Jump to content
Forum Cinema em Cena

Recommended Posts

  • Replies 81
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members
Para finalizar' date=' minha discordância “ideológica” diz respeito ao

estabelecimento de Guy Fawkes como figura heróica (a máscara usada por

V, lembrem-se, representa seu rosto): certamente que o desejo de V em

explodir o Parlamento britânico remete diretamente ao complô do qual

Fawkes fez parte, mas, do ponto de vista histórico, as motivações deste

eram, senão totalmente condenáveis, ao menos profundamente

irresponsáveis (tanto que resultaram em dificuldades maiores para

aqueles mesmos católicos que ele julgava representar). Há um motivo

para que a efígie de Guy Fawkes seja queimada (como um Judas britânico)

ainda hoje como parte da celebração anual do fracasso de sua

conspiração – e é estranho vê-lo tornar-se ícone de heroísmo em um

filme inteligente como este.[/quote']

 

Ok, mas só relembrando que a idéia de representar V por Guy Fawkes partiu da Graphic Novel...não do filme...

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Para finalizar' date=' minha discordância “ideológica” diz respeito ao estabelecimento de Guy Fawkes como figura heróica (a máscara usada por V, lembrem-se, representa seu rosto): certamente que o desejo de V em explodir o Parlamento britânico remete diretamente ao complô do qual Fawkes fez parte, mas, do ponto de vista histórico, as motivações deste eram, senão totalmente condenáveis, ao menos profundamente irresponsáveis (tanto que resultaram em dificuldades maiores para aqueles mesmos católicos que ele julgava representar). Há um motivo para que a efígie de Guy Fawkes seja queimada (como um Judas britânico) ainda hoje como parte da celebração anual do fracasso de sua conspiração – e é estranho vê-lo tornar-se ícone de heroísmo em um filme inteligente como este.[/quote']

Ok, mas só relembrando que a idéia de representar V por Guy Fawkes partiu da Graphic Novel...não do filme...

Passei o olho pela crítica do Pablo. Basicamente li o começo e o fim. Não poderia discordar mais desta parte.

Tal como V, Fawkes buscava simbolismo por meio da explosão que planejava com a "Conspiração da Pólvora". Tal como V, Fawkes participava de uma tentativa de protesto contra repressão, no caso a de um reinado protestante.

V, durante o filme, explica palavra por palavra essa questão do simbolismo. Aliás, os próprios envolvidos na "Conspiração da Pólvora" se preocuparam em alertar aqueles que julgavam ser inocentes, tentando poupar vidas de não envolvidos, e foi justamente com esses avisos que o plano melou, com o rei descobrindo.

E particularmente, acredito que enxergar V como "herói" é simplificar demais, mesmo que, como protagonistas cinematográfico, ele acabe sendo "o herói". Mas não "um herói" - e Alan Moore é cheio de brincar genialmente com isso, coisa que o filme mantém.

Acho simplesmente sublime, perfeito, que seja uma imagem de Guy Fawkes.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Alguém poderia me responder difinitivamente se V é ambiguo ou não no filme?

A representação de V como Fawkes no quadrinho só aumenta essa sua particularidade,Fawkes não foi nenhum heroi,pelo contrario era um louco que chegaria até as ultimas consequencias para conseguir seus objetivos,inclusive o assassinato de inocentes.

V idem.

Fawkes é a representação do Bin laden moderno.(ou vice e versa,hehe)

V idem.

Moore explora a idéia que,em um regime ruim seria cabivel um ato terrorista para acaba-lo?A resposta é subjetiva,vem de cada leitor,eu particularmente via V como um louco,não como um heroi,mesmo sendo o regime opressivo ele não tinha o direito moral de assassinar da maneira cruel que ele fazia,fica claro pra mim,que a motivação dele é a vingança contra aqueles que o destruiram,não um ato altruista para a liberação do povo.

