  • 1 month later...
  • Members

Nasa prepara-se para chuva de meteoros.

 

A NASA começou a avaliar os riscos a que podem estar expostos os

satélites e as naves que circundam a Terra durante a chuva de meteoritos

Dracónida (associada ao cometa periódico 21P/Giacobini-Zinner), que

atravessa o céu no início do mês de Outubro. Esta “tempestade de

rochas” acontece todos os anos e não oferece problemas de

maior. Contudo, os investigadores acreditam que em a chuva de meteoros

de 8 de Outubro 2011 será mais violenta do que é habitual. A tal ponto

que as pequenas rochas podem colidir e danificar naves como a Estação

Espacial Internacional (ISS) ou o telescópio Hubble.

 

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members

 

Em alguns lugares estão dizendo que ela é a maior, mas em termos de tamanho comparando em escala, não deve ser maior nem que Arcturus.

 

Descoberta estrela com maior massa no universo

 

Cientistas calculam que 'R136a1' tem atualmente 265 vezes a massa do Sol. Sua luminosidade é 10 milhões de vezes maior.

 

ev2ycy.jpg
-THX-2010-07-21 21:36:21
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sei lá se é apenas devido ao avanço cientifico dos equipamentos, mas há tantas descobertas ultimamente  sobre astronomia... aff!

As que mais me pilham são sobre exoplanetas.

 

Tô achando que logo, logo acordaremos com a notícia estupenda de que estamos sendo visitados 16
MariaShy2010-07-21 21:33:02
Link to comment
Share on other sites

  • Members


1) As que mais me pilham são sobre exoplanetas.

 

2) Tô achando que logo' date=' logo acordaremos com a notícia estupenda de que estamos sendo visitados

[/quote']

1) Essas descobertas são interessantes e importantes, mas até agora nada muito concreto em relação a rochosos a uma distância habitável de uma estrela.

 

2) Eu não espero algo no sentido de recebermos a visita de seres vivos, mas talvez de máquinas de uma civilização avançada, enviadas há milhões de anos. E nesse caso, essas máquinas chegariam aqui provavelmente quando essa civilização nem existir mais.

 

Como as distâncias são tão absurdas, seria muita sorte se fizessemos contato físico com outra civilização, nosso planeta é menos que uma gota d'água nesse oceano cósmico. Acho interessante a comparação de estrelas no universo com a quantidade de grãos de areia na terra, as estrelas são muito mais numerosas.

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Se chegar alguma nave habitada aqui no Planeta terra, pode crer que os caras já dominam metade do Universo pelas bandas deles.

 

 

 

Fora que tecnologias como Dobras dimensionais seriam realmente verídicas.

 

 

 

Mas como THX disse, é muuuito difícil uma parada dessa acontecer.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Esses plasmas são assustadores. Explosão de raios gama mesmo a longa distância' date=' 200 anos-luz por exemplo, seria devastador. Em poucos segundos o plasma chega a emitir mais energia que o Sol durante toda existência (10 bilhões de anos)! Provavelmente é a explosão mais poderosa e luminosa do Universo (só perde para Big Bang). O interessante é que estimam que cerca de 1000 explosões dessa ocorram no universo, e como estão associadas a buracos negros, significa que no mínimo 1000 buracos negros se formam no universo por dia.
[/quote']

 

Cara... isso é uma estimativa confiável? 1000 buracos negros por dia?

 

Meu cérebro tá fundindo.

 

 

Thx... vc é um entusiasta dessa área, ou é um pesquisador formado sei lá?

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members


Cara... isso é uma estimativa confiável? 1000 buracos negros por dia?

 

Meu cérebro tá fundindo.

 

Thx... vc é um entusiasta dessa área' date=' ou é um pesquisador formado sei lá?
[/quote']

Gosto de estudar e pesquisar sobre o assunto, mas não sou formada...

 

Sobre os buracos negros, embora eu tenha lido no artigo de um astrofísico, não encontrei esse número em nenhuma outra fonte científica. Ele apenas diz que é uma estimativa, mas não menciona nenhuma fonte desse suposto número. Não acho muito confiável.

 


E como é que se estimam a quantidades de buracos negros no UNIVERSO ?!?!?!


Se você está se referindo ao meu post, não há estimativa de quantidade de buracos negros no universo... E descobrir a quantidade nem é tão importante, o fato é que os buracos negros estão relacionados à essas explosões. É apenas uma média proveniente da detecção do fenômeno e não da quantidade no universo.

