Jump to content
Forum Cinema em Cena

Oscar 2010: Indicados e Previsões


-felipe-
 Share

Recommended Posts

  • Members

Eu adorei o filme do Cameron' date=' mas será que daqui a 50 anos ele ainda vai ter o mesmo valor que o faz ser ovacionado hoje?[/quote'] Sim.

 

 

 

Eu ja acho que não. Para mim, o grande chamariz do filme E a tecnologia visceral empregada, o que daqui a 50 anos não preciso nem dizer que sera uma piada em favor do desenvolvimento da mesma.

 

 

 

Não, a tecnologia não será uma piada pelo seguinte motivo: quando algo é bem feito, envelhece bem. Os efeitos especiais de Jurassic Park (filme de 1993, ou seja, de 17 anos atrás) são uma piada hoje em dia? Não. De fato, os efeitos são até melhores do que muitos filmes lançados hoje em dia. Pq isso acontece? Porque JP foi feito com capricho, porque era preciso provar que os efeitos digitais podiam realmente produzir criaturas vivas.

 

 

 

O mesmo com os efeitos de Avatar, que precisavam mostrar o potencial do 3D (não podia haver falhas). Os efeitos podem até ficar ultrapassados, é claro que vão, mas ridículos nunca vão ser (acho).

 

 

 

Agora, deixando os efeitos de lado e passando para a outra questão: qual a relevância de Avatar hoje em dia? Analisando com coerência, não com fãzoidismo, a resposta é: Avatar é entretenimento de qualidade. Acha pouco? Eu não acho, poucos diretores conseguem entregar um entretenimento de qualidade hoje em dia. Como o filme foi bem feito, acho que envelhecerá bem. Sempre será considerado como uma evolução tecnicamente (com a típica frase "para a época"), e sempre será considerado divertido.

 

 

 

Mas daqui a 50 anos a gente se fala, para vermos quem estava certo. 06.gifRAZIEL2010-03-03 20:47:29

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 418
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Eu acho que não vai demorar muito pra notarem a farsa que é Avatar. Já conversei com bastante pessoas que saíram embasbacadas do cinema e agora já perderam muito da empolgação.

 

 

 

E eu com muitas que não perderam. O que a minha afirmação ou a sua prova? Nada.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Avatar não é um filme calcado exclusivamente na técnica. Não mesmo. Isso seria subestimá-lo.

 

Avatar É sim um filme calcado na técnica (ou vc acha que o grande mérito do filme é o seu roteiro "genial"?) e isso não significa subestimá-lo, até porque esta é genial. Mas sinceramente não vejo outro ponto em que ele se destaque tanto. Roteiro? Interpretações? Parafraseando minha querida Amy, NO, NO, NO... E quanto à direção, acho que o trabalho do Cameron entra mais por ele ser o tipo de pessoa da qual o filme não existiria sem (pelo mundo que que ele busca concretizar em seus filmes), do que pelo mérito da direção, em cena, de fato.
Daniel Aires2010-03-03 20:49:51
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Deixando esse blá-blá desinteressante e repetitivo de lado; alguém poderia dar uma passada nas categorias técnicas, comentando-as e indicando favoritos/vencedores dos sindicatos etc? Só sei que "Avatar" levará em efeitos visuais e ele e "Guera ao Terror" devem disputar alguma ou as duas de som, assim como edição.

Link to comment
Share on other sites

 

 

Avatar não é um filme calcado exclusivamente na técnica. Não mesmo. Isso seria subestimá-lo.

 

Avatar É sim um filme calcado na técnica (ou vc acha que o grande mérito do filme é o seu roteiro "genial"?) e isso não significa subestimá-lo' date=' até porque esta é genial. Mas sinceramente não vejo outro ponto em que ele se destaque tanto. Roteiro? Interpretações? Parafraseando minha querida Amy, NO, NO, NO... E quanto à direção, acho que o trabalho do Cameron entra mais por ele ser o tipo de pessoa da qual o filme não existiria sem (pelo mundo que que ele busca concretizar em seus filmes), do que pelo mérito da direção, em cena, de fato.
[/quote']

Ah, permita-me discordar, Daniel...acho Avatar maravilhoso. Falei linhas e linhas sobre ele no meu blog e só no final falei um pouco sobre a qualidade técnica. Até porque dificilmente um filme com grandes efeitos me ganha.

