Jump to content
Forum Cinema em Cena

Blood Festival


Nacka
 Share

Recommended Posts

 

frightnight.jpg

 

 

 

Pois bem, acabou. Quero agradecer aos que participaram do Festival, sei que não é fácil arrumar tempo e postar um top aqui, mesmo que seja de apenas 3 filmes (sei disso porque não foi fácil para mim), acho que valeu a experiência, alguns filmes eu nunca tinha ouvido falar, caso do Ferrara e um postado pelo Scofa, acho... e isso é legal porque acho que se algum mérito houve é que o Festival ampliou um pouco o entendimento dos filmes do gênero. Quem diria que um filme obscuro onde a palavra vampiro sequer é pronunciada, aparecesse (e bem) nas listas? Foi o caso de "Near Dark" filme dirigido por Katryn Bigelow, a dama de ferro. Ou, mais curioso ainda, como explicar o fascínio por um filme de 1922?!? O clássico de Murnau frequentou bem as listas e a preferência dos participantes.

 

 

ed43f180th2mlxy6csolii0bd.jpg

 

 

E apenas dois anos separam duas pérolas dos anos 80 (que já havia nos assombrado e maravilhado com "The Hunger"): "Garotos Perdidos" e a "Hora do Espanto" legítimos participantes de uma década onde o estilo e o kitsch passeavam de mãos dadas sem pudor algum.

 

Coppola, Herzorg, Murnau, Polanski, Bigelow, Schumacher, Jordan, Ferrara, Rodriguez... todos eles deram sua gota de contribuição para o Festival.

 

Ainda esta semana, os mais votados e a saga de Crepúsculo impiedosamente comentada pela Kate B. uma espécie de auxílio luxuoso para o Festival. Aguardem... pobre Edward... hahahaha.

 

 

near-dark_jpg_595x325_crop_upscale_q85.jpg

 

 

 

 
Link to comment
Share on other sites

Como prometido, aqui vão os textos da Kate B. sobre a saga Crepúsculo. De minha parte, achei muito corajoso da parte dela escrever de forma tão impiedosa sobre uma série tão querida (ugh!) mas a Kah escreveu não só sobre os dois primeiros filmes, assistiu o último que está em cartaz e mandou bala também. Uma coisa...

 

Eu já tinha visto o primeiro e achei um lixo, isso até ver o 2º, isso mesmo, vi Lua Nova ontem e senhores, não há nada que eu tenha visto neste meus poucos anos como um humilde expectador que seja tão ruim...  imediatmente a nota de Crepúsculo subiu de zero para 0,5. Sem mais delongas vamos conferir:

 

 


Avatar

 

 

 


 

 

Finalizando um Blood Festival sem falar de Crepúsculo chega a ser uma "injustiça". A saga com milhares de fãs pelo mundo não merece um lugarzinho aqui? Com toda a certeza, e com o título de "O que não deve ser chamado de vampiro, por Stephenie Meyer".

 

Em sua obra, vampiros são seres que tem a pele dura e fria como mármore, brilham no Sol e não possuem caninos. Por favor alguém me diga onde estão os caninos de Edward e cia. nos filmes da saga Crepúsculo! Confesso que li os 4 livros e gostei bastante do primeiro, talvez fosse o que eu procurava no momento: uma leitura leve, bobinha e com um toque de romancezinho fofinho, daí continuei a saga, o que foi uma puta de uma má decisão. Mas, aqui estamos para falar sobre os filmes, certo? Então vamos lá... (um pequeno aviso: não sei escrever muito bem sobre as técnicas de filmes, essas coisas, então foquei mais no lado da sensacional história da saga, espero que tenham paciência de ler 0608):

 

 

Crepúsculo

 

 

twilight_10.jpg

 

 

 

Crepúsculo é trash. Péssimas atuações, péssimos efeitos, péssimo roteiro, péssimo tudo, haha. De verdade, nada se salva. Kristen Stewart só sabe gaguejar e piscar os olhos, enquanto Robert Pattinson provavelmente se revela o ator mais inexpressivo de sua geração. O romance deles no filme ficou algo incrivelmente tosco, sendo que no livro é o melhor que acontece. Tem charme, de verdade. No filme eles se olham, Bella se apaixona por seus lábios rosados e pronto, o amor já é eterno. Ficou parecendo aqueles finais de filmes da Disney, que o mocinho e a mocinha se olham, cantam, dão uma volta no parque e a partir disso vivem felizes para sempre. Para completar, vemos a mocinha querendo abdicar de tudo para se tornar igual ao amado. Onde diabos estão os valores desta garota? O que a Meyer pretende "ensinar" com isso?

