Jump to content
Forum Cinema em Cena

A Vila, de M. Night Shyamalan


Akuma
 Share

Recommended Posts

  • Members

 

Para você um personagem complexo tem que inovar?

Não... basta ele não se repetir...

E outra: tomando seu raciocinio estúpido que Ivy é alguém que enxerga bondade nos outros e blablabla (o que é uma inverdade) e que isso é um personagem raso' date=' pq um psiquiatra que falhou com um paciente e tenta se redimir com outro, ao mesmo tempo em que tenta salvar seu casamento é complexo?

Pense garoto, pense...

[/quote']

O problema é que o filme Sexto Sentido não depende dos personagens, porque tem um enrendo, diferente de A Vila.

Enredo batido, calcado na mesma fórmula que consagrou Psicose!!!

Mesma coisa de Psicose? Pode me dizer o que há de sobrenatural em Psicose?

essa é fácil... Perkins e Hitchcock... estão sobrenaturaissmiley36.gif

 

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.4k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Sim' date=' mas como você disse, "Basta não se repetir"[/quote']

Então empatamos... os personagens de O Sexto Sentido, Corpo Fechado e Sinais são tão complexos (ou tão rasos) quanto os de A Vila.

Não perdi tempo nenhum' date=' li um artigo sobre o filme na Cine Monstro e procurei para assistir. Se você disse isso sobre mim presumo que deve usar bastante o Google hein?[/quote']

Uso... vc não usa?

Não sabia que para a mensagem ser a mesma o filme tem que ser praticamente idêntico...

Quem falou em ser idêntico foi você' date=' não eu... Contextos diferentes, metáforas diferentes, aplicadas em situações, que, apesar de terem elementos semelhantes, são, no todo, diferentes.

Bom, se você mesmo disse que Shyamalan faz filmes comerciais, porque ele, como voce diz, encheu o filme de metaforas intelectualóides? Afinal, você acha que o povão entenderia todas essas "mensagens subliminares" que você viu? Acho dificil...

Qual o problema em querer encher um filme comercial de metáforas? Vc acha que Oliver Stone faz cinema de arte? Spielberg? Coppola? Scorsese?

E mensagem subliminar é outra coisa.

Diretor M. Shyamalan é acusado de plágio por seu mais recente sucesso 'A vila'

 

quarta-feira, 11 de agosto de 2004 às 16h34m

 



LOS ANGELES - A editora Simon & Schuster ameaçou processar os estúdios Diney e o diretor M. Night Shyamalan por plágio no filme "A vila" ("The village"), o segundo mais visto nos EUA esta semana, que estréia no Brasil dia 3 de setembro. A escritora Margaret Haddix afirma que há semelhanças entre a trama e seu livro infantil "Running out of time". Margaret disse que foi alertada na semana passada por telefonemas de jornalistas que desejavam saber se ela tinha vendido os direitos para a Disney. No livro e no filme adultos de uma bucólica aldeia do século 19 guardam o mesmo segredo das crianças e uma menina valente atravessa a floresta para conseguir ajuda.

"É certamente uma situação interessante. Estou estudando minhas opções legais," disse Margaret. Em declaração, a Disney e Shyamalan disseram que as "alegações não têm mérito". O diretor indo-americano já tem outro processo de plágio por seu filme ''Signos'', acusado por um roteirista de ser plágio de seu script não filmado "Lord of the barrens". A porta-voz da editora, Tracy Van Straaten, disse que este caso é diferente porque se trata de um livro que vendeu meio milhão de cópias e ganhou prêmios e não uma obra obscura.

Fonte: http://www.glb.com.br/clipweb/manchetes/noticias.asp?858560
[/quote']

Lindo... qual foi o desdobramento disso, vc sabe? Hmmmmmmmmmmmmm...

Mesma coisa de Psicose? Pode me dizer o que há de sobrenatural em Psicose?

Eu disse FÓRMULA, não disse enredo... Já ouviu falar em plot? Estrutura narrativa? McGuffin?

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Então empatamos... os personagens de O Sexto Sentido' date=' Corpo Fechado e Sinais são tão complexos (ou tão rasos) quanto os de A Vila.

[/Quote']

Como eu disse, preciso rever os filmes para poder discutir melhor esse assunto, não me lembro de detalhes. Vou reve-los o mais rapido possivel e ai a gente discute melhor esse assunto.

Uso... vc não usa?

