Jump to content
Forum Cinema em Cena

Terror em Baixa


Engraxador!
 Share

Na sua opinião o gênero terror está passando por mals momentos?  

1 member has voted

  1. 1. Na sua opinião o gênero terror está passando por mals momentos?

    • Sim
      18
    • Não
      11
    • Está como qualquer outro gênero
      1


Recommended Posts

  • Members

Pessoal, crio esta enquete para solicitar a opinião de vocês sobre a situação do gênero terror.

Ultimamente, só andamos tendo o tipo de filme "vamos assustar o pessoal", voltados unicamente para os adolescentes que querem sair com suas namoradas.

Quais foram os últimos filmes de terror com qualidade? Aliás, vamos comentar também a ridícula onda nos EUA que é refilmar filmes de terror japonês.

Comentem.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Graxinha hoje está afim... Mas vamos nos ater ao tópico... Acho que o gênero terror sempre foi um gênero 'bastardo', gerando incontáveis filmes RUINS de dar dó... A exceção no gênero são os filmes bons e a regra os filmes ruins... Isso SEMPRE foi assim, pelo que me recordo.

A diferença é que hoje os oportunistas que se aventuram pelo gênero se utilizam de diversos subterfúgios para disfarçar a ruindade de suas 'obras', coisa que não acontecia 20 anos atrás.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bem, como acabei de ver uma refilmagem de terror japonês (Agua Negra), tô com o assunto "fresquinho" na cabeça.

Todas as recentes refilmagens de terror japonesas que vi O Chamado, O Grito e Dark Water são muito ruins. Até alguns filmes originais (The Eye), cuja refilmagem será protagonizada por Renée Zellweger, está de ruim a medíocre. Aí vem os tipos toscos e sujos de terror, tipo Jogos Mortais, que pra mim não passam de uma porcaria atrás da outra.

Há que saldades de O Bebê de Rosemary!

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Graxinha hoje está afim... Mas vamos nos ater ao tópico... Acho que o gênero terror sempre foi um gênero 'bastardo'' date=' gerando incontáveis filmes RUINS de dar dó... A exceção no gênero são os filmes bons e a regra os filmes ruins... Isso SEMPRE foi assim, pelo que me recordo.

A diferença é que hoje os oportunistas que se aventuram pelo gênero se utilizam de diversos subterfúgios para disfarçar a ruindade de suas 'obras', coisa que não acontecia 20 anos atrás.

[/quote']

Dook, discordo ... Em um passado não muito distante, tínhamos muitos filmes do gênero terror com uma qualidade maior do que os de ultimamente.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Graxinha hoje está afim... Mas vamos nos ater ao tópico... Acho que o gênero terror sempre foi um gênero 'bastardo'' date=' gerando incontáveis filmes RUINS de dar dó... A exceção no gênero são os filmes bons e a regra os filmes ruins... Isso SEMPRE foi assim, pelo que me recordo.

A diferença é que hoje os oportunistas que se aventuram pelo gênero se utilizam de diversos subterfúgios para disfarçar a ruindade de suas 'obras', coisa que não acontecia 20 anos atrás.

[/quote']

Dook, discordo ... Em um passado não muito distante, tínhamos muitos filmes do gênero terror com uma qualidade maior do que os de ultimamente.

Cite alguns.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Não.

Em todas as épocas, o terror se desenvolvia da seguinte forma:

Primeiro surge um filme vanguardista que todos acham bom, aí então todos os filmes de terror, a partir daí, são iguais a ele, porém, todos incrivelmente péssimos.

Sempre foi assim.

E está sendo assim hoje.

 

 

veras2006-4-8 19:20:26

Link to comment
Share on other sites

Bom, eu adoro terror e passei por todas as fases desde 80 pra cá. Também concordo que os piores filmes do mundo vêm do gênero, e que o que é bom é exceção. No entanto, o terror teve uma fase muito ruim há pouco tempo atrás e acho que está se recuperando enormemente.

 

Eu pessoalmente considero filmes como Pânico (que é muito bom, mas é exceção) como de um subgênero "terrir adolescente" que não me agrada muito.

 

O cinema asiático é sensacional (muito pouca coisa chegou ainda no Brasil..o terror asiático é muito mais que O Chamado e O Grito...assistam por exemplo algum filme de Takashi Miike (acredito que um dos melhores diretores da atualidade) ou se não gostarem do estilo dele, que é bem violento, tentem os perturbadores Suicide Circle, Kairo ou Battle Royale, etc e verão que há ainda espaço para coisas altamente criativas e interessantes.

 

Mas o terror está se renovando e se tornando bem interessante, porque eu acreditava que o gênero estava esgotado...descobri que não está. Acredito que o gênero está se livrando dessa idéia que só terror adolescente faz sucesso e produzindo coisas mais adultas e soturnas também(não raro sem nenhum toque de humor (que eu odeio) ou com pouquíssimos toques de humor inteligente).

