Jump to content
Forum Cinema em Cena

Oscar 2010: Indicados e Previsões


-felipe-
 Share

Recommended Posts

 

 

Não Fe... não tô confudindo não. Tanto é que eu disse que "boa parte" do resultado é por causa do roteiro.

 

O filme tem muitas coisas que não só foram "mérito" da direção.

Ou vc acha que a Bigelow saiu pelas ruas "vamo botar a camera aqui, vc vai fazer isso e assim, vai pegar aquilo ali, caminha para lá, vira e vamos gravar? 06

Tem muita coisa ali que é mérito do roteiro (Claro que se não fosse tecnicamente tão bem feito, não teria o mesmo efeito. Mas tudo tem seu ponto de partida...)

 

 

 

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 418
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

 

 

 

Não Fe... não tô confudindo não. Tanto é que eu disse que "boa parte" do resultado é por causa do roteiro.

 

O filme tem muitas coisas que não só foram "mérito" da direção.

Ou vc acha que a Bigelow saiu pelas ruas "vamo botar a camera aqui' date=' vc vai fazer isso e assim, vai pegar aquilo ali, caminha para lá, vira e vamos gravar? 06

Tem muita coisa ali que é mérito do roteiro (Claro que se não fosse tecnicamente tão bem feito, não teria o mesmo efeito. Mas tudo tem seu ponto de partida...)

 

 
[/quote']

 

Vc disse que ele se contradiz na parada da tensão. Mas roteiro não cria tensão, ele descreve uma sequência apenas. Isso vem da decupagem que o diretor cria e mais ainda, na sala de montagem após.

 

Acredito que ela saiu pelas ruas sim, mas com um mapa de câmera, com tudo já marcado e estipulado. Improvisação em set não existe.

 

Link to comment
Share on other sites

 

Claro, decupagem de roteiro existe e é tão importante quanto o próprio roteiro em si. Não falo apenas da tensão pela tensão. Mesmo certas coisas cabendo mais à direção é evidente que aquele clima já estava prevista no roteiro. Foi escrito pra causar isso mesmo.

 

E falo também das situações como um todo. O encadeamento delas ao longo do filme. Tem coisas ali que seguiram completamente à risca um roteiro em sua essência já detalhado (que pelo simples fato de não ter um plot/conflito/enredo principal, ele teria que ser assim mesmo. Senão não haveria o que contar...)

 

Em tempo: não acho o roteiro brilhante, longe disso! E nem acho o fime a última bolacha do pacote. Longe disso também.  Mas ele realmente funciona. E acho que a harmonia/sintonia alcançada entre Roteiro-Direção-Fotografia-Edição casa perfeitamente... é o trunfo do filme. Nem preciso citar outros quesitos...

 

 

 

 

 
Link to comment
Share on other sites

Um filme pode abordar temas relevantes com a profundidade de um pires. Absolutamente normal (e bem frequente).

 

Pois é. E nem por isso deixamos de gostar de muitos deles.

Isso de "profundidade" parece neura de (pseudo)intelectual.
Aff...

 

Fica parecendo que filme pra ser bom precisa levantar bandeiras, fazer discusros contundentes, reinventar a roda, questionar as leis universais da física, recriar a psicologia analítica ou whatever...

 

Avatar não faz isso. 2 bilhões de pessoas o amam. (até os críticos)

Bastardos Inglórios não faz isso. MUITAAA gente ama. (os críticos então...)

Terminator 2 não faz isso. Virou CULT.

Os exemplos não páram por aí. Sem falar que tem muito filme (tirado a) profundo que as pessoas só aguentam assitir até os primeiros 30 minutos...06

 

Não tenho nada contra quem busque isso em filmes a todo momento, mas querer buscar água doce no mar é perda de tempo.

 

 
Link to comment
Share on other sites

 

 

Não Fe... não tô confudindo não. Tanto é que eu disse que "boa parte" do resultado é por causa do roteiro.

 

O filme tem muitas coisas que não só foram "mérito" da direção.

Ou vc acha que a Bigelow saiu pelas ruas "vamo botar a camera aqui' date=' vc vai fazer isso e assim, vai pegar aquilo ali, caminha para lá, vira e vamos gravar? 06

Tem muita coisa ali que é mérito do roteiro (Claro que se não fosse tecnicamente tão bem feito, não teria o mesmo efeito. Mas tudo tem seu ponto de partida...)

