Jump to content
Forum Cinema em Cena

Cinema Atual: Medíocre ou Questão de Novos Tempos?


Deadman
 Share

Recommended Posts

  • Members
[

 

Com cinema' date= vc vê em tudo que é canto o glamour da década de 50 (quem nunca entrou numa lanchonete retrô?) que rondeava as estrelas da época, ou senão o clima de revolução da década de 60 com seus milhões de movimentos, e mais recentemente o neon dos anos 80, e dá a impressão que foi algo turbilhante, quando na realidade o tédio, a rotina e as coisas ruins também existiam.
[/quote]

 

Não é bem assim. Quanto aos anos 80, é até o contrário, é uma década até subestimada em termos de produção artística (cinema incluso), o que mais se fala é do lixo produzido, "década perdida" - e realmente teve muita porcaria, mas teve muita coisa de valor também. Você tá confundindo aí com referências estéticas/cosméticas, essa coisa da moda década de 80 (que já tá indo embora, graças a deus).

Quanto aos outros, é só consultar o box office que o PT colocou ali, e ver em que nível os filmes do circuitão estavam, por exemplo. Hoje tem muita coisa boa ? Claro que sim, mas se daqui a 10 anos forem olhar o box-office de 2010, dificilmente vai se achar alguma coisa notável - as coisas boas estão correndo por fora.
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 69
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Ah, eu acho que esse saudosismo exarcebado contribui sim. Quem nunca ouviu "ah, os filmes da minha infância..." ?

 

A década de 80 é subestimada por vários críticos, mas não sei se concordo que é um sentimento coletivo.

 

Está em todas áreas também, como você disse, mas essa impressão de que no passado era bem melhor pra mim está fortemente ligada a este saudosismo, como alguns já falaram.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pois é... esse sentimento dos anos 80 como "década perdida" ficou muito presente na época. Hoje, o que eu vejo é um olhar bem mais carinhoso em relação a esta década... que valoriza o que realmente tinha de ser valorizado, mas passa a mão na cabeça em muitos exageros, transformando em "cool" o que era simplesmente ruim. Natural, quem cresceu nos 80 são quem dão as cartas hoje.

Indo mais além... os 90 foram muito vistos como uma década sem identidade, o intervalo entre a queda do muro e o 11 de setembro. Já vejo olhares mais condescendentes...

 

Mas, em questão do mainstream, sem dúvida hoje existem muito mais bobagens que chegam ao topo. Em compensação temos um cenário off muito mais amplo, variado e acessível. Mas também com muita bobagem...
Lucas2010-09-10 19:33:55
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Para discussão' date=' BOX OFFICE de 1959:Ben-Hur (MGM)Sleeping Beauty (Disney)*The Shaggy Dog (Disney)*Operation Petticoat (Univ.)Darby O'Gill and the Little People (Disney)*Some Like It Hot (UA)Pillow Talk (Univ.)North By Northwest (MGM)Imitation of Life (Univ.)Suddenly Last Summer (Colu.)The Nun's Story (WB)Rio Bravo (WB)Anatomy of a Murder (Colu.)Solomon and Sheba (UA)A Hole in the Head (UA)On the Beach (UA)Journey to the Center of the Earth (Fox)Hercules (WB)A Summer Place (WB)Don't Give Up the Ship (Para.)[/quote']

 

 

 

Então, eu tava falando até um pouco mais para atrás, tipo da década de 40 até a metade da de 50. 59 já era um ano que as coisas tavam tomando um vulto maior, em termos de grandiosidade/espetáculo mesmo (e naturalmente de orçamento). Mas só dar uma olhada rápida nessa lista e já damos de cara com alguns dos maiores filmes de sempre : sendo muito rigoroso, no mínimo Some Like it Hot, North By Northwest, Imitation of Life, Rio Bravo, Anatomy of a Murder. Olha o NAIPE dos diretores, Billy Wilder, Hitchcock, Douglas Sirk, Howard Hawks, Otto Preminger.

 

E veja bem, to deixando de fora Ben-Hur, Frank Capra, Bela Adormecida, etcetc.

 

 

 

Bom, só para salientar um ponto que talvez nem tenha importância, mas que é interessante e acho que está dentro do assunto da discussão: eu não sei em relação aos outros diretores, mas o Hitch na época só era visto como um diretor que dirige para as massas, ele só teve o reconhecimento de crítica como um dos maiores diretores de todos os tempos (e, por conseguinte, os seus filmes) anos depois, com o apoio dos franceses da Cahieurs du Cinema (nem sei se escrevi certo, qualquer coisa me corrigam... 06.gif ).

