Jump to content
Forum Cinema em Cena

Oscar 2010 : Comentando a Festa do Oscar


Beckin
 Share

Recommended Posts

  • Members

 

Vejam como se descobre um louco:

 

Evolução de 30000000000000000000000000000% em relação ao fatídico Oscar 2009' date=' onde ignoraram os dois melhores filmes de 2008 para poderem dar o premio a uma baita buesta  [/quote']

 

quais foram os dois melhores filmes de 2008 mesmo?

 

Preciso mesmo falar? 06

 

GRAN TORINO e TDK 16

 

Concordo plenamente. Só acrescentaria The Wrestler e Wall-E. 16

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Agora me digam: pra que raios a deselegância de cortar com a musiquinha o discurso de agradecimento das pessoas que eles mesmos se propõem a premiar quando, na mesma noite, inserem coisas como aquelas apresentações claudicantes de melhor ator/atriz e as danças que em nada rimavam com as trilhas sonoras?

 

Quanto aos prêmios, não comentarei de um em um porque não tenho saco nem tempo. Mas gostei do fato de A fita branca não ter levado filme estrangeiro e Avatar ter saído com relativamente pouco. Foi legal ver Guerra ao terror como o grande vencedor da noite, apesar de particularmente não ser mesmo o meu preferido. E apesar de extremamente previsível, fiquei satisfeitíssimo com os prêmios de Up, é claro.

Gago2010-03-08 14:10:50

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Comentários gerais:

 

- Mesmo não tendo visto Avatar, gostei demais da vitória de Guerra ao Terror. Sinto que os 6 Oscars estão em boas mãos.

 

- Sobre o Oscar do Bridges, não vou falar muita coisa porque não vi muitos filmes dele, mas pela recepção que a plateia teve, foi merecido.

 

- Não gostei da vitória da Sandra Bullock. Mas quando a plateia se aplaudiu para aplaudi-la, me deu um ódio gigantesco... Carey Mulligan merecia muito mais.

 

- Ator e atriz coadjuvantes, esperados, nada o que falar.

 

- Roteiro adaptado para Preciosa? WTF? Aqueles 25 minutos iniciais quase estragam o filme. Amor Sem Escalas merecia muito mais.

 

- Sobre categorias técnicas, não tenho o que comentar. Não entendo essas categorias.

 

- A Argentina ganhou de novo Melhor Filme Estrangeiro. O filme parece ser bom. Fico perguntando: por que será que o Brasil não ganha? [/ironia]

 

- Comentários sobre a cerimônia: não deu pra entender a forma de apresentar os indicados a melhor ator e atriz. Porque não fizeram isso também com os coadjuvantes? Inexplicável.

 

- E também essa pressa de terminar a cerimônia logo cortando os discursos de alguns deles. Inexplicável também.

 

- Números musicais: esquisitos pra caramba.

 

- Steve Martin e Alec Baldwin são hilários mesmo. Gostei deles apresentando, mesmo achando que foi pouco tempo. A paródia de Atividade Paranormal foi hilária.

 

- E Ben Stiller de novo sendo o destaque. Putz, me lembrou o Gollum de O Senhor dos Aneis. Hilário.

 

- Enfim, boa cerimônia, mas nada de inesquecível.

 

- Sobre a transmissão da TNT, até que a tradutora se saiu bem, mas perdeu o fio da meada de novo em alguns discursos. E o REF roubando a cena de novo. Não entendi quando ele disse que é "vizinho" de estúdio da Mo'Nique. E ele querendo estragar o final de Educação? Putz...

 

Agora vou ler o que o pessoal disse durante a cerimônia.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Comentários gerais:

 

- Mesmo não tendo visto Avatar' date=' gostei demais da vitória de Guerra ao Terror. Sinto que os 6 Oscars estão em boas mãos.

 

...

 

- Sobre a transmissão da TNT, até que a tradutora se saiu bem, mas perdeu o fio da meada de novo em alguns discursos. E o REF roubando a cena de novo. Não entendi quando ele disse que é "vizinho" de estúdio da Mo'Nique. E ele querendo estragar o final de Educação? Putz...