 
Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • Members

 

Stephen Hawking: Homem terá que colonizar espaço para sobreviver

 

LONDRES (AFP) - A raça humana terá que colonizar o espaço nos próximos 200 anos se não quiser desaparecer, advertiu esta segunda-feira o astrofísico britânico Stephen Hawking, em entrevista publicada no site 'Big think'.

 

"Penso que o futuro a longo prazo da raça humana está no espaço. Será difícil evitar uma catástrofe no planeta Terra nos próximos cem anos, sem falar dos próximos mil anos ou dos próximos milhões de anos", declarou o cientista no site na internet que se apresenta como um "fórum mundial que relaciona pessoas e ideias".

 

"A raça humana não deveria apostar apenas no planeta", acrescentou o cientista.

 

"Vejo grandes perigos para a raça humana. Em muitas ocasiões no passado, sua sobrevivência foi difícil", afirmou, mencionando em especial a famosa crise dos mísseis, em 1963, em Cuba.

 

"A frequência de tais ameaças provavelmente aumentará no futuro. Teremos necessidade de prudência e juízo para lidar com elas com sucesso. Sou otimista", disse Hawking.

 

Segundo ele, "se pudermos evitar uma catástrofe nos próximos dois séculos, nossa espécie se salvará se nos lançamos no espaço".

 

"Se somos os únicos seres inteligentes da galáxia, temos que garantir nossa sobrevivência", disse o cientista, considerando que o aumento da população mundial e os recursos limitados da Terra ameaçarão cada vez mais a espécie humana.

 

"Por isso, sou favorável a fazer voos tripulados ao espaço", disse.

 

Em abril, o cientista havia advertido que se os extraterrestres existissem, os homens deveriam evitar qualquer contato com eles, porque as consequências poderiam ser devastadoras.

 

Stephen Hawking, de 68 anos, mundialmente conhecido por seus trabalhos sobre o universo e a gravidade, é autor de "Uma Breve História do Tempo", um dos maiores 'best-sellers' da literatura científica.

 

Sofrendo desde os 22 anos de esclerose lateral amiotrófica, doença degenerativa que provoca paralisia, o cientista desloca-se em cadeira de rodas e se comunica através de um computador e um sintetizador de voz.

 

***

 

Acho que a Lua será o primeiro passo, com a construção de bases, para depois partirmos para Marte.
-THX-2010-08-09 21:50:43
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Fascinante!

Assisti sobre um projeto em que planejavam montar uma estufa num planeta p/ que as plantas produzissem oxigênio e mudassem a atmosfera de lá p/ que mais tarde se tornasse habitável p/ um ser humano.

 

Esse cara é incrivel! Deve ter um QI 29884636534. A biografia dele é fantástica!

 

By the way, o fato dele dizer que estamos com os dias contados dá um medo... aff!

 

Interessante isso de que não deveriamos encarar ETs think.gif
MariaShy2010-08-09 22:17:15
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members


Planeta similar à Terra é descoberto e tem potencial para conter vida


Detecção foi feita por equipe de astrônomos norte-americanos.
Astro está localizado a 20 anos-luz de distância do Sol.












Do G1, com agências internacionais










Um astro com apenas três vezes a massa da Terra foi detectado a 20
anos-luz, orbitando uma estrela da constelação de Libra conhecida como
Gliese 581, uma anã vermelha. Astrônomos da Universidade da Califórnia e
da Carnegie Institution de Washington afirmam que o planeta é o
primeiro a apresentar potencial real para conter vida.



A descoberta foi divulgada nesta quarta-feira (29) pela Fundação
Nacional de Ciência dos Estados Unidos. O astro, chamado Gliese 581g,
fica em uma região na qual os astrônomos julgam que um planeta pode
apresentar água líquida para formar oceanos, rios e lagos. No local, a
distância da estrela permitiria um ambiente com clima ameno, nem tão
frio, nem tão quente.



Terra%20similarA
ilustração mostra um formato possível para o exoplaneta que orbita a
estrela Gliese 581, a apenas 20 anos-luz de distância da Terra.
(Crédito: AP / Zina Deretsky / National Foundation of Science)


A órbita do planeta ao redor da estrela Gliese 581 dura pouco mais de
um mês terrestre, com as possíveis estações de ano durando apenas dias.



Não é o primeiro planeta a ser descoberto na "zona habitável" da estrela. Em 2007, um outro exoplaneta, localizado próximo a mesma estrela, foi catalogado, também com potencial para ser conter vida.



Leia mais notícias de Ciência e Saúde



Cientistas também estimarm que a temperatura média na superfície varia
de 31 a 12 graus Celsius negativos. A equipe também afirma que o planeta
orbita com uma face sempre voltada à estrela, de forma similar a como a
Lua sempre mostra uma face à Terra.