Para começar, podemos partir do princípio que a Bella deve ser uma das mocinhas mais chatas da história, que não demonstra ter afeição pela mãe e muito menos pelo pai, que não dá a mínima para nenhum dos amigos (sempre com aquele fone de ouvido, livro em mãos e cara de entediada); o que parece ser uma justificativa pelo seu amor doentio pelo vampiro porpurinado. A trama do final é absolutamente ridícula. Pq diabos um único vampiro iria peitar 7 (ou sei lá quantos Cullen são) só pelo prazer de dar umas sugadinhas na Bella? A Meyer deu lá seu nome para o que o James era e mesmo é assim é tosco. Taí um outro problema fundamental desta saga: ela não tem história! rs A Meyer tem um problema absurdo em criar vilões ou qualquer outra coisa que possa gerar algo digno de curiosidade e interesse para o leitor ou para aquele que assiste o filme.


 

twilight_40.jpg 

 

 

Então temos aquele final, onde Edward suga o veneno de Bella e Kristen Stewart nos ensina que ficar vesga é sinal de dor no Cinema. A partir daí, ela se desespera pela partida de seu amado, pisca e gagueja frenéticamente para que ele não vá, pois o ama e não sabe viver sem ele. Desde quando? O tal problema do romance deles que eu disse anteriormente nos faz questionar isso. E, além de tudo, começa a partir desse final, a eterna discussão dos dois sobre ela virar vampira etc.

 

 

Lua Nova

 

 

newmoon_07.jpg

 

 

O filme começa com um sonho de Bella: ela se via no campo florido e Edward ia a seu caminho. Sua avó aparece à sua frente e, pasmem!, elas fazem os mesmos movimentos. Bella percebe, então, que ela era sua avó, ela estava se vendo no espelho Edward beija sua mão desejando feliz aniversário. Então começa a baboseira. Provavelmente um dos piores livros que já li foi transformado em filme. Para começar, é um sério problema criticar Lua Nova sem relembrar Crepúsculo. Pq? Pq o filme simplesmente se repete em tudo. É trash do mesmo jeito. Ok, melhora um pouquinho, mas ainda assim beira a ruindade. Então, nos resta a falar da história...

É o mesmo lenga lenga de Bella pedindo que Edward a transforme, o mesmo romance inexplicável e entediante dos dois, a mesma cara de entediada de Kristen Stewart. Ah, ok, esse muda um pouco sim, Edward, após um pequeno incidente (uma das melhores cenas de humor involuntário já vista) decide abandonar Bella por perceber ser um perigo à moça. Isso mesmo, o vampiro que deveria amá-la, simplesmente pica a mula e deixa a garota largada por não saber lidar com o problema que os dois possuem. Um belíissimo exemplo de como um homem deve se portar: sendo covarde. Bella entra, então, em um estado de depressão, se isolando de todos (mas ela já não fazia isso normalmente? ah, tá).

newmoon_21.jpg

(A cena do humor involuntário merecia vir para cá 06)

Seu pai, preocupado, ameaça mandá-la para Phoenix, onde ela voltaria a viver com a mãe. Desesperada, ela diz que irá sair com a amiga Jessica (a fofinha Anna Kendrick, de Up in the air). É aí que Bella tem sua alucinação pela primeira vez: diante do perigo, Edward aparece de forma fantasmagórica em sua frente pedindo que ela não faça nenhuma besteira e preze por sua vida. E como toda moça esperta, ela vai em direção ao perigo, apenas pelo prazer de ver o amado (WTF, Meyer). Ela decide, então pegar motos velhas e levar até Jacob, que passa a ser seu melhor e mais íntimo amigo, aquele que estava sempre presente, que a fazia sorrir, que a fazia sentir-se ela mesma. Mais tarde Bella descobre um pequeno probleminha: Jacob é um lobisomem! Que vida complicada, a dessa menina, não? O "amor" de sua vida é um vampiro, e seu melhor amigo é um Lobisomem. E, pasmem!, o lobisomem também se apaixona por Bella.

