Jump to content
Forum Cinema em Cena

Chico Xavier: O Filme


Jorge Soto
 Share

Recommended Posts

  • Members
o espiritismo é cristão' date=' a bíblia tbm, logo...[/quote']

 

Hmmm... not quite... embora ambos digam que o problema do ser humano é um problema de alma (o culto ao eu), a Bíblia é enfática que só Cristo é capaz de resolver o problema do eu e que o indivíduo é totalmente incapaz de tal tarefa; o espiritismo já prega que cada indivíduo é capaz de lutar para resolver o problema do eu...

 

Mas como eu disse, deixa eu ficar quieto... 06
Dr. Calvin2010-04-04 23:53:32
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 59
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members
o espiritismo é cristão' date=' a bíblia tbm, logo...[/quote']

 

Hmmm... not quite... embora ambos digam que o problema do ser humano é um problema de alma (o culto ao eu), a Bíblia é enfática que só Cristo é capaz de resolver o problema do eu e que o indivíduo é totalmente incapaz de tal tarefa; o espiritismo já prega que cada indivíduo é capaz de lutar para resolver o problema do eu...

 

Mas como eu disse, deixa eu ficar quieto... 06

 

mas pelo espiritismo o indivíduo deve lutar para resolver seu problema sempre se aproximando de Jesus, guiado por ele.... tem diferença, mas a adoração à Jesus é a mesma.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

não vamos transformar esse tópico num tópico de religião, um já é mais que suficiente, dook. 06 e os ensinamentos espíritas se baseiam nos ensinamentos do cristo, sim, dook, a diferença é que não segue a risca o que a bíblia diz, tanto é que kardec "taduziu" a bíblia para melhor compreensão, sem simbolismos e alegorias. mas a doutrina diz que o caminho é cristo e seus ensinamentos, que somos dependentes do amor a ele pra crescermos.

bat2010-04-05 02:05:32

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Queridos, vocês apenas repetiram o que eu disse, com outras palavras... 06

 

Resumindo em um esquema:

 

Cristianismo > Jesus resolve o problema; o indivíduo é incapaz de resolvê-lo;

 

Espiritismo > O indivíduo é capaz de resolver o problema com a ajuda de Cristo.

 

Pessoalmente, entendo que essa diferença é substancial e suficiente para dizer que o espiritismo não é cristianismo, mas uma religião própria que se utiliza de alguns ensinamentos de Cristo para compor a sua própria doutrina. 

 

Enfim, essa conversa é mais integrativa, para evitar eventuais confusões e estereótipos...
Dr. Calvin2010-04-05 09:51:23
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Quem sabe o filme venha dismistificar  isso de que somos macumbeiros, leitores de sorte, que não cremos na bíblia...aff!
[/quote']

 

Não acho que o filme precise desmistificar coisa alguma... qualquer um que queira se aventurar pelo assunto em uma passada rápida no google verá que existe diferença entre espiritismo kardecista e baixo espiritismo (macumba, umbanda, etc.). O primeiro flerta com o cristianismo, o segundo vende convicções "próprias" ou de "raízes", por assim dizer.

 

Quanto à bíblia bem... vou ficar quieto... 06

Não acho que ele precise, mas isso pode consequentemente acontecer  já que a vida de Chico não dá p/ ser desvinculada do espiritismo e da psicografia.
MariaShy2010-04-05 12:28:47
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Esquentando....

 

'Chico Xavier' bate recorde de bilheteria com 593 mil espectadores

Chico%20Xavier%20estreou%20na%20última%20sexta-feira

"Chico Xavier" superou "Se eu fosse você 2" e bateu o recorde brasileiro de público do primeiro fim de semana, com 593 mil espectadores, 33 mil a mais que a comédia. O longa, que tem Nelson Xavier, Ângelo Antônio e Matheus Costa no papel-título tem tudo para se tornar o filme brasileiro de maior bilheteria. "Chico Xavier" conta a história de vida do espírita, desde a sua infância triste, em Pedro Leopoldo, até os seus dias de fama internacional na cidade de Uberaba, no interior de Minas Gerais.

Veja as maiores bilheterias do cinema nacional no fim de semana de estreia

1 - "Chico Xavier" - 593 mil espectadores

2 - "Se eu fosse você 2"  - 560 mil espectadores

3 - "Carandiru" - 468 mil espectadores

4 - "Os normais" - 421 mil espectadores

5 - "Olga" - 388 mil espectadores

6 - "Os normais 2" - 361 mil mil espectadores

7 - "Se eu fosse você" - 315 mil mil espectadores

8 - "Cazuza: o tempo não para" - 294 mil espectadores

9- "A grande família - O filme" - 288 mil espectadores

10 - "Dois filhos de Francisco" - 266 mil espectadores

Link to comment
Share on other sites

  • Members

filme escroto.

 

chico xavier endemoninhado.

 

filme do chifrudo.

 

ele jamais teve contato com espírito de mortos; na verdade todo ser- humano é seguido durante toda a vida por um anjo de Deus e um anjo de Satanás; e Chico Xavier recebia orientações do anjo do mal q andava com a pessoa q ele achava q estava falando com ele. E os demônios sabem como ninguém a arte de interpretar e de persuadir; tanto que o diabo já se transformou em anjo de luz.