Mas pelo que tenho lido das criticas V se tornou um heroi no filme,os diretores responderam a pergunta de Moore e não mativeram a subjetivade do assunto dos quadrinhos.

Isso me decepcionou um pouco,não consigo e me enoja ver V sendo retrado como um justiceiro.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Opeth, V, no filme, se aproxima mais do "herói", mas acho que mais pelo fato dele ser protagonista e ter características do conceito (fantasia, causas, etc). Mas, repito, acho simplista demais enxergá-lo como tal, e vejo que concorda, e quem sabe concordaria sobre isso até no filme. Para mim, a ambiguidade permanece no filme, e o simples fato de V ter a intenção de explodir prédios já cria boa parte dessa ambiguidade. A utilização da máscara de Fawkes reforça isso.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Vcs já leram os motivos pelos quais Alan Moore pediu para ter seu nome retirado dos créditos?

 

 

 

Exatamente, porque, ao recriar o universo de V como neoliberais X democratas americanos, eles transformaram a história em um panfleto que, como todo o panfleto, é simplesmente retórica tendenciosa.

 

 

 

A crítica do Pablo é ainda mais panfletária!

 

 

 

Para ler a entrevista aqui. http://www.comicon.com/thebeat/2006/03/a_for_alan_pt_1_the_a lan_moore.html

 

 

 

É interessante notar que a luta do fascismo contra o anarquismo não é, como acredita Alan, entre dois extremos políticos absolutos, mas certamente gera na história uma universalidade que proporciona a ambiguidade moral que a enriquece.

 

 

 

Mais uma vez Hollywood estraga tudo smiley19.gif

 

 

 

Abraços a todos...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

"É interessante notar que a luta do fascismo contra o anarquismo não é, como acredita Alan, entre dois extremos políticos absolutos, mas certamente gera na história uma universalidade que proporciona a ambiguidade moral que a enriquece."

Hã?? Kkkkk...

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

"É interessante notar que a luta do fascismo contra o anarquismo não é' date=' como acredita Alan, entre dois extremos políticos absolutos, mas certamente gera na história uma universalidade que proporciona a ambiguidade moral que a enriquece."

 

Hã?? Kkkkk...

 

 

[/quote']

 

 

 

Ficou meio ambíguo mesmo ahahaha....

 

Então, traduzindo: os dois extremos políticos não são entre o fascismo e o anarquismo, mas ao usá-los na Grafic Novel, Moore consegue criar uma moral ambígua que faz o leitor pensar, diferente do filme, onde ele apenas é manipulado.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Hmm' date=' então há mesmo quem considere o filme (e quem sabe até a HQ) um palco panfletário?

[/quote']

 

 

 

Nas palavras do próprio Pablo

...sua mensagem obviamente panfletária não se esconde por trás de simbolismos sutis que poderiam disfarçar sua verdadeira natureza...

 

 

 

Mas o hq não me parece ser panfletário' date=' não posso dizer, pois não o li, porém a entrevista com o Moore mostra que sua idéia era deixar tudo ambíguo criando personagens em ambos os lados que tivessem profundidade.

 

 

 

Sério, de verdade, ainda bem que não enxerguei isso no filme, pois odeio panfletarismo.

 

 

 

Se vc não enxergou, foi simplesmente porque não viu, pois está lá!

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

1) Não li a crítica do Pablo. Não o leio tem mais de ano' date=' acho.

[/quote']

Agora fiquei arrasado.

Não fique triste Pablo ... Sei que o grande sonho e objetivo de todo crítico é ouvir o Serge dizendo que lê suas críticas, mas acontece que nem todos usufruem deste prazer. Lamento ...

 

Mas de qualquer forma, li a crítica do Pablo pela metade, devido ao começo chamativo, pois não costumo ler críticas antes de ver o filme em questão. Achei interessante a citação inicial ao 11 de Setembro.

