Jump to content
Forum Cinema em Cena

Director's Cut, versões estendidas e alternativas


Indiana Jones
 Share

Recommended Posts

  • Members

Depende de cada caso... veja o caso de Aliens e O Segredo do Abismo, por exemplo. A versão do diretor de ambos os filmes são imensamente superiores às suas versões para cinema...

 

Agora coisas como Homem-Aranha 2.5, versões extendidas de Harry Potter entre outros, dispenso.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Revendo a filmografia de Ridley Scott esses dias. Me surpreendi com a quantidade de versões que seus filmes tem, além das originais de cinema. Curiosamente, ele mesmo só fez o final cut para Blade Runner e as director's cut de A Lenda e Cruzada, todos filmes modificados pelo estúdio. As outras versões de Alien, o 8º Passageiro, Gladiador, Falcão Negro em Perigo e O Gângster são jogadas publicitárias dos estúdios.

 

James Cameron é outro. Criou as superiores versões do diretor para Aliens - O Resgate, O Segredo do Abismo e O Exterminador do Futuro 2, além de Piranha II, que não vi. Todos foram editados a pedido do estúdio para o lançamento no cinema, com uma duração mais "comercial".

 

Outro que merece atenção é Apocalypse Now, com sua versão Redux (supostamente a versão do diretor para o filme). Coppola adiciona mais sequências ao filme que ampliam ainda mais a sensação de surrealismo da obra.

 

William Friedkin também é adepto do director's cut. Não contente com a nova versão de O Exorcista (novamente, considero superior ao original), modificou o clássico Operação França para o lançamento em Blu-ray Disc. Dessaturou as cores do filme para deixá-lo com um tom mais "frio". O resultado, uma atrocidade, pode ser conferido no DVD Beaver:

 

http://www.dvdbeaver.com/film2/DVDReviews44/the_french_connection_blu-ray.htm

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Outro que merece atenção é Apocalypse Now' date=' com sua versão Redux (supostamente a versão do diretor para o filme). Coppola adiciona mais sequências ao filme que ampliam ainda mais a sensação de surrealismo da obra.[/quote']

 

Apocalypse Now Redux é um grande erro, torna um filme já grande (mais de 2:30) num monstrengo de mais de 3 horas de duração - sem nenhum ganho prático, aquela cena da família francesa é um baita engodo, assim como a das coelhinhas etc. Ah, tem as cenas do Marlon Brando gordão (que o próprio vetou), que até têm um valor histórico, mas que ao filme nada acrescentam.

 

Em alguns casos (mais notadamente os filmes do Orson Welles) os estúdios fizeram cagada e lançaram filmes com cortes horríveis (o plano sequência inicial de Touch of Evil, por exemplo, que é poluído pelos créditos do filme), nesses casos a "edição do diretor" sempre é mais recomendada. Agora, em termos de filmes mais atuais, na maioria dos casos trata-se de estratégia caça-níqueis mesmo...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não gostei de Apocalypse Now Redux também. Foi uma das primeiras versões que eu vi sair assim em DVD e tinha me dado a impressão quer simplesmente colocaram mais cenas porque podiam fazer isso no dvd. O maior problema é que não saiu um DVD sem ser essa versão, original só se encontra no VHS, lamentável.

 

 

 

Outra coisa que eu vejo é que nessas versões do diretor, normalmente, as cenas adicionais não são bem tratadas ficando, assim, mesmo em filmes recentes como O Senhor dos Anéis, muito nítidas as cenas extras, pela qualidade inferior.

 

 

 

De um modo geral não gosto.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

Apocalypse Now original tem em DVD sim, mas provavelmente é bem dificil de achar. Agora, cenas nos extras que não se misturam com o filme original são estendidas ou apenas excluídas ? E quando a versão estendida é lançada simultaneamente com a original, ainda é estendida ? (divagações meio bestas, enfim...) boing2010-02-08 11:31:19

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Acho que seria necessário uma versão do Mann para The Keep. A versão do estúdio tem a edição mais porca que me lembro. A marca do Mann está presente em algumas passagens, mas fica claro que o estúdio detonou o trabalho do diretor.

fapreve2010-02-10 10:35:35

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Até hoje o director's cut que mais "ajudou" um filme foi o de Almost Famous. São quarenta minutos que o Cameron Crowe foi obrigado a tirar para a versão do cinema e que fazem muita falta. Quem puder' date=' assista.[/quote']

 

 

 

Eu não acho que faça falta no sentido de prejudicar o filme, ele continua excelente em sua versão de cinema. Mas sim, a estendida é muito boa, são novas cenas que reforçam a trama, boas cenas, mas não funciona como em alguns casos onde a versão de diretor transforma completamente um filme.

Link to comment
Share on other sites

  • 11 years later...
  • Members

Geralmente não gosto de versões estendidas quando são versões disponíveis apenas em lojas, como Homem-Aranha 2, Donnie Darko, etc. Já edições como Apocalypse Now não tenho nada contra. Caramba, se o Coppola gostou do Redux a ponto de querer exibir nos cinemas é porque algum valor ele tinha, não é não?

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...