Jump to content
Forum Cinema em Cena

A Vila, de M. Night Shyamalan


Akuma
 Share

Recommended Posts

  • Replies 1.4k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Vi o filme hoje. Que atuação ridícula do Adrien Brody ! O filme é bem fraquinho' date=' não entendi tanta repercussão aqui no fórum. [/quote']

Desenvolva seu descontentamento pra gente discutir...

smiley2.gif

O filme é todo calcado nas cenas de suspense, como naquela onde o monstro persegue a protagonista. Ou seja, o importante em "A Vila" não é ter um roteiro bem-amarrado(como vimos no ótimo "O Sexto Sentido") e sim, em ter cenas que prendam o espectador na poltrona e, no fim, fazer aquela crítica ao mundo violento em que nós vivemos. O que poderia ser um grande filme, se o roteiro fosse melhor trabalhado, acaba sendo algo vazio. Nem mesmo a atriz protagonista salva a trama, com um desempenho apenas regular.

cloak.jpg

"A VILA" : O que poderia ser um grande filme, acaba virando algo vazio.

 

tem certeza que assistiu o filme? vazio....? só se for a sua cabeça........

A idéia de criticar a violência urbana é boa, mas eu acho que o filme poderia ser mais elaborado, sei lá, talvez eu gostaria que o filme tivesse um final diferente, que pessoas da vila, especialmente os mais jovens descobrissem toda a verdade e confrontassem os mais velhos. Estes moradores mais velhos são tão paranóicos com a violência como os americanos estão com o terrorismo(tanto é que Bush usa o medo para conseguir votos). Sei lá, talvez eu gostaria que o final, fosse com os moradores mais jovens da vila descobrindo toda a verdade e decidindo sair da vila. A protagonista poderia ser mais densa, ao invés de ficar só chorando e dando gritos. Sei lá, tô sendo muito cruel com o filme porque comparo-o diretamente com "O Sexto Sentido", no primeiro grande sucesso do diretor, os personagens centrais são carismáticos, tanto o H.Joel Osment, quanto o Bruce Willis e a Toni Collete, você se emociona com eles.

Já em "A Vila" achei os personagens artificiais(por isso chamei de vazio), sei lá na hora em que o falso monstro perseguia a mulher, não consegui torcer pela mulher. E não torcer pela heroína da trama não é um bom sinal. De bela atuação, só a do J.Phoenix, não sabia que o Adrien Brody ia fazer um personagem tão aquém do seu talento. Fiquei decepcionado, tinha visto uma atuação soberba do Brody em "O Pianista", e aí me deparo com aquele personagem. Entendeu ?

Eu sei que é cruel, mas eu não consigo assistir um trabalho de um diretor sem remeter a filmes passados deles.

Muita gente quando vê filmes do Woody Allen, logo lembram de "Manhattan" e "Annie Hall", quando se lembra do Copolla, pensam em "Apocalypse" e "Godfather". Eu sou este tipo de cinéfilo, sei que o Shymalan tem capacidade de fazer filmes melhores do que esse, como vi em "Corpo Fechado" e "Sexto Sentido".

"A Vila" é um filme que poderia ter sido muito mais do que foi, se tivesse personagens mais humanos e densos.

Mas em cinema cada um tem uma opinião, por exemplo, tem gente que adorou a atuação da Renée Zellwegger em "Cold Mountain", já eu achei caricata(ainda mais com aqueles bicos que ela fazia. Além do mais, achei a personagem pouco humana, parecia um bicho). Gosto de me lembrar da Renée, em "Chicago", "Bridget Jones", etc.

Mas para a Academia hoje em dia, basta um atriz modificar o visual na maquiagem e fazer uma personagem com problemas emocionais, que ela dá o Oscar. A Nicole Kidman, soberba em "Dogville", "Os Outros", etc; não tem a sua atuação mais brilhante em "As Horas", mas por uma série de fatores, ganhou o Oscar naquele momento.

Tudo na vida é questão de gosto. 

