Jump to content
Forum Cinema em Cena

A Vila, de M. Night Shyamalan


Akuma
 Share

Recommended Posts

Eu quero comprar' date=' sem dúvida. Mas vou dar um tempo, talvez até um ano, para o preço baixar.[/quote']
E como vai ser?

Vi ontem. O DVD é igual aos dos demais filmes lançados pelo diretor, cenas cortadas (eu acho só uma valeria a pena ter entrado na edição final do filme), making of, um filme anterior dele (que eu não vi). Deve melhorar quando for lançado para venda. Quanto ao filme, acompanhei de perto a polêmica aqui no fórum sobre ele e depois de enrolar muito acabei não assistindo no cinema (seria diferente? Nunca vou saber.) depois de assisti-lo posso dizer que:

1 - A campanha de marketing para o lançamento do filme acabou com ele. Vincular a qualidade do filme a um final bombástico que ninguém devia revelar, foi um tiro no pé. O filme simplesmente não cumpre com esta expectativa.

2 - O diretor (ou a gente?) precisa parar de achar que tem que supreender a cada filme que lança, só o fato de ter lançado todos os seus filmes com uma temática diferente já o coloca acima do lodaçal medíocre que alguns diretores recentes chafurdam até hoje.

3 - A crítica política do filme é brilhante e a atuação da Bryce Dallas Howard é estupenda. A cena do filme que eu mais gostei foi a declaração de amor do Lucius (personagem do ótimo Joaquim Phoenix) a ela. Forte sem ser piegas.

No fim, o diretor mostra que continua insuperável na arte de assustar com pouquíssimos recursos e que pode ser dar ao luxo de ter Sigourney Weaver como uma simples coadjuvante e de dar a Michael Pitt apenas alguns segundos. Se você piscar perde. Gostei. Mas quero ver de novo.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.4k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Max,

segundo fontes ( entenda-se revista SET ) o filme "A Vila" chega nas locadoras este mês de janeiro/2005.

Nacka,

que material é esse sobre um filme anterior dele a que vc se refere ? As cenas cortadas possuem comentário do diretor ? ( Em "O Sexto Sentido" ele comentou ... )

Pela sua descrição o DVD será igual aos outros. Ao mesmo tempo que seria interessante vê-lo comentando seu filme, ele mostra confiança no material que coloca no filme ao não se fazer necessário o comentário. Já é um costume dele, mas enfim ... espero revê-lo.

E concordo com vc ... a relação entre os personagens de Joaquin e Bryce é uma das coisas que fazem o filme valer a pena.

Link to comment
Share on other sites

Nacka' date='

que material é esse sobre um filme anterior dele a que vc se refere ? [/quote']

Não é material sobre um filme, é um filme. Mas não tive tempo de vê-lo.

As cenas cortadas possuem comentário do diretor ? ( Em "O Sexto Sentido" ele comentou ... )

Sim são comentadas, antes de você assistir ele comenta cada uma das cenas e o porquê de exclui-las, a que ele achou que deveria ficar na edição final não me convenceu não, apesar de ser brilhantemente filmada. Gostei de outra.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu quero comprar' date=' sem dúvida. Mas vou dar um tempo, talvez até um ano, para o preço baixar.[/quote']
E como vai ser?

Vi ontem. O DVD é igual aos dos demais filmes lançados pelo diretor, cenas cortadas (eu acho só uma valeria a pena ter entrado na edição final do filme), making of, um filme anterior dele (que eu não vi). Deve melhorar quando for lançado para venda. Quanto ao filme, acompanhei de perto a polêmica aqui no fórum sobre ele e depois de enrolar muito acabei não assistindo no cinema (seria diferente? Nunca vou saber.) depois de assisti-lo posso dizer que:

1 - A campanha de marketing para o lançamento do filme acabou com ele. Vincular a qualidade do filme a um final bombástico que ninguém devia revelar, foi um tiro no pé. O filme simplesmente não cumpre com esta expectativa.

2 - O diretor (ou a gente?) precisa parar de achar que tem que supreender a cada filme que lança, só o fato de ter lançado todos os seus filmes com uma temática diferente já o coloca acima do lodaçal medíocre que alguns diretores recentes chafurdam até hoje.

