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Forum Cinema em Cena

A Vila, de M. Night Shyamalan


Akuma
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Nossa... essa foi a saída mais ILÓGICA possível... Qual seria a trégua? Pq os monstros aceitariam???

Se eu fizesse parte do povoado não engoliria essa' date=' até pq o filho do Brenda Gleeson tinha morrido há poucos dias e Hurt não tinha feito NADA para evitar a morte do garoto...

Entretanto eu acreditaria se os dirigentes dissessem que os monstros poupariam Ivy por ela ser cega...

[/quote']

Aff, quer dizer então que para vc os montros seriam mais complacentes com a cegueira (esse papo de fragilidade é surreal) do que com uma trégua que teoricamente ja estava selada entre as duas partes?

Óbvio... pense com a cabeça de um habitante do povoado: que motivo seria forte o bastante para manter a trégua??? Salvar a vida de um rapaz ferido, quando um garoto havia morrido dias antes??? Alguém engoliria isso??

Seria mais fácil então o personagem de Hurt ir e morrer no meio do caminho para que se provasse que tais criaturas existem... E é ÓBVIO que ele, o dirigente mor, o mentor da farsa, JAMAIS se daria a esse trabalho (e confesso que se Shyamalan tivesse usado desse expediente, aí sim seria uma baita incoerência).

CONDE DOOKAN38376.961712963
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Pois é' date=' ela poderia ter caído no buraco, sido atacada por lobos, ter sido enrabada e roubada na cidade, entre outras N coisas.

Você está analisando a consequência (sorte da garota) quando o que vale ser discutido é a origem.

[/quote']

Sim, sim, sim... poderia ter acontecido tudo isso... o pai dela com certeza previa tudo isso. Entretanto sua necessidade em manter aquele estilo de vida era muito maior que preservar a vida da filha (até pq ele sabia que o que haveria atrás dos muros da reserva era a segurança da reserva florestal e não um estuprador)...

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O quão aceitável se faz parecer a gestão de uma aparente sociedade perfeita e em harmonia sendo que a mesma foi criada em função da violência' date=' mas vive sob uma constante aura de medo e ameaça fazendo até mesmo que se crie um ponto de vigilância permanente ? Eu até posso considerar como um estudo sobre a cultura do medo presente na sociedade americana e a política do seu governo e tal, mas dentro do contexto da trama criada pelo Shyamalan até que ponto o medo de uma "ameaça invisível" substitui e/ou ameniza o impacto de uma violência real. Reconheço também que é um dilema pelo qual o personagem de Willian Hurt passa, mas até que ponto crer nesse argumento e reconhecido o dilema desqualifica-se a história e o desenvolvimento da trama de "A Vila" ?

 

No momento em que o personagem de Willian Hurt revela a farsa para a filha me ocorre duas idéias em conflito. Primeiro, se a intenção de Hurt era mandar a filha cega, pois segundo a paranóia que eles criaram os "monstros" iriam ter misericórdia da jovem, porque ele conta a verdade para a garota ? Não bastava ele deixá-la ir ? Se o fato dele contar foi para livrar a filha do medo, o amor que ela nutria por Hunt iria impedir que ela atravesasse a floresta ? O amor não era algo que a fortalecia e a encorajava ? Contando a verdade para a filha, ele corria o risco de que na volta a farsa toda fosse revelada ( não acredito que ela iria reservar-se de contar a verdade para as pessoas, muito menos para o Hunt ), logo não seria mais prático ele desistir do segredo ou simplesmente deixá-la ir como já foi levantando anteriormente ?

 

Essas foram algumas questões que me fizeram repensar sobre o filme e a princípio são dois elementos que colocados dessa forma me parecem falhas do filme ( começo até a entender a maneira como o Ugarde se referiu ao fato de que Shyamalan partiu do fim para aí sim desenvolver o resto da história ), mas gostaria de voltar a discussão.

[/quote']

1) Sua primeira pergunta é exatamente a pergunta que Shyamalan faz àqueles que assistem ao filme... É como se ele dissesse algo como 'vcs acham que isso é realmente possível?' O resto confesso que não consegui entender onde vc quer chegar...