 

 

 

Enfim, o que eu quero dizer é que, pelo menos no que diz respeito ao Hitchcock (e pode ter acontecido com outros diretores/filmes do passado), o reconhecimento como clássico só veio anos depois de suas obras. E, acredito eu, é exatamente o que os filmes mais atuais precisam passar para serem reconhecidos, o teste do tempo. Mesmo alguns filmes que são considerados ruins podem também sofrer esse processo (acredito que boa parte de vocês já teve as suas impressões sobre um filme modificadas depois de uma revisada).

 

 

 

Sei lá, posso estar viajando na maionese aqui, mas acho que esse é um ponto interessante a se pensar a respeito...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sobre a questão do público e a qualidade do que ele consumia, vale analisar estes dois valores:

 

 

 

BOX OFFICE 2009:

 

80)     Notorious (2009)     FoxS     $36,843,682

 

 

 

BOX OFFICE 1959:

 

02) 01/29/1959      Sleeping Beauty      $36,479,805

 

 

 

Ou seja, qual era o público consumidor da época de 1959 e o de hoje (já houve uma discussão similar aqui num tópico da Veras - se não me engano - sobre massificação da cultura)?

 

 

 

Há ainda outra questão: quantos filmes eram de fato lançados à época (anos 40-50) e quantas opções temos hoje (ou seja, comparar o tempo em cartaz)?

Link to comment
Share on other sites

 

 

 

 

Eu não vejo sentido algum em ficar decepcionado por pessoas gostarem de/amarem/idolatrarem coisas que eu não gosto.  [/quote']

 

 Com ALGUMAS coisas que eu não gosto, fico extremamente decepcionado.

 Mas, só penso e sinto diferente de você, Scofield. Por mais incrível que possa parecer, isso faz todo o sentido do mundo.     

Sério? Bom, certamente me encaixo em outra categoria de espectador. Se meninas gritam por Robert Pattinson ou Crepúsculo (você viu aquela menina xingando um crítico que falou mal da saga e do tal Justin Bieber? Priceless 06) eu acho só engraçado.

 

Tão engraçado quanto críticos que enfatizam a qualquer custo que a época x era melhor (provavelmente haverá uma época y que seja pior que a atual, como os rapazes disseram), porque considero ambos radicais.

 

Eu acho realmente que é exclusivamente questão de gosto/perspectiva, whatever. Por exemplo, eu adoro clássicos noir, adoro diretores como Bergman, Tarkovsky, Kurosawa, etc. mas meu filme preferido é de 2001 feito pelo até então completo desconhecido Richard Kelly (que fez só bombas depois) e DD está longe de ser unanimidade.

Vale dizer também que não existe só Hollywood e vejo vários nichos de excelentes diretores criativos e habilidosos por aí (não me lembro de ninguém na história com as características de Takashi Miike, por exemplo). O cinema nacional, por exemplo, evoluiu enormemente e continua nessa trajetória com algumas oscilações.

Mr. Scofield2010-09-11 09:27:52

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu acho que existe uma tendência natural das pessoas em sempre valorizar o que veio antes. O cinema de outrora era melhor, o futebol de outrora era melhor, a geração de outrora era melhor e isso no final das contas é mero saudosismo, memória seletiva.

 

Eu detesto quando vejo ou leio comentários de pessoas que desprezam o cinema contemporâneo, como se tudo o que se cometesse no presente fosse desprezível, como se sentisse desprestigiado por viver em uma época onde drogas são valorizadas. Toda época tem e terá o seu valor. Bons filmes, produções ruins sairão sempre.

 

E o que o Kako escreveu alguns posts atrás tb faz muito sentido.
Thiago Lucio2010-09-11 10:53:51
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Só uma comparação.

 

Quem viu o Pelé jogar diz que ele foi o melhor, já quem é argentino diz que foi o Maradona. Ou seja, tanto no futebol como no cinema existe a mais pura conveniência.

Uma geração que não tem alma e garra para lutar pelo que realmente interessa, com certeza irá assistir a qualquer coisa e gostar, achar o máximo e seguir exemplo.

 

Mas, e que bom que existe um, as opções existem e é só correr atrás.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

entao medíocre é o espectador, que lota as salas pra ver qualquer coisa que roliúdi comete....consequentemente os estudios lucram com filmes de qualidade duvidosa.....percebem que a grande massa consome qualquer coisa e produzem mais e mais filmes bobos....aí quando produzem um filme que faz o espectador usar o cérebro a produçao torna-se quase como um ovni no circuito....enfim....

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Já fui mais saudosista, mas hoje nem tanto. Não tenho o que reclamar do cinema atual em relação ao cinema mais antigo. A década anterior (2000-2009) por exemplo, achei ótima.

