Jump to content
Forum Cinema em Cena

Oscar 2010: Indicados e Previsões


-felipe-
 Share

Recommended Posts

  • Members
O pessoal de Avatar' date=' agora, precisa intensificar a campanha mais do que nunca. Ainda acho que ele tem chances de ganhar até Melhor Filme, mas o Cameron precisa ajudar na campanha, mostrar uma humildade genuína (coisa que ele não tem). Essa postura de "eu sou o futuro" não está contribuindo.[/quote']

 

 

 

A votação acaba terça-feira, não sei se dá para fazer isso em 3 dias.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 418
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Com certeza Alexei! A única "coisa" que não pode ganhar é PRECIOUS ou THE BLIND SIDE. De resto, tanto faz, afinal o Oscar nunca vai para o Melhor do Ano, e sim o com mais lobby ou mais influências.

 

---MEU TOP REVISADO---

 

1. INGLORIOUS BASTERDS

2. DISTRICT 9

3. UP

4. THE HURT LOCKER

5. AVATAR

6. UP IN THE AIR

7. PRECIOUS

8. THE BLIND SIDE

 

faltam A SERIOUS MAN e AN EDUCATION.

 

CURIOSIDADE (para refletir...)

Alguém percebeu que, se não fosse por THE BLIND SIDE, seria a primeira vez desde 2001 (9 anos atrás) que a Warner Bros. não seria indicada para melhor filme?
Blood Drink2010-02-28 14:45:56
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Deu A Fita Branca no ASC' date=' e a associação de áudio deu o prêmio de Melhor Mixagem de Som para Guerra ao Terror.

 

Está acontecendo aquilo que eu estava imaginando, as categorias técnicas estão reticentes em dar prêmios para um filme em que o pós-filmagem é tão pesado como é Avatar. Talvez eles estejam, de fato, com medo de serem engolidos pelo CGI.

 

O pessoal de Avatar, agora, precisa intensificar a campanha mais do que nunca. Ainda acho que ele tem chances de ganhar até Melhor Filme, mas o Cameron precisa ajudar na campanha, mostrar uma humildade genuína (coisa que ele não tem). Essa postura de "eu sou o futuro" não está contribuindo.

  
[/quote']

 

É disso que venho falando desde que o ano começou e fui mal interpretado... quando já alardeavam que Avatar levaria todos os prêmios técnicos em qualquer premiação. Não estamos pondo em cheque a qualidade ou não de Avatar nesses quesitos, mas se eu fosse um diretor de arte ou desenhista de produção ou um diretor de fotografia e afins... votaria em qualquer outro, menos Avatar.

 

Uma coisa é ser unânime em certas coisas que na sua essência SÃO pós-produção: Mixagem/Edição de Som, Efeitos Visuais e a própria Edição. Já Fotografia, Direção de Arte, Maquiagem (nem precisa botar Figurino né...06) é outra história. .

 

BAFTA e os sindicatos seguiram por essa linha.

 

Mas tem um porém: na hora de indicar os 5, diretor escolhe diretor, ator, escolhe ator, maquiador escolhe maquiador e assim por diante... mas na hora de votar no vencedor, qualquer membro (cerca de 5.700) pode votar em qualquer categoria.

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members
CURIOSIDADE (para refletir...)

Alguém percebeu que' date=' se não fosse por THE BLIND SIDE, seria a primeira vez desde 2001 (9 anos atrás) que a Warner Bros. não seria indicada para melhor filme?
[/quote']

 

Como assim? Os Infiltrados é da Warner, só pra ficar no exemplo.

 

O Blood viajou legal nessa. Cartas de Iwo Jima, O Aviador, O Curioso Caso de Benjamin Button, Sobre Meninos e Lobos, entre outros, são da Warner Bros.
Lumière2010-02-28 15:48:37
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

E para quem diz que o filme de Cameron critica o militarismo americano... só pode ser piada!

 

Os vilões são:

 

1 coronel com nome e rosto de alemão (hum... Nazi à vista?)

1 empresário de nome e ascendência italiana (olha a máfia aí gente....)

 

O herói??

Ah, claro!! O FUZILEIRO MARINE AMERICANO está lá pra salvar nosso dia.]

