Jump to content
Forum Cinema em Cena

Recommended Posts

  • Replies 91
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

---------------------Spoilers---------------------

 

 

 

 

 

 

Oi Pablo, eu tenho uma pergunta, o q vc acha q o anel significa? Para mim ele era na verdade o totem do Cobb.

 

Outra coisa q eu li e achei muito interessante é q a cena final pode ser considerada como um "inception" do Chris Nolan nos espectadores, já q induz vc a pensar sobre o q realmente aconteceu no filme por vc mesmo (ele nao te dá nem a idéia de q o filme é um sonho, nem de q é real com o corte antes da peca cair).

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

muito boa a critica .....foi o unico critico a destrinchar o filme........

 

O filme é muito bom......dá pra entender ele perfeitamente na primeira vez....ou grande parte dele.....

 

-------------------SPOILERS--------------------------------------------------

 

eu fiquei um pouco com dúvida de como o Cobb e Ariadne depois de se sedar no 3° nivel foram parar no limbo.....

 

no momento que eu assisti.... eu entendi que só iriam parar no limbo akeles que foram mortos e como o sedativo era muito forte e não tinha passado o efeito dele... arremessava o sonhador a um nível mais profundo....mas lendo sua critica.... entendi como foram parar la....faz muito sentido dentro dakilo que foi dito no filme....como eles estavam no 3° nivel e era o ultimo planejado por um arquiteto....

 

''Sem

um ambiente planejado por um arquiteto, este limbo surgiria como um

espaço vazio no qual seus ocupantes compartilhariam seus inconscientes''

 

Tulkas2010-08-06 19:05:02

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Olá Pablo! Adorei a sua crítica :D

 

 

------------------SPOILERS-------------------

 

Além

disso' date=' é no mínimo estranho que seus filhos usem roupas praticamente

idênticas àquelas que vestiam em seus sonhos, que façam movimentos

estranhamente similares e – mais do que isso – que não pareçam ter

envelhecido um segundo desde a última lembrança do protagonista, já que

este parece ter ficado no mínimo um ou dois anos longe delas.

[/quote']

Assim... eu não sou muito bom pra perceber quando uma criança cresce ou não nos filmes hahah, mas eu fiquei vendo os créditos no final do filme e percebi que as crianças cresceram. Digo, tem duas atrizes para a filha e dois atores para o filho, ambos em idades bem diferentes.

Dei uma olhada rápida aqui no IMDB e tem lá na lista do elenco: http://www.imdb.com/title/tt1375666/fullcredits

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

SPOILER!!!!!!!!

 

Só uma dúvida, o simples fato de Eames usar um desfibrilador no Fischer faz com que as duas balas no seu peito sumissem? Ou ele esqueceu que tinha levado dois tiros? Não entendi isso direito...

Bado2010-08-07 02:01:46

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Não gostei da crítica do Pablo. A 1ª parte foi extremamente superficial e convencional. A 2ª parte totalmente descartável, se preocupando apenas de narrar o filme todo mastigadinho (algo que ele elogia Nolan ao não fazê-lo) como se quisesse apenas mostrar que ele entendeu tudo direitinho, o que não convenhamos não é nem um pouco complicado, afinal apesar de toda a complexidade, Nolan cria uma narrativa extremamente honesta e compreensível. A 3ª parte realça alguns possíveis mistérios com relação ao desfecho, apenas pra chegar à conclusão de que nada é conclusivo. Comentário dispensável também. De qualquer forma, eu fico com a impressão de que tudo se resolveu conforme o plano e que a cena final é apenas um recurso que Nolan usou pra jogar o espectador para fora do cinema com mais dúvidas do que certezas. Mais do que isso é masturbação mental...

Thiago Lucio2010-08-07 02:00:22

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Eu acabei de ver com minha esposa, conversamos bastante sobre o filme e chegamos a algumas percepções, mas vamos ter de ver de novo (possivelmente hoje) com atenção a outros detalhes para ter uma opinião mais concreta, mas uma coisa é certa: O Fio de Ariadne guarda o segredo de se chegar ao final ou a uma alternativa caprichosamente guardada, é exaustiva a busca pelas soluções possíveis e é um tanto deselegante diriam alguns, mas parece a solução proposta por Nolan. Os labirintos e ("chutes" ou "totens" um dos dois é o barbante, mais para o segundo), nomes e situações levam a isso.

cristi2010-08-07 03:07:40

Link to comment
Share on other sites

  • Members

SPOILER

 

 

Achei um bom filme, interessante pela idéia da exploração do mundo dos sonhos, pra mim esses caras são como hackers da mente e isso achei bem legal. Toda a sequência do chute no fim é ótima mesmo e o momento magistral pra mim foi quando o Murphy encontra o cata-vento. 

 

Hans Zimmer é o mestre.