E, zocca, respeite os direitos dos outros de expressarem a sua opinião, mesmo que você não concorde.

 

Eduardo38258.1098148148
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Raiva? É só uma opinião meu caro.

Eu acho o Shyamalan muito talentoso' date=' ele consegue criar tramas que prendem a atenção do espectador com inteligência, sem apelar para violência gratuita ou sustos fáceis.

Agora eu disse e reafirmo, A Vila é um lixo, muito abaixo dos outros 3 filmes do Shyamalan, e nada mais.

É um filme que não prende a atenção, que tem um enredo banal e simplório e absolutamente óbvio, só isso.

[/quote']

Levanta bem mais questões que o Poderoso Chefãosmiley36.gif

Marlon Brando está se debatendo no caixão....smiley36.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 Seria perfeito se todos os filmes tivessem atores estreiantes. Eu não vi "O piano" e gostei desse ator fazendo o louco. Aquelas mãos que ele não sabe onde enfiar mostram bem a sua perturbação. E depois fica a metáfora para se pensar: ele faz com as mãos o que não deve, sujando-as com a cor proibida. Também gostei do cara que fez "Diários de uma paixão" , mas alguém citou um filme anterior dele, onde teoricamente ele estaria representando melhor.

 smiley36.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Respeito a opinião de todos, mas falar que A Vila é um "lixo" é no mínimo não ter prestado atenção à atmosfera criada em torno dele...

pra quem viu o trailer, ficou pensando que iria assistir à um filme de terror, mas o diretor conseguiu simular toda uma realidade... deixando alguns satisfeitos, outros não... smiley2.gifsmiley3.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 Exato. "A Vila" pra mim mostra esse lado no cinema' date=' da realidade alternativa. Não estamos em uma vila de outro século durante a projeção do filme? Só vamos perceber nosso século quando saímos do cinema. E o diretor está de porteiro.

 smiley2.gif

[/quote']

SPOILER

ou quando vemos a data que está no jornal que o diretor está lendo, e nos lembramos da data que estava no túmulo, no começo do filme... smiley2.gifsmiley3.gifsmiley36.gif

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 Exato. "A Vila" pra mim mostra esse lado no cinema' date=' da realidade alternativa. Não estamos em uma vila de outro século durante a projeção do filme? Só vamos perceber nosso século quando saímos do cinema. E o diretor está de porteiro.

 smiley2.gif

[/quote']

SPOILER

ou quando vemos a data que está no jornal que o diretor está lendo, e nos lembramos da data que estava no túmulo, no começo do filme... smiley2.gifsmiley3.gifsmiley36.gif

 

 headbreak.gif  smiley11.gif smiley7.gif Não foi isto que eu quis dizer e nem o que você quis ouvir...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 Exato. "A Vila" pra mim mostra esse lado no cinema' date=' da realidade alternativa. Não estamos em uma vila de outro século durante a projeção do filme? Só vamos perceber nosso século quando saímos do cinema. E o diretor está de porteiro.

 smiley2.gif

[/quote']

SPOILER

ou quando vemos a data que está no jornal que o diretor está lendo, e nos lembramos da data que estava no túmulo, no começo do filme... smiley2.gifsmiley3.gifsmiley36.gif

 

 headbreak.gif  smiley11.gif smiley7.gif Não foi isto que eu quis dizer e nem o que você quis ouvir...

não...? smiley18.gifsmiley12.gifsmiley5.gifsmiley19.gifsmiley9.gif então oq vc quis dizer...? smiley17.gifsmiley3.gif

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 No críticas ao editor e conversas de cinéfilo o Sync tenta explicar que não plagiou o Pablo. Mas de agora em diante é só ler as críticas dele pra saber do teor da crítica do Pablo.

 smiley36.gif

Ficaria mais fácil se ele simplesmente admitisse que não tinha o que escrever negativamente do filme e usou a crítica do Pablo como recipiente... É o caso clássico do 'não gostei mas não sei por quê'.