Mr. Scofield2010-03-03 21:18:52

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

itrhpsm... sobre as categorias técnicas:

 

Indicados FOTOGRAFIA (em ordem de favoritismo):

 

A Fita Branca - Guerra ao Terror - Avatar - Bastardos Inglórios - Harry Potter e o Enigma do Príncipe

 

 * A Fita Branca ganhou o prêmio do sindicato, o ASC (American Society of Cinematographers).

 * Guerra ao Terror levou o BAFTA.

 * Avatar levou o Critic's Choice Movie Awards.

 

OPINIÃO: Avatar com boas chances mas sofreu uma baixa aqui. Depois do prêmio do sindicato, vejo A Fita Branca como o favorito (e torço por ele). Hurt Locker com grande chances também (tudo vai depender em QUANTOS oscars a academia vai querer premiá-lo, ja que FILME e DIREÇÃO já é dele... vide o que ocorreu no BAFTA). Os outros só completam a lista.

 

PS EDIT: Pensando bem, essa deve ir pra Avatar ou pra Guerra, pois pode decidir quem leva mais Oscars na noite. E não vão "desperdiçar" o careca dando para outro filme (e ainda por cima estrangeiro). De qualquer maneira, torço e ainda acredito em A Fita Branca.

 

 
Sall2010-03-04 00:28:52
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Indicados EDIÇÃO (em ordem de favoritismo):

 

Guerra ao Terror - Avatar - Distrito 9 - Bastardos Inglórios - Preciosa

 

 * Guerra ao Terror ganhou o prêmio do sindicato, o ACE (American Cinema Editors). Vale lembrar que nos últimos 3 anos, esse prêmio tem coincidido com o Oscar. E mesmo com a concorrência mais forte no ACE, Hurt Locker venceu: além de Avatar e Distrito 9, estavam indicados Amor sem Escalas e Star Trek.

 * Guerra ao Terror venceu o BAFTA de Edição.

 * Avatar venceu o Critic's Choice Movie Awards de Edição.

 

OPINIÃO: Favoritismo total para Guerra ao Terror. Avatar ainda com poucas chances. Desnecessário dizer que os outros só completam a lista. 06

 

 
Sall2010-03-04 00:32:59
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Indicados DIREÇÃO DE ARTE (em ordem de favoritismo):

 

Avatar - Sherlock Holmes - The Young Victoria - O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus - Nine

 

 * o sindicato divide a premição deles em 3:

   FILME FANTASIA:  venceu Avatar

   FILME DE ÉPOCA: venceu Sherlock Holmes

   FILME CONTEMPORÂNEO: venceu Guerra ao Terror

 * Os outros 3 indicados (Nine, Dr. Parnauss e Young Victoria) não foram    nem indicados pro prêmio do sindicato.

 * Avatar levou o BAFTA de Desenho de Produção.

 * Avatar levou melhor Direção de Arte no Critic's Choice Movie Awards.

 

OPINIÃO: Deve dar Avatar, é o franco favorito. (até para o filme de Cameron não sair só com o de Efeitos Visuais). Sherlock Holmes com chances. Os outros 3 só completam a lista.

 

PS: Pra quem sentiu falta de Inimigos Públicos aqui (eu senti) ele foi indicado ao sindicato na categoria FILME DE ÉPOCA. Mas ficou de fora do Oscar. Vai entender...

 

 
Sall2010-03-04 01:04:04
Link to comment
Share on other sites

  • Members


Ah, permita-me discordar, Daniel...acho Avatar maravilhoso. Falei linhas e linhas sobre ele no meu blog e só no final falei um pouco sobre a qualidade técnica. Até porque dificilmente um filme com grandes efeitos me ganha.
[/quote']

 

Aqui esta a grande questão da historia. Avatar E um otimo filme, gostei muito dele, mas este nao me ganhou, nao me hipnotizou, e provavelmente por isso considero a parte tecnica como o grande trunfo do filme. E engracado esta historia (eufemismo para extremamente subjetivo) de um filme prender vc, este ano, apenas Up, Bastardos Inglorios, A Single Man, 500 Dias com Ela e Bright Star (em ordem crescente de preferencia) conseguiram realmente me pegar de jeito (destaque principalmente para os dois ultimos).