 

Mas fora isso, nada de novo, jogos mentais não são novidade, até na HQ da saga da Fênix Negra tem isso em X-Men, por isso achei a ação muito repetitiva, parecendo aqueles jogos de video game, onde se passa de uma fase pra outra e se enfrenta as mesmas coisas, de forma alguma veria esse filme novamente no cinema.

 

Neste mundo do Nolan pelo jeito é comum o ataque desses hackers a mente, então como que um bilionário (treinado pra enfrentar invasores) viaja sem um único guarda costas? já que é preciso uma conexão fisica entre todos pra coisa rolar e no mundo dos sonhos então? a proteção do cara está sempre atrasada...

 

 

Não sei se poderia colocar no mesmo grupo, mas 13. andar me parece um filme semelhante e melhor, assim como O Grande Truque é melhor que A Origem.

 

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

O filme não é tão complexo quanto pode parecer. Acho que o Nolan criou uma narrativa bastante auto-explicativa, o que não chega a ser um demérito, mas não é tão complicada quanto o Pablo faz parecer em sua crítica. "Amnésia" e até mesmo "O Grande Truque" tem narrativas mais complexas, o que não fazem deles filmes melhores vale dizer.

Thiago Lucio2010-08-07 11:23:03

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Boa tarde pessoal' date='

 

 

 

Quem puder, assista o filme em IMAX!!

 

 

 

Há um site que analisou diversas vezes o filme, e postou uma conclusão (definitiva!?!?) sobre o desfecho.

 

 

 

TEM SPOILERS!!!

 

 

 

http://revolvingdoorproject.net/2010/07/23/inception-what-happened-at-the-end/[/quote']

 

 

Hmm... Estou convencido. Minha interpretação, ao ver o filme, foi bem outra, mas acho que eu estava errado.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Então Kako, com todo respeito, discordo do termo "masturbação mental". Entendo que uma boa trama, com desfecho enigmático, pode ser mais interessante que um filme com final "fechadinho".

 

 

 

Gosto de filmes que me fazem pensar, refletir, procurar respostas. Poder sair do cinema pensando em algo, e descobrir mais tarde que estava errado.

 

 

 

Falando mais um pouco sobre o filme, pude assistí-lo em IMAX, e posso garantir que foi uma experiência incrível. E claro, sem esquecer da trilha sonora de Hans Zimmer, algo que beira à perfeição.

 

 

 

AbraçosPaulo Vinicius2010-08-07 15:43:46

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Oi Frank,

 

 

 

Assisti o filme ontem, na sessão das 21h40 no IMAX (Unibanco Pompéia), e ao sair da projeção, tinha outra conclusão em mente.

 

 

 

Quando lí aquele artigo também me convenci que estava "equivocado". Até o momento, estou "fechado" com esta explicação/teoria.

 

 

 

Que venham outras!! rs rs Paulo Vinicius2010-08-07 15:42:46

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

Gosto de filmes que me fazem pensar' date=' refletir, procurar respostas. Poder sair do cinema pensando em algo, e descobrir mais tarde que estava errado.

 

 

 

Abraços[/quote']

 

Então cara, gosto quando um filme faz o que você disse também. Mas gosto quando a reflexão não é sobre o próprio filme.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

"Masturbação mental" foi a melhor do dia até agora, de onde tira isso?

 

Cara, é um tópico sobre um filme ótimo e complexo num fórum de discussão num site sobre cinema, não espere alguém aqui contar como foi a novela.

 

Tem de deixar os aficcionados ficarem pensando no filme que tanto gostaram, para isso serve o fórum, para trocar idéias, percepções....

 

Para não perder o post: Vou reparar bem no anel, para ver se ele é o totem ou se ele aparece em alguma cena que o invalide como "prumo" para o sonho.

 

16cristi2010-08-07 16:47:53

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acabei de chegar do cinema e não sei pq não consigo parar de pensar em Matrix.

 

Esse fim aberto que o pessoal está lardeando para mim foi apenas uma isca para uma sequencia e nem faz muito tempo que o mesmo Diretor usou o artificio em TDK.

 

Tulkas Ariadne não foi pro limbo, os unicos que tiveram lá foi o Cobb e Saito, tanto que o japa aparece bem idoso nele e o Cobb tbm já aparenta um avanço na idade. O que me deixou com uma pulga atrás da orelha, como Mal e Cobb foram pro Limbo sem terem morrido em um sonho e o mesmo depois de ter sido esfaqueado retorna ao Limbo.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Seria outro filme, diferente... mas com grandes possibilidades de ser ótimo também...

 

Mas minha colocação foi mais pela fama que Spielberg tem de finais açucarados demais. Fama que faz até finais de filmes dele que não o são levarem a pecha.
Lucas2010-08-07 23:41:21
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...