Ok, vamos entrar no clima da saga? Se temos de escolher entre o vampiro porpurinado e o lobisomem, por favor, vamos escolher o lobisomem? Pelo Jacob Bella não teria que abdicar de sua vida, continuaria normal, poderia viver. Jacob nunca a abandonou, sempre ficou a seu lado a protegendo, a fazia sorrir e ela sempre afirmou que se sentia ela mesma ao seu lado. Pq diabos, então, esta topeira escolhe no final do filme, o cara que a largou? Um infeliz superprotetor (cof, cof, manipulador) e uma das pessoas mais entediantes ever? Que simplesmente picou a mula por não saber lidar com o problema dos dois? Mais uma vez a Meyer ensinando às garotinhas o certo a se fazer!

 


newmoon_23.jpg

 

 

Bella não possui amor-próprio algum, tanto que, em sua contínua busca por perigo para poder ver o amado em suas alucinações, ela decide pular de um penhasco. Palmas mais uma vez para Meyer. Bella é salva por Jacob e descobre que um amigo de seu pai havia morrido. Voltando para casa se depara com Alice, a irmã vampira de Edward, que tem o dom de prever acontecimentos futuros, a viu se tacando do penhasco e pensou que ela estivesse morta. Ao sair para se alimentar, Jacob entra na casa e está quase a beijando quando o telefone toca. Ele diz à pessoa que o Chefe Swann não estava, tinha ido a um funeral. Oh meu Deus! Era Edward no telefone e ele pensa que Bella está morta! Oh meu Deus, o que fazer agora? No início do filme ele nos conta a história da família Volturi, uma família de vampiros que é poderosíssima na Itália e vivem em segredo, caso alguém ameace esse segredo, é morto por eles. Edward decide, então, ameaçá-los para poder ser morto. Prevendo seus movimentos, Alice conta isso a Bella, que vai para Itália junto com ela para salvar o "amado".

De nada adianta o apelo de Jacob. E, por favor, com tantos meios de comunicação hoje em dia, tinha mesmo como esse engano acontecer? A Meyer tentou fazer desse segundo capítulo da saga um Romeu & Julieta dos tempos modernos, onde a confusão de Romeu acontece pq ele deu uma ligação errada, ao invés de não ter lido uma carta. No filme tem uma cena que Edward diz as frases de Romeu, inclusive, no início dele se não me engano. Eu fiquei constragida, se um cara diz aquilo para mim eu sairia correndo. Ao chegar na Itália, Bella se joga em Edward, evitando que ele entre em contato com o Sol e mostre a todos os seu segredo carnavalesco.

newmoon_14.jpg

 

Levados aos Volturi, somos lançados ao primeiro momento interessante de toda a saga até o momento. Atores bons e uma trama interessante, Dakota Fanning perfeita como a pequena Jane. Mas como nem tudo que é bom dura, a Meyer nos tira deles e voltamos ao casal entediante. Bella perdoa o vampiro covarde, oh céus. E insite que ele a transforme para, assim, viverem em paz por toda a eternidade. Lindo, não? Ela faz inclusive uma votação com a família para que eles deixem ela se tornar um deles. Linda cena, por sinal. No final do filme, vemos o duelo entre Jacob e Edward. Jacob deixa claro que não desistirá dela, e Edward a pede em casamento hauahuahuahahauhaauhaha 06

 

newmoon_57.jpg

 

 

Temos, a partir daí, o início para o próximo capítulo da novela vampiresca, onde Bella ficará divida entre os dois amores Edward e Jacob.

 

Eclipse 

 

 

eclipse_01.jpg

 

E já que estreiou dia 30, pq não mencionar Eclipse por aqui também? O terceiro episódio da "saga" escrita por Stephenie Meyer, começa com a mesma ladainha de sempre. Bella, com toda sua simpatia, está de chamego com Edward em um campo florido (cena que, creio eu, deverá existir em todos os filmes). Enquanto ele pede que a moça se case com ele, ela fica exigindo que ele a transforme. E já observamos isso desde o início dessa patética saga. Confesso que esse foi o mais intragável de se ver.

Os filmes da saga, que deveriam evoluir, sentem o prazer de permanecer abaixo da mediocridade, exigindo do público uma força sobrenatural para que ele não durma durante a sessão. Além disso, com um roteiro esdrúxulo, faz pouco caso da inteligência do espectador (vai dizer que ninguém sabia que era a Victoria desde o início? ¬¬ e NINGUÉM desconfiava dela? pelamorrrrrr! precisou o Jasper falar o que havia passado com outra vampira para que a Bella, através de um sonho, "descobrisse"?) para forçar uma trama que não existe! Sim, mais uma vez o problema abusrdo da Meyer não ter história! Tudo o que ela escreveu nesses 4 livros poderiam caber em 2. Ou até menos. Fico com medo só de pensar no 4º filme da Saga, que querem dividir em 2 (sério, como assim?!).