 

(pra quem tem dúvidas, o próprio personagem Jake fala sobre isso no filme: "... eu sou só um outro militar, indo pra uma missão da qual vou me arrepender" ou "... não existe um ex-fuzileiro, vc pode até tá fora mas nunca perde o jeito...")

 

Mesmo quando o filme não é ruim, enche o saco essa exigência dos estúdios de que o mocinho tem q ser o americano difusor da boa moral e dos bons costumes (de preferência, um militar) e os criminosos/os FDP/os "maus" serem sempre europeus, árabes, asiáticos, russos, latinos, ET's e por aí vai...

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

O Jake passa por uma mudança radical durante o filme... estas frases são lá do início... O herói do filme é o cara que mudou de lado, que ao conhecer um outro mundo se encontrou de verdade.

 

Não gostou de Avatar? Problema nenhum... Agora, forçar a barra para botá-lo lá abaixo chega a ser ridículo...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Isso eheheheheh.

 

Sorte que tem o tensor e o thales aqui.

 

Creio que a grande aposta da Warner esse ano era INVICTUS, que não emplacou indicacão a Filme. Outra aposta era SHERLOCK HOLMES, que também morreu na praia e abocanhou apenas categorias técnicas. E também THE HANGOVER, que a meu ver merecia estar presente no top 10. Não vi INVICTUS, mas deve ser melhor que THE BLIND SIDE, assim como THE HANGOVER e SHERLOCK HOLMES o é. Falando nisso: alguém sentiu falta do "É elementar meu caro Watson!" no filme? Fiquei esperando tanto essa frase pô... ehehehhehehe
Blood Drink2010-02-28 17:56:30
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Será que essa idiotice cometida pelo produtor de Guerra ao Terror dificultará a vitória do filme?Meio off-topic:Estou procurando na internet salas de cinema em São Paulo exibindo Direito de Amar (A Single Man)' date=' mas não achei nenhuma. Se alguém souber de uma, avise por favor.

 

[/quote']Foi adiado para semana que vem.Alguém deveria mandar um mail pro Tom Ford informando do atentado que fizeram com o filme dele. Esse título de novela mexicana é um atentado, e dos mais ultrajantes! smileys/06.gif" align="absmiddle" alt="06" />

 

 

 

 

 

Putttzz...que titulo medonho 06.gif Total televisa 06.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Quem foi o coitado que fez campanha pra Sherlock Holmes para a categoria principal? É como tentar fazer o Rodrigo Pimpão ser escolhido melhor do mundo pela FIFA.

Sobre A Single Man, é um dos pouquíssimos filmes que me interessam esse ano. Bright Star é outro e acabei de saber que foi cuspido pra junho pela distribuidora.

 

E eu revi Two Lovers um dia desses só pra me perguntar de novo o que o mundo não viu nesse filme.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Cruzada contra? que nada, eu até gosto do filme.

 

O que acho chato é essa mania de todo filme hoje tem que "dizer" alguma coisa. Filme antes de mais nada é um filme. Conta uma história (ou várias) e é isso. Tanto é que os filmes que mais gostei até agora esse ano, Hurt Locker e Bastardos, são justamente aqueles que  não "dizem" muita coisa... ou pelo menos não tem mensagens panfletárias. Contam suas histórias e acabou.

 

Não vi muita coisa esse ano (16 filmes) mas independente de Oscar ou premiações, ta aí todos os 16 em ordem de preferência:

 

1.  Guerra ao Terror - 9.6

2.  Bastardos Inglórios - 9.5

3.  A Fita Branca - 9.5

4.  Distrito 9 - 9.2

5.  (500) Dias com Ela - 9.2

6.  Star Trek - 9.1

7.  Amor sem Escalas - 9.0

8.  Up - 8.9

9.  Invictus - 8.9

10. Avatar - 8.9 (tá vendo aí como gosto do filme? tá no meu modesto top 1006)

11. Onde Vivem os Monstros - 8.8

12. A Estrada (The Road) - 8.5

13. Coraline - 7.9 (preciso rever. não tem culpa se eu dormi em certos momentos06)

14. Um Homem Sério - 7.9 (preciso rever. não tem culpa se eu dormi em certos momentos06)

15. Um Olhar do Paraíso - 6.5

16. 2012 - 6.0  (personagens chatos e sem graça alguma. E até os efeitos que deveriam ser ótimos não empolga... os que impressionam mesmo só os terremotos em Los Angeles)

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Também acho que o Sall está exagerando nessa cruzada contra Avatar.
Uma cruzada derrotada antes sequer de começar' date=' diga-se de passagem...[/quote']

 

 

 

Sall está falando coisa tão absurdas que eu nem me animo a comentar.