Para os astrônomos, o planeta pode "sustentar vida", o que significa
que ele tem potencial para reunir condições de vida. Os seres vivos
podem não ser necessariamente parecidos com humanos.



Segundo Steven Vogt, coordenador da pesquisa que contou com 11 anos de
trabalho no Observatório W. M. Keck, localizado no Havaí, a descoberta é
um indício de que podem existir muitos outros corpos similares no
Universo. O exoplaneta ao redor de Gliese 581 é encarado como o primeiro
com potencial real para apresentar vida.



Os resultados serão publicados na revista científica Astrophysical Journal, mas estão disponíveis online no site arXiv.org. Até setembro, 490 planetas foram descobertos fora do Sistema Solar.




Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mudando um pouco de assunto. Recentemente realizou-se um encontro de pesquisadores em cosmologia para discutir questões pertinentes ao Modelo Padrão(aka Big Bang). Ao final do evento eles publicaram um artigo resumindo o consenso a que chegaram. Esse artigo pode ser lido aqui:

 

http://br.arxiv.org/abs/1009.3494

 

Em resumo alguns dos pontos principais:

 

- Há problemas graves de concordância entre o que é previsto pela teoria e o que é observado. Algumas simulações produzem galáxias muito pequenas em comparação com galáxias reais, por exemplo.

 

- Esses problemas poderiam ser resolvidos se houver o que eles chamam de matéria escura morna. O melhor candidato para matéria escura morna são os neutrinos estéreis destros, mas essa partícula ainda não foi observada.

 

- Há algo errado na pesquisa com matéria escura.

 

- O cálculo teórico do efeito Sunyaev-Zeldovich não bate com o que é medido.

 

Ou seja, o modelo do Big Bang está cheio de problemas muito sérios.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ou seja' date=' o modelo do Big Bang está cheio de problemas muito sérios.
[/quote']

Afffffffffffffffffffffff !

A endeusada, aclamada, salve, salve teoria do Big Bang com furos?!

 

Já chocou qd Hawking disse que o universo estaria  encolhendo e não  expandindo...

 

Tamo perdido!

Não temos outra que supra (quase) todas as respostas sobre a origem do universo.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Ainda tento entender o que é matéria escura... Isso sempre me pareceu um

coelho tirado da cartola para solucionar equações que não batiam.[/Quote]

 

Também sempre interepretei a matéria escura apenas como uma hipótese Ad Hoc que serviu para consertar o problema da suposta aceleração acelerada do universo.

 

Recentemente uns caras publicaram um artigo mostrando evidências de que as leis da física podem variar em partes diferentes do universo' date=' se isto for verdad tudo que foi feito em cosmologia até o momento provavelmente estará errado. É uma hipótese que me parece bastante possível.

 

Afffffffffffffffffffffff !

A endeusada, aclamada, salve, salve teoria do Big Bang com furos?!

 

Já chocou qd Hawking disse que o universo estaria  encolhendo e não  expandindo...

 

Tamo perdido!

Não temos outra que supra (quase) todas as respostas sobre a origem do universo.[/QUote]

 

Na verdade existem cosmologias alternativas como a de plasma, o modelo estacionário e várias outras. O problema é que a maioria dessas cosmologias alternativas são só idéias pouco desenvolvidas e que apresentam muitos problemas.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Li um fragmento de um debate entre Hawking e Penrose, apenas so dois físicos mais geniais da nossa época.

 

Hawking tem lá a teoria M e Penrose acha que deveriamos esquecer todas as leis da física e tentar criar outra fórmula.

 

By the way, dizem que todas as respostas sobre o universo pode ser encontradas num buraco negro think.gif.
MariaShy2010-10-02 15:59:01
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Também sempre interepretei a matéria escura apenas como uma hipótese Ad Hoc que serviu para consertar o problema da suposta aceleração acelerada do universo.

Isso não é a energia escura? O conceito que coloca a matéria escura como explicação para o que é observado faz sentido. Claro que não fiz nenhum cálculo' date=' mas pelo que é observado caso não colocassem a matéria Escura como explicação, até a relatividade estaria comprometida. Digo isso em relação a distorção no espaço-tempo, quando os cientistas demonstram que independente da distância dos corpos que orbitam o centro da galáxia, esses estão se movendo quase que paralelamente. Isso é uma anomalia, uma vez que os corpos mais próximos do centro de gravidade deviam orbitar com mais velocidade. Dessa forma, uma materia ainda não identificada por instrumentos atuais, é o mais provável. Curiosamente, energia/matéria escura é o que mais tem no universo (95%).