Ficaria simples também ele ter dito que não gostou e pronto.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

A idéia de criticar a violência urbana é boa' date=' mas eu acho que o filme poderia ser mais elaborado, sei lá, talvez eu gostaria que o filme tivesse um final diferente, que pessoas da vila, especialmente os mais jovens descobrissem toda a verdade e confrontassem os mais velhos. Estes moradores mais velhos são tão paranóicos com a violência como os americanos estão com o terrorismo(tanto é que Bush usa o medo para conseguir votos). Sei lá, talvez eu gostaria que o final, fosse com os moradores mais jovens da vila descobrindo toda a verdade e decidindo sair da vila. A protagonista poderia ser mais densa, ao invés de ficar só chorando e dando gritos. Sei lá, tô sendo muito cruel com o filme porque comparo-o diretamente com "O Sexto Sentido", no primeiro grande sucesso do diretor, os personagens centrais são carismáticos, tanto o H.Joel Osment, quanto o Bruce Willis e a Toni Collete, você se emociona com eles.[/quote']

Aí entramos em campos minados... O da opinião e, ao mesmo tempo, da observação...

A idéia do confronto já existe. A partir do momento que vc tem Joaquin Phoenix querendo sair da Vila e entrando na floresta em determinado momento, vc já tem um confronto claro ali...

O que vc sugere é um final feliz e resolvido, nos moldes de Sinais... E acho que foi justamente aí que Shyamalan se superou pois ele terminou seu filme de forma ambígua, fazendo-nos especular o que teria acontecido aos personagens... Lucius morreu? A farsa continuou? Como Ivy vai trabalhar com essa experiência que ela viveu daqui pra frente? Perguntas no ar que o filme, magistralmente, não responde...

Ao terminar do jeito que terminou, Shyamalan nos mostra uma visão desoladora e desesperançosa daquela situação... Os dirigentes tiveram a prova que aquele 'way of life' deles não funciona, mas a mentalidade paranóica é tanta que dificilmente eles mudariam de postura... é o que George Lucas chama de 'querer fugir de uma cela com a porta aberta e mesmo assim vc não foge'. Pq não foge? Pq não muda? Mais questões que o filme deixa em aberto...

A questão é que muitos de nós procuramos nos filmes um aspecto de fim, de resolução (não estou dizendo que seja o seu caso, Eduardo, é algo que venho percebendo há alguns anos após o feedback de alguns filmes) e A Vila é uma espécie de 'meio': ele expõe a situação, mas não a resolve por completo. O final, quem dá, somos nós...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

A idéia de criticar a violência urbana é boa, mas eu acho que o filme poderia ser mais elaborado, sei lá, talvez eu gostaria que o filme tivesse um final diferente, que pessoas da vila, especialmente os mais jovens descobrissem toda a verdade e confrontassem os mais velhos. Estes moradores mais velhos são tão paranóicos com a violência como os americanos estão com o terrorismo(tanto é que Bush usa o medo para conseguir votos). Sei lá, talvez eu gostaria que o final, fosse com os moradores mais jovens da vila descobrindo toda a verdade e decidindo sair da vila. A protagonista poderia ser mais densa, ao invés de ficar só chorando e dando gritos. Sei lá, tô sendo muito cruel com o filme porque comparo-o diretamente com "O Sexto Sentido", no primeiro grande sucesso do diretor, os personagens centrais são carismáticos, tanto o H.Joel Osment, quanto o Bruce Willis e a Toni Collete, você se emociona com eles.

entao seria mais interessante para vc, se eles descobrissem a verdade ? tá e depois oq aconteceria?  

Já em "A Vila" achei os personagens artificiais(por isso chamei de vazio), sei lá na hora em que o falso monstro perseguia a mulher, não consegui torcer pela mulher. E não torcer pela heroína da trama não é um bom sinal. De bela atuação, só a do J.Phoenix, não sabia que o Adrien Brody ia fazer um personagem tão aquém do seu talento. Fiquei decepcionado, tinha visto uma atuação soberba do Brody em "O Pianista", e aí me deparo com aquele personagem. Entendeu ?

vc assisti um filme para torcer? acho q nao é culpa do filme...