 

 

 

Engraçado que sobre o produtor que mendigou votos para Guerra ao Terror, ele não fala nada.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mais um pra engrossar o coro.

 

 

 

 

E eu não entendi essa arrogância que as pessoas viram no James Cameron em Avatar.

 

 

 

Acho que as pessoas simplesmente projetam a antipatia que já sentiam pelo diretor em seu filme. Todos sabem que James Cameron é arrogante, ninguém nega isso, então, é fácil dizer o mesmo do filme em si.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bright Star foi um filme elogiado e totalmente esnobado pelo Oscar: indicado apenas a Figurino. Estou louco para ver Crazy Heart, pois sinto que vou gostar. Como sempre meus preferidos nunca estão na lista do Oscar e eu os encontro nas categorias de atuação, roteiro, etc.

 

2009 - Doubt

2008 - Into the Wild

2007 - Letters from Iwo Jima (indicado)

2006 - Good Night and Good Luck (indicado)

2005 - Eternal Sunshine of a Sptoless Mind

2004 - Cidade de Deus
Blood Drink2010-02-28 20:17:44
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Cruzada contra? que nada' date=' eu até gosto do filme.

 

O que acho chato é essa mania de todo filme hoje tem que "dizer" alguma coisa. Filme antes de mais nada é um filme. Conta uma história (ou várias) e é isso

 
[/quote']

E histórias, por sua vez, dizem coisas.

 

 

Sim, dizem. Claro que dizem.

O que eu quis dizer (e vc entendeu) é que pro filme ser bom não precisa ter "mensagens" embutidas, subtextos, críticas a alguma coisa, panfletos, levantar bandeira ou whatever... (se alguns sentem necessidade disso, aí é preferência pessoal de cada um)

 

Um exemplo: gosto de Guerra ao Terror pelo que ele écomo foi realizado. Muitos reclamam que o filme não tem roteiro/enredo e apenas apresenta uma compilcação de episódios. Claro que as "críticas e análises" estão lá pra qualquer um ver, mas não temos a cada 10 minutos gritos ou discursos de como é ruim estar naquele inferno, criticar certa cultura ou como a guerra afeta os envolvidos...  

 

Entende a diferença?

você pode "dar o seu recado" apenas contando a história, seguindo o curso dela... Bastardos, Hurt Locker, No Country e tantos outros tão aí pra provar isso.

 

Como vc mesmo falou "E histórias, por sua vez, dizem coisas".

 

 
Sall2010-02-28 20:45:18
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Bright Star foi um filme elogiado e totalmente esnobado pelo Oscar: indicado apenas a Figurino. Estou louco para ver Crazy Heart' date=' pois sinto que vou gostar. Como sempre meus preferidos nunca estão na lista do Oscar e eu os encontro nas categorias de atuação, roteiro, etc.

 [/quote']

 

Pois o pressentimento que você tem com Crazy Heart eu tenho com o filme da Campion. Também achei muito estranha essa ausência. O que eu acho é que a Academia - desesperada - tentou cortar ao máximo os vínculos com aquela dos últimos anos que só dava vexame quando os números de audiência saíam no dia seguinte. Daí a esnobada em escolhas óbvias (Eastwood, The Lovely Bones - ok, foi massacrado pela crítica, mas The Reader também foi, certo?); e as vagas "mudernas" pra 1 animação, 2 sci-fi, e coisas como The Blind Side.

Sem falar em Basterds, Locker e o dos Coen que não são nada Oscar também.
Jonny Greenwood2010-02-28 20:44:16
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...