 

Graxa, o Exorcismo de Emily Rose é um ótimo filme, muito bom, mas é mais interessante pelo lado dramático (mesmo nas passagens aterrorizantes) do que de terror.

 

Acho Saw bárbaro (mas pegou uma grande parte do público errado), um verdadeiro retorno ao horror que me prendia aos filmes da década de 80 (mas não gosto de sua continuação), adoro de paixão The Devil´s Rejects (que parece ser uma poderosa antítese de toda Hollywood, um chute nas canelas, fazendo de todos os elementos "louváveis" dos filmes considerados bons pela crítica, poeira (sem ser engraçadinho ou voltar para o terrir)), acho Wolf Creek um filme muito interessante, sou um dos que amam Mar Aberto, que aliás quase parei várias vezes de ver porque estava tão tenso que duvidava que conseguisse chegar ao final (pois estava totalmente imerso no drama dos personagens) e é claro que não podia deixar de comentar do maravilhoso The Descent, que acrescenta ao clima sombrio, violento dark e tenso, algo interessante e reflexivo.

 

Não, pra mim, o terror vai muito bem, obrigado. É só saber filtrar um pouquinho, porque tem muita coisa ruim por aí...mas sempre teve.ivoschandelier2006-4-8 20:25:10

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Discordo.

 

O problema é que terror é tratado como genero de segunda linha, diversão rasteira. Ou seja, só chegam no Brasil ou os financiados por grandes estudios, ou em locadoras, uns titulos obscuros.

 

Agorra pegue um compartilhador de arquivo que você tem acesso a nata do terror, que continua produzindo filmes excelentes até hoje.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

De fato, o gênero terror sempre produziu mais filmes ruins do que bons. É por isso que os amantes do gênero normalmente são um pouquinho masoquistas, e curtem ver umas podreiras pra se divertir (afinal, às vezes se aproveita alguma coisa de filmes ruins). Mas realmente, os filmes de terror que estão surgindo ultimamente estão meio fracos, eu acho. Os antigos são ruins, mas pelo menos têm aquele clima nostalgico bacana. Talvez os filmes ruins da atualidade fiquem menos ruins no futuro, he he.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Bom' date=' eu adoro terror e passei por todas as fases desde 80 pra cá. Também concordo que os piores filmes do mundo vêm do gênero, e que o que é bom é exceção. No entanto, o terror teve uma fase muito ruim há pouco tempo atrás e acho que está se recuperando enormemente.
Eu pessoalmente considero filmes como Pânico (que é muito bom, mas é exceção) como de um subgênero "terrir adolescente" que não me agrada muito.

O cinema asiático é sensacional (muito pouca coisa chegou ainda no Brasil..o terror asiático é muito mais que O Chamado e O Grito...assistam por exemplo algum filme de Takashi Miike (acredito que um dos melhores diretores da atualidade) ou se não gostarem do estilo dele, que é bem violento, tentem os perturbadores Suicide Circle, Kairo ou Battle Royale, etc e verão que há ainda espaço para coisas altamente criativas e interessantes.


Mas o terror está se renovando e se tornando bem interessante, porque eu acreditava que o gênero estava esgotado...descobri que não está. Acredito que o gênero está se livrando dessa idéia que só terror adolescente faz sucesso e produzindo coisas mais adultas e soturnas também(não raro sem nenhum toque de humor (que eu odeio) ou com pouquíssimos toques de humor inteligente).


Graxa, o Exorcismo de Emily Rose é um ótimo filme, muito bom, mas é mais interessante pelo lado dramático (mesmo nas passagens aterrorizantes) do que de terror.

Acho Saw bárbaro (mas pegou uma grande parte do público errado), um verdadeiro retorno ao horror que me prendia aos filmes da década de 80 (mas não gosto de sua continuação), adoro de paixão The Devil´s Rejects (que parece ser uma poderosa antítese de toda Hollywood, um chute nas canelas, fazendo de todos os elementos "louváveis" dos filmes considerados bons pela crítica, poeira (sem ser engraçadinho ou voltar para o terrir)), acho Wolf Creek um filme muito interessante, sou um dos que amam Mar Aberto, que aliás quase parei várias vezes de ver porque estava tão tenso que duvidava que conseguisse chegar ao final (pois estava totalmente imerso no drama dos personagens) e é claro que não podia deixar de comentar do maravilhoso The Descent, que acrescenta ao clima sombrio, violento dark e tenso, algo interessante e reflexivo.
Não, pra mim, o terror vai muito bem, obrigado. É só saber filtrar um pouquinho, porque tem muita coisa ruim por aí...mas sempre teve.[/quote']

Pelo visto, estou diante de um fã do gênero ... Penso que tocou exatamente no ponto certo, quando diz: "Acredito que o gênero está se livrando dessa idéia que só terror adolescente faz sucesso e produzindo coisas mais adultas e soturnas também". Creio que esta enquete se sairia melhor a uns 2, 3 anos atrás, quando o gênero terror teve realmente uma recaída, mas agora está se reerguendo de novo, com os filmes que você citou (além dos recentes e elogiados: Camisa de Força, O Albergue, Wolf Creek, etc.).