 

Agora vou ler o que o pessoal disse durante a cerimônia.
[/quote']

 

 Isso, sem falar nas várias outras pérolas durante a transmissão e na prévia, durante o tapete vermelho... A mais engraçada foi durante a homenagem (sic) ao gênero Horror, quando apareceu a cena da tortura do personagem de Sir Laurence Olivier ao de Dustin Hoffman no filme "A Maratona da Morte" (que de horror não tem NADA, afinal o filme é de suspense e espionagem, pelamordedeus!!!) e ele fala "...ai, vemos a cena da cura do dente de Dustin Hoffman...".

 Wtf!!!??? 09 09 09 07 06 06 06

 Tive crise de riso!    

 

 O REF é garantia de vergonha alheia e de muita gargalhada...

 

 PS: Nem vou mencionar aqui a mania idiota de "traduzir" algumas falas de cenas de filmes mostrados. Hilário.  
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Apesar de ter achado injusto THL ter sido O Filme da noite (não merecia os 6 Oscar que recebeu)' date=' até que achei a cerimônia enxuta e bem conduzida se comparada com a de 2009. Apesar disso, não fugiu muito do que (quase) sempre é: previsível e injusta.

Perdedor da noite-> Quentin Tarantino. Coitado. Tava visível a cara de frustação dele... Só não foi recolhido com pá devido à vitória mais que merecida de Waltz, o ator do ano.  

As “boas sacadas” da cerimônia:<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

- Steve Martin e Alec Baldwin. Poucas e eficazes intervenções. A química entre os dois, num primeiro olhar, me pareceu “estranha”, mas depois vi que funcionou. Gostei.

- James Taylor cantando acompanhado de seu violão enquanto mencionavam e mostravam fotos daqueles que foram dessa pra melhor (ou não...). Simples e tocante.

- A apresentação de Ben Stiller. Hilário e super espirituoso.

- A homenagem a John Hughes. Cheguei a ficar emocionado... Sério. Cenas de filmes que marcaram minha infância e adolescência. Muito bacana.

 

As “furadas” da noite:

- O novo método de apresentação dos indicados a Melhor Ator e Atriz. Sem comentários...

- Sandra Bullock ganhar o Oscar no lugar de Meryl e Gaborey Sidibe. Pfff...

- Cortarem o som dos microfones de alguns ganhadores no meio da fala de agradecimento. Mais grosseiro, impossível.

- O bizarro número musical. Quê foi aquilo??!

- A homenagem pífia e mal feita ao gênero Horror. Sem comentar as gafes de terem aparecido filmes que não são NADA ou quase nada relacionados ao horror. Lamentável!

OBS 1: visível a emoção de Jeff Bridges ao ser elogiado por Michelle Pfeifer. O cara merecia.

OBS 2: Será que o James Cameron realmente acha que aquele cabelinho dele tá legal? Tá parecendo uma senhora bonachona...

OBS 3: Minhas apostas foram pulverizadas. Pelo menos, Avatar não perdeu o Oscar de Melhor Fotografia. Justíssimo!

OBS 4: Como a Academia é previsível... Quando anunciaram a Bárbara Streisand para apresentar o vencedor de Melhor Direção ficou na cara quem ia ganhar. Fazer o quê, né? É a Academia querendo ser politicamente correta e antenada aos novos tempos homenageando the woman’s power na véspera da comemoração do Dia Internacional da Mulher. Pfff! Tá bom...

OBS 5: Alguns comentários do REF foram impagáveis!!

[/quote']

 

Adiciona ai o esquecimento da Farrah Fawcett. Acho que foi o pior de todos os furos.

 

Farrah-Fawcett2.jpg
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Que ódio... fui assistir o Oscar no meu irmão que tem TV a cabo, e por motivos de falta de comunicação, fiquei trancado fora de casa e perdi boa parte da cerimônia! Mas enfim... Nada que um pouco de meditação não cure.