 


By the way, dizem que todas as respostas sobre o universo pode ser encontradas num buraco negro think.gif.

[/QUote]

 

Muitos acham que nosso universo (ou o que chamamos de universo) está num buraco negro. Ou então, que estamos indo em direção ao um buraco negro. Isso inclusive foi usado para explicar essa aceleração das galáxias distantes, teoricamente faria sentido, já que essas estariam mais próximas do centro e por isso orbitando com mais velocidade, nós apenas estaríamos numa região mais afastada, por isso as galáxias mais distantes, a partir do nosso ponto de vista, parecem estar mais rápidas.

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não entendo nada de física, mas acho impossível que estejamos dentro de um buraco negro... afff! 13

Dizem que a energia lá consome tudo menos a luz, seriamos esmagados, ou sei lá o que...

 

By the way, o nosso planeta é regido pelas leis da física que conhemos e os cientistas são (quase) unânimes em afirmar que estas mesmas leis não vigoram num buraco negro.

Daí Hawking apelar p/  mecânica Quântica e Penrose querer criar leis que expliquem/enquadrem no que acontece em um buraco negro.
MariaShy2010-10-02 16:43:29
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não entendo nada de física, mas acho impossível que estejamos dentro de um buraco negro... afff! 13
[/quote']

Mas se estamos dentro de um, não quer dizer que fomos pra lá, mas nascemos nele. Ou seja, nosso universo nasceu no mesmo instante em que o buraco negro de outro universo se formou.

 

Isso significa que a matéria que passa por um buraco negro, sai do outro lado como material para constituir e formar outro universo. Isso é interessante, por que toda a matéria que está no nosso universo pode ter vindo do colapso de uma estrela de outro universo, que ao formar um buraco negro, abriu um portal e criou esse universo enviando a informação pra cá. Dessa forma, o buraco negro de outro universo, seria um buraco branco no nosso. Até parece ficção científica.

 
Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • Members

 

 

História do ET de Varginha ganha nova versão

 

Depois de 14 anos, o caso do ET de Varginha ainda é cercado de

polêmicas e desperta a curiosidade de muita gente. Um relatório do

Exército Brasileiro, feito em 1997 e divulgado só agora, mostra que um

ser extraterrestre nunca apareceu no sul de Minas.

 

A revista ‘Isto é’ publicou uma reportagem sobre o inquérito policial

que apurou a participação do Exército, da Polícia Militar e do Corpo de

Bombeiros no caso Varginha. O resultado deixa claro que não houve

nenhuma captura de ser extraterrestre no dia 20 de janeiro de 1996.

 

A matéria com título “A história oficial do ET de Varginha” mostra o

quê, segundo a revista, são os dois únicos documentos produzidos pelo

governo para apurar as ocorrências e as acusações feitas contra

militares que teriam participado do caso. O inquérito aberto e concluído

em 1997 tem 357 páginas e detalha depoimentos. Segundo a reportagem, o

encarregado pelo inquérito tenente-coronel Lúcio Carlos Pereira concluiu

que o que houve na verdade foi uma confusão. O texto diz que um

cidadão, provavelmente sujo por causa da chuva e visto agachado junto a

um muro, teria sido confundido com uma criatura do espaço por três

meninas. Um estudo fotográfico teria simula a semelhança entre um homem e

o suposto ET. Um morador da cidade chamado Luiz Antônio, hoje com 46

anos, seria o homem visto no terreno baldio naquela época.

 

O resultado de uma sindicância realizada na Escola de Sargento das

Armas, em Três Corações, em maio de 1996 foi anexada ao inquérito. O

ufólogo Ubirajara Rodrigues, de Varginha, foi ouvido na investigação.

Segundo ele, o inquérito deve ser levado em conta, mas os pesquisadores

não podem descartar hipóteses. “Todo fenômeno ufológico hoje tem todo um

aspecto de mito, ele é mítico vamos dizer assim. Mas eu não posso hoje

em dia, depois da evolução das pesquisas, afirmar nem negar

absolutamente nada em torno do caso Varginha. Nós estamos revisitando o

caso desde alguns anos e isso ainda vai dura muito tempo”, disse

Rodrigues.

 

 

O tenente foi bonzinho ao incluir que a confusão foi pq estava sujo pela chuva. Esse cabra devia ser mesmo feio, pra ser confundido com um E.T.06

 

 

 

J.McClane2010-10-19 18:40:36

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...