 

 
Daniel Aires2010-03-03 23:14:26
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

itrhpsm... sobre as categorias técnicas:

 

Indicados FOTOGRAFIA (em ordem de favoritismo):

 

A Fita Branca - Guerra ao Terror - Avatar - Bastardos Inglórios - Harry Potter e o Enigma do Príncipe

 

 * A Fita Branca ganhou o prêmio do sindicato' date=' o ASC (American Society of Cinematographers).

 * Guerra ao Terror levou o BAFTA.

 * Avatar levou o Choice Movie Awards (sinceramente, nao sei que peso/importância tem na indústria).

 

OPINIÃO: Avatar sofreu uma baixa aqui. Depois do prêmio do sindicato, vejo A Fita Branca como o favorito (e torço por ele). Hurt Locker com grande chances também (tudo vai depender em QUANTOS oscars a academia vai querer premiá-lo, ja que FILME e DIREÇÃO já é dele... vide o que ocorreu no BAFTA). Os outros só completam a lista.

 

 
[/quote']

 

Cuidado, o prêmio do sindicato não é tão infalível em prever o Oscar de melhor fotografia. Avatar e Guerra ao Terror ainda têm mais chances que A Fita Branca.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Indicados EDIÇÃO DE SOM (em ordem de favoritismo):

 

 Avatar - Guerra ao Terror - Up - Star Trek - Bastardos Inglórios

 

 * Vejam os vencedores (em negrito) dos prêmios do Sindicato dos Editores de Som, o Motion Picture Sound Editors (MPSE). Eles dividem EDIÇÃO DE SOM em subcategorias:

 

DIÁLOGO E ADR: Bastardos Inglórios

EFEITOS SONOROS, FOLEY, MÚSICA, DIÁLOGO E ADR EM ANIMAÇÃO: Up-Altas Aventuras

EFEITOS SONOROS, FOLEY, DIÁLOGO E ADR ESTRANGEIRO: Distrito 9

MÚSICA EM MUSICAL: This Is It

MÚSICA EM FILME: Avatar

EFEITOS SONOROS E FOLEY: Avatar

 

 * Guerra ao Terror venceu o BAFTA de Som (no premiação britanica, a categoria é unificada).

 * Avatar venceu em Efeitos Sonoros no Critic's Choice Movie Awards.

* Guerra ao Terror venceu o prêmio de MIXAGEM DE SOM do Sindicato dos Profissionais de Som, o Cinema Audio Society (CAS).

 

OPINIÃO: Favoritismo para Avatar, mas Hurt Locker com boas chances. Talvezzzz Up surpreenda. Os outros apenas constam na lista.

 

 
Sall2010-03-04 00:35:55
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

itrhpsm... sobre as categorias técnicas:

 

Indicados FOTOGRAFIA (em ordem de favoritismo):

 

A Fita Branca - Guerra ao Terror - Avatar - Bastardos Inglórios - Harry Potter e o Enigma do Príncipe

 

 * A Fita Branca ganhou o prêmio do sindicato' date=' o ASC (American Society of Cinematographers).

 * Guerra ao Terror levou o BAFTA.

 * Avatar levou o Choice Movie Awards (sinceramente, nao sei que peso/importância tem na indústria).

 

OPINIÃO: Avatar sofreu uma baixa aqui. Depois do prêmio do sindicato, vejo A Fita Branca como o favorito (e torço por ele). Hurt Locker com grande chances também (tudo vai depender em QUANTOS oscars a academia vai querer premiá-lo, ja que FILME e DIREÇÃO já é dele... vide o que ocorreu no BAFTA). Os outros só completam a lista.

[/quote']

 

Acho maravilhosa a fotografia de HP6 mas como não levou nada então só deve cumprir tabela mesmo.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Indicados MIXAGEM DE SOM (em ordem de favoritismo):

 

Guerra ao Terror - Avatar - Star Trek - Transformers 2 - Bastardos Inglórios

 

 * Guerra ao Terror venceu o prêmio de MIXAGEM DE SOM do Sindicato dos Profissionais de Som, o Cinema Audio Society (CAS).