Só tenho bife com 3 coisas:

1)O oscar para roteiro de Trashious, incentivando a indústria a nos prestigiar com mais bobagens do tipo;

 

2)Sean Penn, com seu discurso hipócrita. Pergunta se ele não foi receber seus 2 Oscars. Quer ser espertinho, que faça como o George C. Scott então, oras bolas. Pelo menos desta vez não foi blazé como quando leu a vitória de Hilary Swank, em 2005.

 

3)Mais uma vez não teve foto com os 4 atores juntos. Grrrr! Isso é inaceitável!06

 

 

Os discursos interrompidos são deselegantes, mas que falta de noção dos premiados de ficar lendo listas de nomes. Ora, faça-me o favor, deixe os agradecimentos para depois, o mundo não quer perder horas de sono preciosas ouvindo esse tipo de coisa (a não ser que seja de forma elegante, como quando a Kathy Bates venceu e agradeceu ao pai).

O Jeff Bridges decepcionou no discurso IMO, ainda mais ao ressaltar o diretor medíocre de Crazy Heart... Filminho honesto e nada mais.

 

Assisti aos 5 indicados de ator e atriz coadjuvante, minha preferência:

 

1)Jeremy Renner

2)Colin Firth

3)Jeff Bridges

4)George Clooney

5)Morgan Freeman

 

1)Mo'Nique

2)Maggie Gyllenhaal

3)Anna Kendrick

4)Vera Farmiga

5)Penélope Cruz

 

Concordo com o Fe, Julianne Moore poderia entrar fácil, fácil. Ela em poucos minutos constrõe uma personagem linda, problemática, humana... Só pecou um pouquinho no último momento em que aparece, mas acho que foi mais culpa do roteiro.
Stradivarius2010-03-08 14:55:09
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Eu tb achei ridiculo o Oscar pra Miss Simpatia... imediatamente lembrei do q a Marisa Tomei levou por Meu Primo Vinnie..18

 

Mas qual o problema com Marisa Tomei? É uma ótima atriz, e eu particularmente adoro Meu Primo Vinny. Tá certo que não vi a performance da Joan Plowright (aliás, não vi nenhuma das outras concorrentes), ma come on, ela vingou. Fico feliz que já tenha um Oscar.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu passo longe das inserções do REF e da moça que apresenta juntamente com ele. O negócio aqui em casa é tecla SAP durante a festa inteira, porque eu já assisto acompanhado de pessoas suficientemente interessantes para ter que me submeter a comentários pobres como os desse sujeito. E também porque ouvir o áudio da premiação concomitantemente ao dos apresentadores da TNT não dá certo de jeito nenhum, sempre perco o principal com aquelas vozes sobrepostas.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Com relação à Festa do Oscar ontem:

 

Não ganhou o melhor filme - mas isso já era esperado, já que as chances de Inglorious Basterds eram mesmo pequenas - mas, pelo menos, ganhou um bom filme. The Hurt Locker, é interessante, tenso e trouxe um dos personagens mais esféricos do ano.

 

O problema foi o filme ter levado o Oscar de Melhor Roteiro Original, pois o fez isso em cima do genialíssimo roteiro do filme do Tarantino. Um roteiro sólido, envolvente, denso, repleto de diálogos marcantes.

Como se não bastasse, Up in The Air perde o de Melhor Roteiro Adaptado. Bom, não assisti Precious, mas achei triste que Up in The Air saia de mãos abanando, especialmente nessa categoria, em que era realmente forte.

 

Atores e Atrizes, mais do que previsíveis. Já os dois prêmios de sons me surpreenderam, pois esperava uma babação maior para Avatar. Realmente o som de The Hurt Locker é excelente (e falo som de uma forma geral porque não tenho conhecimentos técnicos suficientes para separá-los).