3 - A crítica política do filme é brilhante e a atuação da Bryce Dallas Howard é estupenda. A cena do filme que eu mais gostei foi a declaração de amor do Lucius (personagem do ótimo Joaquim Phoenix) a ela. Forte sem ser piegas.

No fim, o diretor mostra que continua insuperável na arte de assustar com pouquíssimos recursos e que pode ser dar ao luxo de ter Sigourney Weaver como uma simples coadjuvante e de dar a Michael Pitt apenas alguns segundos. Se você piscar perde. Gostei. Mas quero ver de novo.

concordo. o diretor tem que parar que vai supreender nos filmes. isto é ruim pra ele. naosei se é culpa dele ou da impresa que dilvulga assim....

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Será que ele (diretor) tem essa intenção ou somos nós e a imprensa que queremos pensar assim?

É algo a se pensar, mas já comentei nesse tópico, querendo ou não, gostando ou não, os filmes dele são conduzidos para um final surpresa. Eu acho que independente disso acredito que os filmes não devem ser analisados apenas pelo final ... aí eu acho errado ... eu acho que o grande trunfo de Shyamalan está no desenvolvimento da história tanto tecnicamente como em função da história ( embora "A Vila" tenha me decepcionado ... )

Estava relendo esse tópico ... 1 hora para ler todas as discussões a cerca do filme ... gostando ou não ... é um filme que desperta uma interessante observação. Stone, Almodovar ... Shyamalan ... diretores interessantes ...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu concordo plenamente Thiago. Exemplo disso eh o ÓTIMO Corpo Fechado, q eh um suspense, mas diferente ser precisar ter sustos. A forma como ele dá profundidade aos personagens eh algo pavoroso, até na hora do acidente ele faz isso. São poucos, mas poucos os q conseguem fazer isso hj...........e eu gostei de A Vila, como disse um amigo meu hj a cena em q tem a primeira invasão dos monstros e q passa d terror para um romance, ja vale o ingresso. smiley4.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

2 - O diretor (ou a gente?) precisa parar de achar que tem que supreender a cada filme que lança' date=' só o fato de ter lançado todos os seus filmes com uma temática diferente já o coloca acima do lodaçal medíocre que alguns diretores recentes chafurdam até hoje.

[/quote']

Sinceramente? Eu acho que é o PÚBLICO que precisar parar de achar que o diretor tem que surpreender a cada filme que lança... Falo, digo e repito quantas vezes forem necessárias: o público na sua maioria vai ao cinema querendo ver O Sexto Sentido 2... Não tem jeito... Vão se decepcionar mais e mais a cada novo filme que o Shyamalan lançar...

CONDE DOOKAN38375.5790162037
Link to comment
Share on other sites

  • Members

concordo. o diretor tem que parar que vai supreender nos filmes. isto é ruim pra ele. naosei se é culpa dele ou da impresa que dilvulga assim....

O diretor não tem culpa de nada... Quem cria expectativa é o expectador... Se A Vila fosse dirigido por um zé mané qualquer que está tentando a sorte no cinema, o público teria babado ovo em cima...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Será que ele (diretor) tem essa intenção ou somos nós e a imprensa que queremos pensar assim?

É algo a se pensar' date=' mas já comentei nesse tópico, querendo ou não, gostando ou não, os filmes dele são conduzidos para um final surpresa. Eu acho que independente disso acredito que os filmes não devem ser analisados apenas pelo final ... aí eu acho errado ... eu acho que o grande trunfo de Shyamalan está no desenvolvimento da história tanto tecnicamente como em função da história ( embora "A Vila" tenha me decepcionado ... )

Estava relendo esse tópico ... 1 hora para ler todas as discussões a cerca do filme ... gostando ou não ... é um filme que desperta uma interessante observação. Stone, Almodovar ... Shyamalan ... diretores interessantes ...

