Jump to content
Forum Cinema em Cena

Campeonato Brasileiro de Futebol - 2010 (A-D)


ltrhpsm
 Share

Recommended Posts

  • Members

Espaço para palpitarmos e comentarmos o próximo campeonato brasileiro de futebol a se iniciar (todas as séris - sim, só eu falo da B, da C e da D, mas whatever). Já no sábado, teremos três confrontos pela Série A; e mais sete no domingo. Quais são os favoritos? Quem deve cair? Potenciais zebras?

 

 

 

Este ano serão 3 campeonatos em um só: mini-torneio enquanto tem Copa do Brasil e Libertadores (pré-Copa); fase "tente outra vez" (fim do primeiro turno e começo do segundo); "última chance" (reta de chegada), portanto as previsões são ainda mais arriscadas, mas, já que não dá para comentar o futuro, vamos pensando no atual; o que esperar dos clubes na atual fase e dos principais confrontos?

 

 

 

Separando por pelotões, como tradicionalmente fazemos, para mim, temos o seguinte hoje (MUITO pode mudar depois dos resultados do meio de semana - clubes com asterisco) - não há ordem dentro dos pelotões:

 

 

 

Título: Grêmio e Cruzeiro.

 

Libertadores: Atlético-MG, Santos, Internacional (*), São Paulo e Corinthians (*).

 

Sul-Americana: Vitória, Flamengo (*), Atlético-GO, Prudente (?), Botafogo, Fluminense, Palmeiras (*), Avaí.

 

Rebaixamento: Ceará, Guarani, Goiás, Vasco, Atlético-PR.

 

 

 

Principais possibilidades de mudança: crescimento dos cinco da Libertadores para brigar pelo título, decepção de Cruzeiro ou do São Paulo, melhorias de Flamengo, Goiás e Vasco e surpresa ainda maior de Prudente e Atlético-GO, pioras consideráveis de Botafogo e Avaí.

 

 

 

Primeira rodada:

 

 

 

Sábado, 08/05

 

18h30m – Botafogo x Santos – Engenhão

 

18h30m – Atlético-GO x Grêmio – Serra Dourada

 

18h30m – Palmeiras x Vitória – Palestra Itália

 

 

 

Domingo, 09/05

 

 

 

16h - Flamengo x São Paulo – Maracanã

 

16h - Atlético-MG x Vasco – Mineirão

 

16h - Internacional x Cruzeiro – Beira-Rio

 

16h - Corinthians x Atlético-PR – Local a definir

 

18h30m - Ceará x Fluminense – Castelão

 

18h30m - Guarani x Goiás – Brinco de Ouro

 

18h30m - Avaí x Prudente – Ressacada

Link to comment
Share on other sites

 

Sim, e de mau gosto para os torcedores do clube, diga-se de passagem. 06

 

Creio que os favoritos para o título são mesmo Cruzeiro, São Paulo, Grêmio e Santos. Correm por fora Corínthians e Flamengo.

 

Campanha "explode" mas não consegue nada esse ano: Prudente

 

Espero que o Palmeiras não faça uma campanha vergonhosa, já que a Sul-Americana vale alguma coisa agora. 09

 

E, Lt, o que são os asteriscos?

 

 

Mr. Scofield2010-05-04 21:33:47

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Scofa, São Paulo esse ano nem pensar no brasileiro. Sério mesmo, chances zero disso acontecer. Outro que pra mim não tem chance alguma são os gambás. Se ganham a liberta, desencanam do Brasileiro. Se perdem, periga até cair pelo tamanho da crise e do rombo financeiro...

 

Link to comment
Share on other sites

 

Jogo bizarríssimo esse da Libertadores do São Paulo, falar nisso. Eu, particularmente, acho que o tricolor paulista tem estrela demais e pode chegar tranquilo, apesar das deficiências (acho que esse é o time mais fraco dos últimos anos). Todos os times oscilam muito, acho que a característica e razão do triunfo do SP é manter certa regularidade quase sempre. Mas há times teoricamente superiores. Grêmio, Santos e Cruzeiro são melhores.

