Jump to content
Forum Cinema em Cena

A Vila, de M. Night Shyamalan


Akuma
 Share

Recommended Posts

 Engraçado... O filme caiu 0' date='5 depois de revisto ficando com 4,0 em 5,0 devido algumas falhas que na minha opinião existem no filme e fiz questão compartilhar aqui e, ainda assim, alguns acham que eu estou "equivocado"...  smiley5.gif

 Vai entender a cabeça das pessoas... Aliás, sabe-se lá o que se passa na cabeça dos fãzoídes?!  smiley36.gif

[/quote']

Você ensebou tanto para ver o filme... agora aguenta... smiley36.gif

Ontem vi um trailer de A Vila, vocês já prestaram atenção naquela narrativa que acompanha o trailer? Estava tudo lá na nossa cara o tempo todo... smiley36.gif Não sei se hoje, eu consideraria o marketing de A Vila como equivocado...

 

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.4k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

 Engraçado... O filme caiu 0' date='5 depois de revisto ficando com 4,0 em 5,0 devido algumas falhas que na minha opinião existem no filme e fiz questão compartilhar aqui e, ainda assim, alguns acham que eu estou "equivocado"...  smiley5.gif

 Vai entender a cabeça das pessoas... Aliás, sabe-se lá o que se passa na cabeça dos fãzoídes?!  smiley36.gif

[/quote']

Você ensebou tanto para ver o filme... agora aguenta... smiley36.gif

Ontem vi um trailer de A Vila, vocês já prestaram atenção naquela narrativa que acompanha o trailer? Estava tudo lá na nossa cara o tempo todo... smiley36.gif Não sei se hoje, eu consideraria o marketing de A Vila como equivocado...

 

 Vou ser sincero: dos extras existentes no DVD, só não vi o trailer. Por isso, nesse sentido, eu não posso falar nada. Mas, leia a sinopse do filme na contra-capa do DVD (principalmente no final). É de uma picaretagem de dar vergonha... smiley9.gif  smiley5.gif 

Link to comment
Share on other sites

Não sei... posso estar viajando mas na narrativa do trailer, quando eles se referem aos monstros, entendi que poderia ser uma metáfora para a sociedade fora da vila, eu nunca tinha prestado atenção nas palavras que são ditas no trailer, até ontem... será que viajei? smiley36.gif 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...
  • 2 weeks later...
  • Members

Eu gosto de A Vila. O problema é que, depois de o Sexto Sentido, o grande público sempre acha que o novo filme do M. Night Shyamalan vai ter uma explicação sobrenatural. Corpo Fechado, que na minha opinião é o melhor filme dele, foi uma decepção para a maioria por causa dessa mesma expectativa.< =smText>

>

Link to comment
Share on other sites

  • 5 weeks later...
  • Members

 

Isso é simplesmente ridículo. Manter o povo assustado' date=' com histórias de monstros e uma sociedade sem influência externa é uma coisa, mas sem trazer componentes vitais como antibióticos e relativos, é imperdoável.[/quote']

 

Mas isso não seria uma párabola sobre os instrumentos de dominação que um líder impõe a um grupo social ? 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

É , também é uma explicação plausível , por causa do ambiente de fábula , mentiras e medo .

 

No entanto , na época eu fiquei cogitando se havia algum viés político-social , por causa da paranóia na sociedade e cultura norte-americanas . Principalmente por causa da conjuntura pós-11/09/2001 ...   
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Até pode ter, não ignoro essa possibilidade. Mas duvido que o filme tenha sido concebido tendo em mente SOMENTE esse viés... Tire o contexto pós-11 de setembro e o filme continua fodástico. É, acima de tudo, uma crítica ao ser humano, não importa a sua nacionalidade. Calhou apenas de vir num momento específico da história americana o que facilitou a relação entre ela e o filme.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Imagine-se com 20-30 anos' date=' crescido em uma vila supostamente assombrada por criaturas da floresta. Foi deixado bem claro que as florestas são perigosas, mas se nota que todos estão vivos, ninguém morreu. E principalmente, ninguém morreu brutalizado pelas tais "criaturas". Se há uma característica natural de cada pessoa, é a curiosidade. Ficou difícil de acreditar que a vila existia há tanto tempo, e nenhum dos que cresceram ali começaram uma revolução contra o mal que vinha da floresta.