2) Ele conta a verdade para a garota pq ele vê nela a sua sucessora... Como ela vai sucedê-lo sem saber da verdade e dar continuidade à farsa? Ademais, o papo de que 'as criaturas vão poupá-la por ser cega' foi dito ao povoado e não à própria Ivy... Ele não contou para livrá-la do medo... Ele contou para prepará-la para sucedê-lo. O risco que ele corria foi por água abaixo quando o tonto do Brody vestiu a fantasia e a perseguiu pela floresta...

...NAQUELE MOMENTO, SHYAMALAN CRIA AS CONDIÇÕES PARA QUE A FARSA CONTINUE... COMO O PRÓPRIO HURT DIZ NO FINAL, 'A MORTE DELE FEZ COM QUE A NOSSA HISTÓRIA VIRASSE VERDADE', AFINAL A GAROTA FOI ATACADA E POR SER CEGA, NÃO SE TOCOU QUE ERA O CARA FANTASIADO... AO VOLTAR A VILA ELA DISSE QUE FOI ATACADA...

Como explicitado acima, não é falha... por uma incrível coincidência, Brody a perseguiu na floresta e isso fez com que ela voltasse à vila dizendo que foi atacada. Com isso, a história das criaturas ganhou a dimensão necessária para que a farsa prosseguisse.

CONDE DOOKAN38376.9940856481
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Sim... é o Shyamalan em suas pontas famosas...

 

Em Sinais é a mais óbvia' date=' ele é o sujeito cujo carro bate no da mulher de Mel Gibson. Em O Sexto Sentido, ele é um médico que examina o Haley Joel Osment. Em Corpo Fechado ele não fez nenhuma ponta, se fez eu não lembro. 

 

Existem outras??!!!! Quais?!smiley17.gif

[/quote']
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Ugarde, olha esse exemplo:

O Bush (pai) diz q luta contra o terrorismo (monstros)..........e para salvar a humanidade (Lucius Hunt) da morte, envia os soldados (Ivy) para o Iraque (floresta). Como ela eh cega (os Estados Unidos tem o melhor arsenal do mundo, mata meu bairro inteiro em minutos) acha q pode passar sem ser ferida e pegar o Saddam (remédios)

Tipo, o exemplo, eh tosco smiley36.gifsmiley36.gif

Mas c der uma analisada noq eu quiz dizer, vai ver q o Bush tá paranóico com essa guerra e foda-se, manda quem for pra acabar com o terrorismo e fica enganando a população dizendo q tá melhorando. Vide os jornais norte-americanos, q enganam a população de forma discarada.

Acho q minha explição tá meio horrivel, mas dá pra entender neh

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Acrescentando. Porque ao contar a farsa' date=' o pai da garota não a

avisou que ela chegaria a um mundo muito diferente do que conhecia?

Começo a achar que o pai mandou a filha para a morte e, por uma imensa cagada, ela retornou e fortaleceu o medo na galera.

[/quote']

E que mundo diferente seria esse?? Um mundo onde as pessoas não são

tão ruins??? Um mundo REAL??? Se for esse mundo eu é que pergunto: será

que ao dizer isso o pai dela não estaria arriscando ainda mais a

continuidade daquele way of life??

 

Peraí Conde, a mina deu uma sorte imensa de ter encontrado um sujeito

"bonzinho" no mundo real. Esta sorte só poderia acontecer em um filme...

 

 

 

Se o pai dela a avisasse que as coisas eram bem diferentes, seria só mais uma forma de precave-la.

 

 

 

E tem mais um ponto crucial. Se o pai da garota a quisesse preservar,

teria deixado o Joaquim Phoenix morrer, não contaria a farsa para a

filha e ponto final. Se ele faz tudo pelo way of life, seria muito mais

fácil deixar um não parente morrer do que mandar a filha para uma

viagem sem volta (volto a dizer que ela só voltou porque esse é o mundo

maravilhoso dos filmes).

