Jump to content
Forum Cinema em Cena

A Primeira Noite de Um Homem


Thiago Lucio
 Share

Recommended Posts

  • Members

A Primeira Noite de um Homem é excelente. Uma das comédias românticas mais agradáveis do cinema, com certeza - embora não a considere a melhor. Mas, no tocante à sua posição na lista, também acharia exagerada se, na verdade, as outras posições fossem um pouco mais justas. Eu, particularmente, gosto de listas, mas, para que uma lista seja coerente o suficiente, creio que deva ser feita por apenas uma pessoa, que utilize o mesmo critério para todas as colocações. A lista da AFI, assim como muitas outras, é apenas um reflexo do gosto popular da crítica norte-americana, e não condiz nem um pouco com a real importância dos filmes para o cinema (até mesmo porque, na lista, só estão presentes obras faladas em inglês e produzidas nos EUA - ou seja, toda a parte européia do cinema, tão brilhante quanto a hollywoodiana, não entra na contagem).

 

Na lista em questão, dentre os 10 primeiros colocados, são pouquíssimos os filmes que realmente mereçem tal posição. Temos Cidadão Kane, que, indiscutivelmente, é presença garantida em qualquer lista que se preze - falo isso não apenas por admiração à obra, mas sim pela importância para o cinema (particularmente, não sou tão apaixonado pelo filme, mesmo considerando-o uma obra-prima). Na segunda posição, entra Casablanca. Esse sim, mereçedor indiscutível da segunda colocação - o filme que melhor representa a Era de Ouro hollywoodiana, para mim. O Poderoso Chefão, para mim, é bastante superestimado, e inferior à sua seqüência - e, particularmente, não creio que seria tão famoso assim na ausência dela. E O Vento Levou... fica em quarto, mais pela importância do que pela qualidade. Gosto bastante do filme, embora ache exageradíssima a sua colocação.  

 

Lawrence da Arábia é o maior épico do cinema, sem sombra de dúvidas. Um filme praticamente sem falhas. Porém, também acho exagerada sua colocação, embora não seja tão injusta. Com O Mágico de Oz, talvez temos o maior equívoco - o filme é leve e divertido, mas extremamente teatral e pouco interessante na parte musical, o que não torna sua experiência inesquecível. The Graduate já fora comentado anteriormente, e é a sétima obra da lista - em comparação às outras, posição não tão injusta assim. Na oitava, vem Sindicato de Ladrões. O filme é excelente, sem dúvidas, mas também bastante superestimado (pela crítica, não pelo público). Não por ser irregular, e, certamente, está muito longe disso, mas sim por existir vários de igual maior qualidade/importância nas posições inferiores.

 

A nona posição também é exagerada. Sim, crucifiquem-me se quiserem, mas não acho A Lista de Schindler sequer uma das 50 melhores obras do cinema (em gosto pessoal, não entraria nem em 100, mas reconheço sua importância). Spieberg tivera a chance de construir uma obra crua e definitiva sobre o holocausto, mas preferira "hollywoodizá-la'' com seus habituais maniqueísmos e artifícios de manipulação emocional. Porém, a décima está lá para, novamente, fazer justiça na lista - Cantando na Chuva é o grande musical do cinema, mais divertido do que qualquer coisa que já fora feita.  

 

Enfim, a presença de A Primeira Noite de um Homem, em relação às outras, não é tão absurda assim. Como a lista fora composta por mais de 1.000 pessoas (ou seja, é uma média geral entre várias opiniões), seria mais interessante preterir a colocação numérica da obra e, com isso, dar igual valor a todas elas, já que todas têm, como mérito, estar presente na lista dos 100 melhores filmes americanos de todos os tempos. Mas que, às vezes, encomoda o fato de filmes como este ficarem à frente de obras como 2001: Uma Odisséia no Espaço, Crepúsculo dos Deuses ou Apocalypse Now, não posso negar.  
Link to comment
Share on other sites

  • Members
    Até onde eu assisti (infelizmente dormi na metade do filme enquanto assistia na Globo 12) achei o filme bem interessante' date=' com as cameras bem próximas, um tipo de enquadramento estranho, mas ao mesmo tempo interessante, fora q o Benjamim é um medroso de uma figa, fica com medo de pegar a Mrs. Robinson 0606...mas quando pega tb, a véia não dá um tempo p ele 0606...a trilha-sonora desse filme é uma maravilha, se encaixa perfeitamente...preciso urgentemente terminar de ver esse filme, já sei o q acontece no resto dele pq o meu irmão assistiu e me contou 1106, mas mesmo assim, vale a pena [/quote']

 

Não tem como, os melhores comentários são os do Bauer! 06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

    Até onde eu assisti (infelizmente dormi na metade do filme enquanto assistia na Globo 12) achei o filme bem interessante' date=' com as cameras bem próximas, um tipo de enquadramento estranho, mas ao mesmo tempo interessante, fora q o Benjamim é um medroso de uma figa, fica com medo de pegar a Mrs. Robinson 0606...mas quando pega tb, a véia não dá um tempo p ele 0606...a trilha-sonora desse filme é uma maravilha, se encaixa perfeitamente...preciso urgentemente terminar de ver esse filme, já sei o q acontece no resto dele pq o meu irmão assistiu e me contou 1106, mas mesmo assim, vale a pena [/quote']

 

Não tem como, os melhores comentários são os do Bauer! 06

 

    A gente tenta, nem sempre consegue, mas tenta 0606...mas é verdade, ele fica cheio de baitolagem, tinha q ter pego logo a véia 0606

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...