Eu sei que é cruel, mas eu não consigo assistir um trabalho de um diretor sem remeter a filmes passados deles.

aí é problema seu e nao do diretor.

Muita gente quando vê filmes do Woody Allen, logo lembram de "Manhattan" e "Annie Hall", quando se lembra do Copolla, pensam em "Apocalypse" e "Godfather". Eu sou este tipo de cinéfilo, sei que o Shymalan tem capacidade de fazer filmes melhores do que esse, como vi em "Corpo Fechado" e "Sexto Sentido".

"A Vila" é um filme que poderia ter sido muito mais do que foi, se tivesse personagens mais humanos e densos.

mais humanos?

Mas em cinema cada um tem uma opinião, por exemplo, tem gente que adorou a atuação da Renée Zellwegger em "Cold Mountain", já eu achei caricata(ainda mais com aqueles bicos que ela fazia. Além do mais, achei a personagem pouco humana, parecia um bicho). Gosto de me lembrar da Renée, em "Chicago", "Bridget Jones", etc.

gosto é gosto, nao adianta

Mas para a Academia hoje em dia, basta um atriz modificar o visual na maquiagem e fazer uma personagem com problemas emocionais, que ela dá o Oscar. A Nicole Kidman, soberba em "Dogville", "Os Outros", etc; não tem a sua atuação mais brilhante em "As Horas", mas por uma série de fatores, ganhou o Oscar naquele momento.

interressante o comentario, mas nao tem nada a ver com  A Vila, mas tudo bem

Tudo na vida é questão de gosto. 

E, zocca, respeite os direitos dos outros de expressarem a sua opinião, mesmo que você não concorde.

Exatamente, vc acha q é filme vazio, pq com certeza vc pensou que iria assistir um filme no nivel do sexto sentido, entao aí é um problema seu...

smiley2.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

"A Vila" é um filme que poderia ter sido muito mais do que foi' date=' se tivesse personagens mais humanos e densos.

[/quote']

Mais uma vez, opinião e observação... Qual é o critério para eu considerar um personagem ser 'mais humano' ou 'mais denso'???

Ainda me impressiono quando lembro da declaração de amor de Lucius a Ivy naquela noite... Um deficiente mental é (desculpem a metáfora pitoresca) uma figura meio que patética, aspecto causado por suas limitações mesmo... Como seria uma interpretação perfeita de um tipo como esse??? Asséptica? Sem traços caricaturais???

É bem subjetivo mesmo... mas nem sempre...

CONDE DOOKAN38258.5143402778
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Vcs viram a queda assombrosa do filme  nas bilheterias???

Literalmente despencou!!!

"O Terminal" q estreou apenas  uma semana depois está em terceiro !!Enquanto a vila está em sétimo!!

Esse filme decepicionou muita gente(EU).....

Eu não to dizendo q o filme foi um fracasso nas bilheterias(ele fez 1.1 milhão) mas que caiu, caiu!!!

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Vcs viram a queda assombrosa do filme  nas bilheterias???

Literalmente despencou!!!

"O Terminal" q estreou apenas  uma semana depois está em terceiro !!Enquanto a vila está em sétimo!!

Esse filme decepicionou muita gente(EU).....

Eu não to dizendo q o filme foi um fracasso nas bilheterias(ele fez 1.1 milhão) mas que caiu' date=' caiu!!!

[/quote']

 Se depender de mim este filme vai ter mais um ingresso vendido neste fim de semana.

  smiley2.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não zocca... acho que o final a que ele se referiu é aquele em que descobrimos que nunca existiam monstros' date=' era tudo uma farsa... Esse 'final' realmente dá pra sacar depois de 40 minutos...

 

[/quote']

Ué ? Se deu pra sacar em 40 minutos que os monstros nunca existiram como vc disse anteriormente que a edição da sequência final foi bem feita justamente por deixar essa questão no ar ???????????? 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Vcs viram a queda assombrosa do filme  nas bilheterias???