 

 
[/quote']

 

 Quase meia noite e eu aqui, morrendo de preguiça de ficar "explicando" detalhadamente o que quiz dizer no meu post mais acima... Dar quote, então...Pfff! Esquece! Assim, vou enumerar seus comentários, sobre meus equívocos e contradições, ok?

 

1- Bem, aqui você parece só pegar um gancho do meu comentário pra deixar claro o seu ponto de vista.

 

2- Na verdade, até há pouco você estava certo. Enxerguei demais... 08 Lendo sobre alguns comentários animados sobre o filme no fórum (não li todos os posts...), imaginei que tivessem incensado o roteiro, mas não é que NINGUÉM o achou grande coisa (exceto você logo acima e a Academia...rs)? Ahh, em tempo: cometi um deslize feio e recorrente. Quis dizer ENREDO e usei a palavra ROTEIRO. Leia ENREDO onde aparece a palavra ROTEIRO ligada a pires, ok? Melhorou um pouquinho a contradição? 06

 

3- Aqui, você não entendeu o que escrevi. Releia com atenção, por favor. Uma idéia (ou visão) pertinente a um assunto não significa ser "profundo", "adequado", "honesto" ou "whatever you want"! Não há contradição. São coisas distintas.

 

4- De novo, sugiro reler o texto. Não usei o termo errado. Pra ficar mais fácil e didático: o filme é uma Consul, não uma Brastemp. Deu pra pegar a ideia, né? Ótimo! 03

 

5- Quem disse pra você que "tem certos momentos que esse tipo de filmagem se faz necessário..." (sic)?? O Paulo Grama Verde? É cada um que aparece aqui... 06 06

 

6- Já explicado acima minha admitida troca de conceitos. Ahh, em tempo: Sall, você é chato.      

     
Deadman2010-03-06 01:08:41
Link to comment
Share on other sites

 

prevendo (em definitivo) OS VENCEDORES DO OSCAR 2010:

 

FILME: Guerra ao Terror

DIREÇÃO: Guerra ao Terror

ATOR: Jeff Bridges - Coração Louco

ATRIZ: Sandra Bullock - Um Sonho Possível

ATOR COADJ.: Christopher Waltz - Bastardos Inglórios

ATRIZ COADJ.: Mo'nique - Preciosa

ROTEIRO ORIGINAL: Guerra ao Terror

ROTEIRO ADAPTADO: Amor sem Escalas

FILME ESTRANGEIRO: A Fita Branca

ANIMAÇÃO: Up-Altas Aventuras

EDIÇÃO: Guerra ao Terror

FOTOGRAFIA: Guerra ao Terror (acho dificil eles darem 2 carecas pra A Fita Branca, mas tô torcendo.)

MIXAGEM DE SOM: Guerra ao Terror

TRILHA SONORA: Up-Altas Aventuras (com toda justiça)

CANÇÃO: Coração LoucoThe Weary Kind

EDIÇÃO DE SOM: Avatar

DIREÇÃO DE ARTE: Avatar

EFEITOS VISUAIS: Avatar

FIGURINO: The Young Victoria

MAQUIAGEM: The Young Victoria (eles levam em consideração HAIR e Make-up)

 

FAZENDO AS CONTAS:

 

6 - Guerra ao Terror

3 - Avatar

2 - Up

2 - Coração Louco

2 - The Young Victoria

1 - Amor sem Escalas, Bastardos, Preciosa, Um Sonho Possível e A Fita Branca

 

A divisão ficou meio bizarra.

Apesar de tudo apontar para isso, só vendo pra crer The Hurt Locker fazendo um arrastão quíntuplo FILME-DIR-ROT-FOTO-EDIÇÃO. Só vendo pra crer...

 

 
Sall2010-03-06 01:47:02
Link to comment
Share on other sites

 

2- Na verdade' date=' até há pouco você estava certo. Enxerguei demais... 08 Lendo sobre alguns comentários animados sobre o filme no fórum (não li todos os posts...), imaginei que tivessem incensado o roteiro, mas não é que NINGUÉM o achou grande coisa (exceto você logo acima e a Academia...rs)?...