 

E nem acho que dá para comparar décadas mais antigas como 60,50,40,30 etc com hoje, porque são realidades totalmente diferentes. Vale lembrar que:

 

- Nessas épocas quem queria ver um filme teria obrigatoriamente de ir ao cinema para ver um. Hoje em dia até abrindo a geladeira, tem um filme qualquer passando ali dentro.

 

- Nessas épocas, a pirataria não rolava solta como hoje (aliás, existia pirataria nessa época?) e baixar filmes na internet era algo inimaginável.

 

- O público adolescente nessas épocas iam no cinema junto com a família. Da década de 70 pra cá, esse público aumentou muito, e meio que definiu as regras do "cinema de entrenimento" de lá pra cá. E vale dizer que o público adolescente vive mesmo de momento, de hype, onde vale mais ver um filme "que todo mundo viu", do que tentar achar algo que realmente goste. (E lembrando também que a "idade adolescente" cresceu. Então, hoje além dos adolescente reais, tem muito adulto que prolongou sua adolescência até uns 30 anos, por aí)

 

- Cinema era visto como espetáculo mesmo, até porque as salas de cinema lembravam um teatro. Não se tem mais cinemas assim. Hoje em qualquer shopping de esquina tem 1.100 salas passando 100.000 filmes por semana. E as pessoas vão ao shopping para se descontrair, não para ter uma experiência para mudar sua visão de vida, ou qualquer coisa do tipo.

 

- A proporção de filmes bons sendo produzidos, não acho que sejam muito diferente de uma época pra outra. O que aumentou foi a quantidade total de filmes sendo produzidos (se antes eram uns "200" por ano, hoje deve ser uns "100.000" - o que faz aumentar o número de picaretas no ramo, fazer o quê?). Hoje a pessoa tem que garimpar bem mais por causa disso, não porque os filmes bons diminuíram.

 

Basicamente isso, acho.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

- Cinema era visto como espetáculo mesmo' date=' até porque as salas de cinema lembravam um teatro. Não se tem mais cinemas assim. Hoje em qualquer shopping de esquina tem 1.100 salas passando 100.000 filmes por semana. E as pessoas vão ao shopping para se descontrair, não para ter uma experiência para mudar sua visão de vida, ou qualquer coisa do tipo.[/quote']

 

Muito bem lembrado.

 

Link to comment
Share on other sites

 

Já fui mais saudosista' date=' mas hoje nem tanto. Não tenho o que reclamar do cinema atual em relação ao cinema mais antigo. A década anterior (2000-2009) por exemplo, achei ótima.

 

E nem acho que dá para comparar décadas mais antigas como 60,50,40,30 etc com hoje, porque são realidades totalmente diferentes. Vale lembrar que:

 

- Nessas épocas quem queria ver um filme teria obrigatoriamente de ir ao cinema para ver um. Hoje em dia até abrindo a geladeira, tem um filme qualquer passando ali dentro.

 

- Nessas épocas, a pirataria não rolava solta como hoje (aliás, existia pirataria nessa época?) e baixar filmes na internet era algo inimaginável.

 

- O público adolescente nessas épocas iam no cinema junto com a família. Da década de 70 pra cá, esse público aumentou muito, e meio que definiu as regras do "cinema de entrenimento" de lá pra cá. E vale dizer que o público adolescente vive mesmo de momento, de hype, onde vale mais ver um filme "que todo mundo viu", do que tentar achar algo que realmente goste. (E lembrando também que a "idade adolescente" cresceu. Então, hoje além dos adolescente reais, tem muito adulto que prolongou sua adolescência até uns 30 anos, por aí)

 

- Cinema era visto como espetáculo mesmo, até porque as salas de cinema lembravam um teatro. Não se tem mais cinemas assim. Hoje em qualquer shopping de esquina tem 1.100 salas passando 100.000 filmes por semana. E as pessoas vão ao shopping para se descontrair, não para ter uma experiência para mudar sua visão de vida, ou qualquer coisa do tipo.

 

- A proporção de filmes bons sendo produzidos, não acho que sejam muito diferente de uma época pra outra. O que aumentou foi a quantidade total de filmes sendo produzidos (se antes eram uns "200" por ano, hoje deve ser uns "100.000" - o que faz aumentar o número de picaretas no ramo, fazer o quê?). Hoje a pessoa tem que garimpar bem mais por causa disso, não porque os filmes bons diminuíram.

 

Basicamente isso, acho.
[/quote']

Concordo com tudo. Postagem perfeita.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Vejo um empate entre prós e contras do cinema atual.A internet valorizou o cinema indie e fez com que muitos filmes, de diferentes gêneros e nacionalidades, chegassem ao público médio de cinema. Tem muita porcaria, mas nunca filmes tão bons estiveram tão acessíveis como agora.

