Jump to content
Forum Cinema em Cena

Caprica


VagnerSgt
 Share

Recommended Posts

  • Members

caprica02.jpg

 

O ano era 2009. A Alguns meses atrás, lendo alguns blogs de séries, me deparei com um seriado que nunca tinha me chamado atenção, talvez por nunca ter sido tão divulgado quando os badalados Lost, Heroes e Smallville. Acontece que neste dia fiquei sabendo que estreiaria em 2010 um prequel desta série, e que pela premissa me interessou profundamente.  Sim a série era Battlestar Galactica, e a partir deste dia decidi assistir apenas para me preparar para este prequel que tinha sido anunciado. Pelo menos era o que pensei na época.

Comecei a assistir a primeira temporada (o episódio de 3 horas vi depois do final da primeira temporada) e difícil tentar explicar o quanto gostei da série e como não conseguia parar de assistir até ver o derradeiro final. Claro, hoje a considero uma das melhores séries que já assisti e sempre que possível a recomendo.

Bom, o  tempo passou e algumas semanas atrás estreou o tal prequel, Caprica, sendo exibida pelo canal americano SyFy. Assim como BSG, Caprica usa como plano de fundo a ficção cientifica, para retratar uma sociedade vivendo sua era tecnológica, mas que assim como BSG, está longe de ser apenas isto.

A história se passa 58 anos antes de Battlestar Galactica, e ao contrário desta, ocorre em um planeta, em terra firme, na capital que dá o nome ao seriado, retratando uma sociedade não muito diferente da nossa (só que mais evoluída tecnologicamente), que busca seguir suas próprias crenças religiosas,  e assim vivendo suas vidinhas tranquilamente. Ou quase.

Na verdade a série engloba muitos assuntos da sociedade, assim como BSG fazia, falando sobre religião, política, família, preconceitos, ganância, morte. E muitas outras coisas que inclusive ainda estão por vir.

Os personagens principais do seriado são Daniel Graystone, dono das indústrias Graystone, que é um renomado cientista. Sua esposa Amanda Glaystone,  sua filha Zoe e a melhor amiga de Zoe, Lacy.

Do outro lado temos a família Adama, formada por Joseph Adama, advogado e pai do super, hiper, mega  e todo poderoso  William Adama que um dia se tornará o comandante da Galactica, mas que nesta época é apenas um moleque de 12 anos, tentando sobreviver a solidão devido distanciamento do pai e da perda da família, sendo “auxiliado” por seu tio Sam Adama, que  é um gangster.  E é impressionante as semelhanças de Joseph, tanto na fala quanto nos trejeitos com o William do futuro.

A série está apenas no começo, 3 episódios exibidos por enquanto, mas por enquanto tenho achado ótima. Por não se preocupar tanto com batalhas espaciais e efeitos sofisticados, a série está trabalhando bastante o lado dramático e já está apresentando cenas excelentes e cheias de sentidos. Os personagens citados estão longe de ser considerados mocinhos ou vilões, praticamente agem segundo sua natureza o que torna as suas decisões por vezes inesperadas. Talvez seja cedo para dizer que irá ser tão boa quanto BSG, ou que vai sobreviver a tempo para mostrar pra que veio (a audiência é que manda, não a qualidade), mas pela premissa eu acredito na série e recomendo quem estiver interessado em começar a ver algo diferente. Flw.

VagnerSgt2010-02-12 22:57:53
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pessoal,

 

 

 

BSG com brilhantismo, conseguiu viver no limite do drama, com arte e com muita inteligência, Caprica ultrapassa os limites e isso a tornar inútil para mim, já que valoriza muito o drama, eu até entendo que ficaria muito difícil ser diferente disso pela proposta da série...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ganhei as temporadas de BSG e vi quase todos os eppys em 2 dias.

O que mais gosto nela é que embora estejam cientificamente tão avançados a religião seja algo tão forte nela.
Considero BattleStar Galactica a melhor série de scifi ever (sendo herege, os treckkers que me perdoem).

 

Já tô caçando "Caprica"

 

 

 
MariaShy2010-02-14 08:49:33
Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • Members

Mai godi!

Embora se passe uns 50 anos antes de BTG, ela tem um jeitão desta.

O primeiro eppy achei denso demais, muita informação de cara, mas nada que comprometa a compreensão da série.

Fiquei impressionada não com os atores veteranos, mas com o elenco jovem, mandando muito bem aqui...afff!

 

Procurando tempo p/ ver os demais eppys, urgente!

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Vi o segundo e terceiro eppys!

Definitivamente é uma série tão boa qto BSG.

Tô gostando abstante da maneira como o tema religião é mostrado na série. Me lembra p/ caramba o início do Cristianismo, onde adorar um único Deus era heresia.