[/quote']

 

As "criaturas" não atacavam ninguem pois tinham feito um trato com as pessoas da vila.
E, por mais curiosa e corajosa que um pessoa seja, acredito que o medo falaria mais forte. Sendo assim, ninguem se arriscava a entrar na floresta. Afinal, eles viam e escutavam as criaturas....
Link to comment
Share on other sites

  • Members

A impressão que me passou é que o Chiquinho critica o filme por não ter sido igual à imagem que ele tinha formado na cabeça antes de assisti-lo (um "suspense fantástico"). Como bem disse o KMF, a maioria das pessoas prefere encarar A Vila unicamente como um filme de terror que, no fim, não é de terror.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

As "criaturas" não atacavam ninguem pois tinham feito um trato com as pessoas da vila.


E' date=' por mais curiosa e corajosa que um pessoa seja, acredito que o medo falaria mais forte. Sendo assim, ninguem se arriscava a entrar na floresta. Afinal, eles viam e escutavam as criaturas....[/quote']Mesmo assim, acho difícil alguém nunca se aventurar e desmanchar essa farsa toda. A "curiosidade" muitas vezes fala mais alto, por mais perigo que exista...

E não lembro se isso foi explicado, mas como eles "ouviam" as tais criaturas? Como esses sons eram produzidos? Se eram apenas fantasias que o povo usava?

Do diretor, eu só lembro de ter visto O Sexto Sentido. Então, considerando isso e a expectativa criada em torno dele (até a metade), diria que foi sim decepcionante essa "virada" no roteiro, porque a idéia da sociedade isolada não foi trabalhada de forma a fazer todo mundo acreditar no que estava vendo...

 

Os lideres da vila colocaram gaitas nas árvores, assim, o som era feito a partir do vento. Infelizmente isso não aparece no filme, e sim nas cenas excluidas so DVD.

Tenta assistir denovo o filme. Ele sobe no conceito da maioria das pessoas depois de uma revisada.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
E não lembro se isso foi explicado' date=' mas como eles "ouviam" as tais criaturas? Como esses sons eram produzidos? Se eram apenas fantasias que o povo usava?
[/quote']

 

Congratulations... mais uma vez vc mostra que não presta a devida atenção ao que assiste. E a informação do The Fox é imprecisa: o pai de Ivy conta a ela sobre a questão dos sons e isso está no filme.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
A impressão que me passou é que o Chiquinho critica o filme por não ter sido igual à imagem que ele tinha formado na cabeça antes de assisti-lo (um "suspense fantástico"). Como bem disse o KMF' date=' a maioria das pessoas prefere encarar A Vila unicamente como um filme de terror que, no fim, não é de terror.[/quote']

 

É a velha história do filme ter que ser aquilo que gostaríamos que ele fosse e não o que ele realmente é.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

  O que o Dook  disse é uma das maiores verdades no mundo do cinema, pois os filmes dificilmente são o que agente espera!

 

Já com relação á Villa, eu tenho uma visão muito vaga pois vi o filme apenas uma vez e isso já faz um bom tempo.

Não é o tipo de filme que me agrada (isso é o de menos), começou com todo aquele suspense sobre os monstros  da floresta e também aquela impressão de estar há uns 200 anos atrás deixaram um filme com um suspense legal algo que estava me deixando cada vez intrigado, principalmente pelo fato naquele dilema de sair ou não da Vila para ir atrás do remédio, mas houve algo que na minha opinião ferrou com o filme que foi aquela pseudo viagem ao futuro, onde toda verdade é revelada e isso fez  com que toda tensão e atençao com relação ao fime fossem perdidas (digo por mim) e a partir do momento em que a farsa dos monstros foi revelado, qualquer suspense deixou de existir então quando tudo foi esclarecido  se deu inicio à conexão dos 2 mundos então foi só se contentar de que o filme não teria mais nada de novo. Achei um filme com um final diferente do  convencional, mas o fato de ter sido diferente demais trouxe aspectos negativos na minha concepção final sobre o filme

 

 

(sei que disse muita besteira, pois assisti este apenas uma vez e não tenho uma opinião tão clara)

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

  O que o Dook  disse é uma das maiores verdades no mundo do cinema' date=' pois os filmes dificilmente são o que agente espera!