 * Guerra ao Terror levou o BAFTA de Som (categoria unificada).

 *  Avatar venceu no Critic's Choice Movie Awards em Efeitos Sonoros (categoria unificada).

 

OPINIÃO: As coisas meio que se repetem mas há um pequeno detalhe: Avatar venceu no Sindicato dos EDITORES DE SOM, Guerra venceu no Sindicato que premiou o SOUND MIXING (MIXAGEM DE SOM). Por isso nessa, aposto em uma leve vantagem para Hurt Locker.

 

 
Sall2010-03-04 00:48:46
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Indicados FIGURINO (em ordem de favoritismo):

 

The Young Victoria - O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus - Coco Antes de Chanel - Nine - Brilho de uma Paixão

 

 * O Sindicato, Costume Designers Guild (CDG), divide sua premiação em 3 subcategorias:

     FILME DE ÉPOCA: The Young Victoria

     FILME DE FANTASIA: O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus

     FILME CONTEMPORÂNEO: Crazy Heart

 * The Young Victoria venceu o BAFTA de Figurino.

 * The Young Victoria venceu o Critics Choice Movie Awards em Figurino.

 

OPINIÃO: Precisa dizer mais alguma coisa? Ainda não vi nenhum dos indicados mas é notório que esse Oscar já está com The Young Victoria.

 

 
Sall2010-03-04 01:02:46
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Indicados TRILHA SONORA (em ordem de favoritismo):

 

Up-Altas Aventuras - Avatar - Sherlock Holmes - Guerra ao Terror - O Fantástico Sr. Raposo

 

 * Up venceu Melhor Trilha no Critic's Choice Novie Awards.

 * Up venceu o BAFTA de Trilha Sonora.

 * Up venceu no Sindicato dos Editores de Som em "Efeitos Sonoros, Foley, Música, Diálogo e ADR em Animação".

 * Avatar venceu no Sindicato dos Editores de Som em "Música em Filme".

 

OPINIÃO: O careca já está nas mãos de Up. Sem mais...

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Oscar chegando. E pela primeira vez em 11 anos eu não o verei ao vivo. Vai ter um show do Victor e Leo aqui na minha cidade. Tá..podem jogar as pedras. 06

 

----------------------------------------------

 

Filme: Guerra ao Terror deve vencer. Se Avatar levar, eu parei. Ele simplesmente não venceu NADA na temporada de premiações. É fisicamente impossível levar o Oscar. Todas as teorias (há décadas criadas) cairiam por terra. Até Bastardos tem mais chances.

 

Diretor: Biegelow favoritaça e super mereçido.

 

Daniels-Bullock-Walz-Mo'Nique também parecem inevitáveis. Taalvez Carey Mulligan como zebraça contra Bullock.

 

Roteiros: Vou de Amor sem escalas e Bastardos Inglórios (como compensação à Tarantino).

 

Filme estrangeiro: Não vou apostar no favorito. Vai vencer o argentino.

 

As técnicas será que vão ficar para o Avatar? Sei não. Acho que o filme de Cameron corre o risco de passar um vexame no Oscar e começar  a perder tudo (à Gangues de NY). Mas deve levar Efeitos Visuais e Sonoros, sem dúvida.

 

 

Sync2010-03-04 01:18:57

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Indicados MAQUIAGEM (em ordem de favoritismo):

 

The Young Victoria - Il Divo - Star Trek

 

 * The Young Victoria venceu o BAFTA de Maquiagem.

 * Distrito 9 venceu o Critic's Choice Movie Awards de Maquiagem.

 

OPINIÃO: Novamente, deve dar The Young Victoria.

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

E canção, hein gente?

 

Conversando com um cara de outro fórum, chegamos à conclusão que o mais provável é que Fauborg 36 leve. Primeiro que as músicas de The Princess and the Frog são um lixo e não é do tipo que a Academia premia; segundo que Nine é alvo de tudo quanto é pedrada (merecidamente) e, embora Take it all seja um dos raríssimos bons momentos do filme, é uma música ruim que só presta por causa da Marion; terceiro que do jeito que falam mal de Crazy Heart (filme de principiante, que só presta pelo Jeff Bridges, etc.), é bem capaz que não ganhe atenção também. Sobra o Fauborg 36.

