Jump to content
Forum Cinema em Cena

Super 8 - J.J. Abrams


crazy
 Share

Recommended Posts

  • 1 month later...
  • Members

 

 

 

Terminei de assistir agora a pouco. O filme é muito bom e, como estão dizendo, é mesmo uma mescla de Goonies e ET. Aliás, a cena final é nitidamente uma homenagem a este último que citei. Gostei do elenco infantil, todos são ótimos. Mas me identifiquei mais com o gordinho, pois também era gordinho na minha infância. smiley36

 

Durante os créditos é exibido o filme que os garotos estavam rodando.

 

Queria que todo filme com efeitos fosse como super 8. Bem escrito, bem dirigido e com ótimas atuações. O JJ resgatou exatamente o que ocorreu na época de filmes como "Conta Comigo", "Goonies" e outros. Nostalgia pura.  

Tetsuo2011-08-07 14:03:40

Link to comment
Share on other sites

  • Members

SUPER 8 - 9/10 - O competentíssimo J. J. Abrams "brinca" de Steven Spielberg e faz de "Super 8" uma aventura fantástica com narrativa ágil e personagens carismáticos que remete àquelas ótimas e nostálgicas sessões da tarde. Que delícia assistir a este novo filme do J.J., foi como se tivesse feito uma viagem de volta ao passado e estivesse lá com os meus 7, 8 anos. Não, 11, 12... sei lá. É como se tivesse me transportado para algum momento da minha infância que fez parte da meu "background" cinematográfico. Nostalgias à parte, Abrams empresta a sua competência técnica e sensibilidade para construir uma narrativa coesa que mescla ficção científica com um drama que fala sobre a superação da dor da perda trazendo consigo uma série de personagens carismáticos que só alavacam ainda mais o filme. Uma empolgante mistura de "E.T. - O Extraterrestre" (é como se eu estivesse vendo esse filme pela primeira vez) e "Guerra dos Mundos" (pelo clima apocaliptico) que consegue mesclar o senso de urgência e a dramaticidade necessárias à força da narrativa. É muito bacana ver como tudo converge a favor da narrativa de forma fluida e orgânica, notar a capacidade que o Abrams tem de construir sequências tensas e sutis sem necessariamente apostar na exposição excessiva, a forma como o drama e os conflitos são explorados sem soar piegas. E se o filme peca pelo clímax apressado em termos de ação, todo o restante se mostra excelente, tudo em seu devido lugar. Uma espécie de "Os Goonies" da nova geração.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Que matinezinha bacana! Bem mais leve e divertido (e menos violento) do que se espera de uma produção do J.J. Abrams, que acerta ao investir num clima mais leve, sem menosprezar a tensão. A atenção à dinânica dos personagens ao invés do monstro em si também merece destaque (e qual o problema dos pais buscarem se conciliar com os filhos perto do final, sem muitos motivos, se é justamente isso o que ocorre na realidade?).

 

E o que é aquela Elle Fanning? Bem mais talentosa que a irmã chatinha. E gatíssima, mesmo com 12 anos (parece beeeem mais, juro).

Super 8 = 9,0

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

matinezinha agradavel' date=' nada mais... e nada excepcional..[/quote']Lógico... Dificilmente um detrator de Spielberg iria adorar um filme concebido como uma homenagem a seus clássicos mais seminais... smileys/03.gif" align="absmiddle" alt="03" />

 

 

 

ainda bem q fui claro ao dizer q so desgosto de JP, q de clássico nao tem nada..

 

 

 

HEREGE! 06.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members
O problema que eu vejo na resolução do conflito entre os pais das crianças está na forma como ela foi resolvida, sabe? Trata-se de um conflito de meses, tem toda aquela dor do luto, de uma morte em uma tragédia pesada em que se pese a falta de sorte, a irresponsabilidade e tal, mas muito do orgulho ferido também. Mas eu sempre vou torcer o nariz quando se cria um conflito dramático que simplesmente se resolve em uma única cena e é o que acontece na sequência dos pais dentro do carro. Agora, ainda assim, o impacto desse drama no relacionamento das crianças, passando inclusive pela maneira em que ela se arrepende pelo pai é de arrepiar. Thiago Lucio2011-08-13 23:56:49
Link to comment
Share on other sites

  • Members

O filme cumpre com exito as expectativas criadas pelos trailer, e traz a melhor aventura juvenil que não estrelada ou produzida por Harry Potter e traz um casting bacana e divertido que consegue entreter os espectadores. O grupo de amigos liderado por Joe (Joel Courtney) e Charles (Riley Griffths) se encontram no meia da noite para rodar um filme caseiro na camera super 8 e contan com a ajuda da bela Alice (Ellen Fanning excelente|) e preseciam um desastroso acidente de trem que culmina na fuga de uma misteriosa criatura.

super%208

Além de vários acontecimentos sombrios que cerca a cidade como o desaperecimento das pessoas e cães, tem o inicio o romance legal de Joe e Alice que acabam se aproximando cada vez mais, mais tem que enfrentar os obstaculos dos pais que se tornan inimigos naturais apos a acidente fatal, achei o filme ótimo tem uma boa cena de ação do trem descarrilhando, o monstro realmente aparece e tem um visual bem assustador e faz refrencias obvias a Et,Contatos Imediatos do 3 grau e Tubarão, e claro Ellen Fanning esta menina promete no quesito atuação e beleza ela entrega uma ótima perfomace, valeu
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Ou você tem memória de elefante ou é superdotado06' date=' pois não lembro absolutamente nada de quando tinha 4 anos.