É interessante e até paradoxal como misturam temas como tecno avançada, educação tradicionalista e Máfia sem parecer desconectados.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu também continuo assistindo firme e forte. Vi até o quinto, vou tentar assistir o sexto hoje ou amanhã. Por enquanto estou adorando. O sr. Daniel Graystone a cada episódio cava um pouco mais a cova de toda a população com suas idéias inovadoras e fantásticas, mostrando ser um visionário, mas como sempre não medindo as consequências.VagnerSgt2010-03-08 14:25:09

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...
  • Members

Foram 10 episódios apenas (contando com o início duplo) e agora a série entra em um hiato, até o retorno lá para outubro. No geral gostei até agora, a série parece estar apenas montando os personagens e avançando aos poucos na história. Parece tudo certinho, às vezes até demais, pois os episódios não chegam a empolgar, apenas cumprem o papel de entreter. Por enquanto está bem aquém de BSG, mas ainda espero uma melhora, mesmo por que acredito que mal tenha arranhado a superfície da história que pretende contar.

Um grande mérito destes episódios foi sem dúvidas o trabalho do ator Eric Stolz que rouba todas as cenas em que aparece, criando um personagem tridimencional e totalmente empolgante com seu Daniel Graystone. Ele segura muito bem o roteiro e cria momentos muito ricos, como a fantástica cena do Graystone tentando assustar o Cylon, para que este se revelasse a memória de sua filha morta. No final, um personagem, em teoria bastante importante, mas no geral bem chatinho, aparenta ter se despedido no final desta meia temporada.
VagnerSgt2010-04-01 23:08:27
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ah! Não fica bravo, mas vou descordar de (quase) tudo!

O elenco teen é muito bom.

A atriz que faz Zoe é hipnotizante.

Na verdade o elenco todo é muito bom, tem um passado bem denso (haja vista a mulher de Greystone).

 

A série é estupenda, mas que ninguém se engane é bem densa, cada personagem é importante igual e achei ligeiramente complicado o lance de religião e das raças taurus, cáprica... think.gif

Estou no quarto eppy e... fanzoide!
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Maria, sem problemas em discordar. Fui até um pouco rígido com estes episódios, até por que não vi um episódio daqueles de deixar de cabelos em pé, embora o penúltimo tenha tido momentos muito marcantes, que acredito que você vai gostar. O elenco funciona sim de uma forma bem legal, mas citei o personagem Daniel, pois ele se supera, e claro, praticamente toda a trama gira em torno dele, o que dá mais espaço ainda pra ele brilhar. As comparações da sociedade na cidade de Cáprica com a nossa é muito grande e profunda.

Muito provavelmente os melhores episódios da série ainda estão por vir, é o que eu espero.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

A cena do Daniel tentando provar que era o avatar da Zoe foi mesmo muito boa. Queria que o Odaminha e o seu tio aparecessem mais, no começo estava bem legal a gente vendo o desenvolvimento do garoto. Tá certo que o centro da história de Caprica não é isto, mas achei bem interessante. Maria outro momento que achei marcante foi a entrevista do Daniel e a esposa no programa de auditório lá.VagnerSgt2010-04-08 21:07:27

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acabei de ver o nono agora...afff!

Não é a toa que se intitula "End of Line"!

foi o fim d alinha p/ um monte de gente ali...afff!

Cada um dos personas principais estiveram numa situação assim!

 

For God sake !    Enlouquecida, pirada, ansiosa, roendo os dedos p/ ver o próximo eppy!

 

 

 
MariaShy2010-04-11 08:22:14
Link to comment
Share on other sites

  • 6 months later...
  • Members

Caprica voltou, dando continuidade nesta primeira temporada com o episódio 10. A série voltou com um Joseph bem mais decidido e menos chorão, Daniel bem arrasado (perdeu o time e a fábrica, além da esposa) e novamente com idéias que tem tudo para ser revolucionária, mas que ao mesmo tempo trará consequências desastrosas. Só estou achando que estão forçando muito com religião. Quase todo o episódio se focou nisto.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

É, Daniel é um gênio  a la fênix!

 

Ah! Eu gosto da parte religiosa.

Ela é tãooo parecida com a de algumas seitas fanáticas...aff!

Essa "mãe" que parece mais um Bin Laden

 

Achei tremendamente interessante isso da "Apoteose", uma religião odne se exclui a fé, paraíso artificial?

Não consigo nem imaginar como se daria uma "superação da morte",  um paraíso ... virtual !! 13think.gif´

 

Estranho foi isso (meio Blade!):

 

ImageShack,%20free%20image%20hosting,%20free%20video%20hosting,%20image%20hosting,%20video%20hosting,%20photo%20image%20hosting%20site,%20video%20hosting%20site

 

 

 

 

 
MariaShy2010-10-09 18:22:08
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sim, Maria, esta idéia da série em usar o desenvolvimento tecnológico a favor de uma abordagem religiosa me pareceu a melhor coisa envolvendo os assuntos religiosos nestes episódio. É uma discussão tão profunda que por si só já valeria a pena o episódio. No mais só eu que acho que a mulher lá (maldade, mas me esqueci do nome) está se utilizando de artimanhas para seduzir os religiosos de geminon para se tornar a chefona? Pra mim ela é só terrorista mesmo, e das piores! E tenho que concordar, o Daniel é fantástico, mas os seus sentimentos turvam sua visão sobre os assuntos.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Néh, até o sacerdote lá sacou que Clarice queria ser Deus!