[/quote']

Eu não diria que os filmes dele são conduzidos a um final surpresa... Isso seria limitar a obra de Shyamalan... O que eu acredito é que as histórias que ele conta nos fazem criar um interesse em saber como aquele imbróglio vai terminar... Isso não necessariamente estaria vinculado a um final surpresa... Afinal, que final surpresa poderíamos esperar de Sinais, por exemplo? Ou Corpo Fechado??

Entretanto, a própria premissa de O Sexto Sentido e A Vila conduzem a um raciocínio do público para o que poderia ser chamado de final surpresa...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Será que ele (diretor) tem essa intenção ou somos nós e a imprensa que queremos pensar assim?

É algo a se pensar' date=' mas já comentei nesse tópico, querendo ou não, gostando ou não, os filmes dele são conduzidos para um final surpresa. Eu acho que independente disso acredito que os filmes não devem ser analisados apenas pelo final ... aí eu acho errado ... eu acho que o grande trunfo de Shyamalan está no desenvolvimento da história tanto tecnicamente como em função da história ( embora "A Vila" tenha me decepcionado ... )

Estava relendo esse tópico ... 1 hora para ler todas as discussões a cerca do filme ... gostando ou não ... é um filme que desperta uma interessante observação. Stone, Almodovar ... Shyamalan ... diretores interessantes ...

[/quote']

Eu não diria que os filmes dele são conduzidos a um final surpresa... Isso seria limitar a obra de Shyamalan... O que eu acredito é que as histórias que ele conta nos fazem criar um interesse em saber como aquele imbróglio vai terminar... Isso não necessariamente estaria vinculado a um final surpresa... Afinal, que final surpresa poderíamos esperar de Sinais, por exemplo? Ou Corpo Fechado??

Entretanto, a própria premissa de O Sexto Sentido e A Vila conduzem a um raciocínio do público para o que poderia ser chamado de final surpresa...

O que está em negrito foi o que eu quis dizer, porém vc conseguiu ser mais convincente e claro nas palavras ... concordo.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu aluguei o DVd ontem, e assiti pela segunda vez....e a minha segunda opinião é melhor do que a primeira...não achei uma OBRA - PRIMA, mas não achei tão ruim do que na primeira vez....e sabe pq??

Naquela época estavamos todos loucos para ver um Sinais 2...um Sexto Sentido 2...tamanha foi a ENORME capanha de marketing do filme sobre o seu....FINAL...as pessoas iam no cinema e viam q o filme não era nada dakilo q a propaganda aparentava....o maketing saiu pela culatra!!

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu acho o seguinte: não é a primeira vez que o marketing 'engana' o expectador com um filme de Shyamalan... Isso acontece desde Corpo Fechado... É tudo questão de prestar atenção... Um cara que renova sua temática a cada novo filme (embora mantendo o mesmo estilo) não teria qualquer razão de se repetir num filme novo...

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu aluguei o DVd ontem' date=' e assiti pela segunda vez....e a minha segunda opinião é melhor do que a primeira...não achei uma OBRA - PRIMA, mas não achei tão ruim do que na primeira vez....e sabe pq??

Naquela época estavamos todos loucos para ver um Sinais 2...um Sexto Sentido 2...tamanha foi a ENORME capanha de marketing do filme sobre o seu....FINAL...as pessoas iam no cinema e viam q o filme não era nada dakilo q a propaganda aparentava....o maketing saiu pela culatra!!

 

[/quote']

Tá vendo? Quando passar o impacto do marketing, as pessoas vão reconhecer esse filme. Aposto que se você assistir de novo daqui a uns 5 anos, vai achar melhor ainda.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não gostei muito, não estava esperando ver Sexto Sentido 2, mesmo porque já estou cheio de finais surpresas.

 

 

 

O problema é que o diretor criou o roteiro à partir da idéia final, sem preceber que esta poderia não ser uma idéia tão boa.

 

 

 

SPOILERS

 

 

 

Gostei da alteração de protagonista (embora isso só me faça lembrar de quanto Hitch era bom).

 

 

 

Imperdoável o fato de o pai da moça cega não ter ido até a cidade. Vcs

podem dizer: mandando uma jovem, ele cultiva a cultura do medo que faz

todos ficarem presos à Vila. Mas arriscar a vida da própria filha é

muito estúpido. E a alegação de que é o fardo dela é desumana.