 

Já com relação á Villa, eu tenho uma visão muito vaga pois vi o filme apenas uma vez e isso já faz um bom tempo.

Não é o tipo de filme que me agrada (isso é o de menos), começou com todo aquele suspense sobre os monstros  da floresta e também aquela impressão de estar há uns 200 anos atrás deixaram um filme com um suspense legal algo que estava me deixando cada vez intrigado, principalmente pelo fato naquele dilema de sair ou não da Vila para ir atrás do remédio, mas houve algo que na minha opinião ferrou com o filme que foi aquela pseudo viagem ao futuro, onde toda verdade é revelada e isso fez  com que toda tensão e atençao com relação ao fime fossem perdidas (digo por mim) e a partir do momento em que a farsa dos monstros foi revelado, qualquer suspense deixou de existir então quando tudo foi esclarecido  se deu inicio à conexão dos 2 mundos então foi só se contentar de que o filme não teria mais nada de novo. Achei um filme com um final diferente do  convencional, mas o fato de ter sido diferente demais trouxe aspectos negativos na minha concepção final sobre o filme

 

 

(sei que disse muita besteira, pois assisti este apenas uma vez e não tenho uma opinião tão clara)

 
[/quote']

 

Aquiles por aqui?!13 [Dook mode ON] Impressive, most impressive [Dook mode OFF] 06

 

O que acontece é que A Vila é muito, mas muito maior do que aparenta ser. Veja além de um simples suspense, e você vai enxergar uma obra-prima sobre a cultura do medo, sobre a organização de uma sociedade anti-capitalista, sobre a impotência do homem em relação ao que lhe é inerente: a violência. Além disso, o Shyamalan brinca e zomba dos espectadores que exigem dele eternos "Sextos Sentidos", aplicando-os uma falsa "reviravolta final" que decepciona que vai ao cinema cheio de idéias e pré-concepções. É um recado claro do diretor àqueles espectadores citados pelo Dook. Reveja, Aquiles, e volte aqui.03
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sobre a revelação vir cedo, eu já disse que considerei uma sacada genial do Shyamalan: mesmo sabendo que as criaturas são só pessoas fantasiadas e tudo o mais, a cena da perseguição foi a que me deixou mais tenso - e bota tenso nisso. Mas pelo que vejo não funcionou com todo mundo.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...
  • Members

 

06

Mais engraçado ainda foi ver os caras brigando por causa de um erro de continuidade...06

 

O que o Waldyr falou sobre as pessoas que não gostaram é verdade: "Queriam que os monstros existissem de verdade, matassem todos, e no final chegasse um herói e destruísse todos eles, e beijasse a mocinha no final! Chega de clichê, chega de finais "hollywoodianos"!"

Aposto que se acabasse assim todo mundo ia adorar o filme.

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Assisti a A Vila uma única vez, em outubro de 2004. Na ocasião, prestei mais atenção na forma do que no conteúdo e de imediato julguei-o interessante, ainda que um tanto falho - por motivos bestas, como o suposto "anti-clímax" e os infames "deslizes na edição". Santo pedantismo leigo.

Meses depois, todos os diversos temas abordados no enredo enfim convergiram, vindo à tona, permitindo que o alcance artístico e dramático de A Vila superasse questões de menor importância.

Grandes filmes conseguem a proeza de suplantar certas barreiras iniciais no público para depois se firmarem como obras aptas a suscitar interessantes reflexões, sendo que neste caso a referida "cultura do medo" é apenas uma de várias perspectivas pelas quais se pode interpretá-lo.

Muitas pessoas detestaram-no por esperar outra coisa talvez mais convencional - a exemplo daquilo que The Fox sugeriu. Prefiro acreditar que esse seja um motivo mais razoável do que apenas impaciência ou incapacidade de tecer uma leitura mais aprofundada (algo que ocorreu comigo à primeira vista), já que todos somos capazes e inteligentes. Todos temos liberdade para gostar ou desgostar de um filme, e é terrível desprezar alguém somente por causa de uma opinião contrária.

Parece que, passados dois anos e meio, o repúdio total diminuiu um pouco, cedendo espaço a novos apreciadores. Acho que o tempo fará jus a um dos melhores frutos - com certeza, o mais fértil - saídos da imaginação de Shyamalan. 

Gustavo²2007-02-24 23:02:19

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...