 

 

 

O fato do cinema ter se popularizado e ser praticamente uma regra que cada shopping center trabalhe com pelo menos uma franquia de salas, também ajuda a explicar pq a qualidade dos filmes exibidos diminuiu tanto. Em cidades menores, menos cosmopolitas, um mesmo filme fica em 5 salas diferentes para atender a uma demanda menos sofisticada, mas que é garantia de lucro.

 

Os cinemas menores, com público mais restrito, como o nosso finado Aero Guión em POA, ou são patrocinados por iniciativa privada (caso do Santander) ou com subsídios públicos, o que eu, particularmente, acho bem complicado.Scarlet Rose2010-09-12 14:34:18

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Já fui mais saudosista' date=' mas hoje nem tanto. Não tenho o que reclamar do cinema atual em relação ao cinema mais antigo. A década anterior (2000-2009) por exemplo, achei ótima.

 

E nem acho que dá para comparar décadas mais antigas como 60,50,40,30 etc com hoje, porque são realidades totalmente diferentes. Vale lembrar que:

 

- Nessas épocas quem queria ver um filme teria obrigatoriamente de ir ao cinema para ver um. Hoje em dia até abrindo a geladeira, tem um filme qualquer passando ali dentro.

 

- Nessas épocas, a pirataria não rolava solta como hoje (aliás, existia pirataria nessa época?) e baixar filmes na internet era algo inimaginável.

 

- O público adolescente nessas épocas iam no cinema junto com a família. Da década de 70 pra cá, esse público aumentou muito, e meio que definiu as regras do "cinema de entrenimento" de lá pra cá. E vale dizer que o público adolescente vive mesmo de momento, de hype, onde vale mais ver um filme "que todo mundo viu", do que tentar achar algo que realmente goste. (E lembrando também que a "idade adolescente" cresceu. Então, hoje além dos adolescente reais, tem muito adulto que prolongou sua adolescência até uns 30 anos, por aí)

 

- Cinema era visto como espetáculo mesmo, até porque as salas de cinema lembravam um teatro. Não se tem mais cinemas assim. Hoje em qualquer shopping de esquina tem 1.100 salas passando 100.000 filmes por semana. E as pessoas vão ao shopping para se descontrair, não para ter uma experiência para mudar sua visão de vida, ou qualquer coisa do tipo.

 

- A proporção de filmes bons sendo produzidos, não acho que sejam muito diferente de uma época pra outra. O que aumentou foi a quantidade total de filmes sendo produzidos (se antes eram uns "200" por ano, hoje deve ser uns "100.000" - o que faz aumentar o número de picaretas no ramo, fazer o quê?). Hoje a pessoa tem que garimpar bem mais por causa disso, não porque os filmes bons diminuíram.

 

Basicamente isso, acho.

[/quote']

pois é. perfeito.

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

- O público adolescente nessas épocas iam no cinema junto com a família. Da década de 70 pra cá' date=' esse público aumentou muito, e meio que definiu as regras do "cinema de entrenimento" de lá pra cá. E vale dizer que o público adolescente vive mesmo de momento, de hype, onde vale mais ver um filme "que todo mundo viu", do que tentar achar algo que realmente goste. (E lembrando também que a "idade adolescente" cresceu. Então, hoje além dos adolescente reais, tem muito adulto que prolongou sua adolescência até uns 30 anos, por aí)

 

 

 

- Cinema era visto como espetáculo mesmo, até porque as salas de cinema lembravam um teatro. Não se tem mais cinemas assim. Hoje em qualquer shopping de esquina tem 1.100 salas passando 100.000 filmes por semana. E as pessoas vão ao shopping para se descontrair, não para ter uma experiência para mudar sua visão de vida, ou qualquer coisa do tipo.

 

 

 

[/quote']

 

 

 

Esses dois pontos são fundamentais para entendermos as diferenças das décadas mais antigas e a atual. Colocações perfeitas.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

E ao contrário do tópico, prefiro ver isso de uma forma positiva:

se por um lado a qualidade dos blockbusters não é a mesma, por outro cada vez temos mais e mais acesso a coisas que nunca teríamos se não fosse a pirataria e a internet.

 

Filmes alternativos, documentários, produções brazucas de baixo orçamento, filmes asiáticos, europeus, latino-americanos, enfm...

 

Essas coisas, com raríssimas excessões, chegam nos nossos cinemas atuais.

 

 

 

 

 
 
Sall2010-09-13 22:55:00
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...