 

 

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Óbvio... pense com a cabeça de um habitante do

povoado: que motivo seria forte o bastante para manter a trégua???

Salvar a vida de um rapaz ferido' date=' quando um garoto havia morrido dias

antes??? Alguém engoliria isso??

Seria mais fácil então o personagem de Hurt ir e morrer no meio do

caminho para que se provasse que tais criaturas existem... E é ÓBVIO

que ele, o dirigente mor, o mentor da farsa, JAMAIS se daria a esse

trabalho (e confesso que se Shyamalan tivesse usado desse expediente,

aí sim seria uma baita incoerência).

[/quote']

 

 

 

Conde, ponha uma coisa na sua cabeça. NUNCA seria uma incoerência que o pai botasse toda a farsa à perder para salvar sua filha.

 

 

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Pois é' date=' ela poderia ter caído no buraco, sido atacada por lobos, ter sido enrabada e roubada na cidade, entre outras N coisas.

Você está analisando a consequência (sorte da garota) quando o que vale ser discutido é a origem.

[/quote']

Sim, sim, sim... poderia ter acontecido tudo isso... o pai dela com

certeza previa tudo isso. Entretanto sua necessidade em manter aquele

estilo de vida era muito maior que preservar a vida da filha (até pq

ele sabia que o que haveria atrás dos muros da reserva era a segurança

da reserva florestal e não um estuprador)...

 

 

 

Como eu disse, ele poderia ter preservado o way of life sem mandar a

filha. Entre todas as possibilidades, ele pensou na pior de todas. Ele

poderia ter ido à cidade escondido (inventando qualquer desculpa pra

dar uma sumida) e ter trazido remédio para o médico, que era ancião

como ele. Ninguém precisaria saber qual remédio foi aplicado e BINGO.

 

 

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Sim... é o Shyamalan em suas pontas famosas...

 

Em Sinais é a mais óbvia' date=' ele é o sujeito cujo carro bate no da

mulher de Mel Gibson. Em O Sexto Sentido, ele é um médico que examina o

Haley Joel Osment. Em Corpo Fechado ele não fez nenhuma ponta, se fez

eu não lembro. 

 

 

 

Existem outras??!!!! Quais?!smiley17.gif

[/quote']

 

 

 

Em sinais ele é um cara que é revistado (à procura de drogas) por Bruce Willis.

 

 

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Ugarde' date=' olha esse exemplo:

O Bush (pai) diz q luta contra o terrorismo

(monstros)..........e para salvar a humanidade (Lucius Hunt) da morte,

envia os soldados (Ivy) para o Iraque (floresta). Como ela eh cega (os

Estados Unidos tem o melhor arsenal do mundo, mata meu bairro inteiro

em minutos) acha q pode passar sem ser ferida e pegar o Saddam

(remédios)

[/quote']

 

 

 

Acho que sua analogia está equivocada. Acho que a mais óbva seria a

cultura do medo instalada nos Estados Unidos, que faz o turismo ao

exterior despencar e deixa os americanos trancados em casa por medo de

um suposto terrorismo nos EUA. Bush seria o pai realmente, mas seria o

encarregado de manter o medo.

 

Bush manda seus filhos (soldados)  para a guerra sem proposito.

 

 

 

Meu ponto de divergência com essa tese é a de que os fillhos (soldados) de bush não são cegos e sabem pra onde estão indo.

 

Ugarde38377.3192708333

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Óbvio... pense com a cabeça de um habitante do povoado: que motivo seria forte o bastante para manter a trégua??? Salvar a vida de um rapaz ferido' date=' quando um garoto havia morrido dias antes??? Alguém engoliria isso??

Seria mais fácil então o personagem de Hurt ir e morrer no meio do caminho para que se provasse que tais criaturas existem... E é ÓBVIO que ele, o dirigente mor, o mentor da farsa, JAMAIS se daria a esse trabalho (e confesso que se Shyamalan tivesse usado desse expediente, aí sim seria uma baita incoerência).