 

Claro que eu posso estar errado...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

E canção' date=' hein gente?

 

Conversando com um cara de outro fórum, chegamos à conclusão que o mais provável é que Fauborg 36 leve. Primeiro que as músicas de The Princess and the Frog são um lixo e não é do tipo que a Academia premia; segundo que Nine é alvo de tudo quanto é pedrada (merecidamente) e, embora Take it all seja um dos raríssimos bons momentos do filme, é uma música ruim que só presta por causa da Marion; terceiro que do jeito que falam mal de Crazy Heart (filme de principiante, que só presta pelo Jeff Bridges, etc.), é bem capaz que não ganhe atenção também. Sobra o Fauborg 36.

 

Claro que eu posso estar errado...
[/quote']

 

Haha, você está. The weary kind é quase certeza de vitória aqui.

 

O filme é ruim, mas a Academia gostou, tanto que indicou a Gyllenhaal do nada. Ryan Bingham é um novato, mas isso não importa muito. O produtor T-Bone Burnett é relativamente conhecido: produziu a trilha muito elogiada e bem sucedida do O Brother, Where Art Thou?.

 

E segue a lógica recente da Academia de premiar canções de filmes sobre música que não sejam necessariamente musicais, com "Lose Yourself" do 8 Mile (que venceu Chicago na categoria) e "It's hard out there for a pimp" do Hustle & Flow.

 

Link to comment
Share on other sites

 

 

Ah, permita-me discordar, Daniel...acho Avatar maravilhoso. Falei linhas e linhas sobre ele no meu blog e só no final falei um pouco sobre a qualidade técnica. Até porque dificilmente um filme com grandes efeitos me ganha.

[/quote']

 

Aqui esta a grande questão da historia. Avatar E um otimo filme, gostei muito dele, mas este nao me ganhou, nao me hipnotizou, e provavelmente por isso considero a parte tecnica como o grande trunfo do filme. E engracado esta historia (eufemismo para extremamente subjetivo) de um filme prender vc, este ano, apenas Up, Bastardos Inglorios, A Single Man, 500 Dias com Ela e Bright Star (em ordem crescente de preferencia) conseguiram realmente me pegar de jeito (destaque principalmente para os dois ultimos).

 

 

Ixi, para mim ainda foram menos.06

Além de eu não ter visto praticamente nenhum dos que você citou (somente Bastardos), você imagina o drama de ter visto filmes como Lobisomen (horrendo) e A Órfã (que acho vergonhoso). Gostar MESMO assim, de entrar na estória e tudo o mais só Avatar e The Hangover. Acho Inglorious muito bom, bem como Public Enemies e gosto bastante de Paranormal Activity (que mesmo assim caiu bruscamente de impacto depois que revi).

Mr. Scofield2010-03-04 08:23:18

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Un Prophete do Jacques Audiard, Abraços Pardidos do Almodóvar, A Procura de Eric do Ken Loach, 35 Doses de Rum da Claire Denis, Goodbye Solo do Ramin Bahrani, Amantes do James Gray, Um Homem Sério dos irmãos Coen, Mother do Joon Ho-Bong, 500 dias com Ela do Marc Webb, Onde Vivem os Monstros do Spike Jonze, La Nana de Sebastián Silva, Seraphine de Martin Provost, A Fita Branca do Haneke, Bem vindo do Philippe Lioret, Fish Tank da Andrea Arnold, Bright Star da Jane Campion...

 

Isso que eu fui lembrando assim na doida. Todo ano existem filmes bons e ruins, é só procurar e não se apegar exclusivamente a Oscar e hollywood.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

Fish Tank é o meu darling desse ano, seguido por London River e Mother, que sem dúvidas possui o melhor começo e o melhor final em muito tempo...Aquela velhinha dançando no meio do mato é tão genial, mas tão genial! Queria dançar junto no cinema! 06

FeCamargo2010-03-04 15:55:27

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...