 

[/quote']

 

Pois é. Isso só comprova os equívocos de seu comentário.

Vc veio com tanta vontade em falar mal que até criou na sua cabeça supostos "superelogios" ao roteiro do filme... Que só vc viu... Tá precisando de óculos novo? 06 

 

 

Se enganou numa coisa: achar o roteiro eficiente é totalmente diferente de achá-lo o último copo de água no deserto. Não precisa deturpar comentários pra tecer sua opinião.

 

E valeu pelo chato..05

 

 
Link to comment
Share on other sites

 

2- Na verdade' date=' até há pouco você estava certo. Enxerguei demais... 08 Lendo sobre alguns comentários animados sobre o filme no fórum (não li todos os posts...), imaginei que tivessem incensado o roteiro, mas não é que NINGUÉM o achou grande coisa (exceto você logo acima e a Academia...rs)?...

 

[/quote']

 

(1)Pois é. Isso só comprova os equívocos de seu comentário.

Vc veio com tanta vontade em falar mal que até criou na sua cabeça supostos "superelogios" ao roteiro do filme... Que só vc viu... Tá precisando de óculos novo? 06 

 

 

(2)Se enganou numa coisa: achar o roteiro eficiente é totalmente diferente de achá-lo o último copo de água no deserto. Não precisa deturpar comentários pra tecer sua opinião.

 

(3)E valeu pelo chato..05

 

 

 

1- O que eu vi do roteiro, explicitei no post: enxuto e direto. Superelogios??! 09 Eu até posso estar precisando de óculos novos, mas você tá precisando é de outra coisa...

 

2- Que tal começar por seguir seu próprio conselho?

 

3- De nada! 05 
Link to comment
Share on other sites

Apesar de tudo apontar para isso' date=' só vendo pra crer The Hurt Locker fazendo um arrastão quíntuplo FILME-DIR-ROT-FOTO-EDIÇÃO. Tem TEMPOO que um filme não faz isso no Oscar. Só vendo pra crer...[/quote']

 

 

 

Hmmmmm... Slumdog Millionaire?

Link to comment
Share on other sites

Um filme pode abordar temas relevantes com a profundidade de um pires. Absolutamente normal (e bem frequente).

 

Pois é. E nem por isso deixamos de gostar de muitos deles. Isso de "profundidade" parece neura de (pseudo)intelectual.Aff... Fica parecendo que filme pra ser bom precisa levantar bandeiras' date=' fazer discusros contundentes, reinventar a roda, questionar as leis universais da física, recriar a psicologia analítica ou whatever... Avatar não faz isso. 2 bilhões de pessoas o amam. (até os críticos),Bastardos Inglórios não faz isso. MUITAAA gente ama. (os críticos então...)Terminator 2 não faz isso. Virou CULT. Os exemplos não páram por aí. Sem falar que tem muito filme (tirado a) profundo que as pessoas só aguentam assitir até os primeiros 30 minutos...06.gif Não tenho nada contra quem busque isso em filmes a todo momento, mas querer buscar água doce no mar é perda de tempo.[/quote']

 

 

 

Gastou suas digitais à toa nesse post, fio, pois eu não estava falando de nada disso. Meu comentário se refere a essa frase sua, quando você tentou escavar supostas contradições no post do Deadman:

 

 

 

Mas numa hora vc fala "profundidade de um pires". Em outra vc fala em "mexe com fatos estreitos e pertinentes à nação yankee..." Ora' date=' vc está falando do mesmo filme não é? Ou eu me perdi?

 

Contradição... [/quote']

 

 

 

Eu disse aquilo ("um filme pode abordar temas relevantes com a profundidade de um pires. Absolutamente normal (e bem frequente)") para mostrar que não há contradição alguma naquilo que o Deadman escreveu. E já que você até concordou com o que falei (fez um baita discurso em cima disso, aliás), acho que podemos encerrar a questão por aqui.