 

 

eclipse_05.jpg

 

 

Voltando a Eclipse, a "trama" está centrada em um exército de vampiros criados por (não sabemos quem!!) Victoria, que quer se vingar de Edward, por ter matado o seu parceiro, James (o descamisado do primeiro filme, a anta que foi atrás da Bella mesmo com 7 vampiros atrás dele); com isso, a ruiva (vivida por uma disperdiçada Bryce Dallas Howard, além de terem acabado com a beleza da mulher) quer a morte de Bella. Além desse pequeno conflito, temos um triângulo amoroso. Jacob se declara apaixonado por Bella, e assume que irá lura por ela. Engraçado que na cena que ele se declarou, numa boa, ele deu uns dez motivos que seriam suficientes para essa mulher nem precisar pensar na besteira que estava fazendo. Justamente o que citei no texto sobre o segundo filme: por Jacob Bella não precisa mudar, ele está vivo, ele sempre a protegeu, não foi covarde, sempre a fazia se sentir bem e sorrir... Ou seja: Bella é auto-destrutiva, masoquista, entre outras coisas.

 


eclipse_02.jpg

 

Além disso, a idiota teve, durante todo o filme, todos os motivos para que ela não fizesse essa transformação. Diversas pessoas a alertaram: seu pai, Jacob e até mesmo Rosalie. O discurdo da fofinha Anna Kendrick, na formatura, foi outro indicativo para a bosta que ela estava por fazer. Ou ela é muito teimosa, ou é uma mula mesmo, confio muito mais na segunda opção. Além disso, Edward, com seus pseudo 109 anos de vida, se mostra um vampiro com uma mente conservadora esdrúxula, com comportamento de um moleque de 16 anos, mais inseguro que não sei o que, chegando a proibir Bella de visitar Jacob e se mostrando, mais uma vez, um tremendo de um manipulador (como eu havia dito no texto do segundo filme, e ele confirma aqui de novo, não mencionando o perigo que Bella estava correndo, tirando-a, inclusive, da cidade), escondendo até verdades da "amada" para "protegê-la"... Faça-me o favor!

É isso que a nossa querida Meyer "ensina" para o público de seus filmes: se a sua vida é um saco, apaixone-se por uma cara possessivo/manipulador, acredite que ele quer te proteger e, se ele te abandonar (sendo covarde), se jogue do penhasco. Aproveitando a deixa, já que ele é um vampiro, faça de tudo para se tornar igual a ele e abandone sua chance de ter uma vida normal, sua família e seus amigos. Perdão se estou sendo repetitiva no texto, minha gente, mas é que o filme se repete em tudo isso 06

A produção do filme continua precária, sem nenhuma vontade melhorar. Quando os lobos se transformam são patéticos, e o que são os vampiros quebrando? Todos eles parecem bonecos de porcelana, é risível. Deve-se ao fato da querida Meyer sempre os descrever como feitos de mármore nos livros. Ao final, lobisomens e vampiros se unem para combater o mal e Bella se mostra apaixonada também por Jacob, e o beija, inclusive. Vemos mais uma característica fantástica em Edward brotar: a de corno manso. É incrível como pode o casal principal ser tão insuportável. Além disso, os Volturi voltam, e como pessoas más muito más, criando vilões de uma série televisiva de quinta categoria, apenas para dizer que eles são maus.

No fim, Bella finalmente aceita a se casar do Edward (dãr!) e explica os motivos para sua transformação em vampira: ela sempre se sentiu deslocada, como se não pertencesse a nada, portanto, não era só por Edward que ela faria isso. Ou seja, dica da Meyer para você querido adolescente que passa por sua crise existencial (o que é normal): arrume uma paixão e mude sua vida por ela, assim você será feliz.

Pecando do início ao fim, acho que nada se salva nesse patético episódio da "saga" Crepúsculo. Ok, não serei tão malvada, o ator que faz o pai da Bella (Billy Burke se não me engano) é ótimo. Eu pelo menos o adoro desde o primeiro filme da "saga", ele tem ótimos momentos; assim como Taylor Lautner que permanece bem à vontade no papel de Jacob (confortável até demais, sem camisa o tempo todo rs). E sei que poderei ser xingada, mas Robert Pattinson até que não está tão ruim... Ele interpreta uma criatura fria e bem, até que não fica tão ruim quanto Kristen Stewart.