Eu acho que a religião é bem forte em Cáprica pq ela é toda misturada com a política e raças (ou seria castas) sei lá.

 

E é interessante isso,  de que a tecnologia não influencie o místico.

Eles são capazes de criar cyborgs e ainda assim são fanáticos...acho isso tão paradoxal!

 

By the way, gosto do Daniel vulnerável/sentimental!
Um gênio tb é um ser humano.
MariaShy2010-10-10 07:21:48
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bela descrição Maria 06.gif. Achei este episódio 11 excelente mesmo e por sinal foi bem mais violento que os outros e não só pelo fato de mostrar assassinatos e suicídio. Pior que perto do que o Daniel está se tornando e daquela psicopata da Clarice, um excército de robos assassinos é refresco! A série está se preparando para grandes acontecimentos.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pra mim continua legal, mas estava na cara que o Tomas Vergis não sairia vivo da casa do Daniel e a briga das 'meninas' acabaria em acordo, por outro lado finalmente estou vendo utilidade na personagem Amanda. Sei que não é o objetivo da série, mas o núcleo Adama está muito apagado. Gostava do ar tipo mafioso que envolvia todas as decisões do irmão do Joseph Adama e este também virou parte de elenco de apoio.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pois é Maria, achei lamentável. Infelizmente é insustentável uma série que quase ninguém assiste. Menos de 1 milhão de espectadores é muito pouco e era questão de tempo que fosse cancelada. Independente da audiência eu gostava da série, só achava que poderiam forçar menos pelo lado religioso, mas saiam grandes cenas mesmo neste sentido. Infelizmente devido à baixa audiência nenhuma série, boa ou ruim está salva. Cada vez que leio que Fringe corre o risco de ser cancelada, pois a audiência é relativamente baixa, já fico preocupado.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

É estou com o 13 aqui,mas pelo que vi é o último que vai passar. Os outros 5 estão dizendo que vai ou vir direto em DVD ou passar só ano que vem. 04.gif

 

A notícia mais nova é que vão trabalhar para 2012 (sem piadas infames de fim de mundo 06.gif) em um novo spinoff

 

baseado na juventude do William Adama!

 

Lá vou eu novamente em outra eterna espera para ver algo parecido com BSG.2thumbs.gif Mas espero muito que esta tenha futuro! Imagina ver o Adama novamente ao lado de um jovem cel Saul Tigh chutando traseiros metálicos!16.gif

 

 

 

Veja a notíciaVagnerSgt2010-10-29 19:48:33

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Então, ainda não vi o 13 tb.

Talvez estes 5 outros que virão em 2011 sejam totalemtne roteirizados p/ concluirem a história... embora eu nãos ei como possam fazer isso em apenas 5 eppys... anyway...

 

By the way, muito interessante esse spin off sobre Adama 05

 

Vou me consolar vendo "The Event"
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members

Apenas para jogar a última pá de terra sobre o seriado. Como mudei de endereço estes dias, acabei ficando sem internet (a net não chega no endereço novo 04.gif, e eu vou ter que usar a 'maravilhosa' telefônica e se pavorso speedy aqui 12.gif) não pude assistir alguns episódios de séries que acompanho regularmente, mas como eu já tinha os episódios finais de Caprica no HD, resolvi finalizá-la.

 

 

 

A série infelizmente tinha uma boa premissa, mas erro feio no ritmo lento, arrastado com pouca coisa sendo mostrada em cada episódio. É visível que a primeira temporada de BSG, mesmo sendo pequena mostrou muito mais coisas do que os 18 episódios de Caprica, que no fim não apresentava nem um traço dos personagens carismáticos de BSG. Bom, papo vai, papo vem e os episódios 14,15 e 16 continuaram com aquela ladainha de sempre, com muito (e que dizer realmente muiiiiiito) tempo para falar de religião. Isto sem dúvidas matou muito do que o seriado poderia ter sido.

 

Bom, ao menos os episódios finais, 17 e 18, voltaram a mostrar o que era bom em Caprica. O seriado se preparava para o final da temporada e talvez da série mesmo, e criou 2 episódios muito empolgantes. O episódio final foi tudo aquilo que eu sempre esperei de Caprica, com muitas referencias ao que veria ser BSG. Depois de tudo ainda uma grata surpresa, os 5 minutos finais, que deveriam ser apresentação para o que ocorreria na séria caso não fosse cancelada, fez pensar que poderia até ter uma continuação, mas sem dúvidas fechou muito bem o arco da história e praticamente mostrou a que veio.

 

Os cylons sendo integrados na sociedade, suas idéias de liberdade e igualdade sendo plantadas pela maluca da Clarice, o jovem Willian que se tornaria o Adamão não era o garoto que conhecemos na história, que no fim morreu, mas sim seria o segundo filho de Joseph (pegadinha do Mallandro?) e o primeiro cylon 'renascendo' em uma daquelas banheiras que seriam tão comuns em BSG.

 

Tenho certeza de que não fosse a demora em desenvolver a história, Caprica teria mais futuro. FAzer o que, o jeito é esperar Blood & Chrome e torcer para que reviva as grandes lembranças de BSG.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...