[/Quote]

Sim' date=' sempre quando preciso. Mas voce nao pode afirmar que eu conheco determinado filme porque procurei no google. Tem vários filmes clássicos que eu não vi, mas quando comento algum é porque já vi. smiley1.gif

Quem falou em ser idêntico foi você, não eu... Contextos diferentes, metáforas diferentes, aplicadas em situações, que, apesar de terem elementos semelhantes, são, no todo, diferentes.

[/Quote]

Mas, Dook, metáforas são metáforas, independe do contexto, claro que tem significados diferentes, mas, no fim, são metáforas.

Qual o problema em querer encher um filme comercial de metáforas? Vc acha que Oliver Stone faz cinema de arte? Spielberg? Coppola? Scorsese?

[/Quote]

Oliver Stone faz os dois tipos de filme' date=' seu filme com mais metáforas, Assassinos por Natureza, não é um filme comercial. Spielberg é um diretor comercial, mas seus filmes são entretenimento, ou seja, mesmo tendo algumas poucas metáforas (Guerra dos Mundos por exemplo), funcionam para entreter, senão não venderiam, afinal a massa que assiste filmes comerciais não vai la para refletir, mas sim para se divertir. Coppola e Scorsese não considero como diretores comerciais (claro que há algumas exceções em suas filmografias), é diferente um cara fazer um puta filme bom e ganhar uma boa grana como consequencia e o cara fazer um filme para ganhar dinheiro apenas, e acredito que Shyamalan teve essa intenção com A Vila. A não ser que você considere Apocalypse Now, Poderoso Chefão, Taxi Driver e Touro Indomável como filmes comerciais... Eu não considero.

Lindo... qual foi o desdobramento disso, vc sabe? Hmmmmmmmmmmmmm...

[/Quote]

Não entendo de direito, não sei se plagiou ou não, não li o livro em questão. Só que duas vezes acusado de plágio é muita coincidencia nao acha?

Eu disse FÓRMULA' date=' não disse enredo... Já ouviu falar em plot? Estrutura narrativa? McGuffin?

[/Quote']

Se for assim, então não temos filmes de suspense bons há muito tempo.

Travis Bickle2006-6-20 22:25:33
Link to comment
Share on other sites

  • Members

1) Reveja-os e aproveite e reveja A Vila;

2) Quando eu perguntei de 'melhores filmes' (e foi uma colocação retórica que não leva a discussão a lugar algum), me referi a filmes americanos que é o microcosmo que estamos estudando por ora... enfiar cinema europeu é covardia, vc vai achar coisa melhor que Kubrick;

3) Nunca disse que não são metáforas... Apenas disse que comparar as metáforas de O Iluminado, por exemplo, com as de A Vila é absurdo pois são dois filmes completamente diferentes;

4) Entramos num campo extremamente subjetivo. Bottom line: ser comercial não é o mesmo que ser acéfalo. Acho que agora ficou claro;

5) Se é coincidência ou não, pouco me importa... Me parece CONVENIÊNCIA vc se utilizar de um processo de plágio que nem sabemos que fim deu, para desqualificar o trabalho de um diretor. Filmes são ruins pq não são bem feitos, não pq enfiaram processo judicial no diretor.

6) Não, não temos... o que temos são pérolas esparsas que surgem aqui e ali, refinando fórmulas já utilizadas... O Sexto Sentido é um exemplo.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Esse negócio de plágio eu já desconfio sempre que aparece. Primeiro porque "semelhanças" não faz de algo um plágio. Segundo porque basicamente qualquer obra artística que a gente pegar, vai haver outra obra com semelhanças se a gente procurar.

Na maioria dos casos, é algo simplesmente semelhante, ora. Será que o autor de "Alien" deveria ser processado simplesmente porque sua obra se parece muito com "Calafrios", um dos primeiros filmes do Cronenberg?

Michael Bay & Cia. deveriam ser processados por George Lucas, uma vez que "A Ilha" assemelha-se muito a "THX 1138" em vários aspectos?

Serge Hall2006-6-21 0:13:39
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Serge Hall" A Vila" é obra-prima. Fim de papo. smiley4.gif"

Isso é ironia??smiley36.gif

De forma alguma. É uma das grandes obras-primas do nosso tempo, e acredito que, como muitos filmes atualmente tidos como obras-primas, ele será reconhecido como tal apenas tardiamente.

Pode ser que não, mas acho que assim será.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

2) Diga qual filme trata da questão da paranóia do isolacionismo (que antes do que o sr. pensa' date=' não é um problema exclusivo dos conterrâneos do Bush) e das diversas facetas da violência (principalmente praticada entre familiares, ou seja, entre pessoas que se amam) melhor do que A Vila. Se vc disser e desenvolver o raciocínio, concordarei que A Vila é mesmo um filmeco medíocre;

[/quote']

2) Isolacionismo/faces da violencia => O Iluminado (Kubrick), não preciso nem dizer nada né?