Acho que o Cruzeiro perdeu o campeonato passado em casa e por causa de privilegiar demais a competição continental (o que considero razoável, apesar dos pesares.. 06). Este ano o Santos desponta como favorito, mas não sei não.

Os gambás não vão ganhar a Libertadores. Perigam nem passar do Flamengo. Deixa pegarem o primeiro time argentino. 06

 

Mr. Scofield2010-05-05 00:05:05

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu não acho que o Botafogo vai brigar pelo título, e sim pra ser o quarto, ou quinto ou sexto melhor time do campeonato. E não tanto por méritos próprios, mas sim pelos defeitos dos restantes. Eles tem alguns jogadores que eu curto (poucos), mas principalmente pq é um time bem montadinho, com um certo ânimo e com um técnico que descobriu a forma de jogar com ele. Tem força sim pra brigar por Libertadores, ou pelo menos chegar perto disso.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

São os times que podem ter mudanças mais significativas logo no começo do campeonato a depender dos resultados deste meio-de-semana, Scofa. Faltou colocar o asterisco no São Paulo (Ricardo Gomes ficaria se o time realmente paga o papelão que parecia que ia pagar ontem?), mas eu esperava que eles fossem passar com sobras, daí nem considerei essa possibilidade.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Scofa' date=' São Paulo esse ano nem pensar no brasileiro. Sério mesmo, chances zero disso acontecer. Outro que pra mim não tem chance alguma são os gambás. Se ganham a liberta, desencanam do Brasileiro. Se perdem, periga até cair pelo tamanho da crise e do rombo financeiro... [/quote']

Se sair hoje é capaz que dê tempo ainda de brigar pelo menos pela libertadores. Agora se for mais pra frente sua teoria é válida.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

A teoria do Tensor não é de toda esquisita. Mesmo para quem acompanhou à distância o Campeonato Carioca, dá para saber que o time do Botafogo está razoavelmente melhor do que ao time dos dois últimos anos. E há duas vantagens primordiais: a) o time perdeu o estigma de vice do Flamengo e ganha vantagem; B) mudou, com Joel, a postura não só psicológica, como de entrega da equipe. Outro ponto a se considerar: dificilmente perderão jogadores no transcorrer do campeonato, muito pelo contrário.

 

 

 

Em primeiro lugar, o Botafogo agora tem goleiro. Jéfferson é seguro. Em segundo, deixou de lado boa parte do plantel que carregou o time do chororô (só sobraram Leandro Guerreiro, que é um jogador mediano, e Lúcio Flávio, muito inconstante e posição sobre a qual tenho muitas dúvidas de quem deveria ocupar). Finalmente, o time parece ter se encaixado na defesa, como Joel sabe fazer, explorando um sistema de três zagueiros e dois volantes e com os dois laterais (o bom Marcelo Cordeiro e Somália podendo fazer às vezes o papel de ala pela direita - Alessandro é fraco) tendo boa liberdade para fazer o quê se espera: bola na área de qualquer maneira para Loco Abreu. Com o Herrera buscando o jogo e voltado para marcar, a deficiência técnica e física do Lúcio Flávio pode ser reposta pela capacidade do argentino.

 

 

 

O problema do Botafogo está, principalmente, no banco e na ausência de esquema tático se, por exemplo, precisar realmente sair para o jogo. Contra o Fluminense nas semi-finais até conseguiu fazer isto bem, mas contou com a sorte, a ajuda do árbitro e, para variar, com as bolas paradas. No banco, só tem o tal do Caio ("talismã" de Joel Santana, que, se tivesse um pouco mais de capacidade de poder de marcação, seria titular) e o Edno (putz); além de Alessandro/Somália.