 

Isso está na bíblia, e se os espíritas cardecistas creem nela, pq nao creem nisto?

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

E já transformaram o tópico num tópico sobre religião...07

 

Bem mais interessante é falar sobre a bela bilheteria do filme. Só pra ter um idéia: Avatar aqui no Brasil na primeira semana conseguiu pouco mais de 800mil espectadores em seu FDS de estréia.

 

Uma produção brasileira restrita como Chico Xavier (muitas pessoas não irão ver o filme por questões religiosas) conseguir 590 mil espectadores em seu FDS de estréia chega a ser impressionante!

 

Vcs acham que ele vai se manter nessa pegada? Ou foi um acaso?

E sobre o filme em si? Tava olhando o elenco... tem nomes que gosto ali mas no geral ficou muito global. Isso desanima em ir ver...06

 

 

 

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Se ele recebia orientações do "anjo do mal" deveria fazer maldade, no entanto Chico é repsietado até por outras relkigões por fazer caridade e bregar o bem acima de tudo... isso não aprece ser algo que um "anjo do mal" faria.

 

Mas isso é coisa p/ o Tópico de Religião, como foi dito acima.

Anyway, acho que esse filme, será polemico exatamente pelo que tu demonstrou aqui, a não aceitação de membros de outras religiões.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O filme é bem nhé... aquele jeiitão globo. Não gostei muito não. Vale mais como registro da vida do personagem mesmo. Algumas escolhas não me descem de jeito nenhum como a trilha sonora chaaaaaata e a cena clichesíssima da foto no túmulo da mãe de Chico. Pelo menos me diverti um pouco com a cena do avião...

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Filme bonzinho. Porém fiquei mais curioso para ver o filme "Nosso Lar", cujo trailer passou antes. O filme mostra como é "a vida depois da vida". Achei bem interessante.

 

No início do trailer achei que seria mais um filme do tipo "Amor além da vida" ou "Um Olhar do Paraíso", mas vi uma abordagem bem original sobre como existe toda uma sociedade organizada no "além", que nem tudo são nuvens, anjinhos tocando harpa e campos floridos. Mas há prédios, hospitais, computadores, etc. Uma amiga minha que é espírita já havia me falado sobre isso, quando indaguei a ela se no além tem cinema. rs! ;)

 

O curioso é que mesmo estando atento às notícias do mundo do cinema, nunca tinha ouvido falar desse filme. Os nacionais não investem muito em divulgação durante a produção. O mesmo ocorre com "Segurança Nacional" que é uma espécie de "24 Horas" brasileiro, com o Thiago Lacerda como o Jack Bauer tupiniquim. rs! Me pareceu bem promissor. :)

 

Também tem outro sendo rodado, sobre a Polícia Federal, com o Selton Melo (salvo engano).
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

E já transformaram o tópico num tópico sobre religião...http://www.cinemaemcena.com.br/forum/smileys/07.gif" height="17" width="17" align="absmiddle" alt="07" />

 

 

 

Bem mais interessante é falar sobre a bela bilheteria do filme. Só pra ter um idéia: Avatar aqui no Brasil na primeira semana conseguiu pouco mais de 800mil espectadores em seu FDS de estréia.

 

 

 

Uma produção brasileira restrita como Chico Xavier (muitas pessoas não irão ver o filme por questões religiosas) conseguir 590 mil espectadores em seu FDS de estréia chega a ser impressionante!

 

 

 

Vcs acham que ele vai se manter nessa pegada? Ou foi um acaso?

 

E sobre o filme em si? Tava olhando o elenco... tem nomes que gosto ali mas no geral ficou muito global. Isso desanima em ir ver...http://www.cinemaemcena.com.br/forum/smileys/06.gif" height="17" width="17" align="absmiddle" alt="06" />

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

claro q nao vai continuar assim. esse filme deve ter uns 4 ou 4 milhoes e meio de espectadores totais, bem menos q se eu fosse vc 2. os espiritas tds fizeram complô pra ir assistir no primeiro fds.

 

vale lembrar q avatar começou razoavelmente em todo o mundo e se tornou no q se tornou; lua nova começou 140milhoes nos eua, sendo a segunda maior estreia da historia, e logo depois caiu avassaladoramente.

 

esse lixão, torço para q nao passe de 2milhoes cravados.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Assisti ontem e acho que sou da mesma opinião do Bat (embora ele não goste disso). O filme em si não é grandes coisa e se sustenta mais pela persona fascinante do Chico e suas histórias espirituais.

 

Acho que o Dook deveria ver o filme...06

 

Quetão religiosa. Se o o Emanuel na visão dos evangélicos é o capeta e o captea não é onisciente, como ele poderia prever o dia da morte do Chico?
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não entendi... pq eu deveria ver o filme?

 

Quanto à questão religiosa, taqueuspa, o tópico vai virar mesmo Religião 2 - A Missão?

