Jump to content
Forum Cinema em Cena

Gaúcho é reacionário?


Moviolavídeo
 Share

Recommended Posts

  • Members

Entrevistado pelo jornal britânico The Guardian sobre o

Brasil no jogo de estreia da Copa, disse que os gaúchos são os mais

reacionários entre os brasileiros. Veja abaixo a pergunta e a respectiva resposta na íntegra:

 

 

The Guardian - Será que a “sensatez” da Seleção de

Dunga talvez simbolize o fato de que o Brasil considera-se um país mais

“sensato” nestes dias?

 

 

Sócrates - Dunga é gaúcho - ele é do extremo sul do

Brasil - e eles são os brasileiros mais reacionários. Sua equipe é muito

coerente, em termos de coerência com sua visão de mundo e sua formação.

 

Lanço a pergunta aos usuários do fórum: O Povo Gaúcho é reacionário?

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ao sermos “reacionários” como se
explicaria então os seguintes fatos históricos:


  • O Rio Grande do Sul comandou a “Cadeia da Legalidade”, que garantiu a
    pose de Jango na presidência, e resistiu ao golpe militar de 1964;

  • Do Rio Grande do Sul partiu a “revolução” de 30;

  • Aqui nasceu o Forum Social Mundial

  • Elegemos um governador negro (Alceu Colares)

  • Elegemos uma Governadora (Yeda Crusius)

  • Aqui o PT teve algumas das suas primeiras e mais bem sucedidas
    experiências administrativas, governando o estado e a capital.

  • Porto Alegre, jamais elegeu prefeitos de direita

  • O eleitor gaúcho tem colocado no Palácio Piratini um partido
    diferente a cada pleito.

  • A Justiça gaúcha autorizou um casal gay a adotar. Decisão inédita no Brasil.


Link to comment
Share on other sites

 

 

 

 

 

 

Existem muitos Brasis dentro do Brasil. Eu não sou gaúcho, mas acredito que as influências europeias sejam maiores no extremo sul do Brasil. Portanto, a maior instrução média em relação a vários outros estados, a cultura desenvolvida e o número médio maior de pessoas que pertencem a classes sociais mais esclarecidas, naturalmente desencadeiam um potencial revolucionário peculiar não no mau sentido, mas positivamente, de inconformismo mesmo, afinal são muitos os problemas de um país que se desenvolveu à sombra dos centrais e fôra em sua história, colônia de exploração. Não há que se falar em reacionário aqui.

 

No entanto, acho que há muito pouco desta influência na postura de Dunga na seleção brasileira, não misturemos alhos com bugalhos. Acredito que nossas ações sejam reflexos de nossas experiências, mas postura "sensata" em relação a futebol é demais para mim. Porque depreende-se dela um nível mais profundo, está vinculada, ao meu ver ao aspecto comportamental, que possui caráter mais amplo que a regionalização. Ele é peculiar ao ser humano e caracterizador de experiências que são únicas e variadas vividas por cada ser em particular. E tanto é verdade que, se fosse assim TODOS os gaúchos reagiriam a esses estímulos de forma idêntica. Com certeza existem pessoas (provavelmente muitas) do Rio Grande que discordam de Dunga em vários aspectos. Em relação ao que eu disse acima, mesmo nesse âmbito, acho imprescindível estabelecer os limites entre a cultura de um povo e valores individuais, que creio que foi o pecado ainda maior de Sócrates nessa declaração.

Muito interessante o Movio abstrair da afirmativa o substrato para essa discussão.

 

Mr. Scofield2010-06-19 13:57:58

Link to comment
Share on other sites

  • Members

abstrair o substrato três trigues no trilho do trem louco.gif

 

 

 

O Sócrates generalizou, vai estar errado sempre. Tudo bem que dá pra traçar um perfil de qualquer povo, mas daí a projetar todo um povo nas ações de uma só pessoa vai alguma diferença.

 

 

 

De qualquer forma vale o que o Scofa falou, o Brasil é um resumo do mundo. Somos todos europeus ou asiáticos ou africanos, ou todos ao mesmo tempo, e do ponto de vista histórico, nos mudamos pra cá semana passada.Forasteiro2010-06-19 14:13:08

Link to comment
Share on other sites

  • Members
... mas eu acho sempre muito interessante saber o tipo de imagem que a galera de fora tem do RS...

 

Não acho que seja negativa. Acho que é a mais distoante, só.

 

O gaúcho (regra geral) tende a se achar diferente mesmo. O maior exemplo disso é nas piadas quanto a peculiaridade de cada região.

 

Todo o Brasil acha que os gaúchos são os gays.

Assim como todo Brasil sabe que o carioca é folgado, que o paulista é otário, que o baiano é preguiçoso, que Minas só tem pão de queijo, que o Acre não existe, enfim.