 

 

 

Em suma, é um time de uma jogada, de um esquema, de um perfil muito definido e pouco variável. Quando joga sob pressão, pode-se complicar. Veremos a postura em duelos em casa contra equipes retrancadas (CAP, Goiás, por exemplo) e/ou velozes (daí o Santos ser um teste ideal no sábado). O time não é de todo fraco, mas não há reposição e o Brasileiro é longínquo, além de exigir soma de pontos a cada rodada.ltrhpsm2010-05-06 03:12:16

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sei que interessará a quase ninguém, mas acho que é o mínimo que posso fazer para apoiar as equipes penas do Estado do Rio de Janeiro:

 

 

 

O Duque de Caxias, até então, estava sob apoio de Eurico Miranda e seus asseclas. Não à toa, o seu filho era técnico do time. Ano passado, no Carioca, o time fez uma burrada bem parecida (tinha um tal de Rodney Gonçalves de técnico, que treinou a base do Vasco na Era Eurico - ou algo similar), quase caiu, estava péssimo na Série B e depois buscou um apoio com o Tigres do Brasil e o Boavista e formou um plantel digno e ficou em décimo-primeiro na competição nacional.

 

 

 

Este ano, situação parecida ocorre. O time disputou o Triangular (!!!) do Rebaixamento no Carioca, ficou com sobras, mas, agora, a diretoria resolveu se afastar - aparentemente para sempre - do grupo de Eurico e voltou à parceria com o Boavista, além do apoio do Botafogo (que já cedeu quatro jogadores). Apesar de ser o grande favorito para a queda (não tem estádio para mandar os jogos, campanha pífia no Estadual, só Deus sabe qual o elenco), acho que é possível se manter com alguma regularidade. Sábado, um confronto pauleira: 21h contra o Guaratinguetá fora-de-casa. Guará subiu da Série A-2 para A-1 no Paulista e é dos meus favoritos para subir de divisão mesmo no Brasileiro.

 

 

 

Outro favorito natural seria o Santo André, mas o time já começou a se desmanchar, portanto temos de ver qual a real capacidade do elenco. Coritiba, sem nenhum outro grande este ano, é o favoritíssimo ao título, ainda mais por ter levado o Estadual. Sport, para variar, sobrou no Pernambucano, mas ainda não teve concorrente à altura (tirou o Paraná da Copa do Brasil e o Paraná nem está tão horrível assim). Nunca se deve desconsiderar Portuguesa - apesar de que, pô, o time tem Athirson e Paulo Sérgio de laterais, pel'amor -, Bahia e Figueirense pelo nome. Ah, e o Ipatinga pela boa campanha no Mineiro também.

 

 

 

Incógnitas: ASA, América-RN, Icasa, Brasiliense (sempre lutando para não cair, mas está lá todo ano), São Caetano (irregular é o seu nome), Vila Nova, Ponte Preta e Paraná, América-MG. Vi Náutico e Bragantino (2 jogos de cada, é óbvio, mas já é algo) e os times eram MUITO fracos; só que como está tudo tão nivelado por baixo...

Link to comment
Share on other sites

 

 

 

 

Sei que interessará a quase ninguém' date=' mas acho que é o mínimo que posso fazer para apoiar as equipes penas do Estado do Rio de Janeiro:

 

 

 

O Duque de Caxias, até então, estava sob apoio de Eurico Miranda e seus asseclas. Não à toa, o seu filho era técnico do time. Ano passado, no Carioca, o time fez uma burrada bem parecida (tinha um tal de Rodney Gonçalves de técnico, que treinou a base do Vasco na Era Eurico - ou algo similar), quase caiu, estava péssimo na Série B e depois buscou um apoio com o Tigres do Brasil e o Boavista e formou um plantel digno e ficou em décimo-primeiro na competição nacional.

