Jump to content
Forum Cinema em Cena

A Vila, de M. Night Shyamalan


Akuma
 Share

Recommended Posts

  • Replies 1.4k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

eu preciso rever pra comentar com detalhes o filme, mas eu acho que shyamalan se extendeu um pouco no final da trama. não é algo muito grande, mas pra mim fez uma pequena diferença. digamos que ele tenha feito algo "arroz-com-feijão" em mostrar todo o percurso da ivy de volta pra vila, até a hora em que ela reencontra lucius. por mim, o plano final poderia ser ivy entrando de volta na floresta, simplesmente sem se extender mais.

talvez algum detalhe tenha me passado desapercebido, ou alguém apareça com uma leitura maluca sobre isso smiley36.gif.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
achei um filme que nos prende bem à tela involuntariamente' date=' mesmo que você não queira assistir, você acaba querendo(smiley36.gif)... A idéia de um "kibutz" é muito boa, porém, o filme fica muito a desejar no final e nas cenas tensassmiley2.gif...

[/quote']

O que ficou a desejar no final?

Link to comment
Share on other sites

  • Members

eu preciso rever pra comentar com detalhes o filme' date=' mas eu acho que shyamalan se extendeu um pouco no final da trama. não é algo muito grande, mas pra mim fez uma pequena diferença. digamos que ele tenha feito algo "arroz-com-feijão" em mostrar todo o percurso da ivy de volta pra vila, até a hora em que ela reencontra lucius. por mim, o plano final poderia ser ivy entrando de volta na floresta, simplesmente sem se extender mais.

talvez algum detalhe tenha me passado desapercebido, ou alguém apareça com uma leitura maluca sobre isso smiley36.gif.

[/quote']

Pelo contrário... a volta dela é de fundamental importância, pois é a PRIMEIRA vez que vc vê o vilarejo e as pessoas que lá habitam DEPOIS que vc ficou sabendo da verdade (a diferença das épocas). A leitura da cena final ganha alturas inconcebíveis pois vc sabe agora o que realmente está rolando e fica perplexo ao saber que aquele mundo vai continuar, mesmo depois de tudo que aconteceu...  

Link to comment
Share on other sites

  • Members

village.jpg

The Village (M. Night Shyamalan, 2004)

ATENÇÃO: O TEXTO À SEGUIR CONTÉM SPOILERS SOBRE O FILME

A Vila é

um dos filmes mais subestimados dos últimos anos. Todos os elementos

que fizeram sucesso nas produções anteriores do diretor estão lá:

direção impecável (ou quase, depois comento sobre isso), elenco

maravilhoso, parte técnica – indo desde a fotografia, até a trilha

sonora – soberba. E até mesmo a marca do diretor, o final surpresa,

está presente.

A diferença é que em O Sexto Sentido ou em Corpo Fechado, o twist nos minutos finais serve para dar um ponto final à história – dando origem a comentários do tipo “Porque não notei isso antes?”. Em A Vila, tal revelação – que na verdade são duas – serve para abrir um leque maior de possibilidades.

village_01.jpg

Um

dos maiores destaques da película é a protagonista do filme é

interpretada pela linda Bryce Dallas Howard (dizem alguns, inclusive,

que ela foi a maior contribuição que seu pai – o ator/diretor Ron

Howard – já deu ao cinema). Ela transforma Ivy Walker em uma figura

encantadora e forte. Ao contrário do que sua cegueira nos poderia fazer

pensar no princípio.

Uma

das minhas únicas ressalvas ao filme é quando, perto do final do filme,

Ivy é atacada por uma das criaturas da floresta. Apenas alguns minutos

antes, a informação de que tais criaturas eram apenas invenção dos

anciões do povoado nos havia sido fornecida. Parece que Shyamalan quis

apenas nos dar mais um susto. As conseqüências dessa cena para a

história são totalmente compreensíveis. A minha implicância é com a

cena em si. Talvez o flashback da cena onde Ivy descobre a verdade sobre tudo, deveria ser colocado mais adiante.

Apesar

desse pequeno deslize, A Vila ainda é um dos filmes mais interessantes

dos últimos anos, e assim como os outros dirigidos por M. Night

Shyamalan,

só melhora numa revisitada. Com uma vantagem, se nos outros filmes dele

– o final surpresa deixa a história “fechadinha”, aqui ele nos convida

à refletir – algo não muito comum no cinema atual.

Cotação: 4,5/5

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Engraçado... O filme caiu 0,5 depois de revisto ficando com 4,0 em 5,0 devido algumas falhas que na minha opinião existem no filme e fiz questão compartilhar aqui e, ainda assim, alguns acham que eu estou "equivocado"...  smiley5.gif

 Vai entender a cabeça das pessoas... Aliás, sabe-se lá o que se passa na cabeça dos fãzoídes?!  smiley36.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Engraçado... O filme caiu 0' date='5 depois de revisto ficando com 4,0 em 5,0 devido algumas falhas que na minha opinião existem no filme e fiz questão compartilhar aqui e, ainda assim, alguns acham que eu estou "equivocado"...  smiley5.gif[/quote']

Alguns não... só o Enxak... eu já acho que vc está errado, Errado, ERRADO! smiley36.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members
achei um filme que nos prende bem à tela involuntariamente' date=' mesmo que você não queira assistir, você acaba querendo(smiley36.gif)... A idéia de um "kibutz" é muito boa, porém, o filme fica muito a desejar no final e nas cenas tensassmiley2.gif...