O Shyamalan fez na A Vila referência ao filme do Kubrick: Um dos personagens se chama "Mr. Nicholson". Referência ao Jack Nicholson, ator principal do O Iluminado.

Jailcante2006-6-21 13:15:48
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sinceramente eu acredito, que todos os filmes, com exceção so Sexto sentido do Mr. Night cairam no esquecimento ou no limbo...e nada de virarem obras primas para a posteridade...São filmecos pipocas...Sexto sentido será pelo lembrado pelo Oscar e só... Vamos acordar e encarar a realidade...Ok talvez sejam para vcs, já eh alguma coisa...e vcs repassem para seus filhinhos como obras primas e bla..bla...smiley36.gif  

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Shyamalan é um dos melhores diretores de sua geração' date=' fez 3 dos filmes mais legais desses tempos, agora dizer que "A Vila" é ótimo por causa da mensagem ? Eu entendi a mensagem que o filme passa, ou que pelo menos tenta passar, ultimamente veem mensagem politica e social até em Sexta Feira 13, e afirmo: há uma infinidade de filmes que passam a mesma mensagem sem essa pretensão e pieguice, e de forma melhor. O filme é legalzinho, mas como entretenimento, e só.

[/quote']

Putz! Já são duas vezes que leio algo assim aqui nesse tópico. Primeiro foi a Beatrix, agora você. E fazendo o mesmo tipo de comentário. O Sexta-feira 13 virou saco de pancada nesse tópico.smiley18.gif

Será que vocês poderiam virar o disco...

ou cantar em outro galinheiro smiley11.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sinceramente eu acredito' date=' que todos os filmes, com exceção so Sexto sentido do Mr. Night cairam no esquecimento ou no limbo...e nada de virarem obras primas para a posteridade...São filmecos pipocas...Sexto sentido será pelo lembrado pelo Oscar e só... Vamos acordar e encarar a realidade...Ok talvez sejam para vcs, já eh alguma coisa...e vcs repassem para seus filhinhos como obras primas e bla..bla...smiley36.gif  [/quote']

garota, vc eh chata assim na vida real? vai ser pentelha assim na casa do chapéu

smiley11.gif

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...
  • Members

Chora criança... não vou entrar em detalhes a respeito da psiquê dos personagens já que as atitudes deles estão diretamente ligadas ao final do filme que vc não me respondeu qual é.

Responda as minhas perguntas que daí eu te passo o meu ponto de vista e o debate engrena (difícil' date=' mas pelo menos terei feito minha parte).

[/quote']

Então é assim? Quando você nao tem contra-argumentos diz "Chora criança" e faz outra pergunta? smiley36.gif
1) Você nao sabe o final do filme? Não assistiu? Assisti o filme no cinema faz um tempo, mas me lembro que no fim do filme se nota que o filme se passa no tempo atual, e não no séc XVIII como tentou Shyamalan fazer com que nós acreditássemos, e aquelas criaturas são meras invenções dos aldeões (Oh!) para assustar os moradores da Vila. Genial né?
2) Os personagens são extremamente complexos: uma ceguinha bondosa que no fim é a unica que nota a realidade (Oh!), que genial metáfora, dois retardados e um cara que fugiu da civilização para fugir da violência, legal não? Poucas vezes no cinema se viu personagens tão complexos...

1) Se você ainda acha que a mola mestra de A Vila são as criaturas e a revelação de que elas não existem (algo de que já dava para desconfiar vendo o trailer, como disse o Krivochein em sua crítica), é melhor rever o filme com atenção triplicada.

Ah, claro: a revelação de que as criaturas não existem ocorre uns cinqüenta ou quarenta minutos antes do filme terminar. Não acho que isso caracteriza exatamente um final surpresa. Na verdade, não é nem mesmo um final.

2) É fácil depreciar qualquer personagem ou filme "esquecendo-se" de certos detalhes como, por exemplo, Ivy nunca ter imaginado que era tudo uma farsa, só passando a saber disso quando o pai a comunicou do fato. Ou ainda que ela chega ao final do filme acreditando que as criaturas realmente existem.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Puts ... não é que esse filme ainda rende discussões por aqui ... engraçado que o que o pessoal comenta agora é justamente aquilo que se comentava antes e que parecia no meu modo de entender estava esclarecido ... smiley36.gif

Peraí, mas as criaturas são uma farsa ? smiley5.gif ..... smiley36.gif

Thiago Lucio2006-7-17 12:7:20
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...