Engraxador!2006-4-11 16:41:36

Link to comment
Share on other sites

  • Members

2) Não' date=' não é simplesmente "está lá". Eu acho que não está, você (e o Pablo) acha que está. Simples assim.

[/quote']

 

 

 

Achismo é coisa de criança, caro Serge; se fores ficar "argumentando" que fulano acha aquilo, ou ciclano acha isso, fiqua no teu canto e deixa os adultos chegarem a alguma conclusão válida.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

2) Não' date=' não é simplesmente "está lá". Eu acho que não está, você (e o Pablo) acha que está. Simples assim.

[/quote']

Achismo é coisa de criança, caro Serge

Isso depende do caso.

Já validez geralmente independe se é "achismo" ou não. Como é que você vai provar que o filme é panfletário, que quem discorda de você está errado? Pedindo pra ver o filme? Eu vi. Duas vezes. E discordo. Considero um filme político, mas não necessariamente panfletário.

"V de Vingança" faz críticas? Faz. Faz críticas a vários acontecimentos ligados à política atual? Faz. Mas faz como muitos outros (seriam, por exemplo, "Dogville" e "Manderlay" filmes "panfletários"?). Não tanto quanto na HQ, mas vejo muita ambiguidade presente, muita dúvida e nebulosidade em torno de V e suas ações - a própria Evey guia questões assim às vezes, por mais que ela "se renda" no fim, pegue a herança, o que não elimina a ambiguidade.

P.S.: eu disse que odeio panfletarismo, mas lembrei que isso não é generalizado. O panfletarismo de Michael Moore consegue me agradar, por exemplo.

Serge Hall2006-4-11 18:6:20
Link to comment
Share on other sites

  • Members

e.....................cade a crítica de A era do Gelo 2 smiley5.gif

Eu pergunto a mesma coisa. Cadê?

Acho que o Pablo ficou na dúvida se comentava o filme americano que tem um brasileiro na direção' date=' ou o filme americano que tem a filha de uma brasileira estrelando o filme. Ele acabou ficando com a opção n.º 2...smiley18.gif

Jailcante2006-4-11 18:7:31
Link to comment
Share on other sites

  • Members

1) Não li a crítica do Pablo. Não o leio tem mais de ano' date=' acho.

[/quote']

Agora fiquei arrasado.

Mas li pequenos trechos. smiley36.gif

A esperança volta ao meu coração.

\o/

smiley36.gif

Que tal abrir uma enquete aqui nessa seção: "Você lê as críticas do Pablo?"...smiley36.gif

Qual seria a resposta da galera?think.gif 

Link to comment
Share on other sites

  • Administrators

Eu só vi "Era do Gelo 2" uma semana depois da estréia. Fiz um pequeno comentário no meu blog e o reproduzo aqui:

A Era do Gelo 2 (Ice Age: The Meltdown, EUA, 2006. Dir: Carlos Saldanha. Com as vozes de Ray Romano, John Leguizamo, Denis Leary, Queen Latifah, Seann William Scott, Josh Peck, Will Arnett, Jay Leno, Chris Wedge (no original, em inglês) e Diogo Vilela, Tadeu Melo, Márcio Garcia, Cláudia Jimenez (versão brasileira).) - Assim como o original, tem seus melhores momentos quando o esquilo Scrat surge em cena. Pena que isso aconteça tão pouco. (3 estrelas em 5)

Link to comment
Share on other sites

  • Administrators

Que tal abrir uma enquete aqui nessa seção: "Você lê as críticas do Pablo?"...smiley36.gif

Qual seria a resposta da galera?think.gif 

Essa eu posso responder: do dia 1o. ao dia 10, 38.535 pessoas leram críticas no Cinema em Cena, tornando-a a segunda seção mais lida do site em Abril até agora. Em primeiro lugar, vem a CineNews, com 144.323 (sim, a diferença é sempre brutal); em terceiro, Trailers, com 25.177 downloads.

Dados: WebLogExpert.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...