Obrigado pela colaboração com o tópico... smiley1.gif

Off topic: Você postou um parênteses dentro de parênteses.

O cinema asiático é sensacional (muito pouca coisa chegou ainda no Brasil..o terror asiático é muito mais que O Chamado e O Grito...assistam por exemplo algum filme de Takashi Miike (acredito que um dos melhores diretores da atualidade)

smiley36.gif

Link to comment
Share on other sites

Off topic: você postou um parênteses dentro de parênteses[/Quote]

 

Ixi, Graxa...não me condene por meus parênteses dentro de parênteses ou vai me repreender sempre. smiley36.gif Isso é uma mania horrenda que tenho. Não raro no meio do texto, acabo me perdendo e abrindo outros parênteses dentro dos primeiros devido ao número enorme que uso, coisa de maluco mesmo.   smiley29.gif

 

Bom, tô me policiando para usar o mínimo possível, valeu pelo toque. Veremos daqui a uns vinte posts que tudo estará do mesmo jeito, mas vale a boa intenção. smiley1.gif

 

Mas só pra não ser muito bonzinho e te cutucar com a espada do mal, já que o "ivo" do meu nick vem da sonoridade de "Evil" e não do nome ivo, na verdade, na frase dita por você: "Creio que esta enquete se sairia melhor a uns 2, 3 anos atrás (...)" como você está se referindo ao passado o correto é "...há 2,3 anos atrás" por causa do verbo "haver". smiley15.gif Portanto, smiley36.gif pra você também!!!

 

 

 

PS: Tem um montão de apreciadores e fãs do gênero por aqui. O Daft e o The Deadman também são grandes fãs, pra citar dois.   smiley17.gifivoschandelier2006-4-9 10:33:47

Link to comment
Share on other sites

Ô pato chato... Logo se vê porque o Patolino não tem namorada... smiley36.gif

 

Ahmm...ok. Vamos tentar achar algo para comentar, lembrando que não vi nenhuma informação que não concorde no seu post, está brilhante!! Até porque você só concordou com o que eu disse... smiley36.gif

 

Mas sem brincar agora, deixe-me comentar outra problemática... estive pensando, será que a gente tem razão quando diz que o gênero deu uma recaída há uns anos atrás com a emergência do terror adolescente? Ou seria mais adequado dizer que o cinema norte americano de horror decaiu nessa época?

 

Note que as datas da produção de filmes interessantíssimos no cinema asiático e alguns bons filmes europeus como o francês "Man Bites Dog" por exemplo, correspondem a esse período...

 

Pra mim fica difícil avaliar porque a maioria dos filmes desses países conheci depois de 2004, mas creio que os filmes que mais gosto correspondem a produções desde o final da década de 90 até 2003. Há um poder muito grande do cinema americano em geral sobre o Brasil... por isso, mesmo essa primeira impressão de decadência do gênero pode ser ilusória. A exemplo do cinema asiático, os europeus também dificilmente chegam aqui ou chegam com muito atraso, dando a impressão de que são superlançamentos. Há quanto tempo já vi Shutter (Espíritos)...foi no ano passado! smiley18.gif

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...
  • Members

É questão de procurar. Encontrei ano passado um filmaço de horror lançado direto em vídeo: A Casa dos Pássaros Mortos. Roteiro de primeira (é bom ver o filme mais de uma para entender a história e pegar os detalhes), personagens dúbios, bons efeitos. 

Tem sido lançado boas coisas no gênero: Madrugada dos Mortos é ótimo. The Eye - A Herança cria muita tensão e suspense quase sem usar sangue. Terra dos Mortos é George Romero em forma de novo. Não tá ruim o gênero, não. O problema é que para cada Casa dos Pássaros Mortos que lançam, as distribuidoras enfiam três tranqueiras tipo Homem-Mosquito, Homem-Esqueleto ou Lenda Urbana 3 - Bloody Mary. E diretores como Ruggero Deodato, Takashi Miike e tantos outros fora do circuito americano ficam longe das locadoras e cinemas daqui.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Exatamente. Hoje em dia o gênero terror produz em maior quantidade os "terrores-adolescentes", também conhecidos como "vamos assustar a garotada". São raros os espécimes que botam medo e dão dinheiro aos donos.

Alguém viu O Massacre da Serra Elétrica (2004)? Dizem que é um exemplar de "terror-adolescente" que presta.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Exatamente. Hoje em dia o gênero terror produz em maior quantidade os "terrores-adolescentes"' date=' também conhecidos como "vamos assustar a garotada". São raros os espécimes que botam medo e dão dinheiro aos donos.

Alguém viu O Massacre da Serra Elétrica (2004)? Dizem que é um exemplar de "terror-adolescente" que presta.

[/quote']

Sim, a Jessica Biel presta. smiley36.gif

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...