 

Não vi o filme, não sei quem é Emanuel, mas já tenho uma idéia baseado no que você disse no post e tenho a dizer que a pergunta é mais uma daquelas "quero ver como os crentes vão se sair dessa"... Diante disto, acho que vc confunde cinema com doutrina religiosa, o que é estúpido vindo de um cara como você... Parece até que fez de propósito só para cair na pergunta tipo que mencionei acima...

 

No cinema pode-se tudo. Espíritos podem ser oniscientes e o que mais o roteirista/diretor quiser. Scorsese quis que o seu Jesus tivesse um relacionamento mais íntimo com Madalena em A Última Tentação de Cristo. Isto não significa que Cristo realmente teve um relacionamento com ela.

 

Shame on you... 06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Meu Deus, Dook sempre na defensiva.

Veja o filme, rapaz.

 

E não, o filme é baseado na história do Chico. A passagem que me referi acima de fato ocorreu e qualquer um que conhece a história dele sabia disso... não foi invencionice do cinema.

 

Informativo: Emanuel é o "espírito de luz" que guiou o Chico em sua vida e principal autor (nao sei se único) dos livros psicografados pelo médium.
Renato2010-04-09 14:52:41
Link to comment
Share on other sites

Folks, mantenham a compostura. Embora o filme suscite (compreensivelmente) debates sobre Religião o tópico NÃO é sobre o assunto, então baixem os flaps e discutam SOBRE o filme e por favor, respeito com a crença alheia.

Mensagens sem correlação com o tópico (fotinhas) e/ou bobagens, apagadas. Persistindo a situação, regras serão aplicadas.

 

 

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members
E não' date=' o filme é baseado na história do Chico. A passagem que me referi acima de fato ocorreu e qualquer um que conhece a história dele sabia disso... não foi invencionice do cinema.[/quote']

 

Correção: a passagem a que vc se referiu foi relatada por Chico Xavier e dramatizada no cinema para obter um resultado dramático dentro do que roteirista e diretor queriam. Você não tem condições de afirmar o relatado como fato. E para o filme era conveniente que o tal espírito fosse "onisciente". Funcionou para o que o filme pretendia. Isto não significa que espírito de gente morta seja de fato onisciente...

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

3 páginas de posts e até agora apenas 1 comentário SOBRE o filme. Entrei no tópico querendo ver as impressões da galera (confesso que surpreendido pela bela bilheteria de estréia) e o que vejo é discussão religiosa que não leva a lugar nenhum...

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

E não' date=' o filme é baseado na história do Chico. A passagem que me referi acima de fato ocorreu e qualquer um que conhece a história dele sabia disso... não foi invencionice do cinema.[/quote']

 

Correção: a passagem a que vc se referiu foi relatada por Chico Xavier e dramatizada no cinema para obter um resultado dramático dentro do que roteirista e diretor queriam. Você não tem condições de afirmar o relatado como fato. E para o filme era conveniente que o tal espírito fosse "onisciente". Funcionou para o que o filme pretendia. Isto não significa que espírito de gente morta seja de fato onisciente...

 

 

 

A história é toda baesada em relatos, lógico.

O único fato é que o relato em si aconteceu e por isso está no filme.

 

E no filme o espírito não é "onisciente", o que ele sabe sobre o futuro são informações que são repassadas a ele por seus superiores06

 

Link to comment
Share on other sites

 

3 páginas de posts e até agora apenas 1 comentário SOBRE o filme. Entrei no tópico querendo ver as impressões da galera (confesso que surpreendido pela bela bilheteria de estréia) e o que vejo é discussão religiosa que não leva a lugar nenhum...

 

 

 

E você acrescenta mais um comentário dispensável? Isso aí já foi comentado se for pra requentar discussões acéfalas melhor esperar não?

 

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members


A história é toda baesada em relatos' date=' lógico.
O único fato é que o relato em si aconteceu e por isso está no filme.[/quote']

 

Whatever... Cristo teve um relacionamento com Madalena, fato. Mas Scorsese, no caso, entendeu por bem transformar o relacionamento em algo mais íntimo e carnal. Serviu ao propósito daquele filme, mas não significa que tenho de fato ocorrido...

 


E no filme o espírito não é "onisciente"' date=' o que ele sabe sobre o futuro são informações que são repassadas a ele por seus superiores06
[/quote']

 

Whatever 2... Era conveniente para os propósitos do filme que o tal espírito ou seus superiores fossem oniscientes... e o quico?
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Dook, acho que você não entendeu, fera.

O filme não extrapola ou molda o fato.

 

Na biografia do Chico ele diz que sabia quando fosse morrer, pois assim Emanuel teria lhe dito.

 

Bom, não sei você vai ver o filme, mas explicarei abaixo com um Spoiler:

 

"Emanuel disse para o Chico que ele só iria morrer no dia em que o povo brasileiro estivesse muito feliz"

 

O que aconteceu foi que o Chico faleceu em 2002, dez horas após o Brasil ser campeão na copa do mundo.

 

O que o filme faz é associar esses dois fatos... que não deixa de ser uma associação óbvia feita por todos que conheciam a história do Chico.
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...