 

A Fotografia foi um ponto fraco, acredito. E pelo que vi dos comentários, foi praticamente um consenso geral. Já direção de arte... vai criar a polêmica. Direção de CGI? Bom, se direção de arte é o traballho cenográfico geral, então sim. O novo mundo precisou ser concebido e confeccionado, mesmo que digitalmente. O problema são os outros concorrentes, que foram muito bons, talvez melhores do que Avatar.

 

Na apresentação das trilhas me deu uma aflição. A trilha de Sherlock Holmes era excelente e só não levou porque havia a trilha de Up no meio do caminho. Uma trilha linda, sensível... só de ouvir você já imagina alguém contando uma história de vida. E, tal qual a vida, a trilha se mostra parte alegre, parte triste, parte saudosa. Não tem como não se emocionar com ela.

 

Maquiagem e Efeitos Especiais: Aí que vem um dos meus maiores sustos. Fiquei possessa quando saiu a lista dos indicados a Maquiagem e Distrito 9 não estava lá. Foi então que ontem, durante a apresentação, descobri que os "camarões" não eram maquiagem! Nem a menor parte dele! Era o mesmo recurso do Gollum, veja você... 100% digital! Se eu jurava que era maquiagem, mas era totalmente digital... daí você conclui a perfeição do recurso. Se fosse em outro ano, o Oscar de Efeitos era dele, mas é muito difícil brigar por essa estatueta no ano de Avatar (assim como o foi no ano de Matrix).

 

Quando Edição ficou para The Hurt Locker (merecidamente) já tivemos uma previsão dos prêmios principais. Foi só a Barbra Streisand subir no palco que a Direção já estava entregue, antes mesmo de precisar anunciar.

Mas devo dizer que, mesmo com todos os indicativos de que The Hurt Locker levaria o prêmio principal, ainda me ocorria um medo irracional de Avatar levar no último segundo, com essa onda de popularidade da Academia.

 

No fim, ainda que indignada com os roteiros mal premiados, acho que a premiação foi uma boa. Agora é esperar o Oscar 2011.

 

---

Próximo post: vestidos :)

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
- Homenagem ao John Hughes;

- Homenagem ao Cinema de Horror.

 

Best Oscar EVER. 01

 

 Melhor que 2009' date=' ok. Mas, EVER??!! Discordo. Até poque a "homenagem" ao gênero Horror foi uma porcaria. Rápida e incluindo cenas de filmes nada a ver...

  
[/quote']

 

Tirando Crepúsculo (sei lá o que esse filme estava fazendo ali), e o fato de colocaram 1.000.000 cenas do Hora do Pesadelo (nada contra o filme, óbvio, mas soou meio que estavam fazendo um lob do remake que vem aí), o resto ficou bem bom. Só o fato deles terem feitos o clipe já valeu.

 

Então, Best Oscar EVER. 01
Link to comment
Share on other sites

  • Members

"Guerra ao Terror" vencendo o Oscar. Não me parece correto, o filme é

bom, mas não é nada excepcional, a história é episódica e repetitiva, o

protagonista, embora tridimensional, é estagnado, não cresce durante o

filme, não evolui pra lugar nenhum. E um filme bom pra se ver dentro do

contexto político em que nos encontramos, mas que envelhecerá mal. Eu

não me proponho a assistí-lo de novo tão cedo. Diferente de "Avatar"

que já vi 3 vezes (e não tardará até uma revisitada), tem uma história

envolvente, dinâmica, mítica até, e se a mensagem não reflete um

momento político específico, em compensação ela retrata um cenário

arquetípico que pode remeter a inúmeros momentos históricos. Não é o

melhor filme da história do cinema, mas é sem dúvida um filme

excepcional, o que já não posso dizer de "GaT".

 

Não posso dizer que foi uma premiação justa. Valeu algo, pelo menos,

pelo racha do paradigma de uma mulher se consagrando nessa noite. Eu também queria

ver esse momento histórico mas sempre vai ficar um gosto amargo na

boca, quando eu lembrar que poderia ser um pouco mais merecido, e menos

por motivos políticos.

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...