Link to comment
Share on other sites

O Oscar deste ano é furado. PRESSÁGIO fora de Melhor Filme' date=' e STAR TREK fora de Direção de Arte? Só pode ser piada, e das bem sem graça! [/quote']

 

Tem muita coisa nada a ver nesse Oscar mesmo. Em Direção de Arte que vc citou, 3 indicados (Dr. Parnassus, The Young Victoria, Nine) não foram nominados ao prêmio do sindicato. Mas Inimigos Públicos, q está fora do Oscar, foi nominado. Cada confusão...

 

Sobre Star Trek, só fui assitir porque o pessoal falava muito dele e tal.

E que surpresa agradavel. Nunca vi o original (o que é bom, pois evita comparações). Gosto de tudo no filme. O elenco montado então... Me deixou com gosto de quero mais.

Acho legal quando um fime causa isso. Depois que sobem os créditos, as pessos dizerem: "pow, essa história tem que continuar...  É algo "de dentro pra fora". A mesma coisa em Distrito 9. Sinceramente, gostaria de ver a continuação daquela história também. Nem que seja pela curiosidade em ver que rumo a história vai seguir.

 

OFF: Zoe Saldaña nasceu com a bunda virada pra lua mesmo. Até Avatar, eu nem sabia que ela existia (Vi Avatar antes de Star Trek). A mulher em um único ano emplaca:

1 - Reboot de grande sucesso de público e crítica, e que vai virar franquia.

2 - "apenas" estrelou o filme de maior arreacadação da história (que claro, vai virar franquia também)

Além de gostosa, vai ter "estrela" (ou sorte, como queiram) assim lá em casa...06

 

 
Sall2010-03-06 10:33:05
Link to comment
Share on other sites

O Oscar deste ano é furado. PRESSÁGIO fora de Melhor Filme' date=' e STAR TREK fora de Direção de Arte? Só pode ser piada, e das bem sem graça! [/quote']

 

Tem muita coisa nada a ver nesse Oscar mesmo. Em Direção de Arte que vc citou, 3 indicados (Dr. Parnassus, The Young Victoria, Nine) não foram nominados ao prêmio do sindicato. Mas Inimigos Públicos, q está fora do Oscar, foi nominado. Cada confusão...

 

Sobre Star Trek, só fui assitir porque o pessoal falava muito dele e tal.

E que surpresa agradavel. Nunca vi o original (o que é bom, pois evita comparações). Gosto de tudo no filme. O elenco montado então... Me deixou com gosto de quero mais.

Acho legal quando um fime causa isso. Depois que sobem os créditos, as pessos dizerem: "pow, essa história tem que continuar...  É algo "de dentro pra fora". A mesma coisa em Distrito 9. Sinceramente, gostaria de ver a continuação daquela história também. Nem que seja pela curiosidade em ver que rumo a história vai seguir.

 

OFF: Zoe Saldaña nasceu com a bunda virada pra lua mesmo. Até Avatar, eu nem sabia que ela existia (Vi Avatar antes de Star Trek). A mulher em um único ano emplaca:

1 - Reboot de grande sucesso de público e crítica, e que vai virar franquia.

2 - "apenas" estrelou o filme de maior arreacadação da história (que claro, vai virar franquia também)

Além de gostosa, vai ter "estrela" (ou sorte, como queiram) assim lá em casa...06

 

 

 

 

Além de ser talentosa, porque é um crime ela não ter sido indicada.
Link to comment
Share on other sites

 

Talento ela demonstra. So vi 2 filmes de Zoe (os já citados Star Trek e Avatar)... Está boa e competente mas não creio que cabia uma indicação à nada.

Das que ficaram de fora, escolheria uma das meninas de Bastardos.

 

 
Link to comment
Share on other sites

 

EU APOSTO EM BASTARDOS INGLÓRIOS' date=' ele vai ser o grande campeão do oscar, podem apostar!  Vai ter surpresa! 2thumbs

[/quote']

 

Sabe que essa seria a melhor opção mesmo, pois Guerra ao Terror é um pu filmaço de TV e Avatar é muita tecnologia e pouco conteudo.