Literalmente despencou!!!

"O Terminal" q estreou apenas  uma semana depois está em terceiro !!Enquanto a vila está em sétimo!!

Esse filme decepicionou muita gente(EU).....

Eu não to dizendo q o filme foi um fracasso nas bilheterias(ele fez 1.1 milhão) mas que caiu' date=' caiu!!!

[/quote']

Claro... todo filme cai a partir da segunda ou terceira semana... Mas considerando que o filme foi mal recebido pela crítica e por boa parte do público e já rendeu mais de $110 milhões de dólares só nos EUA é sinal que a propaganda boca-a-boca do filme não foi tão ruim assim...

Só pra efeito de comparação, AvP que estreou uma semana depois de A Vila (lá nos EUA) mal conseguiu $70 milhões... e isso pq é um blockbuster que todos estavam esperando (e que muita gente aqui no Brasil gostou)

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não zocca... acho que o final a que ele se referiu é aquele em que descobrimos que nunca existiam monstros' date=' era tudo uma farsa... Esse 'final' realmente dá pra sacar depois de 40 minutos...

[/quote']

Ué ? Se deu pra sacar em 40 minutos que os monstros nunca existiram como vc disse anteriormente que a edição da sequência final foi bem feita justamente por deixar essa questão no ar ???????????? 

Só vc mesmo pra levar a sério o meu post... Vou fingir que vc resolveu brincar comigo e que isso que vc escreveu não é sério, ok?

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Vcs viram a queda assombrosa do filme  nas bilheterias???

Literalmente despencou!!!

"O Terminal" q estreou apenas  uma semana depois está em terceiro !!Enquanto a vila está em sétimo!!

Esse filme decepicionou muita gente(EU).....

Eu não to dizendo q o filme foi um fracasso nas bilheterias(ele fez 1.1 milhão) mas que caiu' date=' caiu!!!

[/quote']

É, o público que comparece em peso para ver Olga e Xuxa e os Duendes é o melhor indicador da qualidade do filme... O argumento mais patético que ouvi aqui.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Vcs viram a queda assombrosa do filme  nas bilheterias???

Literalmente despencou!!!

"O Terminal" q estreou apenas  uma semana depois está em terceiro !!Enquanto a vila está em sétimo!!

Esse filme decepicionou muita gente(EU).....

Eu não to dizendo q o filme foi um fracasso nas bilheterias(ele fez 1.1 milhão) mas que caiu' date=' caiu!!!

[/quote']

É, o público que comparece em peso para ver Olga e Xuxa e os Duendes é o melhor indicador da qualidade do filme... O argumento mais patético que ouvi aqui.

assistir a xuxa...realmente é foda.....nao da para entender...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não zocca... acho que o final a que ele se referiu é aquele em que descobrimos que nunca existiam monstros' date=' era tudo uma farsa... Esse 'final' realmente dá pra sacar depois de 40 minutos...

[/quote']

Ué ? Se deu pra sacar em 40 minutos que os monstros nunca existiram como vc disse anteriormente que a edição da sequência final foi bem feita justamente por deixar essa questão no ar ???????????? 

Só vc mesmo pra levar a sério o meu post... Vou fingir que vc resolveu brincar comigo e que isso que vc escreveu não é sério, ok?

Blz ... não se pode ter resposta pra tudo, não é mesmo ? Ah tá ! Vc só tava brincado ... ( sem comentários ).smiley3.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Não é por nada não. Na verdade, nem vi a vila ainda.. hehe.. mas alguém citou " Sexto Sentido" como sendo um filme bom! Sexto Sentido é um filme medíocre, previsível, de um roteiro fraco que só ele, sem ação, sem emoção que usa de velhos truques do cinema pra criar uma espécie de suspense barato. Se a Vila conseguir ser pior que Sexto Sentido, com certeza não irei ver... smiley2.gif
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...