Jump to content
Forum Cinema em Cena

A Vila, de M. Night Shyamalan


Akuma
 Share

Recommended Posts

  • Members

Sorry Hazera, discordo em partes... Só somos capazes e inteligentes se nos permitimos sermos assim. Tem gente que é intransigente e fica batendo o pé insistindo nas mesmas sandices de sempre a respeito do filme. Diante de tal quadro, não posso fazer nada a não ser expressar meu desprezo. Paciência...

Link to comment
Share on other sites

  • 5 months later...
  • Replies 1.4k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Ressuscitando...

 

header.gif

nl65_tit.gif


nl65_foto.jpg

18h_cinema em debate
A vila
M. Night Shyamalan, Estados Unidos, 2004, Suspense, 120 minutos, 14 anos
Em 1897, uma vila parece ser o local ideal para viver: tranqüila, isolada e com os moradores vivendo em harmonia. Porém este local perfeito passa por mudanças quando os habitantes descobrem que o bosque que o cerca esconde uma raça de misteriosas e perigosas criaturas, por eles chamados de "Aquelas de Quem Não Falamos".

20h_debate
O sonho da plenitude
Renato Lessa, professor titular da Universidade Federal Fluminense (UFF), fala sobre o sonho da plenitude americana como paranóia com relação ao diferente. Toda violência parece possível quando se considera justa a causa da luta.

Dando continuidade nesta quarta-feira, 08 de agosto, ao módulo de cinema Visões da pós-modernidade: o cinema como porta para o mundo, com curadoria do sociólogo Luis Carlos Fridman, O Espaço Cultural CPFL exibe o filme A vila, seguido de debate com o professor Renato Lessa.

 

 

Estarei lá... 0505
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Eu adoro esse filme. Me deixou angustiado até o último minuto, mesmo com o mistério sendo revelado antes, aquela cena da perseguição da Ivy na floresta me fez revirar na poltrona mesmo sabendo que os monstros não existiam. Esse filme é totalmente anti-clichê e levanta muitas questões.

 

Ao mesmo tempo em que ele é anti-capitalismo, pois aquela sociedade é criada para fugir da sociedade violenta e moderna, ele também é anti-socialismo, pois aquela sociedade acaba tendo muitas restrições e não deu certo, já que a violência acabou surgindo de qualquer maneira, mostrando que a violência é algo inerente ao ser humano, independente de religiões, culturas ou épocas.

 

Não entendo como esse filme pôde ser tao criticado no lançamento. Pra mim é um candidato a filme cult e no futuro será idolatrado.

 

Aliás, este fórum é o único lugar onde eu encontro apreciadores deste filme. Todo mundo que eu conheço que assistiu achou uma merda.

 

Freak2007-08-08 21:08:52

Link to comment
Share on other sites

  • Members

É bem por aí mesmo, Freak. Socialismo/Comunismo só seria viável caso não existisse a raça humana.

 

Nesse quesito, o filme só peca num detalhe: o personagem que causa os danos. Acho que pelo fato de ser quem é, acaba por enfraquecer o discurso final.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
É bem por aí mesmo' date=' Freak. Socialismo/Comunismo só seria viável caso não existisse a raça humana.

Nesse quesito, o filme só peca num detalhe: o personagem que causa os danos. Acho que pelo fato de ser quem é, acaba por enfraquecer o discurso final. [/quote']

 

Pelo contrário (imo). Os motivos que levaram Noah a ferir Lucius não têm qualquer relação com seu atraso mental. Teoricamente, ele é o personagem mais "puro", mais inocente da Vila, e no entanto, a violência recomeça exatamente por ele. É fantástico.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Apesar de concordar com o Foras, o Carioca colocou um ponto interessante: ao colocar um deficiente mental como perpetrador da violência física DENTRO da vila, é como se Shyamalan amenizasse a questão da violência justamente por esta ter sido praticada por um cara que não tem noção das coisas.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Eca07....um dos piores filmes que já vi....Shyamalan bombou com O Sexto Sentido' date=' mas depois disso vem se afundando mais e mais...Dama na Água consegue ser ainda pior....a Dallas Howard tem cara de retardada09[/quote']

 

Vindo de um fãzóide do Haggis isso não me surpreende... 06
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Bale' date=' tu tá louca pra dar uns pega no Dook... 06.gif

Bem, para não falar que é flood.

A Vila é excelente! O melhor do Shy e OP pra mim. 05.gif [/quote'] jail, cale se !

 

 perdeu minhas chances comigo agora ahhhhhhhhhhhhhh06060606

 

 

 e dook, talvez um empalamento virtual!
Link to comment
Share on other sites

  • 9 months later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...