[/quote']

Conde, ponha uma coisa na sua cabeça. NUNCA seria uma incoerência que o pai botasse toda a farsa à perder para salvar sua filha.

Concordo. Eu como pai, não colocaria nada acima da segurança da minha filha. Mas no filme, se fosse o contrário, a metáfora funcionaria?

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Óbvio... pense com a cabeça de um habitante do povoado: que motivo seria forte o bastante para manter a trégua??? Salvar a vida de um rapaz ferido' date=' quando um garoto havia morrido dias antes??? Alguém engoliria isso??

Seria mais fácil então o personagem de Hurt ir e morrer no meio do caminho para que se provasse que tais criaturas existem... E é ÓBVIO que ele, o dirigente mor, o mentor da farsa, JAMAIS se daria a esse trabalho (e confesso que se Shyamalan tivesse usado desse expediente, aí sim seria uma baita incoerência).

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Conde, ponha uma coisa na sua cabeça. NUNCA seria uma incoerência que o pai botasse toda a farsa à perder para salvar sua filha.

Concordo. Eu como pai, não colocaria nada acima da segurança da minha filha. Mas no filme, se fosse o contrário, a metáfora funcionaria?

Mas se você estivesse no estado de paranóia dos anciãos, você pensaria do mesmo modo? Assim como é fácil dizer que é um absurdo Bush ser reeleito sem estar com medo como os americanos estavam.

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Óbvio... pense com a cabeça de um habitante do povoado: que motivo seria forte o bastante para manter a trégua??? Salvar a vida de um rapaz ferido' date=' quando um garoto havia morrido dias antes??? Alguém engoliria isso??

Seria mais fácil então o personagem de Hurt ir e morrer no meio do caminho para que se provasse que tais criaturas existem... E é ÓBVIO que ele, o dirigente mor, o mentor da farsa, JAMAIS se daria a esse trabalho (e confesso que se Shyamalan tivesse usado desse expediente, aí sim seria uma baita incoerência).

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Conde, ponha uma coisa na sua cabeça. NUNCA seria uma incoerência que o pai botasse toda a farsa à perder para salvar sua filha.

Poderia não ser uma incoerência, mas seria um baita clichê o pai abrir mão de tudo pelo que ele lutou durante décadas para salvar o namoradinho da filha.

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Pois é' date=' ela poderia ter caído no buraco, sido atacada por lobos, ter sido enrabada e roubada na cidade, entre outras N coisas.

Você está analisando a consequência (sorte da garota) quando o que vale ser discutido é a origem.

[/quote']

Sim, sim, sim... poderia ter acontecido tudo isso... o pai dela com certeza previa tudo isso. Entretanto sua necessidade em manter aquele estilo de vida era muito maior que preservar a vida da filha (até pq ele sabia que o que haveria atrás dos muros da reserva era a segurança da reserva florestal e não um estuprador)...



Como eu disse, ele poderia ter preservado o way of life sem mandar a filha. Entre todas as possibilidades, ele pensou na pior de todas. Ele poderia ter ido à cidade escondido (inventando qualquer desculpa pra dar uma sumida) e ter trazido remédio para o médico, que era ancião como ele. Ninguém precisaria saber qual remédio foi aplicado e BINGO.

Se ele fosse escondido, poderia ser descoberto e aí o pau ia comer bonito, e todos sabiam que não haviam os remédios para salvar Lucius lá. E como já foi falado, ele queria manter a farsa a qualquer custo, mesmo que fosse arriscar a filha (e convenhamos, eles estavam numa reserva florestal isolada do mundo cujo dono era o próprio Walker; não havia tanto risco assim).

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Sim... é o Shyamalan em suas pontas famosas...

 

Em Sinais é a mais óbvia' date=' ele é o sujeito cujo carro bate no da mulher de Mel Gibson. Em O Sexto Sentido, ele é um médico que examina o Haley Joel Osment. Em Corpo Fechado ele não fez nenhuma ponta, se fez eu não lembro. 