[/quote']

O que ficou a desejar no final?

bom eu achei, que os monstros não deveriam ser mostrados durante o filme manja?! tipo na hora que ele ta indo até casa da Ivy e o carinha que eu esqueci o nome pega ela e entra na casa dela... e no final, eu ja disse, ficou tudo muito esclarecido, deveria ter ficado sem esclarecimento, aí assim agente ia ter que ficar pensando smiley36.gif

jonas2006-7-26 18:34:53
Link to comment
Share on other sites

  • Members
por mim' date=' o plano final poderia ser ivy entrando de volta na floresta, simplesmente sem se extender mais.[/quote']

Concordo com vc, se parasse aí, o filme teria gerado mais tensão na cabeça das pessoas smiley36.gif

Pois é. Talvez ficasse mais interessante pra qm quer apenas diversão descompromissada e descartável com o Cinema. Mas Shyamalan sabe muito bem a quem agradar...

Caso o filme terminasse aí, não teríamos aquele diálogo final do William Hurt.Mesmo sendo um pouco didático, ele comprova a situação que vai se seguir: a verdade será maquilada, e Noah (aquele que criou o "Mal" dentro daquele pequeno Éden) será para sempre lembrado, não só pelos habitantes comuns, mas pelos aldeões também (afinal, o "sacrifício" do homem deu um nível de credibilidade nunca antes visto à história dos animais, e, pela lógica, maior o medo, maior o controle).

Link to comment
Share on other sites

  • Members
por mim' date=' o plano final poderia ser ivy entrando de volta na floresta, simplesmente sem se extender mais.[/quote']

Concordo com vc, se parasse aí, o filme teria gerado mais tensão na cabeça das pessoas smiley36.gif

Caso o filme terminasse aí, não teríamos aquele diálogo final do William Hurt.Mesmo sendo um pouco didático, ele comprova a situação que vai se seguir: a verdade será maquilada

Pode ter até razão, mas eu nao gostei, por que nao gosto desse tipo de manipulação smiley2.gif, se continuasse, deveriam ter descoberto a verdade e aí sim as pessoas tomarem partido, aí ficaria mais interessante pra mim.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Happy end? É isso que vc está sugerindo e isso faria do filme igual a tantos outros com temáticas interessantíssimas mas que pecam no final pq resolvem tudo e de forma sempre favorável aos personagens...

 

eu nao sugeri um happy ending, eu sugeri uma discussão maior no filme.. releia meu post...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Querer que as pessoas descubram a verdade para tomar partido não geraria discussão alguma e descambaria para o óbvio: o final feliz onde todos abandonam aquela vidinha de mentiras xingando os responsáveis por toda aquela farsa... acho melhor vc reler seus próprios posts.

smiley2.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu acho que A Vila é um bom filme com uma boa idéia, mas a reviravolta perde a forca por causa de pequenos detalhes, como a inclusao da cena da perseguicao depois que ja sabemos sobre as criaturas. No final o filme fica abaixo do que poderia ter sido.

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Querer que as pessoas descubram a verdade para tomar partido não geraria discussão alguma e descambaria para o óbvio: o final feliz onde todos abandonam aquela vidinha de mentiras xingando os responsáveis por toda aquela farsa... acho melhor vc reler seus próprios posts.

smiley2.gif

É  muito mais interessante imaginar o que aconteceria daqui pra frente do que ver o diretor botar um ponto final definitivo na história...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Querer que as pessoas descubram a verdade para tomar partido não geraria discussão alguma e descambaria para o óbvio: o final feliz onde todos abandonam aquela vidinha de mentiras xingando os responsáveis por toda aquela farsa... acho melhor vc reler seus próprios posts.

smiley2.gif

E olha só que ótimo: exatamente a ausência de um "final", o que mantém as portas das análises abertas, faz com que eu considere a descoberta da verdade algo muito triste.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu acho que A Vila é um bom filme com uma boa idéia' date=' mas a reviravolta perde a forca por causa de pequenos detalhes, como a inclusao da cena da perseguicao depois que ja sabemos sobre as criaturas. No final o filme fica abaixo do que poderia ter sido.


[/quote']

Fica esta impressão porque o "putz, acabou?!" tem um efeito broxante. Mas pense bem, e você verá que o recurso usado pelo Shyamalan só produziu vantagens.smiley2.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Querer que as pessoas descubram a verdade para tomar partido não geraria discussão alguma e descambaria para o óbvio: o final feliz onde todos abandonam aquela vidinha de mentiras xingando os responsáveis por toda aquela farsa... acho melhor vc reler seus próprios posts.

smiley2.gif

depende do partido tomado, eles poderiam muito bem se revoltar e por fogo em tudo e fugir para a cidade de novo, ou simplismente aceitar o fato e viver como cidadões da vila e não manipulados para ser cidadões da vila(o que seria um happy ending)... poxa vida vamos parar de discutir isso, por que poderia acontecer milhoes de coisas, e muitas dariam certo para o que eu falei, e muitas dariam certo ao que vc falousmiley2.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Querer que as pessoas descubram a verdade para tomar partido não geraria discussão alguma e descambaria para o óbvio: o final feliz onde todos abandonam aquela vidinha de mentiras xingando os responsáveis por toda aquela farsa... acho melhor vc reler seus próprios posts.

smiley2.gif

E olha só que ótimo: exatamente a ausência de um "final"' date=' o que mantém as portas das análises abertas, faz com que eu considere a descoberta da verdade algo muito triste.

[/quote']

q foi o que eu tinha proposto concordando com o robysun... mas depois eu propus outra coisa que eu achei que seria interessante tbm..

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...