 

Link to comment
Share on other sites

Torcida para domingo:

Filme:
1. Inglourious basterds
2. A serious man
3. The hurt locker
4. Avatar
5. Up in the air
6. Up
7. District 9

8. An education
9. Precious: Based on the Novel Push by Sapphire

Diretor:
1. Quentin Tarantino
2. Kathryn Bigelow
3. James Cameron
4. Jason Reitman
5. Lee Daniels

Atriz:
1. Carey Mulligan
2. Meryl Streep
3. Gabourey Sidibe

Ator:
1. Jeremy Renner
2. George Clooney
3. Morgan Freeman

Atriz coadjuvante:
1. Vera Farmiga
2. Anna Kendrick
3. Penelope Cruz
4. Mo'Nique

Ator coadjuvante:
1. Christoph Waltz
2. Stanley Tucci
3. Matt Damon

Roteiro adaptado:
1. Up in the air
2. District 9
3. An education
4. Precious: Based on the Novel Push by Sapphire

Roteiro original:
1. Inglourious Basterds (ou A serious man, tanto faz)
2. A serious man (ou Inglourious basterds, tanto faz)
3. Up
4. The hurt locker

Animação:
1. Fantastic Mr. Fox
2. Coraline
3. Up
4. The princess and the frog

Filme estrangeiro:
1. Das Weisse Band
2. El Secreto de Sus Ojos

Direção de arte:
1. Nine
2. Avatar
3. Sherlock Holmes

Fotografia:
1. Das Weisse Band
2. Inglourious Basterds
3. Avatar
4. The hurt locker
5. Harry Potter and the half-blood prince

Figurino:
1. Nine
2. Bright star
3. Coco avant Chanel (melhor coisa do filme)

Edição:
1. Inglourious basterds (ou The hurt locker, tanto faz)
2. The hurt locker (ou Inglourious Basterds, tanto faz)
3. Avatar
4. District 9
5. Precious: Based on the Novel Push by Sapphire

Maquiagem:
1. Star Trek

Efeitos visuais:
1. Avatar
[abismo]
2. Star trek
3. District 9

Trilha:
1. Sherlock Holmes (ou Up, tanto faz)
2. Up (ou Sherlock Holmes, tanto faz)
3. Fantastic Mr. Fox
4. Avatar
5. The hurt locker

Canção original:
1. Take it all
2. Down in New Orleans
3. Almost There

Edição de som:
1. The hurt locker
2. Avatar
3. Up
4. Inglourious Basterds
5. Star Trek

Verei A single man na segunda. O resto vai depender da boa vontade das distribuidoras e dos cinemas daqui.
Lumière2010-03-06 17:07:29
Link to comment
Share on other sites

Diretor argentino já assinou contrato de vencedor do Oscar

O diretor argentino Juan José Campanella, cujo filme "O Segredo dos

Seus Olhos" é indicado ao Oscar de filme estrangeiro, já assinou um

termo com as obrigações legais que a Academia de Cinema de Hollywood

impõe aos vencedores de seus filmes. A informação é do site do jornal

"Los Angeles Times".

 

Segundo a publicação, nos anos anteriores esse tipo de contrato só

era assinado e devolvido à Academia depois do anúncio oficial de quem

era o vencedor.

 

 

Uma das cláusulas do contrato diz que o vencedor tem que vender o Oscar

de volta à Academia se ele quiser desistir do prêmio por qualquer

motivo.

 

 

 

Mesmo de contrato assinado, o diretor afirmou à publicação que vai à cerimônia preparado para perder.

 

 

O site não informa outros indicados que já assinaram o documento.

 

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u703102.shtml

 

será que isso indica alguma coisa ? queria saber quem mais assinou esse contrato 06

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

 

Acabei de voltar da sessão de A Single Man.

 

Maldito Tom Ford, gênio da moda vem pro cinema brincar e estréia fudidamente. Que filme! Que filme!

 

Alguns diretores ditos fodões deveriam ter aulinha sobre como fazer cinema com esse Tom Ford... 03

 

 

FeCamargo2010-03-06 22:02:17

Link to comment
Share on other sites

dessa temporada de premiações, o último filme relevante q falta assistir é esse a single man

 

tenho boas expectativas

 

agora, o q foi esse nine, hein?

 

podia ser indicado ao razzie, assim como o day-lewis. musical mais brochante de todos os tempos

 

e uma coisa q acho ninguém falou: o waltz tem tanto tempo em cena qt o pitt ou a laurent, isto é, ele devia ser indicado como ator principal, e inclusive deveria ganhar
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...