Existem outras??!!!! Quais?!smiley17.gif

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Em sinais ele é um cara que é revistado (à procura de drogas) por Bruce Willis.

Acho que você quer dizer em Corpo Fechado.

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Óbvio... pense com a cabeça de um habitante do povoado: que motivo

seria forte o bastante para manter a trégua??? Salvar a vida de um

rapaz ferido' date=' quando um garoto havia morrido dias antes??? Alguém

engoliria isso??

Seria mais fácil então o personagem de Hurt ir e morrer no meio do

caminho para que se provasse que tais criaturas existem... E é ÓBVIO

que ele, o dirigente mor, o mentor da farsa, JAMAIS se daria a esse

trabalho (e confesso que se Shyamalan tivesse usado desse expediente,

aí sim seria uma baita incoerência).

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Conde, ponha uma coisa na sua cabeça. NUNCA seria uma incoerência que o pai botasse toda a farsa à perder para salvar sua filha.

Poderia não ser uma incoerência, mas seria um baita clichê o pai

abrir mão de tudo pelo que ele lutou durante décadas para salvar o

namoradinho da filha.

 

 

 

Como eu já disse e citei até uma idéia, não era necessário de desfazer

de tudo que ele lutou. E tem mais, este não é um clichê de filmes

apenas. Pais prezam por suas filhas na vida real.

 

 

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Se ele fosse escondido' date=' poderia ser descoberto e aí

o pau ia comer bonito, e todos sabiam que não haviam os remédios para

salvar Lucius lá. E como já foi falado, ele queria manter a farsa a

qualquer custo, mesmo que fosse arriscar a filha (e convenhamos, eles

estavam numa reserva florestal isolada do mundo cujo dono era o próprio

Walker; não havia tanto risco assim).

[/quote']

 

 

 

Não havia rsco de mandar uma menina cega à mata sozinha? smiley36.gif

 

 

 

Ela quase se fu caindo em um buraco...

 

 

 

Ele pos o plano em risco de forma até pior, já que sua filha poderia

ter gostado da vida confortável da cidade e acabar com a Vila.

 

 

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Não havia rsco de mandar uma menina cega à mata sozinha? smiley36.gif

Ela quase se fu caindo em um buraco...

Ele pos o plano em risco de forma até pior' date=' já que sua filha poderia ter gostado da vida confortável da cidade e acabar com a Vila.
[/quote']

quem disse que ele mandou ela sozinha? e os 2 caras que foram junto?

 

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Não havia rsco de mandar uma menina cega à mata sozinha? smiley36.gif

 

Ela quase se fu caindo em um buraco...

 

Ele

pos o plano em risco de forma até pior' date=' já que sua filha poderia ter

gostado da vida confortável da cidade e acabar com a Vila.

[/quote']

quem disse que ele mandou ela sozinha? e os 2 caras que foram junto?

 

 

 

Até ela sabia que eles iriam fugir (vide saquinho com moedas).

 

 

 

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Óbvio... pense com a cabeça de um habitante do povoado: que motivo seria forte o bastante para manter a trégua??? Salvar a vida de um rapaz ferido' date=' quando um garoto havia morrido dias antes??? Alguém engoliria isso??

Seria mais fácil então o personagem de Hurt ir e morrer no meio do caminho para que se provasse que tais criaturas existem... E é ÓBVIO que ele, o dirigente mor, o mentor da farsa, JAMAIS se daria a esse trabalho (e confesso que se Shyamalan tivesse usado desse expediente, aí sim seria uma baita incoerência).

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Conde, ponha uma coisa na sua cabeça. NUNCA seria uma incoerência que o pai botasse toda a farsa à perder para salvar sua filha.

Ug, ponha na sua cabeça o seguinte: mandar a cega serviria aos propósitos do pai que mesmo em conflito com relação àquilo tudo ainda nutria esperanças de manter aquele estilo de vida... É uma decisão incoerente? Sem dúvida... Mas totalmente sensata DENTRO DO CONTEXTO EM QUE OS PERSONAGENS SE ENCONTRAM.

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