[/quote']

 

 

 

Eu lembro porque minha mãe me gravou vendo E.T. no Natal em 1990! 06

 

memórias infantis normalmente nunca aconteceram, pois seria impossivel o nosso cerebro recordar de algo tão banal assim, se fosse um acidente e etc seria aceitável.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Ou você tem memória de elefante ou é superdotado06' date=' pois não lembro absolutamente nada de quando tinha 4 anos.

[/quote']

 

 

 

Eu lembro porque minha mãe me gravou vendo E.T. no Natal em 1990! 06

 

memórias infantis normalmente nunca aconteceram, pois seria impossivel o nosso cerebro recordar de algo tão banal assim, se fosse um acidente e etc seria aceitável.

 

 

Ver E.T. no Natal e em família não é algo banal.

 

Cremildo2011-08-21 11:37:29

Link to comment
Share on other sites

super 8

 

 

Para mim, cena mais impactante de Ratatuille é quando o crítico de gastronomia Anton Ego prova do prato que dá nome ao filme, preparado pelo rato Remy.

 

O crítico de culinária impiedoso volta no tempo e se transforma no garotinho assustado, ansioso pelo mesmíssimo prato que agora degusta, só que preparado por sua mãe. A cena é um primor, arrasta quem assiste para os rincões da infância e faz picadinho de qualquer coração empedernido. E ainda é um deleite, já que ninguém ousa imaginar que a comida preparada pela mamãe seja menos que a coisa mais espetacular do mundo, igualmente brilhante é o texto de Ego sobre sua experiência no restaurante e as agruras do ser um crítico. Me contentaria com estas duas cenas, em que pese o resto do filme ser igualmente saboroso.

 

Em Super 8 de J.J. Abraham há uma cena parecida, sintetiza o filme inteiro. Joe está em seu quarto quando Alice bate à sua janela, ele a convida para entrar e os dois começam a conversar, uma doce transgressão já que minutos antes o pai de Joe o havia proibido de vê-la, enquanto os dois conversam um filme caseiro é projetado na parede do quarto, cenas da infância de Joe, junto com sua mãe, a evolução do seu crescimento (e aí entendemos porque os dois são tão ligados), de repente Alice lembra que por negligência do seu pai a mãe de Joe morreu e chora enquanto fala, ele a consola.

 

Primeiro que os atores mirins são superlativos, especialmente Elle Fanning e depois, ali mesmo naquele quarto o diretor resolve tudo. Começa a ligar as pontas que nos darão a noção da extensão da dor de Joe, as diferenças de Alice e seu pai e acima de tudo, revela que naquele momento ninguém ali estava preocupado com monstros à solta, nem o literal e nem os fardados. São dois adolescentes descobrindo que a dor pode ser substitída pelo amor, na sua forma mais pura. Li no site do Jorge Saldanha que se houvesse um senão em Super 8 seria a falta de emoção, não poderia discordar mais. Acho que neste filme a emoção transborda.

 

Nostálgico, intenso... Super 8 é um filme absolutamente delicioso e obrigatório não só para quem gosta de cinema mas para quem já brincou de filme, se é que me entendem. 

 

Nota 11.
Nacka2011-08-25 00:35:21
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Gostei do filme, mas quando comparado a E.T., Goonies e Conta Comigo, empalidece, pois não tem o mesmo carisma e os personagens (as crianças) não são tão marcantes.

Agora, por mais fantasioso que o filme seja, não dá pra engolir que uma simples pickup possa provocar o decarrilamento de um trem daquele porte, e o que é pior, numa colisão frontal o motorista ainda ter todos os seus membros no lugar. =p
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Eu já acho a comparação inevitável ainda mais que, por méritos próprios, o filme me transportou para minha infância. Eu queria ter tido a infância dos personagens deste filme maravilhoso. Mas sempre é bom dizer que o filme não é bom apenas pela "sensação" nostálgica, uma muleta que vem sendo usada por muitos que não curtiram o filme. O filme é brilhante justamente por ser tecnicamente impecável quando precisa ser grandioso, mas por ser essencialmente simples quando busca tocar o coração do espectador. Thiago Lucio2011-08-31 10:40:13
Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...
  • Members

Fantástica a forma como Super 8 nos transporta para o passado, e não apenas por roupas, carros ou vestimentas (isso o dinheiro faz), mas o climão daquela época, dos filmes daquela época. Há sim referências claras a E.T., Conta Comigo, etc., mas isso só enriquece o filme para quem viu esses clássicos da época, a força da obra do Abrams não vem dessas referências. Além do esmero na elaboração das cenas (a do descarrilamento é genial, está entre as melhores do ano), o elenco está soberbo. Como citou o Nacka, a conversa no quarto é linda. Mais linda ainda é a primeira atuação da personagem da Fanning. O gordinho dizendo pro amigo como se sente tb é arrebatador.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...