E assim ficamos no aguardo do 4º filme da série, que promente ser mais uma baboseira, já que nada acontece no 4º livro, assim como em todos.

 

 

 
Nacka2010-07-05 00:25:21
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 A minha grande preocupação (e não estou sendo ironico, falo sério mesmo!) é saber dos MILHÕES de jovens que ADORAM isso!!!

 Como pode? Onde está o senso crítico deve povo? Que tipo insosso e abestado de adultos esses adolescentes estão para se tornar e que, portanto, serão o "futuro da humanidade"?!! Que tipo de mundo eu e minha esposa (já caminahndo pra velhice) e minha atual filhinha vamos encontrar daqui há uns 15, 20 anos??  

   

 Deus nos ajude!!
Deadman2010-07-05 13:20:29
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Discordo com tudo que essa senhorita Kate B. disse sobre os filmes. Certamente ela não teve a sensibilidade necessária para apreciá-los da forma correta.

 

Que sensibilidade?

 

Eu como mulher me sinto ofendida com uma personagem tão patética e masoquista como a Bella!

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

De nada adianta o apelo de Jacob. E, por favor, com tantos meios de comunicação hoje em dia, tinha mesmo como esse engano acontecer?

Eu também pensei que antes de se matar, já que morrer é uma decisão drástica, Edward poderia ter ligado de novo. Normalmente a gente entra em negação em momentos assim e quer acreditar que não é verdade.

 

 

Dakota Fanning perfeita como a pequena Jane.

Em se tratando de atuações, o melhor momento dos dois filmes é a mudança na expressão de Dakota quando sua personagem percebe que não pode atingir Bella.

 

 

Então temos aquele final, onde Edward suga o veneno de Bella e Kristen Stewart nos ensina que ficar vesga é sinal de dor no Cinema. A partir daí, ela se desespera pela partida de seu amado, pisca e gagueja frenéticamente para que ele não vá, pois o ama e não sabe viver sem ele.

Eu lembro. lol.gif

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Discordo com tudo que essa senhorita Kate B. disse sobre os filmes. Certamente ela não teve a sensibilidade necessária para apreciá-los da forma correta.

 

Que sensibilidade?

 

Eu como mulher me sinto ofendida com uma personagem tão patética e masoquista como a Bella!

 

É o Renato, Fran... ele estava sendo debochado 06

 

 

Fico feliz que tenham gostado das minhas críticas 08 E Lucy, não paro de rir do seu avatar 06

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Conferi Crepúsculo compulsoriamente (acompanhando dois sobrinhos) e só posso dizer uma coisa: lixo, muito lixo.

 Nenhuma ideia que preste, nada se salva. O filme é conduzido de um modo tão porco e tão mal feito que chegou a me assustar.

 Como pode um filme desses seduzir multidões de adolescentes e jovens??? COMO? Qual é a ideia, qual a sensação de um filme tão babaca desses?

 Kate, acho até que você pegou leve demais...

 

PS: Por que quiis passar pela tortura 3 vezes (ou em 3 niveis diferentes)??! image026 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

O primeiro é o pior filme que já vi na miha vida, eu acho 06.gif

 

Tenho amigas que gostam do filme, então acompanho sem muitos problemas, ainda mais que já li a "saga". Mas para não dormir em todos, fiquei sacaneando o filme inteiro. Quase fui expulsa da sessão de Lua Nova 06.gif

 

 

Link to comment
Share on other sites

Assisti o primeiro e já foi demais pra mim. Concordo que é um dos piores filmes já feitos, oo porcaria...

 

Não vou nem arriscar esses outros aí (acho que não servem nem pra humor involuntário), ainda mais depois de ler os textos da Kah, que parece ter um apreço especial pela Kirsten Stewart. 06 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

06.gif

Adóóóóóóóóóóóron.

Morri de rir como texto da Kah.

 

Ao contrário do Beck, que desistiu enquanto foi tempo, eu continuo assistindo.

Embora a porqueira do livro seja merda e o filme... né? Eu li todos os livros e... sei lá. A curiosidade é muito grande. Nâo consigo ler todo mundo comentando sem que eu possa dizer nada! 06.gif

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • Members

Kate B., você é a Kah? A Kahzinha do BBB, aliada do Bat e minha adversária nas votações (bem, nem tanto assim)? Agora é que eu fiquei sabendo, olha como sou desinformado. Um beijo!

Realmente, o texto ficou um barato, bem divertido. Um fechamento bacana, descontraído, para um excelente festival.
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...