 

 

 

Achei a crítica social interessante, mas preferia le-la do que ve-la desta forma, ou seja, em um filme cheio de furos.

 

 

 

Ponto positivo para o clima de suspense ótimamente desenvolvido.

 

 

 

 

 

Quanto ao final surpresa, todos os filmes do diretor tem sim estes final:

 

 

 

SPOILERS DE OUTROS FILMES DO DIRETOR

 

 

 

- Sexto Sentido: famoso

 

- Corpo Fechado: Glass Man é o vilão

 

- Sinais: Aliens morrem com água (extremamente estúpido, aliás).

 

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Como assim arriscar a vida da própria filha? OS MONSTROS NÃO EXISTIAM!!!!

E outra' date=' ñ é pq ela é cega que é uma inútil.

Por favor né Kako, vc tá parecendo aquelas pessoas que dizem que ñ

gostaram mas ñ sabem dizer o porquê (vide a famigerada crítica do Sr

Villaça).

[/quote']

 

 

 

Ela quase morreu CAINDO EM UM BURACO.

 

 

 

Preciso dizer algo mais?

 

 

 

Aliás, o hype em cima deste filme é estranho...

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não gostei muito' date=' não estava esperando ver Sexto Sentido 2, mesmo porque já estou cheio de finais surpresas.

O problema é que o diretor criou o roteiro à partir da idéia final, sem preceber que esta poderia não ser uma idéia tão boa.

SPOILERS

Gostei da alteração de protagonista (embora isso só me faça lembrar de quanto Hitch era bom).

Imperdoável o fato de o pai da moça cega não ter ido até a cidade. Vcs podem dizer: mandando uma jovem, ele cultiva a cultura do medo que faz todos ficarem presos à Vila. Mas arriscar a vida da própria filha é muito estúpido. E a alegação de que é o fardo dela é desumana.

Achei a crítica social interessante, mas preferia le-la do que ve-la desta forma, ou seja, em um filme cheio de furos.

Ponto positivo para o clima de suspense ótimamente desenvolvido.


Quanto ao final surpresa, todos os filmes do diretor tem sim estes final:

SPOILERS DE OUTROS FILMES DO DIRETOR

- Sexto Sentido: famoso
- Corpo Fechado: Glass Man é o vilão
- Sinais: Aliens morrem com água (extremamente estúpido, aliás).

[/quote']

Eu quero rever o filme, mas povo muito cuidado com as generalizações. Respeito a opinião do Sync e acho extremamente válido que ele possa ter tomado mais gosto pelo filme na 2ª visita, mas a idéia de que todo mundo que não gostou por esperar um 2º Sexto Sentido é uma questão delicada.

Como o Conde comentou o interessante dos filmes do Shyamalan é o seu desenvolvimento e a forma como o diretor tenta "desenrolar" a teia que ele cria ao longo do filme, mas sem generalizações. A pessoa que esperava ver um "Sexto Sentido 2" que venha aqui e diga isso ou a pessoa que não gostou por aquele outro motivo que venha e diga ... não podemos desqualificar a opinião do interlocutor com mera generalização ... eu realmente preciso rever, pois não gostei muito do filme para colocar as minhas ressalvas.

Poderia pensar já que eu não penso assim não deveria me preocupar, mas um pré-conceito sempre acaba prejudicando uma discussão sadia ... se vc já vem "armado" com esse conceito, a discussão não flui ...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

concordo. o diretor tem que parar que vai supreender nos filmes. isto é ruim pra ele. naosei se é culpa dele ou da impresa que dilvulga assim....

O diretor não tem culpa de nada... Quem cria expectativa é o expectador... Se A Vila fosse dirigido por um zé mané qualquer que está tentando a sorte no cinema' date=' o público teria babado ovo em cima...

[/quote']

tbem acho..todo mundo critica o filme do night........

mas no comercial da tv,esta a mensagem nao revele o final do filme, entao o expectador tbem nao é tao culpado sim...a impresa que gera este problema

ps; que fique claro, que gostei do filme. tanto que abri este topico eheh

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...