 

 

 

Este ano, situação parecida ocorre. O time disputou o Triangular (!!!) do Rebaixamento no Carioca, ficou com sobras, mas, agora, a diretoria resolveu se afastar - aparentemente para sempre - do grupo de Eurico e voltou à parceria com o Boavista, além do apoio do Botafogo (que já cedeu quatro jogadores). Apesar de ser o grande favorito para a queda (não tem estádio para mandar os jogos, campanha pífia no Estadual, só Deus sabe qual o elenco), acho que é possível se manter com alguma regularidade. Sábado, um confronto pauleira: 21h contra o Guaratinguetá fora-de-casa. Guará subiu da Série A-2 para A-1 no Paulista e é dos meus favoritos para subir de divisão mesmo no Brasileiro.

 

 

 

Outro favorito natural seria o Santo André, mas o time já começou a se desmanchar, portanto temos de ver qual a real capacidade do elenco. Coritiba, sem nenhum outro grande este ano, é o favoritíssimo ao título, ainda mais por ter levado o Estadual. Sport, para variar, sobrou no Pernambucano, mas ainda não teve concorrente à altura (tirou o Paraná da Copa do Brasil e o Paraná nem está tão horrível assim). Nunca se deve desconsiderar Portuguesa - apesar de que, pô, o time tem Athirson e Paulo Sérgio de laterais, pel'amor -, Bahia e Figueirense pelo nome. Ah, e o Ipatinga pela boa campanha no Mineiro também.

 

 

Incógnitas: ASA, América-RN, Icasa, Brasiliense (sempre lutando para não cair, mas está lá todo ano), São Caetano (irregular é o seu nome), Vila Nova, Ponte Preta e Paraná, América-MG. Vi Náutico e Bragantino (2 jogos de cada, é óbvio, mas já é algo) e os times eram MUITO fracos; só que como está tudo tão nivelado por baixo...[/quote']

Bom, os times do interior paulista sempre são favoritos na série B. Portanto, Portuguesa e Santo André (mesmo com as intempéries) a princípio devem subir com sobras. Acho que praticamente todo ano pelo menos dois times se distanciam consideravelmente dos demais bem cedo, esse campeonato é bem menos tenso que a série A.

 

O Ipatinga e o América são times fraquíssimos, muito ruins mesmo. A comparação de Cruzeiro (que foi pessimamente escalado para o jogo em que foi eliminado mesmo sendo infinitamente superior) e Atlético com eles chega a dar dó. Os times montam retrancas gritantes para tentar se defender a qualquer custo e aproveitam de falhas para tentar o gol em um raro contra-ataque. Não há ousadia. Aquele Ipatinga que eliminou na copa do Brasil grandes clubes e subiu em 2008 está longe de existir nos dias de hoje.

Mas como não tenho a menor ideia do nível dos concorrentes pela vaga eu não sei. Até porque houve, ao contrário dos anos anteriores, uma elevada subida do Atlético (o Cruzeiro sempre monta grandes times), que o dá status até de razoável vaga na Liberta ou luta pelo título desse ano. Não há como comparar a qualidade atual dos dois grandes com nenhum time mineiro (e elevada fração dos concorrentes na série B desse ano). Portanto, coloco os dois como incógnitas (mas se conseguirem vencer bastante e se distanciar, indicam um baixo nível técnico).

Mr. Scofield2010-05-10 09:29:50

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

CBF divulga tabela do Campeonato Brasileiro da Série C 2010

 

Campeonato começa dia 17 de julho e termina no dia 21 de novembro

 

(CBF.com.br) 17/05/2010 17h49

 

 

 

CBF

 

 

 

A CBF, através da Diretoria de Competições, divulgou nesta segunda-feira, dia 17 de maio, a tabela do Campeonato Brasileiro da Série C 2010 com os respectivos Regulamento e Plano de Ação.

 

 

 

O Campeonato Brasileiro da Série C 2010 começa dia 17 de julho, com as partidas do Grupo D: Juventude x Criciúma às 16 horas, no Alfredo Jaconi, e Brasil x Chapecoense, às 20h, no Bento Freitas. A última rodada acontecerá no dia 21 de novembro.

 

 

 

Veja a tabela aqui: http://www.cbf.com.br/destaques/tabela170510.pdf.ltrhpsm2010-05-18 19:07:59

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...