 

No entanto, a opinião do gaúcho é diferente. Eles acham que os cariocas é que são os gays06
Link to comment
Share on other sites

 

 

abstrair o substrato três trigues no trilho do trem louco.gif

 

 

 

O Sócrates generalizou' date=' vai estar errado sempre. Tudo bem que dá pra traçar um perfil de qualquer povo, mas daí a projetar todo um povo nas ações de uma só pessoa vai alguma diferença.

 

 

 

De qualquer forma vale o que o Scofa falou, o Brasil é um resumo do mundo. Somos todos europeus ou asiáticos ou africanos, ou todos ao mesmo tempo, e do ponto de vista histórico, nos mudamos pra cá semana passada.[/quote']

Acho que o Sócrates não pensou direito, para falar a verdade, sua afirmativa contém muitos erros em uma frase só. Preferiria que ele vivesse das glórias que atingiu jogando futebol e de sua carreira profissional.

Deve estar se arrependendo amargamente da generalização estúpida que fez, pois, com certeza está sendo criticado não só no Sul do Brasil, mas no país inteiro.

Na verdade, acho que foi um "amálgama" composto de preconceito (do tipo: "tinha que ser gaúcho mesmo" ou outras coisas ridículas) com o "ódio" (leia-se birrinha mesmo) do comandante da seleção (que é bastante convicto em seus pensamentos). Infantil.

Mr. Scofield2010-06-19 14:31:05

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não acho que seja negativa. Acho que é a mais distoante' date=' só.

 

O gaúcho (regra geral) tende a se achar diferente mesmo. O maior exemplo disso é nas piadas quanto a peculiaridade de cada região.

 

Todo o Brasil acha que os gaúchos são os gays.

Assim como todo Brasil sabe que o carioca é folgado, que o paulista é otário, que o baiano é preguiçoso, que Minas só tem pão de queijo, que o Acre não existe, enfim.

 

No entanto, a opinião do gaúcho é diferente. Eles acham que os cariocas é que são os gays06
[/quote']

Como dizia o Analista, não existe gaúcho viado. Mas quem não nasce em Bagé tá se arriscando. Forasteiro2010-06-19 14:31:27
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acho que o Sócrates não pensou direito, para falar a verdade, sua afirmativa contém muitos erros em uma frase só. Preferiria que ele vivesse das glórias que atingiu jogando futebol e de sua carreira profissional.
Deve estar se arrependendo amargamente da generalização estúpida que fez, pois, com certeza está sendo criticado não só no Sul do Brasil, mas no país inteiro.

Na verdade, acho que foi um "amálgama" composto de preconceito (do tipo: "tinha que ser gaúcho mesmo" ou outras coisas ridículas) com o "ódio" (leia-se birrinha mesmo) do comandante da seleção (que é bastante convicto em seus pensamentos). Infantil.
[/quote']

É, eu não tenho sensibilidade com essas coisas, na verdade. É como qualquer outra declaração de uma celebridade que o pessoal já faz uma tempestade em cima, tipo não sei que atriz esses tempos que disse que olhavam pra ela como se fosse uma paraplégica, ou a Kristen Stewart que disse que se sentia estuprada pela imprensa. O pessoal tá ficando fresco demais.
Link to comment
Share on other sites

 

 

É' date=' eu não tenho sensibilidade com essas coisas, na verdade. É como qualquer outra declaração de uma celebridade que o pessoal já faz uma tempestade em cima, tipo não sei que atriz esses tempos que disse que olhavam pra ela como se fosse uma paraplégica, ou a Kristen Stewart que disse que se sentia estuprada pela imprensa. O pessoal tá ficando fresco demais.
[/quote']

Eu tenho sensibilidade, mas não desta forma. Na verdade, não há porque dar importância real ao que Sócrates ou a Madonna acham de qualquer coisa. Considero triste e decepcionante - isso sim (e acho que essa é a razão dos comentários aqui), que haja pessoas de tanto destaque com uma visão tão pífia e reducionista de mundo.

Mr. Scofield2010-06-19 14:42:08

Link to comment
Share on other sites

 

 

nisso eu concordo plenamente com o Foras. eu tô cagando e andando pra o que o Sócrates acha/fala do RS. aliás' date=' o Sócrates ou qualquer outro.

[/quote']

Estive em vários estados brasileiros, cada um mais fantástico que o outro em sua diversidade. Detesto rivalidade entre estados. Não conheço o RS ainda e sou louco para ir aí (conheci Curitiba e Florianópolis, ambas cidades sensacionais). Há uma boa possibilidade de eu ir viajar para PoA nas próximas férias de Agosto, a não ser que aventure por lugares mais quentes, já que adoro praia (mesmo não sabendo nadar). 06

Mr. Scofield2010-06-19 14:50:32

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

nisso eu concordo plenamente com o Foras. eu tô cagando e andando pra o que o Sócrates acha/fala do RS. aliás' date=' o Sócrates ou qualquer outro.

[/quote']

Estive em vários estados brasileiros, cada um mais fantástico que o outro em sua diversidade. Detesto rivalidade entre estados. Não conheço o RS ainda e sou louco para ir aí (conheci Curitiba e Florianópolis, ambas cidades sensacionais). Há uma boa possibilidade de eu ir viajar para PoA nas próximas férias de Agosto, a não ser que aventure por lugares mais quentes, já que adoro praia (mesmo não sabendo nadar). 06

 

as praias do RS são bacanas, sobretudo Torres (dá uma olhada no google images), mas certamente não é uma boa em agosto, por motivos óbvios. 06

 

sobre a tal rivalidade, ela só tem sentido pra mim quando tem algo como futebol envolvido, fora isso, é irracional e besta demais. acho estúpido, mesmo.

bat2010-06-19 14:52:52

Link to comment
Share on other sites

 

 

 

 

nisso eu concordo plenamente com o Foras. eu tô cagando e andando pra o que o Sócrates acha/fala do RS. aliás' date=' o Sócrates ou qualquer outro.

[/quote']

Estive em vários estados brasileiros, cada um mais fantástico que o outro em sua diversidade. Detesto rivalidade entre estados. Não conheço o RS ainda e sou louco para ir aí (conheci Curitiba e Florianópolis, ambas cidades sensacionais). Há uma boa possibilidade de eu ir viajar para PoA nas próximas férias de Agosto, a não ser que aventure por lugares mais quentes, já que adoro praia (mesmo não sabendo nadar). 06

 

as praias do RS são bacanas, sobretudo Torres (dá uma olhada no google images), mas certamente não é uma boa em agosto, por motivos óbvios. 06

Sim, se eu fosse nessa época seria para fazer uma viagem mais "cultural" mesmo, coisa que adoro também. Ah, mas que eu gostaria de conhecer as praias não há como negar... Eu vi algumas fotos de Torres, você me mostrou, lembra? Fabulosas. 16

 

PS: nem no futebol para mim faz sentido, como sabe. Sou um apaixonado pelo Palmeiras independente de seu estado de origem (se bem que adoro o estado de São Paulo também), acho a torcida do Grêmio emocionante, a do Atlético muito bonita e a imprensa paulista imbecil (com ressalvas, claro). Sem contar que adoro morar em Minas, apesar das ilhas de calor. 0706

Mr. Scofield2010-06-19 14:58:14

Link to comment
Share on other sites

  • Members
nisso eu concordo plenamente com o Foras. eu tô cagando e andando pra o que o Sócrates acha/fala do RS. aliás' date=' o Sócrates ou qualquer outro. [/quote']
Estive em vários estados brasileiros, cada um mais fantástico que o outro em sua diversidade. Detesto rivalidade entre estados. Não conheço o RS ainda e sou louco para ir aí (conheci Curitiba e Florianópolis, ambas cidades sensacionais). Há uma boa possibilidade de eu ir viajar para PoA nas próximas férias de Agosto, a não ser que aventure por lugares mais quentes, já que adoro praia (mesmo não sabendo nadar). 06


as praias do RS são bacanas, sobretudo Torres (dá uma olhada no google images), mas certamente não é uma boa em agosto, por motivos óbvios. 06

sobre a tal rivalidade, ela só tem sentido pra mim quando tem algo como futebol envolvido, fora isso, é irracional e besta demais. acho estúpido, mesmo.

 

Bat, ce ja foi às praias de Maceió, Paraiba (terra da Lucy), Natal e Ceará (terra da Veras), Piauí e Maranhao?? Sem querer desmerecer Torres (q tb conheço) mas as q mencionei dão de lavada em qq uma do sul ou até sudeste..05
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Eu' date=' infelizmente, não tenho imagem nenhuma, porque nunca fui pra lá e não conheço nenhum gaúcho, exceto, talvez, a de que eles sejam mais cultos ou europeizados. Possíveis clichês que me ensinaram.[/quote']

 

Idem aqui...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

o Dunga é um pateta' date=' mas o Sócrates conseguiu se sair pior. 

[/quote']

 

Concordo com o bat. O Sócrates tem se mostrado, como diria o Romário, um poeta qdo calado...acho que ele tem uma mágoazinha de nunca ter ganho nada com a Seleção e ver esta seleção limitada do Dunga poder chegar aonde ele nunca conseguiu...só tenho visto ele falar besteira...07

 

 

Gaúcho reacionário? Normal...é mais uma máscara que querem nos impor...eu nem ligo pra isso...mas o que o Sócrates falou tem um quê de dor de cotovelo implícito.

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...